Vila Viçosa é o único concelho do distrito de Évora a subir o IMI

Tabela ÉvoraVila Viçosa é o único concelho do distrito de Évora que vai subir o IMI. Numa análise feita pela plataforma comparaJá.pt. partiu-se de um pressuposto de uma habitação com um valor patrimonial tributário de 100 mil euros e verificou-se que a subida de 2017 para 2018 chega aos 50 euros neste imposto. É um acréscimo de 16,7% face ao ano transato.

Nesta análise conclui-se que  em sentido contrário, são dois os concelhos a cortar no IMI, Estremoz e Borba. Em termos de variação percentual as descidas vão dos 3% em Estremoz, aos 6,7% em Borba. Nos restantes oito concelhos, o IMI mantém-se igual ao ano anterior sendo que não existem dados para Arraiolos nem Redondo.

Por outro lado em Alandroal é onde o IMI é maior. Considerando o exemplo de uma casa com um valor patrimonial tributário de 100 mil euros, passam a pagar-se 500 euros neste imposto. Por outro lado, há quatro concelhos que optam por cobrar o valor mínimo fixado nesta taxa. Aí, para uma casa com o mesmo valor, pagar-se-ão 300 euros de imposto.

De referir que pessoas de baixos rendimentos que habitem em prédios de valor reduzido  estão isentas do pagamento desta taxa. Desde 2015, quem ganha menos de 15.295 euros anuais não paga IMI.