Rafael Leonardo termina mini Baja Portalegre em 4°

Aos comandos da sua GAS GAS 85, Rafael Leonardo terminou a sua participação no Mini Baja em 4°lugar na sua classe (MB3) e 7° lugar na geral.
O Mini Baja Portalegre 2023 contou com a participação de 25 pilotos.
O Rafael agradece a todos o apoio e carinho que recebeu.

Excelente participação dos jovens elvenses na Baja Portalegre

Os jovens elvenses Manuel Baptista e Rafael Leonardo participaram com grande sucesso na Mini Baja Portalegre, neste fim de semana.

Manuel Batista

Manuel Batista com 12 anos, numa Yamaha YFM 250, venceu a sua prova na sua categoria.

Rafael Leonardo, de 13 anos, com uma GAS GAS 85, terminou a Mini Baja Portalegre, em 4°lugar, na sua classe (MB3) e 7° lugar na geral.

Rafael Leonardo

Mini Baja Portalegre 2023 contou com a participação de 25 pilotos.

Nova exposição no Centro Interpretativo da Gruta do Escoural

A inauguração da nova exposição permanente do Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, na localidade de Santiago do Escoural realizou-se na tarde deste sábado.

Nesta cerimónia de abertura estiveram presentes, em representação do município de Montemor-o-Novo, o Presidente da Câmara Municipal Olímpio Galvão, o Vice-Presidente Henrique Lopes, a vereadora Sílvia Santos e o Vereador do pelouro do Património Cultural, António Pinto Xavier. Também marcaram presença o Presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo, Sara Nascimento da Associação Amigos Unidos Pelo Escoural, e, em representação da Direção Regional de Cultura do Alentejo, o arqueólogo, Nelson de Almeida.

O primeiro visitante a entrar na exposição foi, de forma simbólica, o Sr. Olímpio Graixinha, que em 1963, também foi o primeiro dos dois trabalhadores da pedreira da Herdade da Sala a entrar na Gruta do Escoural. Na exposição podemos, inclusive, ter uma experiência aproximada do olhar destes trabalhadores através da introdução à exposição numa experiência multimédia que simula o momento da descoberta.

Desde as primeiras investigações se percebeu o uso da Gruta do Escoural como necrópole durante o Neolítico, e se descobriram nas suas paredes vestígios de Pinturas e Gravuras Rupestres datados do Paleolítico Superior. Aspetos estes explicados na exposição que agora ocupa de forma permanente o Centro Interpretativo.

O Centro Interpretativo da Gruta do Escoural é tutelado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, e dinamizado pelo Município de Montemor-o-Novo, Junta de Freguesia do Escoural e Associação Amigos Unidos Pelo Escoural, e pode ser visitado, em horário de inverno, de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e ao sábado das 9h00 às 13h00.

 

Câmara de Elvas manda celebrar Missa de Fiéis Defuntos dia 2 de novembro

Foto arquivo

A Câmara Municipal de Elvas manda celebrar Missa de Fiéis Defuntos, por alma de todos os munícipes falecidos, na próxima quinta-feira, 2 de Novembro.

A Eucaristia está marcada para o meio-dia, na igreja do Convento de São Francisco, no Cemitério.

A Câmara Municipal de Elvas convida a população a participar nesta cerimónia.

Pedro Inocêncio lança novo livro: “Extremismos, Tabus e Preconceitos”

Pedro Inocêncio lançou um novo livro intitulado de “Extremismos, Tabus e Preconceitos”, que não se assume como um romance, nem um livro de auto-ajuda.

Esta coletânea de textos é, acima de tudo, “um grito de revolta contra o pensamento único e estereotipado, um manifesto de solidariedade para com todos os que ousam pensar fora da caixa e agir de acordo com as suas convicções. Mas este livro é, também, um hino ao Amor. Libertem-se dos extremismos inúteis e preconceitos me­dievais que esta sociedade nos impõe. Vivam os tabus na sua plenitude e aceitem gentilmente tudo o que de bom esta vida tem para nos oferecer”.

