Faleceu a bombeira Paula Remédios

Os Bombeiros de Elvas informaram do falecimento de Paula Remédios, bombeira na corporação elvense.

Paula Remédios lutava contra um cancro, um Linfoma do tipo Grey Zone estádio IV. Transcrevemos abaixo a comunicação:

“Hoje damos a notícia que nunca esperámos ter que dar.A Paula partiu! Paula Remédios, Bombeira, Estudante de Enfermagem, e Lutadora!
Os nossos sentimentos sinceros á sua família e a todos aqueles que a rodeavam, amigos e colegas.
Pela família enlutada, transmitimos a todos, que as cerimónias fúnebres irão realizar-se segunda feira às 9:30 em Loulé, onde se celebrará uma missa seguida de funeral.

“Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

II Festival Hípico deu início às comemorações dos 14 anos do Museu Militar

O Museu Militar de Elvas começou este sábado a comemorar o 14° aniversário, com a realização do II Festival Hípico.

Durante este mês de outubro vão realizar-se várias iniciativas que assinalam o aniversário do Museu.

O Festival Hípico para o diretor do Museu Militar, Coronel Nuno Duarte, é a melhor forma de iniciar as comemorações, até porque na cidade “sempre se fizeram muitos concursos de hipismo e há muito tempo que tal não se realiza, fruto do grande investimento que a Câmara de Elvas fez nas cavalariças e no piso do campo de obstáculos, que está a ser utilizado e muito bem, pela Escola Superior de Elvas, mas seria importante rentabilizar aquele espaço e a categoria que tem”.

Cartazes dos Jogos Olímpicos em exposição em Campo Maior

A exposição “Os Cartazes dos Jogos Olímpicos” está disponível para visita, no Centro Cultural de Campo Maior, até ao próximo dia 22, por ocasião das comemorações da iniciativa “Desporto em Campo Maior 2023”, promovida pelo Município.

A mostra, cedida pelo Museu Nacional do Desporto, apresenta todos os cartazes desde 1912, ano em que Portugal participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, até à atualidade, com informação de todos os atletas portugueses que participaram em cada uma das edições.

Rosa Mota fecha Semana do Desporto este domingo em Campo Maior

A campeã olímpica Rosa Mota vai estar na cerimónia de encerramento da Semana do Desporto, no Jardim Municipal de Campo Maior, às 16.30 horas deste domingo, dia 8. A atleta é madrinha deste evento.

Todavia, as atividades deste último dia da Semana do Desporto começam cedo: às 9 horas, em Ouguela e nas Piscinas Municipais de Campo Maior, realiza-se o Trail Vila de Campo Maior, com organização do Campo Maior Trail Runners.

Às 16 horas, no Jardim Municipal, é a chegada da Expedição TT Alentejanis in Marocco, numa colaboração do Grupo Motard de Campo Maior.

A Semana do Desporto iniciou-se a 28 de setembro e termina neste domingo, num esforço conjunto da Câmara Municipal de Campo Maior, em articulação com as associações e clubes desportivos do concelho.

Festival de Balões regressa em novembro ao Alto Alentejo

O Festival Internacional Balões de Ar Quente (FIBAQ) volta, pelo 26º ano consecutivo, ao Alentejo, e reunirá participantes oriundos de diversos países europeus.

Esta 26ª edição do festival terá lugar no distrito de Portalegre, no Alto Alentejo (localidades a anunciar em breve), de 6 a 12 de novembro. O evento contará com a participação de 30 equipas de vários países (Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica e Luxemburgo).

A 26ª edição do Festival Internacional Balões de Ar Quente promete colorir os céus alentejanos, onde a população poderá viver a inesquecível experiência de voar. Para realizar um dos 11 voos livres no âmbito do festival, os interessados devem adquirir uma pulseira solidária. Todos os detalhes brevemente disponíveis aqui.

A organização lembra que todos os voos podem ser cancelados devido a condições meteorológicas adversas, que comprometam a prática da atividade em segurança.

Nesta edição, a organização proporciona ainda, gratuitamente, uma Night Glow. A Night Glow é um espetáculo noturno que é muitas vezes considerado o clímax de um festival de balões de ar quente. Os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, no entanto, os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espectáculo visual único que conjuga luz, cor e música. Para esta iniciativa, a entrada é livre.

A organização do festival cabe, como sempre, à Publibalão e é coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em Novembro de 2012, sendo a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo

Aníbal Soares, primeiro piloto profissional em Portugal, sócio-gerente da Publibalão e organizador do FIBAQ, assinala que “é uma honra regressar com este festival ao Alentejo, que já acontece há 26 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo”. Assim, os objetivos primordiais do festival passam pela “promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para todas as partes envolvidas”, conclui.

Fronteira: Impostos municipais em 2024

O Município de Fronteira enviou as linhas mestras do orçamento de 2024: “Procurando dar continuidade à estratégia de não onerar a carga fiscal dos munícipes do concelho de Fronteira, o executivo municipal voltou a estabelecer em benefício dos mesmos, para o ano de 2024, a dedução de 5% do IRSprescindindo a autarquia da totalidade desta receita fiscal.  

