A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila Fernando já está terminada. A Inauguração é no próximo sábado, dia 28, às 11.30 horas.
Atualmente, já não se realizam as descargas de esgotos nas águas da ribeira desta freguesia de Elvas. A Rádio ELVAS foi ao local perceber como sente a população desta obra.
Ramiro Santos mora em Vila Vernando há 14 anos e, durante muitos anos, teve que lidar com os cheiros da ribeira.
“Sou uma das pessoas que mais sofreram. Tenho uma quinta junto à ribeira e era degradante o cheiro imundo do esgoto que ali desaguava. Este foi dos melhores trabalhos da câmara em Vila Fernando. No verão, era um cheiro desagradável. Esta obra foi perfeitíssima”, disse.
Já Joaquim Rodrigues não causou obstáculos quando teve que ceder parte do terreno para a construção da ETAR. “Tínhamos o saneamento básico à saída da povoação a campo aberto e hoje está fechado, com vantagens para toda a gente. Por isso tive, uma abertura total para a Câmara Municipal de Elvas na cedência do terreno para a instalação do terreno”.
Quanto a João Silva, refere que a obra já devia ter acontecido “há mais tempo” e sente que há ainda alguns problemas a resolver.
A obra já está completa e a inauguração para breve. Faltam apenas tratar algumas questões burocráticas. A ETAR de Vila Fernando teve a comparticipação de fundos europeus, no valor de 632 mil euros, numa obra que custou cerca de 744 mil euros.
Oiça as declarações nos noticiários: