112 agora com duas centrais em Portugal

O serviço 112 da PSP foi reforçado. O novo modelo, o serviço 112.pt em Portugal assenta agora em dois centros operacionais. O 112 CONOR, localizado no Porto e o 112 COSUL, localizado em Lisboa. Desta forma cobrem a totalidade do território nacional e asseguram a necessária redundância entre si.

O 112 está sob a gestão operacional da Polícia de Segurança Pública e integra operadores de primeira linha da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana e elementos de ligação das diferentes instituições, com responsabilidade nas áreas de emergência médica, proteção civil e segurança pública. O projeto 112.pt, na sequência da adoção do número 112 como número europeu de emergência entrou em funcionamento, após instalação e definição do modelo, em 22 de julho de 2009, com a instalação do Centro Operacional Sul na área da Grande Lisboa.

A central 112 do distrito de Lisboa, agora integrada no novo modelo, teve origem num serviço criado em 1 de Novembro de 1965, no então Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, rapidamente vulgarizado como serviço 115, passando mais tarde, em 1 de Janeiro de 1968, a ser informalmente o número de emergência em Portugal, até à sua institucionalização em 1989 como número nacional de socorro.

Anualmente, através do serviço 112, são anualmente atendidas quase 10 milhões de chamadas, das quais infelizmente cerca de 73% são chamadas sobre ocorrências ou assuntos que não são emergências.