Já o Imposto Sobre Imóveis (IMI) vai cifrar-se, em 2024, em 0,3% para prédios urbanos, o mínimo legal. Aplica-se ainda a dedução fixa de 20 euros, 40 euros e 70 euros para agregados familiares com um, dois e três ou mais dependentes a cargo, respetivamente, nos imóveis destinados a habitação própria e permanente. 

O município isentará ainda toda as empresas sediadas no concelho de Fronteira da derrama sobre o lucro, visando incentivar a sua fixação.”

“Elvas Cidade Natal”: inscrições abertas para a Feira de Natal

A iniciativa “Elvas Cidade Natal”, promovida pela Câmara Municipal, vai decorrer de 30 de novembro a 7 de janeiro, e promete animar esta quadra festiva. A grande novidade desta segunda edição, que se centra no coração do centro histórico, é a instalação de uma pista de gelo, que promete divertir miúdos e graúdos.

A programação de “Elvas Cidade Natal”, na qual se inclui a Feira de Natal, contempla várias iniciativas, aliando a tradição da quadra com a diversão para todas as idades. Os interessados em participar nesta Feira de Natal devem consultar as normas de participação (aqui) e fazer a sua inscrição, através do formulário que está disponível no site do Município de Elvas (aqui).

Na Praça da República vai estar instalada a Feira de Natal, com stands para venda e mostra de produtos, Aldeia do Pai Natal, a Fábrica dos Brinquedos, e várias atrações, como um carrossel parisiense, mini roda gigante e o comboio infantil.

À semelhança do ano anterior, um Pórtico de Entrada, bonecos de neve, bengalas natalícias, um Pai Natal gigante, bolas, renas e um banco decorativo, apelam à magia da quadra.

As iniciativas programadas incluem, entre outros, a tradição do presépio no Adro da Sé, os concertos natalícios e a realização do Presépio ao Vivo, assim como a possibilidade de realizar viagens no comboio turístico decorado com motivos natalícios.

Todo este programa vai contar com o apoio das associações e instituições locais, de forma a criar-se um programa para todas as faixas etárias e dinamizar o Centro Histórico da cidade, que irá ter sonorização nas principais artérias comerciais. Os espaços culturais também vão contar com dinamização neste período de festa.

Elvas: tour de José Mateus inicia-se este sábado na sede de “O Elvas”

José Mateus vai estar em concerto, na sede de “O Elvas”, na Rua dos Chilões, este sábado, dia 7, às 19 horas, numa atuação integrada no “Mês da Música”, iniciativa que a Câmara Municipal de Elvas leva a cabo.

A apresentação do Tour de José Mateus, nos salões nobres das coletividades elvenses, vai constituir este programa cultural, no mês em curso, com atuações nas sedes da Sociedade de Instrução e Recreio, no dia 14, da Banda 14 de Janeiro, no dia 21, e do Centro Artístico Elvense, no dia 28.

O “Mês da Música” tem entradas gratuitas e organização da Câmara Municipal de Elvas.

Banda Sinfónica da GNR em concerto em Vila Viçosa dia 31

A Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana (GNR) apresenta-se em concerto, no 31 de outubro, às 21 horas, na Igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa.

O espetáculo insere-se nas comemorações do Dia do Comando Territorial de Évora da GNR e a entrada é gratuita. Ainda assim, os interessados em assistir ao concerto devem fazer a sua inscrição.

As inscrições podem ser feitas no Posto de Turismo de Vila Viçosa ou em qualquer um dos Postos Territoriais da GNR do distrito de Évora.

Semana do Desporto: último dia “vai ser de muito movimento” em Campo Maior

Depois uma intensa semana de atividade, a iniciativa “Desporto em Campo Maior” chega ao fim, amanhã, domingo, 8 de outubro, na presença da antiga atleta olímpica Rosa Mota, madrinha e embaixadora do evento.

Durante toda a semana não faltaram propostas de modalidades desportivas, para todas as idades, desde o ténis, à dança, passando pela malha e pelo BTT, numa iniciativa, como explica o presidente da Câmara, Luís Rosinha, gerida pelo Município de Campo Maior, em parceria com os clubes e associações do concelho. “O mais importante é perceber que a atividade física é sempre um fator muito importante na nossa vida”, assegura.

Na esperança que traga até à vila uma mensagem de “esperança e motivação” para a prática desportiva, Luís Rosinha revela que Rosa Mota vai estar amanhã no concelho por ocasião do 1º Trail Vila de Campo Maior. “Ela é a nossa primeira embaixadora do evento, que virá num dia importante, porque fazemos o 1º Trail Vila de Campo Maior. Certamente, trará uma mensagem de esperança e uma palavra de homenagem a um grande amigo que tinha nesta terra, o comendador Rui Nabeiro”, adianta o autarca.

