O Concurso Público para a construção do troço da Linha de Évora entre Évora Norte e Freixo, e a assinatura do auto de Consignação da empreitada de Modernização do troço Elvas – Fronteira, da Linha do Leste realizam-se amanhã pelas 11 horas no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
Esta é a maior obra em ferrovia alguma vez feita em Portugal, e conta com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy e da Comissária Europeia dos Transportes e Mobilidade, Violeta Bulc.
Nuno Mocinha Presidente da Câmara Municipal de Elvas disse à Rádio Elvas que esta é a grande obra da região alentejana que muito vai favorecer a economia local
O lançamento do concurso para a construção do troço Évora Norte – Freixo, marca o arranque da construção da nova Linha de Évora, que vai fazer a ligação ferroviária de Évora à Linha do Leste junto a Elvas.
Na modernização da Linha do Leste entre Elvas e a Fronteira, o troço terá uma extensão de 11 quilómetros entre Elvas e Caia que integra o futuro Corredor Internacional Sul, estando só aqui previsto um investimento de 23,2 milhões de euros.
Segundo a Infraestruturas de Portugal a empreitada de Modernização do troço Elvas-Fronteira é a primeira obra a ter inicio no terreno do futuro Corredor Internacional Sul.
Este corredor ferroviário permitirá ligação direta e eficiente entre o sul de Portugal, desde a zona de Sines, e a Europa através da fronteira com Espanha em Caia.