Ponte de Sor no Livro de Records do Guiness

1samirMosaicoPonteSorA construção do “maior mosaico em cortiça do mundo”, com a entrada de Ponte de Sor no álbum do Guiness World Records, vai começar a ser feita hoje, quarta-feira dia 27.

O albanês Saimir Strati (na foto), já detentor de sete recordes do Guiness, vai construir, nas instalações do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, um mosaico com 300 mil rolhas de cortiça.

A obra vai ter 24 metros de comprimento por 4,5 metros de altura, num total de 108 metros quadrados, e vai ficar em permanência naquele espaço de cultura pontessorense. A cortiça é um dos principais produtos produzidos pela agricultura deste concelho, com o reconhecimento internacional da sua qualidade.

Este trabalho vai ser realizado durante uma residência artística e tem a sua inauguração marcada para 27 de setembro, com a presença de um Record Adjudicator, um Juiz Oficial enviado da Instituição Britânica Guiness World Records, para a certificação oficial autêntica do Recorde Mundial e entrega do Certificado que testemunha a inscrição no álbum internacional dos Guiness World Records.

O responsável pela execução desta obra, Saimir Strati, é um dos mais prestigiados artistas da Albânia e tornou-se conhecido a nível internacional, por entrar no Guiness ao realizar vários recordes mundiais, entre eles um mosaico de rolhas de cortiça (229.764) no Sheraton Hotel de Tirana, de 13×7 metros, recorde que agora se propõe bater em Ponte de Sor.

Esta iniciativa vai envolver o Município de Ponte de Sor, o Festival 7Sóis7Luas, empresas transformadoras de cortiça sedeadas no concelho e a Entidade Regional de Turismo que se associa à iniciativa no âmbito da candidatura do montado a Património da Humanidade.