Foi hoje assinado em Elvas o auto de consignação da empreitada de Modernização do troço Évora – Elvas, que contou com a presença do chefe do Governo espanhol Mariano Rajoy, do primeiro-ministro de Portugal, António Costa e da Comissária Europeia dos Transportes, Violeta Bulc.
A comissária europeia dos Transportes, Violeta Bulc, salientou que Elvas, no passado, teve o papel de proteger Portugal de Espanha, mas nos dias de hoje tem o papel da dimensão europeia.
Mariano Rajoy, presidente do Governo Espanhol, salientou a importância de Elvas nas estreitas relações entre Espanha e Portugal.
O primeiro-ministro português, António Costa, na mesma linha de pensamento da comissária europeia, considerou este dia histórico, na medida em que, Elvas que durante séculos marcou a separação entre Portugal e Espanha, hoje é um ponto de união entre estes dois países.
O ministro do planeamento e das infraestruturas Pedro Marques, reforçou a importância deste dia para a Europa, a Peninsuila Iberica e para Portugal.
O vice-presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, considera que este projeto assenta em 3 pilares essenciais: aumento da competitividade do transporte ferrovi9ário, melhoria das relações internacionais e a criação de condições para a inter operabilidade com a rede espanhola e a rede europeia.
Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, considera este projeto um ponto decisivo para o interior do país.
O comendador Rui Nabeiro considera a realização desta obra um momento de felicidade e esperança.
Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, considerou este dia um marco importante a Europa.
A empreitada de Modernização do troço Elvas-Fronteira é a primeira obra a ter início no terreno do futuro Corredor Internacional Sul.
Este corredor ferroviário permitirá ligação direta e eficiente entre o sul de Portugal, desde a zona de Sines e a Europa, através da fronteira com Espanha em Caia. O troço com mais de 100km de nova linha férrea vai permitir aumentar a conectividade entre Portugal e Espanha e facilitar a mobilidade de transporte de mercadorias, e em especial o troço entre Évora e Elvas vai permitir reduzir para metade a duração da viagem de comboio de Lisboa para Madrid.