Fevereiro é o Mês das Migas no Concelho de Mora. A especialidade alentejana vai provar-se à mesa de 11 restaurantes locais.
Nesta quinta edição participam em Brotas, O Poço, em Cabeção, A Palmeira, Os Arcos, O Fluviário e o Solar da Vila, em Mora, Afonso, Morense, O António, Bombeiros e Solar dos Lilases, em Pavia, o Forno.
Trata-se de um prato muito versátil que pode ser confecionado de várias formas, migas de espargos, batata, gatas, coentros, ovas, enchidos, entre outras. A base é o pão alentejano e os acompanhamentos podem ser os mais variados. Há migas para todos os gostos.
Esta é uma opção constante nos menus dos restaurantes participantes, no entanto, no decorrer do Mês das Migas, que começa hoje e decorre até 28 de Fevereiro, a oferta é adaptada, existindo em cada um deles mais variedades destas iguarias que fazem as delícias de quem as prova.
Para a quinta edição do Mês das Migas, a organização, que cabe à Câmara Municipal de Mora, apresenta uma novidade. “Migas com Chefe”, inserido na rubrica Alentejo em Cena, vem dinamizar e valorizar o evento que se tem vindo a consolidar ano após ano. Nesse sentido, nos fins-de-semana do mês de Fevereiro, os restaurantes participantes vão receber nas suas cozinhas um Chefe que vai preparar um prato de migas, que será, posteriormente, degustado pelos clientes. Joaquim Saragga Leal, Cyril Devilliers, Luís Barradas, Pedro Sommer.
Pedro Mendes e Hugo Brito, são os Chefes convidados. A apresentação dos pratos será acompanhada por um momento musical.