O Comando Territorial de Portalegre, ao nível distrital, levou a efeito um conjunto de operações entre os dias 8 a 14 de janeiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras. No quadro das detenções, foram detidos dois indivíduos em flagrante delito,um deles por falta de habilitação legal.
Na fiscalização do trânsito registaram-se 99 infrações, destacando-se 49 por excesso de velocidade; oito por acondicionamento de carga; seis por falta de inspeção periódica obrigatória. Houve ainda 17 acidente dos quais resultaram sete feridos leves.
Registaram-se também dez autos de contraordenação, no âmbito da legislação policial e da legislação da proteção da natureza e do ambiente.
Quanto às ações de sensibilização, realizaram-se 31 no âmbito do programa Escola Segura, sendo sensibilizadas 860 pessoas entre alunos, pais e professores; 11 no âmbito do programa Idosos em Segurança, sendo sensibilizados 107 idosos, e oito no âmbito do programa Comércio Seguro, tendo sido sensibilizados 26 comerciantes.