Neste trail, organizado pelo Campo Maior Trail Runners, através do qual se que procura também divulgar o que de bom Campo Maior tem, participam mais de 350 atletas. Para Luís Rosinha este é um número “muito bom” para a primeira edição da prova. “É um fantástico início e vamos aproveitar para que, aqueles que nos visitam, que vêm de fora, possam perceber a imensidão e a diferenciação deste concelho: perceber Ouguela, perceber as muralhas, perceber o Museu das Festas. Vai ser um dia fantástico e com muito movimento em Campo Maior”, remata.

A sessão de encerramento desta Semana do Desporto está marcada para amanhã, às 16h30, no Jardim Municipal de Campo Maior, na presença de Rosa Mota.

Exposição “Os Dois Lados” inaugurada este sábado na Casa da Cultura de Elvas

João Peixe está de regresso a Elvas para, este sábado, 7 de outubro, inaugurar, na Casa da Cultura, a exposição “Os Dois Lados”, composta, sobretudo, por trabalhos produzidos à base de madeira.

Estes dois lados das obras, explica o artista elvense, apresentam duas vertentes: uma mais abstrata e outra mais figurativa. “Tenho depois umas peças mais complexas, em que junto os dois lados, em que os dois lados vão para além da peça final, mas também de textos que eu escrevo e depois transformo em peças”, adianta. A temática desta exposição acaba por englobar “muito daquilo” que João Peixe considera ter e ser como artista, numa “procura por ir evoluindo tecnicamente e artisticamente”.

Ainda que a pintura, seja em acrílico, seja em spray, tenha também o seu destaque nesta exposição, o artista explica que a base das obras é sempre a madeira, através de um trabalho de carpintaria e artesanato. Por isso mesmo, João Peixe acredita que esta é uma exposição “diferente” de todas aquelas que já estiveram patentes na Casa da Cultura.

Revelando que esta é a primeira vez que tem a oportunidade de mostrar, em Elvas, todo o seu portefólio, a título individual, o artista garante que esta exposição, para si, tem um valor “acrescentado”.

Nascido em Portalegre, João Peixe viveu até aos 18 anos em Elvas, sendo que foi em Lisboa, onde se mantém até aos dias de hoje, que se formou em Arquitetura.

A exposição, que é inaugurada às 15 horas deste sábado, fica depois disponível para visita, na Casa da Cultura de Elvas, até dia 11 de novembro. Esta mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas, encontrando-se encerrada aos domingos e feriados.

Festival da Idade de Ouro este sábado em Vila Fernando

A Câmara Municipal de Elvas está a realizar o Festival da Idade de Ouro, em parceria com as juntas de freguesia, em oito localidades do concelho.

Neste sábado, dia 7, o festival realiza-se em Vila Fernando, no edifício da antiga Junta de Freguesia, às 13 horas, com um almoço que se prolonga pela tarde com animação.

Sábado em cheio na Semana do Desporto de Campo Maior

A Semana do Desporto de Campo Maior tem um sábado em cheio, neste dia 7 de outubro: judo, capoeira, padel e atletismo são as modalidades em destaque neste primeiro dia do fim de semana.

Às 10 horas, no Pavilhão Desportivo Rui Nabeiro, começam a atividade relacionada com os 40 anos de judo na Casa do Povo de Campo Maior. À mesma hora, no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária, é o início do IV Batizado e Troca de Graduações de capoeira, numa colaboração da Revolução – Escola de Capoeira.

Entre as 11 e as 19 horas, no Polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, jogam-se as partidas do III Torneio de Padel Henrique Costal, numa organização da Casa Benfica de Campo Maior. Por fim, às 16 horas, no Castelo, tem lugar o Kids Urban Run, organizado pelo Campo Maior Trail Runners.

A Semana do Desporto iniciou-se a 28 de setembro e termina neste domingo, dia 8, num esforço conjunto da Câmara Municipal de Campo Maior, em articulação com as associações e clubes desportivos do concelho.

Romaria de São Lourenço volta a cumprir-se este domingo

A Romaria de São Lourenço volta a cumprir-se amanhã, domingo, 8 de outubro, na freguesia de São Brás e São Lourenço, no concelho de Elvas, a partir das 10 horas.

Numa organização da Sociedade Recreativa de São Brás de Varche, a iniciativa, que acontece sempre depois do São Mateus, explica o presidente da coletividade, Bruno Belchior, serve, sobretudo, para que os mais velhos possam recordar tempos antigos.

Este romaria, na qual participam cerca de cinco carroças de Vila Boim, adianta Bruno Belchior, conta com bar aberto, os tradicionais bolinhos da Sarna, missa e procissão.

Esta romaria, que se reveste de um caráter religioso, tem sempre implícito o convívio entre todos aqueles que, por esta ocasião, se juntam em torno da Igreja de São Lourenço.

Conheça o programa completo: