A pensar no futuro do setor, Apormor aproveita Expomor para levar crianças ao campo

No sentido de tentar garantir o futuro do setor agroalimentar, a Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo (Apormor) vai, este ano, no decorrer de mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, procurar levar, uma vez mais, os mais novos até ao campo, num dia que vai dedicar aos jovens, a 31 de agosto.

A atividade “Crianças ao Campo”, durante a qual a Apormor mostra aos jovens das escolas a forma como se trabalha no campo, explica o presidente da Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, Joaquim Capoulas, teve início no ano passado. “Vamos ter um dia dedicado à juventude, uma iniciativa que começou no ano passado, na Expomor, sendo que depois já tivemos mais dois eventos aqui, onde mostrámos às escolas, aos diversos escalões etários, o que se faz no campo”, começa por dizer.

Considerando ser importante que as crianças do meio urbano conheçam o que é a vida no campo, Joaquim Capoulas adianta que o Rugby Clube de Montemor tem sido um parceiro importante nestas atividades com os mais novos. “São aqueles que nos dão mostras de que serem dinâmicos e de estarem, de algum modo, ligados ao campo, partilharem os nossos valores, a nossa cultura”, assegura.

O objetivo da Apormor é fazer levar os mais novos a perceber de onde vêm os produtos que encontram nas prateleiras dos supermercados, porque, para isso acontecer, “alguém os cultivou, alguém cuidou dos animais, para aparecer a carne e os bifes que lá se compram”. Sem estes estímulos, Joaquim Capoulas receia que o campo, num futuro próximo, venha a ficar totalmente “desertificado”.

O dirigente, que considera ainda ser fundamental que se perspetive o futuro do setor, revela que este será um dos temas a abordar, no decorrer da Feira da Luz/Expomor, até porque “as pessoas que estão agora, e ainda cuidam disto, não duram para sempre e um dia desaparecem e outros terão que seguir, senão chegará a desgraça”.

Durante a Feira da Luz/Expomor, de 30 de agosto a 4 de setembro, para além de colóquios, a Apormor volta a promover os tradicionais leilões e exposições de gabo bovino e ovino, assim como diversos concursos de diferentes raças.

Câmara de Elvas quer comprar imóveis devolutos ou degradados

A Câmara Municipal de Elvas, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, quer comprar os imóveis que se encontram devolutos ou em avançado estado de degradação.

Se tem uma casa degradada e quer vender, para que o Município faça a sua recuperação, contacte a Câmara Municipal de Elvas, pelo telefone 268 639 740.

O Município de Elvas quer acabar com o abandono de imóveis, proporcionando a oportunidade de vender o imóvel. Quem não quiser vender, poderá apresentar um projeto de recuperação da habitação.

“Artes à Rua” em Évora de 5 a 10 de setembro

O festival “Artes à Rua” está de regresso para a sua quinta edição, às ruas e praças de Évora, de 5 a 10 de setembro e irá apresentar uma programação dedicada a dois temas centrais: “A descolonização do pensamento” e “A igualdade de género”.

O programa conta com 20 espetáculos de música oriunda de lugares do mundo como o Afeganistão, Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Guiné-Bissau, Mali, Moçambique e Portugal, sendo que se estende para além da música, o festival dá lugar às conversas, ao teatro, à literatura, à dança, ao novo circo e às artes visuais.

A programação da 5ª edição do Artes à Rua resulta também de residências artísticas que envolvem frequentemente criadores de lugares distantes, disciplinas artísticas diversas, línguas diferentes, que criam e se entendem através de uma linguagem universal, uma linguagem que emerge da emoção criativa, da tolerância, do respeito pelo outro independentemente da sua origem social, étnica, cor da pele, identidade e orientação sexual, religiosa, estética.

Luís Garcia, diretor artístico do “Artes à Rua” refere que esta “é uma iniciativa que se confunde com a vida que se espraia com VAGAR pelas músicas, pelas memórias, pelos lugares que nos identificam, ressignificando-os, pelo conhecimento e por essa imensa rede a que chamamos Humanidade. O Festival traduz a imagem de Évora, cidade solidária, de cultura, de respeito pelo direito à diferença, cidade livre que se debruça sobre a planície espreitando a paisagem histórica e cultural que a envolve, desafiando-nos o pensamento crítico”.

