Secundária D. Sancho II celebra poesia com Universidade Sénior

Dia mundial da poesia sec d. sancho ii (4)A Universidade Sénior e a Escola Secundária D. Sancho II juntaram-se esta quarta-feira, 21 de março, para assinalar o Dia Mundial da Poesia. Durante o dia, alunos da Universidade Sénior e do curso de literatura irromperam nas salas de aulas da secundária para declamar poemas, tanto escritos por poetas conhecidos como da autoria dos próprios.

A Biblioteca da escola foi um dos palcos desta iniciativa. José David Candeias escolheu citar António Gedeão, já Maria Granado trouxe um poema do seu livro da 3ª classe, que revela que, naquele tempo, a altura da Páscoa já era chuvosa:

“Cai Chuva fortemente / Nuvens negras vão  no céu / Estendendo sobre a Terra / Um denso e espesso véu”.

Aos seniores juntam-se os alunos. Que na genuína jovem idade nos pregam partidas. como o exemplo do poema de André Trabuco, de 16 anos.

“Quer seja curto ou comprido quer seja fino ou mais grosso / É um órgão muito querido por não ter espinhas nem ossos / Nunca se encontra sozinho vive sempre acompanhado, por outros dois órgãozinhos juntos lado a lado / Para acabar com o embalo e com as más impressões / Os órgãos que eu falo são o Coração e os Pulmões”.

Esta iniciativa já decorre há alguns anos. O professor Carlos Beirão, diz que “não é fácil incentivar os alunos à poesia, mas que as várias iniciativas que envolvem a Poesia, como o curso de poesia, as aulas e o dia mundial da poesia” têm mudado o paradigma.

Oiça as declarações nos noticiários