O autor do êxito Tudo Acontece Por Uma Razão é, com muito orgulho, Professor de Educação Física. É, igualmente, vi­ciado em todos os géneros de cultura e desportista insaciável, desde que se co­nhece como gente. Extremismos, Tabus e Preconceitos é o seu quinto livro! Pela primeira vez o autor despe a sua capa de romancista para vestir a pele de ob­servador minucioso da realidade, visível e invisível, que nos rodeia.

Surpreendentemente, ou talvez não, o escritor tem vindo a “conquistar cada vez mais apreciadores da sua escrita vibran­te e espontânea. Nas redes sociais cos­tuma publicar textos originais e excertos dos seus livros. A sua página de autor assim como as páginas de leitores que o seguem contam com mais de trinta mil seguidores”.

Pedro Inocêncio é um tipo “extremamente ambicioso e tem como meta na sua vida, viver rodeado de quem ama infinitamente e de quem o ama incondicionalmente. Porque, para o autor, só se vive o tempo em que se ama”.

39ª edição da Feira do Livro decorre em Coruche até 5 de novembro

A Feira do Livro de Coruche está a decorrer até dia 5 de novembro.

De acordo com o responsável da biblioteca municipal de Coruche, Norberto Esperança são várias as atividades programadas para estes dias “são sempre abertas ao público” mas “há determinadas atividades em que temos o cuidado de direcionar para a nossa comunidade educativa, também para proporcionarmos às crianças das escolas a possibilidade de contactarem com os autores e beberem informação através das áreas abordadas”.

Esta edição tem como principal objetivo “formar público leitor e sensibilizar para a leitura e para a escrita”, acescenta Norberto Esperança.

Para Norberto Esperança “este tipo de iniciativa faz-se para as pessoas mas também se faz com pessoas” e por isso os feedbacks positivos “nomeadamente da Alice Vieira” fazem com que “as expectativas estão bastante altas” para esta edição da 39ª edição da “festa do livro e da leitura”.

Norberto Esperança deixa ainda um convite a todos os que quiserem visitar e participar nas atividades desta edição da Feira do Livro de Coruche.

A programação completa que pode consultar aqui.

Elvas: caminhada e visita guiada ao Centro Histórico no dia 5 de novembro

Elvas acolhe, no próximo dia 5 de novembro, domingo, a 3ª edição do “TransAlentejo Walking Festival”, com a realização de uma Caminhada e Visita Guiada ao Centro Histórico da Cidade.

Com um percurso de caráter totalmente turístico, esta caminhada tem concertação prevista para as 9.45 horas, junto ao Forte de Santa Luzia, de onde sairão os participantes rumo ao Forte da Graça. Pelo percurso, será efetuada uma visita guiada ao centro histórico.

Nesta caminhada, considerada com um grau de dificuldade baixo, os participantes irão percorrer cerca de 6,3 quilómetros, sendo que no final, no Forte da Graça, haverá transporte de regresso para todos até ao Forte de Santa Luzia (local da partida).

De salientar que o “TransAlentejo Walking Festival” é promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Servilusa realiza missa de Fiéis Defuntos a 7 de novembro em Elvas

Renovando uma tradição que cumpre quase duas décadas, a Servilusa – Agências Funerárias retoma na próxima quarta-feira, dia 1 de novembro, a realização das suas missas de homenagem aos Fiéis Defuntos.

Entre 1 e 25 de novembro de 2023 serão realizadas 23 missas em diversas localidades e concelhos, de norte a sul de Portugal, sendo no dia 6, em Campo Maior, na Igreja Matriz, pelas 19 horas e no dia seguinte, 7 de novembro, na Igreja de São Domingos, em Elvas, à mesma hora.

“Organizamos as cerimónias eucarísticas há vários anos para homenagear, neste período do ano, a memória dos falecidos, mas também para agradecer às famílias que nos confiaram a responsabilidade deste momento único, que é a despedida dos seus entes queridos”, realça o diretor geral de negócio da Servilusa, Paulo Carreira.

As missas no dia 1 de novembro, em Lisboa e em Faro, serão conduzidas em ucraniano e russo, e a missa de dia 4, no Mosteiro dos Jerónimos, que vai ter um concerto de homenagem antes da Eucaristia, será também transmitida através da Internet, na página da Servilusa no Facebook.