Em Évora, em setembro, as Praças e as Ruas são lugares de afetos e fruição de músicas de muitos lugares do Mundo, que resultam de muitas tendências estéticas, que dialogam com as tradições, resgatando-as do fundo do tempo, numa dinâmica permanente de construção da identidade dos povos.  As mesmas ruas e praças são lugares de encontros mediados pela música, a dança, o teatro, a performance, o novo circo, as artes visuais e até uma série de podcasts ao vivo.

A 5ª edição Artes à Rua realiza-se em Évora de 5 a 10 de setembro e a sua programação completa será divulgada muito em breve. Todas as atividades são de acesso gratuito.

O Festival é uma iniciativa da Câmara Municipal de Évora, Cidade Capital Europeia da Cultura em 2027.

Miguel Azevedo no encerramento das Festas de Verão de Fronteira

As Festas de Verão de Fronteira terminam este domingo, 13 de agosto, com um concerto de Miguel Azevedo, com início marcado para as 23 horas.

Antes, pelas 17 horas, realiza-se uma eucaristia, na Igreja Matriz com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado, de Elvas, seguida de procissão, em honra de Nossa Senhora da Vila Velha.

Ainda antes do espetáculo de Miguel Azevedo, atuam o Duo Hélio e Eurico, a partir das 20 horas, no coreto, e a banda SLAP, no palco principal, pelas 22 horas.

Ranchos de Elvas e Argentina este domingo na Praça

O Rancho Folclórico de Elvas e o Grupo Folklórico Acuarelas Americanas, da Argentina, são os grupos que atuam esta noite de domingo, 13 de agosto, na Prça da República de Elvas.

Estes espetáculos, marcados para s 21.30 horas inserem-se no Festival Internacional de folclore que decorre ne cidade, desde o passado dia 5 de agosto.

Festas em Alegrete de 14 a 20 de agosto

As Festas de Nossa Senhora da Alegria estão de regresso à freguesia de Alegrete, no concelho de Portalegre, já amanhã, segunda-feira, 14 de agosto, e decorrem até dia 20 deste mês.

Luís Ricardo, presidente da Junta de Freguesia de Alegrete, revela que “os alegretenses têm um orgulho imenso nestas festas e marcam férias propositadamente para estarem presentes, e são festas com um grande cunho religioso, mas também de muita animação e convívio”.

O ex-libris desta festa para o presidente é o dia 15 de agosto, onde “para além da parte religiosa, haverá a componente musical, com a atuação de duas bandas, e a população junta-se para assistir a estes concertos e este é um dia muito familiar”.

As Festas de Nossa Senhora da Alegria são uma organização do Grupo Desportivo de Alegrete e Sociedade Recreativa Musical Alegretense e decorrem entre segunda-feira e domingo, em Alegrete.

Mariana Guerra atua esta noite na Feira de Santa Maria de Agosto

Foto arquivo

A Feira de Santa Maria de Agosto começou neste sábado e continua até ao próximo sábado, dia 19.

Para este domingo, 13 de agosto,o programa principia às seis da tarde, com animação de rua, assegurada pelo grupo Bandustika; às 21.30 horas, atua Mariana Guerra; e, à meia-noite, na zona dos bares, há animação musical com um Dj.

A Feira de Santa Maria de Agosto é uma organização da Câmara Municipal de Campo de Maior.

Caíram telhas do beiral do MACE

A entrada do Museu de Arte Contemporânea de Elvas MACE está vedada devido à queda de telhas do beiral.

Foram colocadas baías de segurança e fita da PSP para isolar a área.

 

 

Quarta etapa da Volta a Portugal sai este domingo de Estremoz

A Volta a Portugal em Bicicleta sai este domingo, 13 de agosto, do Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, para a quarta etapa que vai ligar aquela cidade do distrito de Évora a Castelo Branco.

Deixando o convite para que os amantes do ciclismo acompanhem a saída do pelotão de Estremoz, o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, assegura que este é mais um evento que “valoriza toda a região”. “É um grande momento para o Alentejo”, garante.

Os ciclistas saem do Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, em direção a Castelo Branco, num total de 184,5 quilómetros, às 12h40, numa partida simbólica. Esta quarta etapa tem metas volantes em Alter do Chão, Portalegre e Vila Velha de Ródão, contando ainda com três prémios de montanha.

A quinta etapa, amanhã, dia 14, vai unir Mação à Torre, na Serra da Estrela; a sexta, na terça-feira, dia 15, liga Penamacor à Guarda; a sétima, no dia 16, Torre de Moncorvo a Montalegre; a oitava, no dia 17, Boticas a Fafe; a nona, no dia 19, Paredes a Mondim de Basto; e, por fim, a décima etapa é disputada em Viana do Castelo.

Tiro ao alvo abre Festas de Monforte neste domingo

Uma prova de tiro ao alvo, às 9.30 horas, organizada pelo Clube de Tiro ao Alvo, Desporto e Convívio, abre o programa deste terceiro dia, domingo, 13 de agosto, das Festas em honra de Nossa Senhora do Parto, em Monforte.

Neste dia, a programação apresenta uma largada, às 11 horas, organizada pela Associação Tauromáquica do Concelho de Monforte. Às 16 horas, tem lugar um passeio motard, organizado pelo Grupo de Amigos Motards de Monforte. O serviço de restauração começa às 20 horas; às 22 horas, começa a quermesse; e, à mesma hora, principia o arraial com Carlos Graça e o DJ”, integrado no Agita Gente.

Estas festas iniciaram-se na passada sexta-feira e decorrem com um programa variado até ao próximo dia 15, terça-feira e feriado nacional.

“O Elvas” faz 76 anos e abre loja do clube

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos comemora na próxima terça-feira, 15 agosto, 76 anos de fundação.

Para assinalar a data e como revela o presidente da Direção do clube, Hugo Mimoso, “queremos que este seja um grande dia, por isso, para além do hastear da bandeira, marcado para as 9 horas, será também inaugurada a loja do clube, na sua sede, uma vez que todos nos questionavam sobre este assunto, seguindo-se a missa por alma dos sócios já falecidos”.

Esta loja, explica Hugo Mimoso, que se pretende que também esteja disponível online, terá à disposição da população “vários artigos como cachecóis, camisolas e chapéus, e terá o mesmo horário de funcionamento da sede do clube”.

Depois destas iniciativas, haverá um almoço convívio no “Solar dos Chorões”, “com os investidores do clube e todos aqueles que nos têm apoiados, seguindo-se o jogo de apresentação da equipa sénior, frente ao Pueblo de La Calzada”.

“O Elvas” que assinala na aproxima terça-feira, feriado nacional, os seus 76 anos, com várias iniciativas.

“O Elvas” perde 3-1 em Espanha com o Arroyo

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos cumpriu, na noite deste sábado, dia 12, o quarto de uma série de cinco jogos de pré-temporada. Nesta partida, disputada próximo de Cáceres, os azuis-e-ouro foram batidos pelo Arroyo Polideportivo por 3-1.

A equipa de Aroyos de la Luz, próximo de Cáceres, adiantou-se no marcador, logo na primeira parte, mas os alentejanos empataram com um golo do central Djaló. Porém, antes do intervalo, os espanhóis lograram nova vantagem. Na segunda parte, apenas um golo do Arroyo fixou o resultado final.

Nos quatro jogos já realizados, o conjunto elvense regista uma vitória, um empate, duas derrotas, três golos marcados e seis sofridos. No feriado desta terça-feira, 15 de agosto, em dia de aniversário, “O Elvas” enfrenta os espanhóis do Puebla de la Calzada, às 17 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal. O Campeonato de Portugal começa no próximo domingo, dia 20, em casa, com os alentejanos do Vasco da Gama da Vidigueira