“Clausura” de Pedro Calapez exposta em Estremoz no Museu do Azulejo

A obra “Clausura” de Pedro Calapez, da coleção António Cachola, foi apresentada, na manhã deste sábado, no Museu Berardo Estremoz, onde ficará exposta até novembro.

O presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sadio, disse que “é um motivo de grande orgulho receber no Museu do Azulejo esta peça de Pedro Calapez e da coleção António Cachola. O Museu de Arte Contemporânea de Elvas é uma referência não só no Alentejo, mas também no País, na arte e na cultura. Serão dois meses em que se pode desfrutar de uma peça de arte maravilhosa, surpreendente, lindíssima e também realçar que em todas as áreas, mas também na cultura que se possa trabalhar em rede com os municípios vizinhos, para fixar população e trazer turistas”.

O colecionador e comendador António Cachola disse “estar muito satisfeito, pois o Museu Berardo é um projeto interessantíssimo, com a sua coleção de azulejos aqui no Alentejo, não podíamos ficar de outra forma que não fosse satisfeitos. Houve aqui uma grande oportunidade e que por mera casualidade, no dia em que apresentamos aqui uma peça excelente de Pedro Calapez, o Papa Francisco que está em Portugal na Jornada Mundial da Juventude, hoje está em Fátima, onde uma obra excelente de Pedro Calapez está a ser vista por milhares de pessoas, as portas do novo Santuário são uma obra de Pedro Calapez”.

Clausura (2021) “é um dispositivo especial, uma máquina radical, de visão. A peça é uma estrutura quadrangular de estantaria de armazém comercial sem qualquer vocação estetizante. Virada para um espaço interior, sustém um conjunto de quatro telas e dois espelhos. Nenhuma das diferentes imagens assim enclausuradas se consegue ver frontalmente, todas resistem ao olhar que lhes deitamos e todas são campos de enorme instabilidade”.

Como nos refere o artista Pedro Calapez diz que “o objetivo é que o espetador veja a obra por parcelas, vai visitando por cada canto, de cada vez e é essa memória que vai tendo. É preciso que se tenha tempo, coisa que os museus devem proporcionar, eu espero que as pessoas vão passando e formando uma memória por parcelas que é um processo que tem muito a vez com a nossa memória, juntando olhares que a nossa memória retém”.

Município de Estremoz oferece cadernos de atividades a alunos de 1º ciclo

O Município de Estremoz vai oferecer os cadernos de atividades das disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês Curricular aos alunos do 1º ciclo, que frequentam as escolas do concelho, no próximo ano letivo 2023/24.

Assim, todos os encarregados de educação que estiverem interessados na oferta do município não deverão proceder à encomenda dos cadernos de atividades para os seus educandos, sendo o município a adquirir os mesmos, através de uma parceria com as papelarias do concelho.

Inscrições para viagens a Fátima promovidas pela Câmara de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas volta a organizar as Viagens a Fátima, para a idade de ouro.

As viagens vão realizar-se entre 1 e 8 de setembro, com destino ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, concelho de Leiria.

As inscrições estão abertas até final deste mês de agosto, para residentes no concelho, e podem ser feitas nas juntas de freguesia do concelho e no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas.

Festival Sete Sóis Sete Luas de regresso este sábado a Montemor

O Festival Sete Sóis Sete Luas está de regresso a Montemor-o-Novo já na noite deste sábado, 5 de agosto, com um concerto no castelo da cidade. Até 4 de setembro, outros espetáculos serão apresentados em outros espaços de Montemor, bem como em duas instituições do concelho.

Este festival é dedicado, sobretudo, à música popular contemporânea e tem uma forte associação a José Saramago e à obra “Memorial do Convento”, explica o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes. Trata-se de um evento “bastante icónico”, assegura.

Esta, que é já a 31ª edição do festival, “contempla artes plásticas”, contando também com a participação de “figuras de grande relevo da cultura mediterrânica e do mundo lusófono”. Mas como este festival não se faz só de música, mas também “de partilha e diálogo entre as culturas”, segundo Henrique Lopes, os seus objetivos passam por “dar robustez ao diálogo intercultural e também dar uma mobilidade dos artistas dos países da rede”, que já são já 12. Além disso, Henrique Lopes refere ainda que este festival, onde “não se perde a identidade de cada artista”, é  “um exemplo extraordinário daquilo que é a interculturalidade.”

Da Sicília, em Itália, chega Mario Incudine (na imagem), que vai abrir o festival, pelas 19 horas, deste sábado, dia 5 de agosto, no Castelo de Montemor-o-Novo.

Na sexta-feira seguinte, dia 11 agosto, é a vez da Tarrafal 7Sóis Orkestra, oriunda de Cabo Verde, levar a sua música ao Auditório do Parque Urbano de Montemor-o-Novo, num espetáculo com  início às 21h30. Durante esse dia, o mesmo grupo vai ainda animar a Santa Casa da Misericórdia de Cabrela, pelas 11 horas, e a Associação de Proteção Social à população de Santiago de Escoral, a partir das 15 horas, em dois concertos de cariz solidário.

O encerramento do festival, em Montemor, vai ficar a cargo do grupo Orain-Bi, proveniente do País Basco, que vai apresentar o seu espetáculo de circo acrobático, pelas 21 horas, no dia 4 de setembro, na Feira da Luz/Expomor.

As entradas neste 31º Festival Sete Sóis Sete Luas são gratuitas.

Votação do Orçamento Participativo de dia 16 até 30 de setembro

O Orçamento Participativo de Elvas conta com cinco propostas aprovadas e que vão estar a votação, por parte da população, entre os dias 16 de agosto e 30 de setembro. Pode votar AQUI.

De recordar o Orçamento Participativo de Elvas permite contribuir para a educação cívica, respondendo às necessidades e expetativas dos cidadãos através da implementação de políticas públicas municipais. Promove também a participação informada, ativa e construtiva dos munícipes e o vencedor recebe um valor de 25 mil euros.

Conheça as cinco propostas:

A proposta apresentada pelo Jacinto César, “Antenas de televisão”, apresenta uma verba de 150 euros e destina-se à população do Centro Histórico de Elvas. O projeto envolve uma parceria entre a Câmara Municipal de Elvas e os Bombeiros Voluntários de Elvas, cujo objetivo é retirar as antenas desfiguradas do Centro Histórico e vender na sucata. O lucro obtido irá reverter a favor desta corporação. A Câmara só teria como despesa as telhas partidas ao retirar as antenas.

Carla Carvalho apresenta uma proposta na área da solidariedade e coesão social que visa a promoção da saúde mental na comunidade elvense. Esta iniciativa tem a verba de 15 435 euros e pretende implementar um programa de promoção do bem-estar e da saúde mental das crianças do concelho. O programa designa-se “Tu és” que consiste num conjunto de sessões, onde são abordados vários temas, como a dependência, a condução, o comportamento sexual, aditivo, alimentar e agressivo. Esta proposta será realizada através de um “gabinete móvel” para chegar a todos os agrupamentos do concelho e será também implementado no MACE, na Biblioteca Municipal ou em outros espaços de interesse.

A proposta apresentada “Elvas: Cidade Horto Terapêutica”, de Wendell Carvalho, conta com uma verba de 7500 euros. O projeto baseia-se na integração social e no combate á solidão dos idosos O objetivo é construir uma horta terapêutica com 50 metros quadrados, num espaço municipal ou de um eventual parceiro privado que apoie esta iniciativa. Neste espaço vão ser realizadas as sessões de hortoterapia e toda a manutenção do espaço ficará encarregue dos alunos da Escola Superior Agrária de Elvas. Os produtos resultantes desta iniciativa poderão reverter a favor de diversas iniciativas ou programas sociais.

Miguel Rondão apresenta “O cante vai à escola”, com uma verba de 25000 euros. Esta iniciativa pretende trazer de volta o cante alentejano e ensiná-lo às gerações mais novas. Através de parcerias entre a Câmara Municipal de Elvas e as escolas do 1º Ciclo de Elvas, este projeto pretende reforçar as ações existentes em torno da expressão musical através de uma abordagem lúdica e pedagógica do cante.

A proposta apresentada por Maria Currito “Rotas Literárias: Geografia das Palavras D´ Elvas” abrange o concelho de Elvas e tem uma verba de 15670 euros. O objetivo é criar rotas literárias que promovam as obras dos autores de Elvas, motivando a comunidade local a ler, criando uma ligação com o espaço físico e gerando uma nova realidade transformadora subordinada à Literatura e à Cultura do concelho de Elvas. As rotas serão realizadas com uma sinalética própria em todo o concelho, de modo a chegar a todos os habitantes do município. Irão existir duas rotas: a Rota de Escritor e a rota de Obra Literária.

Muito público no Torneio de Futsal Ricardo Gama “Pita”

Teve uma grande presença de público a jornada desta sexta-feira, 4 de agosto, do Torneio de Futsal Ricardo Gama “Pita”, a decorrer no Jardim Municipal, em Elvas.

Os três desafios disputados tiveram os resultados seguintes: Bolos Belchior, 1 – Boa-Fé, 5 (seniores); Cláudia Viagens, 5 – Revoltilho, 2 (veteranos); e Cidade Nova, 2 – Tayara, 2 (seniores).

Esta prova prossegue na próxima segunda-feira, 7 de agosto, ainda com jogos da fase de grupos: às 21 horas, Quinta da Rita – Meu Super; às 22 horas, Cláudia Viagens – Boa Fé (ambos em veteranos); e, às 23 horas, Bairro das Caixas – “Os Elvenses” (seniores).

A Associação Desportiva do Bairro das Caixas organiza este torneio de futsal, disputado nas noites de segundas, quartas e sextas-feiras, com entrada livre do público e serviço de bar assegurado.

David Carreira em Redondo este sábado nas Ruas Floridas

Grandes multidões são esperadas em Redondo, para apreciar as Ruas Floridas, nestes sábado e domingo, últimos dois dias da festa. Neste sábado, 5 de agosto, às 22 horas, na Praça da República, é o concerto de David Carreira e, à meia-noite, a animação é assegurada pelo Dj Alain Briats & Brat, no Parque Ambiental.

Na Praça da República, todos os dias deste certame, entre as 10 horas e a meia-noite, decorre a Mostra de Artesanato, Provas de Vinhos e Produtos Regionais.

A organização, para os visitantes das Ruas Floridas, aconselha a usar chapéu e calçado prático e confortável; uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30; manter-se hidratado e alimentar-se com frequência; e, nas horas de maior calor, procure ambientes frescos, arejados ou climatizados.

Grupo de Gospel atua este sábado na Igreja de São Domingos

O grupo de Gospel de França está a realizar o seu estágio em Elvas e irá apresentar o resultado final, num concerto, na Igreja de São Domingos, este sábado, dia 5 de agosto.

Cláudia Caires faz parte deste grupo e explica que esta ideia surgiu do facto de “todos os anos serem organizados estes estágios em França, pelo que este ano foi proposto à Câmara que este concerto final aqui fosse realizado”, uma vez que os elementos do grupo ficaram alojados na sua casa, adianta.

Este será um concerto que resulta do trabalho realizado durante o estágio, num momento de “partilha deste estilo musical, que significa boas notícias, com cerca de 25 pessoas em palco”.

Cláudia Caires esclarece que o Gospel se caracteriza como “uma música popular religiosa que evoca tanto a alegria como a tristeza”, convidando todos para que compareçam no concerto.

O Concerto do Grupo de Gospel está marcado para hoje, às 19 horas, na Igreja de São Domingos, inserido na iniciativa Música Encanta o património”.

Missa e procissão este sábado nas Festas de Degolados

Foto arquivo

As Festas em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados prosseguem este sábado, com muitas atividades e espetáculos musicais;

Hoje, pelas 19 horas há tourada à vara larga, e meia hora mais tarde missa e procissão em honra da santa padroeira. A   quermesse abre às 20.30 horas, pelas 21 horas atua o projeto de formação do município, orientado por Alexandre Gomes e Às 22 horas há baile com o Duo Musical R &C.

Pelas 22 horas há animação infantil e meia hora mais tarde sobe ao palco o Grupo Canta Brasil. À uma da manha volta a haver baile com o dua R &C e a noite termina ao som do Dj DI CI, da Cidade FM.

Já amanhã, domingo, 6 de agosto, o último dia das festas, domingo, 6 de agosto, é dedicado a um jogo da malha, a ser disputado no Campo de Jogos Rogério Martins.

Doente transferido de helicóptero esta madrugada

O helicóptero do INEM esteve esta madrugada no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal, em Elvas, para transportar um doente do Hospital de Santa Luzia, para uma unidade de saúde noutro ponto do país.

O transporte realizou-se entre as 3.30 e as 5.30 horas deste sábado, dia 5, contando com o transporte dos Bombeiros Voluntários de Elvas do hospital ao estádio, com a presença da PSP de Elvas.

Rui Grilo nas Festas da Aldeia da Venda este sábado

As Festas de Verão na Aldeia da Venda, no concelho de Alandroal, prosseguem este sábado, 5 de agosto, com várias atividades.

Um torneio de tiro ao alvo, às 10 horas, marca o arranque deste segundo dia do evento, seguido de um almoço convívio, às 13 horas.

Já pelas 15 horas decorre um torneio de sueca e às 22 horas há arraial animado por Rui Grilo.

Festival Internacional de Folclore arranca este sábado em Elvas

Foto arquivo

O Festival Internacional de Folclore está de regresso a Elvas, já este fim de semana, dias 5 e 6 de agosto, para aquela que é a sua 33ª edição.

Os espetáculos decorrem na Praça da República, “ao longo de cinco noites, 5 e 6 de Agosto e 12, 13 e 14 de Agosto”, como revela o vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro.

O vereador acrescenta que este festival tem uma particularidade, que é facto de “ter sempre um grupo português e outro estrangeiro, o que contribui para o sucesso deste festival, para mostrar outras culturas, proporcionando à população e visitantes o melhor que se faz não só em Portugal, mas também em outros países, no que ao folclore diz respeito”.

O Grupo Folclórico de Esgueira, Aveiro, e um grupo da Bosnia-Herzegovina, atuam hoje, sábado, 5 de agosto, a partir das 21.30 horas, na Praça da República.

Já para amanhã, domingo, 6 de agosto, está agendada a atuação do Grupo Dança e Cantares Santo Estêvão das Galés, de Mafra, e a Compañía Folklórica Matambú, da Costa Rica.

No fim-de-semana seguinte há espetáculos em três noites. No sábado, 12 de agosto, sobe ao palco o Grupo Folclórico C. S. C. R. de Paredes do Bairro, Anadia, e Centro Cultural Ecuatoriano Tradi Arte – Equador.

O Rancho Folclórico de Elvas e o Grupo Folklórico Acuarelas Americanas – Argentina, são as propostas para o domingo, 13 de agosto, e encerram assim esta edição do festival.

Na segunda-feira, dia 14 de agosto, encerram a programação o Associação Tradicional de Arequipa Tradiciones – Perú, e Grupo de Música e Baile Kujawy – Polónia.