As missas de Homenagem aos Fiéis Defuntos têm vindo a registar uma adesão cada vez maior, reunindo anualmente, em média, mais de 12 mil pessoas em todo o país.

Jovem de 17 anos morre e outro de 16 ferido grave num despiste em S. Manços

Um jovem de 17 anos morreu e um outro de 16 anos ficou ferido com gravidade na sequência do despiste dum motociclo, no Itinerário Principal 2 IP2, ao Km 281, perto da localidade de São Manços, no concelho de Évora.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central recebeu o alerta às 00:51 deste domingo e confirmou que o jovem ferido foi transportado para o Hospital do Espírito Santo de Évora.

No local estiveram Bombeiros, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num total de 12 operacionais e seis veículos, incluindo a VMER do INEM do Hospital de Évora.

Renovação da Carta de Condução online facilita vida à maioria dos condutores

A carta de condução já pode ser renovada via online, desde o dia 17 deste mês, através da aplicação Id.gov, e visa os condutores até aos 50 anos.

A Rádio Elvas saiu à rua para questionar os nossos ouvintes sobre a novidade que é, poder renovar a carta de condução via online.

A maioria afirma que esta é uma medida que vem facilitar a vida dos condutores, mas há exceções, como é o caso de Noé Velhinho que afirma que é útil, mas para os condutores mais jovens, “acho que é útil, para as pessoas não terem de se deslocar, mas para os mais velhos é mais complicado, mas para os mais jovens é bom”. No caso de Diogo Silva afirma que é indiferente fazer a renovação da carta online ou presencialmente, “acho que é completamente irrelevante, é a mesma coisa fazer online ou diretamente no IMTT”, no entanto quando implica grandes deslocações, esta novidade “facilita para quem não tem o IMTT próximo”.

Teresa Rodrigues, tal como a maioria dos nossos ouvintes entrevistados afirma que “é muito mais prático, online é muito mais rápido, visto que o IMTT não é cá, é em Portalegre”.

Esta inovação vem agilizar a vida de todos os condutores, especialmente, aqueles que têm de fazer grandes deslocações para fazer a renovação da carta de condução.

Este serviço terá como destinatários um universo de cerca de 6 mil condutores por mês com idade até aos 50 anos, sem necessidade de apresentar um atestado médico, com títulos de condução da categoria B que se encontram em período de revalidação.

Elvas: pássaros em exposição na Iberoaves alvo de avaliação rigorosa

Os pássaros em exposição, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, até ao início da tarde deste domingo, 29 de outubro, no âmbito da VII Iberoaves, foram alvo de uma rigorosa avaliação, na semana passada.

Ainda que já sejam conhecidos os vencedores, desde sexta-feira, dia em que o evento abriu ao público, a entrega de prémios é feita hoje, depois da hora de almoço.

Esta avaliação, de acordo com Marco Domingos, da Federação Ornitológica de Portugal, que colabora com a Associação Ornitológica de Elvas na organização do certame, é feita por uma comissão técnica de juízes. “São pessoas que têm formação específica para julgar, para premiar as aves”, começa por explicar.

“Cada tipo de ave tem o seu standard, a sua regra padrão para julgamento, e no dia da avaliação, a ave tem de estar naquele padrão, em vários fatores, como tamanho, posição no poleiro e coloração”, explica ainda o responsável.

Esta, que é já a sétima edição da Iberoaves, termina hoje, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, pelas 13 horas.

Terrugem: loteamento para construção livre, evolutiva e habitação social

Adquirido o Monte de Santo António, a Câmara Municipal de Elvas prepara-se para desenvolver novos loteamentos na Terrugem. Num investimento de cerca de dez milhões de euros, numa área de cerca de 33 mil metros quadrados, haverá espaço para 81 lotes.

Estes lotes, explica o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, vão dar resposta a três formas diferentes de se construir uma habitação, de um modo “inovador”, sendo que “o loteamento já está aprovado e agora é só começar a fazer obra”.

Este loteamento, explica o autarca, “vai conseguir dar resposta à pessoa, que tem algum dinheiro, de comprar um lote de terreno, a um preço módico, e construir a sua habitação mediante aquilo que goste”.

Por outro lado, e a pensar nos casais jovens, adianta Rondão Almeida, a autarquia vai ter ao dispor lotes a um “preço simbólico”, entregando o projeto, “que é de construção evolutiva”. “Os jovens vão poder começar por fazer um T1, dentro dos 80 metros quadrados, com possibilidade de ter um corredor, uma cozinha, uma despensa, uma casa de banho, uma sala e um quarto, e de recorrer a um empréstimo de 70 ou 80 mil euros ao banco, que é completamente diferente de estar a recorrer a 200 mil euros, para se estarem a meter num T2 ou num T3”, explica Rondão Almeida.

Mais tarde, e tendo em conta o projeto evolutivo, esses casais jovens terão oportunidade transformar o T1 em T2 ou T3. “Assim, com o evoluir da sua própria vida social e económica, o casal pode chegar, em determinada altura, a ter aquele que é o imóvel que deseja para o resto da sua vida”, acrescenta.

No mesmo loteamento, irão surgir ainda “meia dúzia de lotes” para habitação social.

Ao todo, o projeto do loteamento do Monte de Santo António, na Terrugem, incluirá 42 lotes para construção evolutiva, 26 para construção livre, 12 destinados ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, e ainda um destinado a uma quinta.

Campo Maior: noite de terror na terça-feira no Pavilhão Rui Nabeiro

A noite de terça-feira, noite de Halloween, 31 de outubro, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, vai ser de terror, num evento promovido pelos pais e ginastas da classe “Galguinni” do Sporting Clube Campomaiorense.

Toda a receita angariada com o evento servirá para financiar a viagem que os ginastas vão fazer, no próximo ano, a Itália, para participar num festival da modalidade, sendo que, de acordo o treinador Natalino Borrega, o pavilhão do clube, por esta ocasião, vai estar transformado numa verdadeira “casa de terror”, ao estilo daquelas que, habitualmente, se encontram nas feiras.

“As pessoas entram pelo pavilhão, que vai ter as suas divisões decoradas, com vários temas, e o nosso objetivo é assustar as pessoas”, adianta o responsável.

O evento tem início pelas 19 horas. “Faremos uma pequena pausa, das 20h30 até às 21 horas, e depois prolonga-se pela noite fora, até que tenhamos pessoas”, explica Natalino.

As entradas têm um custo de dois euros por pessoa, sendo que a organização vai ter também disponível uma banca. O valor angariado com tudo o que for vendido nessa banca reverterá para o mesmo fim.

Município de Arraiolos alterou disposição da Mostra Gastronómica no Multiusos

A 22ª Mostra Gastronómica, o 14º Festival da Empada e a Feira do Tapete de Arraiolos que começou na sexta-feira passada e se prolonga até ao próximo fim de semana no Pavilhão Multiusos de Arraiolos, tem este ano uma nova disposição precisamente dentro do Pavilhão, com o objetivo de criar melhores condições aos visitantes e expositores como nos refere a presidente da Câmara de Arraiolos Sílvia Pinto “este certame já tem mais de 20 anos, por isso é natural que cada ano que passa que vá necessitando de alguns ajustes. neste momento acreditamos que o espaço tem mais fluidez, permite circular, vir ao petisco e também poder vir ao restaurante. Tentamos dar uma nova imagem e penso que conseguimos”

Com nova organização, o Multiusos de Arraiolos permite uma melhor circulação dentro do espaço e assim pretende dar melhores condições a todos os que passem por Arraiolos até dia 5 de novembro.

É precisamente até ao próximo fim de semana que pode passar pelo Pavilhão Multiusos de Arraiolos  e apreciar a mostra gastronómica, o Festival da Empada e a Feira do Tapete de Arraiolos, começou sexta-feira.

Coral de Reguengos de Monsaraz anima este domingo a Mostra Gastronómica de Arraiolos

A 22ª edição da Mostra Gastronómica de Arraiolos, 14º Festival da Empada e Feira do Tapete de Arraiolos prosseguem este domingo, 29 de outubro, com muita animação.

Às 9h30 a praça da República vai ser o ponto de encontro para o arranque da caminhada ” Entre Pontos e Colinas” inserida no TransAlentejo Walking Festival.

A abertura desta mostra gastronómica está marcada para as 12 horas seguindo-se às 14 horas um concerto do Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz.