Os combustíveis sobem a partir de hoje . O gasóleo aumenta 2,1 cêntimos, enquanto a gasolina 95 passa a valer mais 1,2 cêntimo por litro”, de acordo com o Jornal Económico
Por esta razão quem vive perto de Espanha, como é o caso da cidade raiana de Elvas, prefere abastecer no país vizinho. Um litro de gasolina 95 em Espanha custa, em média, 1,228 euros, menos 32 cêntimos do que em Portugal. Já o litro do gasóleo pode ser comprado por 1,132 euros, 17 cêntimos abaixo do preço médio fixado em Portugal, indicam os dados mais recentes da Comissão Europeia.
Ou seja, um condutor que ponha 50 euros de gasolina em Portugal mete no depósito 32 litros, enquanto os mesmos 50 euros em Espanha compram 41 litros (mais nove litros de diferença). Já no gasóleo, um condutor que ateste o carro com 60 litros de diesel poupa mais de dez euros em Espanha.
Os aumentos em Portugal são transversais, ou seja, vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos dos hipermercados, onde “os aumentos rondam os dois cêntimos por litro, no caso do gasóleo, e um cêntimo por litro no que diz respeito à gasolina”, avançou uma outra fonte.
É a primeira subida do gasóleo em seis semanas, enquanto a gasolina 95 aumenta pela primeira vez em um mês. Neste período, o gasóleo desceu 4,5 cêntimos e a gasolina desvalorizou 3,5 cêntimos por litro.
Fonte: Jornal Económico