Família Marques pode ser investidor no Eléctrico de Ponte de Sor

O Eléctrico Futebol Clube, de Ponte de Sor, quarto classificado no último distrital de Portalegre, está licenciado para poder participar no próximo Campeonato Nacional.

“O Elvas” CAD e o Eléctrico FC são os dois únicos clubes do distrito de Portalegre que reúnem as condições e se inscreveram na lista dos clubes que pode participar no Campeonato de Portugal.

Se “O Elvas” não se inscrevesse (o que veio a acontecer ontem), o Eléctrico seria convidado a participar. Caso o clube de Ponte de Sor não se inscrevesse, seria convidado um representante das associações com mais clubes inscritos (Lisboa, Porto ou Braga)

Entretanto, o Eléctrico tem como possível investidor José Marques, que até há dois meses tinha sido investidor e financiador de “O Elvas”, contribuindo para a conquista do campeonato distrital de Portalegre.

Portalegre: São Mamede Clássicos procura “dinamizar setor automóvel e a região”

Abriu portas ao público, na tarde desta sexta-feira, 30 de junho, nas instalações da NERPOR e no campo da feira, em Portalegre, a primeira edição do São Mamede Clássicos: um evento dedicado à exposição e venda de automóveis, bem como de peças para motociclos e bicicletas, mas não só.

Neste certame, organizado pelo Clube Clássicos do Alto Alentejo, não falta animação, espetáculos musicais, boa gastronomia, e em que vários produtos típicos da região também têm o seu destaque, como os doces, os licores, os azeites e os queijos.

Um dos grandes objetivos do evento, garante o presidente do clube, João Moura, é dinamizar, não só “todo o ramo automóvel, mas também a região: a gastronomia, a hotelaria, tudo isso”. Assegurando que não existe nenhum evento parecido no Alto Alentejo, o responsável acredita que o mesmo “tem tudo para resultar”, pelo que, a ser um sucesso, terá garantidamente uma segunda edição.

No que toca aos clássicos, revela ainda João Moura, são mais 50 aqueles que se encontram em exposição, para além de motos e bicicletas. “Depois temos demonstração de mecânica e carros para venda”, adianta. A par disso, há ainda mais atrativos: exibição de pop-cross e de perícia automóvel, uma feira de vários artigos relacionados com um setor e um carrossel para os mais pequenos.

As entradas no evento são gratuitas, ainda que o mesmo tenha uma vertente solidária, uma vez que, à entrada, são solicitados donativos para os Bombeiros Voluntários de Portalegre.

Na abertura do evento, esteve presente a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, que considera que este é um evento “diferente”, que promete levar muita gente até à cidade. “Os clássicos têm algo mítico, temos aqui carros maravilhosos e acho que o evento vai despertar a atenção dos portalegrenses”, acrescenta. A autarca, que felicita a organização, não tem dúvidas que “esta diversidade de eventos faz muita falta à cidade de Portalegre”.

“O Elvas” decide segunda-feira a participação no Campeonato Nacional

“O Elvas” só irá confirmar a sua participação no Campeonato de Portugal na próxima segunda-feira, 3 de junho.

A Comissão Administrativa tinha marcado uma conferência de imprensa para esta tarde de sexta-feira, no entanto, esta só irá acontecer na segunda-feira.

Questões de última hora levaram a que os dirigentes tenham passado a decisão para o primeiro dia útil de julho, no intuito de garantir a presença no próximo Campeonato de Portugal, uma vez que apesar dos esforços desenvolvidos pela Comissão, ainda há alguns temas por resolver. À data de hoje, “O Elvas” não se consegue inscrever.

IPDJ quer ocupar jovens na defesa da natureza e florestas

O programa Natureza e Florestas 2023, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), decorre entre os dias 15 de julho e 12 de setembro, destinado a jovens que queiram fazer vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação; vigilância fixa nos postos de vigias, sensibilização de comunidades e população alvo, através da divulgação das campanhas de prevenção de incêndios, com distribuição de flyers.

Ao longo destes quase dois meses, o horário de ocupação e das 8 às 13 horas, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

O valor a receber por cada jovem, de acordo com o montante definido pelo IPDJ, é de 12 euros por dia e por jovem, de idades entre os 14 e as 30 anos. As inscrições devem ser feitas aqui.

Os critérios de seleção dos candidatos são: disponibilidade, adequação a características específicas do projeto, menor participação em projetos de voluntariado realizados pela entidade promotora, residentes no concelho onde decorrem os projetos e idade (os mais velhos têm prioridade).

Jogos do Alto Alentejo encerram este sábado em Sousel

A 21ª edição dos Jogos do Alto Alentejo termina este sábado, 1 de julho, em Sousel, com as presenças do presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, e do presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério.

Neste último dia, joga-se, a partir das 17 horas, na Zona Desportiva, a final do torneio de futsal, em que se irão defrontar as equipas de Sousel e de Marvão.

A tradicional cerimónia protocolar de encerramento dos Jogos do Alto Alentejo está marcada para as 18h30, no jardim da Biblioteca Municipal de Sousel. Estarão presentes, para além de vereadores e representantes dos vários municípios que participam nos Jogos do Alto Alentejo, o diretor regional do IPDJ, Miguel Rasquinho.

Este ano, os Jogos do Alto Alentejo, entre março e junho, contaram com cerca de 3500 participantes, pelas mais diversas modalidades: futsal, sueca, caminhada, padel, pesca desportiva, hidroginástica, cicloturismo, tiro aos pratos e ao alvo, natação, canoagem, malha, ténis, corrida noturna, futebol de 7 e orientação.

Uma vez mais, os Jogos do Alto Alentejo não deixaram de lado um conjunto de iniciativas desportivas para pessoas portadoras de deficiência, como atividades aquáticas, boccia, atletismo adaptado e canoagem. Nestas atividades, participaram utentes das APPACDM de Elvas e Portalegre, a CERCI Portalegre, CBES de Arronches, CRM de Assumar e o CRIPS de Ponte de Sor.

RTP grava “Em Casa d’Amália” no Festival de Fado de Estremoz

O programa da RTP “Em Casa d’Amália” vai ser gravado em Estremoz, neste sábado, 1 de julho, no Rossio Marquês de Pombal, a partir das 22 horas.

Participam na gravação do programa, conduzido por José Gonçalez (na imagem), Paulo de Carvalho, Ricardo Ribeiro, FF, Jorge Fernando e Manuel Neto.

Uma hora antes, no mesmo local, inicia-se o concerto de Silvino Sardo.

Esta noite de espetáculo, com entradas livres, encerra o II Festival do Fado de Estremoz, que está a decorrer desde 2 de junho.

Átoa em Évora no São João esta sexta-feira

O concerto dos Átoa é o destaque do cartaz do São João, em Évora, nesta sexta-feira, 30 de junho. O programa completo é o que se segue.

das 9.30 às 13.00 horas – Encontro: Contradições e desafios da reabilitação urbana: Plano de recuperação e resiliência na componente Habitação em Évora, no Jardim Público, Palácio de D. Manuel

17.30 horas – Obra de S. José Operário: Final de tarde com pintura, na Av. General Humberto Delgado – Alameda Social (stands)

18.30 horas – Noite de arraial (Centro Infantil Irene Lisboa), das 19 às 20 horas e das 21 às 22 horas, Animação de rua | Teatro Universo dos Pequeninos | artes circenses, no Parque Infantil Almeida Margiochi: Espaço Criança | Av. General Humberto Delgado: Alameda Social

19.00 horas – Dia do Vinho, com animação de Nuno Páscoa, no Jardim Público – Arcadas do Palácio de D. Manuel

19.30 horas – Grupo Coral da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na Av. General Humberto Delgado – Alameda Social (Palco)

19.30 horas– Mostra de Dança pela Companhia Triana, no Jardim Público: Parque Diversão Desportivo

20.00 horas – Alunos do 3.º Ano das EB Chafariz D’El Rei e Heróis do Ultramar, na Av. General Humberto Delgado – Alameda Social (Palco)

20.30 horas– Os Amigos do Cante (Associação de Reformados e Idosos da Horta das Figueiras). 21.00 horas– Cantares (Cantadeiras da ARPIFSS-Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Senhora da Saúde), no Parque Infantil Almeida Margiochi: Espaço Criança

21.00 horas – Rancho Flor do Alto Alentejo, na Av. General Humberto Delgado – Alameda Social (Palco)

21.00 horas – Associação Lov’Art, no Jardim Público: Parque Diversão Desportivo

21.30 horas – Chumbo, no Jardim Público: Espaço Jovem (Palco Pequeno)

22.00 horas – Concerto dos Átoa, no Espaço Rossio – Palco Principal (junto ao Monte Alentejano)

22.00 horas – DJ, no Palco AJASUL

22.00 horas – D’Aranda Jazz Ensemble. 22.45 horas – O Beato. 00.00 horas – DJ Daniel, no Jardim Público: Espaço Jovem (Palco Jovem).

“Outra disponibilidade financeira” permite à Câmara de Évora “melhorar” o São João

A Feira de São João, em Évora, aproxima-se do fim, sendo que até domingo, 2 de julho, não faltam motivos para uma visita ao certame, com propostas para todos os gostos e idades.

No jardim público da cidade, por exemplo, realiza-se um conjunto de atividades dedicadas às crianças e famílias.  “É um excelente espaço de lazer, de brincadeira”, garante o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.

“Quem gosta mais de música mais pesada tem, quem gosta de outro tipo de artes tem, quem gosta mais da feira tradicional. Procura responder aos vários gostos e isso esteve traduzido positivamente”, acrescenta o autarca.

E para além dos artistas conhecidos do grande público, esta feira conta com as atuações de mais de 30 grupos locais, em vários palcos, para que se possa dar a conhecer divulgar o que “de bom” existe no concelho e na região.

Hoje, com uma “maior disponibilidade financeira”, a Câmara Municipal de Évora tem vindo a conseguir fazer várias melhorias a esta feira de São de João. “Conseguimos melhorar o espaço da feira e as pessoas sentem, de facto, que há essa vontade de ir melhorando a feira”, remata.

Hoje, ao palco principal do certame, sobem os ÀTOA, a partir das 22 horas. Amanhã, atuam os D.A.M.A e, a encerrar a feira, no domingo, os Clã.

Loja Social de Campo Maior celebrou 11º aniversário

A Loja Social de Campo Maior comemorou ontem, 29 de junho, os seus 11 anos de existência.

Depois de ter decorrido uma caminhada solidária no passado domingo, para assinalar o aniversário, a tarde desta quinta-feira foi de festa, com um lanche convívio, naquele local.

Nesta festa, às utentes da Loja Social, juntaram-se o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, bem como João Cirilo, presidente da Junta de Freguesia de Degolados, Hugo Milton, presidente da Junta de Freguesia da Expectação e Vanda Portela, em representação da Junta de Freguesia de São João Batista.

A Loja Social em Campo Maior nasceu em 2012 e desde então tem vindo a ajudar as famílias mais carenciadas do concelho.

Fotos: Município de Campo Maior

EntrePalcos apresentou “O Sítio do Picapau Amarelo” em Campo Maior

O grupo de teatro EntrePalcos do Projeto de Formação do Município de Campo Maior apresentou na passada quarta-feira, no dia 28 de junho, no Centro Cultural, a peça “O Sítio do Picapau Amarelo” para os alunos do Infantário “O Despertar”, pré-escolar e 1º ciclo.

Os mais novos ficaram entusiasmados com a história que mostra as aventuras de Narizinho e da sua boneca Emília no Sítio do Picapau Amarelo, um lugar que mistura a realidade com a fantasia e onde habitam muitas personagens fantásticas.

Fonte: Município de Campo Maior

Banda Filarmónica do Centro Cultural de Alandroal festeja 41 anos

A Banda Filarmónica do Centro Cultural vai assinalar os seus 41 de fundação entre amanhã, dia 1 de julho e o dia 16.

Do programa, consta uma arruada e cumprimentos às estidades, marcadas para 1 de julho, sábado, às 9 horas.

Para dia 6, quinta-feira, às 18.30 horas, está anunciada a realização de uma audição dos alunos da Escola de Música, no coreto de Alandroal.

Por fim, a 16 de julho, domingo, estas comemorações encerram com o concerto Roteiro Musicial dos Castelos, promovido pelo Inatel no castelo de Alandroal.

 

 

Bailarinas da Applausus apresentaram “Pulsatio” no Cineteatro de Elvas

O ballet clássico e a dança contemporânea passaram pelo palco do Cineteatro Municipal de Elvas na noite desta quinta-feira, 29 de junho, no espetáculo de enceramento das atividades 2022/23 da associação cultural Applausus, que tutela a Academia de Música de Elvas (ADE).

A primeira parte foi integralmente preenchida com uma adaptação do Baile dos Cadetes, de Johan Strauss, pelas alunas da ADE com idades compreendidas entre os três e os 20 anos.

A dança contemporânea preencheu a segunda metade do serão com a peça “Pulsatio”, uma coreografia da professora Maria Telo de Abreu, com música de Richter, Jenkins e Vaélica.

Foram cerca de 30 as jovens bailarinas que participaram no espetáculo do Cineteatro, sob a direção de Maria Abreu.

Fonte: Município de Elvas

Celebração dos 11 anos de Elvas Património Mundial cortam trânsito

Devido à realização do espetáculo comemorativo do 11º aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial, o trânsito, hoje e amanhã, dias 30 de junho e 1 de julho, entre as 18 horas e a meia-noite, vai estar cortado nos Cantos da Carreira, com acesso apenas ao parque subterrâneo, informa a Câmara Municipal.

Para além disso, também não será permitido o acesso à Rua dos Sapateiros.

O estacionamento, durante este período de tempo, também estará limitado em ambos os lados da Sé e no parque de estacionamento existente atrás do Cine-Teatro.

A Câmara Municipal de Elvas “apela à compreensão e a colaboração de todos para estas alterações, motivadas pela realização de um evento cultural de elevada importância para a cidade”.

São Mateus de 20 de setembro a 1 de outubro

A Expo São Mateus, inserida na programação das Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, decorre este ano de 20 de setembro (quarta-feira) e 1 de outubro (domingo), de acordo com a Câmara Municipal.

Tal como em edições anteriores, adianta o Município de Elvas, o espaço vai contar com três zonas, para as quais se podem candidatar os interessados conforme a área de atividade.

Durante os 12 dias da Expo São Mateus, o Município disponibiliza uma Zona Empresarial e de Exposição (Praça da Feira), uma Zona de Gastronomia (Restaurantes e Street Food) e Zona Lúdica e Cultural (Espetáculos).

Para mais informação sobre as candidaturas, os interessados devem consultar as normas de participação aqui.

DECO esclarece onde pedir e qual o preço do certificado energético

Depois de na passada semana, na rubrica da DECO a jurista Ana Sofia Rosa, da delegação Alentejo da Associação Para a Defesa do Consumição ter esclarecido o que é o certificado energético, esta semana esclarece alguns aspetos relativos a este certificado nomeadamente, como pode ser pedido, quanto custa e quais os documentos necessários.

A jurista revela que para solicitar este certificado é necessário pesquise por peritos qualificados da área de residência, no site Certificar é valorizar e deve ser pedida a consulta da versão prévia antes da emissão do certificado.

Quanto ao valor varia entre os 28 e os 950 euros, dependendo da tipologia do imóvel.

Mais para saber sobre o certificado energético, na edição desta semana da rubrica da Deco, que pode ouvir, na emissão às 12.45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Rondão e o Património Mundial: Elvas é hoje “um destino turístico de eleição”

Neste dia 30 de junho, em que Elvas celebra o 11º aniversário da elevação a Património Mundial da UNESCO, o presidente da Câmara Municipal, José Rondão Almeida, numa mensagem publicada na página de Facebook do Município, em que deixa “uma palavra de apreço a todos os elvenses”, garante que a autarquia “continua a fazer um esforço contínuo para dignificar” a cidade.

Depois da distinção, em 2012, Elvas, garante ainda o autarca, tornou-se “num destino turístico de eleição”.

A mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Elvas no 11º aniversário do Património Mundial para ler na íntegra:

“Cumprem-se hoje 11 anos da classificação de Património Mundial. Em 30 de junho de 2012, o nosso concelho exultava de entusiasmo com a classificação da Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações, por parte da UNESCO, e com base num trabalho técnico e científico coordenado pelo Município.

Hoje, tal como em 2012, a Câmara Municipal de Elvas continua a fazer um esforço contínuo para dignificar a nossa cidade, mantendo a integridade e o estado de conservação em que o nosso património, único em vários aspetos, chegou aos nossos dias.

Neste aniversário, em nome da Câmara Municipal de Elvas, quero deixar uma palavra de apreço a todos os elvenses, cuja dedicação à nossa história e ao nosso património, resultou num aumento exponencial do turismo, impulsionando uma panóplia de setores associados e contribuindo para dinamizar a atividade económica do concelho.

O reconhecimento que é feito por quem nos visita só nos pode deixar orgulhosos de nós próprios, daquilo que temos para oferecer, daquilo que fazemos, mas deve principalmente dar o estímulo necessário para fazermos ainda mais e melhor.

Hoje a “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações” é já um destino turístico de eleição. Cerca de três milhões de visitantes, de todo o mundo, visitaram a nossa cidade, desde essa data. A nossa hospitalidade e saber receber, aliados ao riquíssimo património existente, são uma mais-valia para o nosso território.

Por tudo isto, é uma missão de cada um de nós trabalhar na preservação da nossa história e das nossas memórias e contamos com todos os elvenses”.

Sindicato veio à PSP de Elvas conhecer “estado motivacional” dos profissionais

A Associação Sindical de Profissionais de Polícia (ASPP) visitou, na manhã desta sexta-feira, 30 de junho, a Divisão da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas.

O objetivo desta visita, segundo explica o presidente da ASPP, Paulo Santos, é, acima de tudo, “perceber o estado motivacional dos profissionais”, mas também “esclarecer, informar e receber os contributos e críticas” dos polícias, para que, com isso, se consiga “melhorar a intervenção” da associação, junto do Governo, dos grupos parlamentares e da Direção Nacional da PSP.

A falta de efetivo e as questões salariais, adianta Paulo Santos, são as principais queixas dos profissionais da PSP de todo o país. Também a “falta de atratividade pela própria missão e as condições de trabalho” estão na origem das dificuldades sentidas pelos agentes, “agudizadas” em territórios do interior do país, como é o caso de Elvas.

Os baixos salários, mas também a deslocação, da região de casa dos polícias, a que são obrigados durante vários anos de funções, tem afastado os jovens de concorrerem à PSP, garante o responsável. “Há um conjunto de jovens que já não olha para a PSP como uma instituição atrativa e isso, para nós, decorre de um fator importante: os salários, que estão muito baixos”, assegura Paulo Santos, que defende que, enquanto esse “paradigma” não for alterado, os concursos vão continuar a ter poucos candidatos.

Ao contrário da PSP, diz ainda o presidente da ASPP, a GNR, ainda que com baixos salários também, tem mais postos distribuídos pelo país, incluindo no interior, o que faz com que mais jovens prefiram ingressar na Guarda do que na Polícia.

A ASPP, depois desta visita à Divisão Policial de Elvas, passa, durante a tarde, no Comando Distrital da PSP de Portalegre, para também recolher propostas e ouvir os anseios para que sejam melhoradas as condições de trabalho e o consequente desempenho policial.

Nestas visitas, para além do presidente da ASPP, estão também presentes o vice-presidente Nuno Ponciano, o tesoureiro Carlos Oliveira, e ainda os dirigentes Luís Santos, Artur Ferra, Bento Palma, João Francisco, José Rosado e o delegado João Oliveira.

1º Clássicos São Mamede arranca esta sexta-feira em Portalegre

A primeira edição do Clássicos São Mamede vai decorrer entre hoje e domingo, de 30 de junho a 2 de julho, nas instalações do NERPOR, em Portalegre.

A iniciativa organizada pelo Clube de Clássicos de Alto Alentejo e um dos membros, João Moura, revela que esta “é uma feira de automóveis clássicos, mas não só, porque na região há um défice de um certame deste género e em Portalegre temos condições para fazer um vento destes, com qualidade e contará com espetáculos musicais, gastronomia, exposição e venda de peças para veículos clássicos e também provas desportivas, venda de automóveis novos e usadas, comemorações dos 75 anos do Citroen 2Cv, prova de perícia automóvel, gincanas de motorizadas e bicicletas pasteleiras, entre outros”.

Esta feira contará ainda com uma vertente solidária, acrescenta João Moura, uma vez que “à entrada da feira, que é gratuita, quem quiser pode contribuir com dinheiro para os Bombeiros Voluntários de Portalegre”.

Para esta iniciativa são esperadas pessoas de várias partes do país. João Moura apela a que as pessoas marquem presença para visitar esta primeira edição dos Clássicos São Mamede, uma vez que “está a ser feito um grande investimento financeiro, para que tudo corra bem”.

A inauguração acontece hoje, pelas 16 horas e a feira abre às 17 horas. Pelas 18 horas atua um grupo de sevilhanas e pelas 21 horas o Grupo Confusão. O certame encerra à meia-noite.

Bomb’Alen esta sexta no Fim de Semana do Caracol em Borba

Foto arquivo

O Fim-de-Semana do Caracol, em Borba, decorre entre hoje e domingo, de 30 de junho a 2 de julho. A iniciativa é desenvolvida pelas juntas de freguesia de Matriz e São Bartolomeu e pretende promover este petisco tão característico da região.

Leonel Infante, presidente da Junta de Freguesia da Matriz, revela que, este ano, “a iniciativa conta com mais de 20 estabelecimentos aderentes, onde podemos provar os diferentes pratos de caracóis, havendo ainda outros atrativos durante estes três dias, como animação musical, arruadas e divertimentos para crianças”.

Para esta sexta-feira, 30 de junho, explica Leonel Infante, está prevista “uma arruada com os Bomb’Alen pelos estabelecimentos aderentes, marcada para as 19 horas, e ainda outro espetáculo de tributo a António Variações, às 22.30 horas, na Praça do município”.

“Percursos pelo Património” este sábado em Elvas com José Ribeiro

Os “Percursos pelo Património”, promovidos pela Câmara Municipal de Elvas, prosseguem este sábado, dia 1 de julho, com o tema “Fortificações e Infraestruturas Militares Modernas”.

A atividade tem como guia o tenente coronel José Ribeiro e vai desvendar um pouco da história destas infraestruturas. A iniciativa tem participação livre do público. A concentração é feita, às 10 horas, no Posto de Turismo da Praça da República.

O último percurso está marcado para 16 de setembro, com o tema “Pintura e Pintores em Elvas”.

Carlos Pinto de Sá em entrevista à RE na Feira de S. João

A edição da Feira de São João, em Évora, aproxima-se a passos largos do fim, sendo que, desde a passada sexta-feira, 26 de junho, já passaram pelo palco principal do evento artistas como Gisela João, The Black Mamba, Bárbara Bandeira e Jorge Palma.

A juntar à música, são muitos os atrativos deste certame, como a tradicional feira, as atividades dedicadas aos mais jovens, bem como a habitual mostra institucional. Desta vez, a eleição de Évora como Capital Europeia da Cultura, em 2027, tem também um grande destaque.

Na passada quarta-feira, 28 de junho, a Rádio ELVAS esteve na Feira de São João, à conversa com o presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá. A entrevista, na íntegra, para ouvir no podcast abaixo.

Baile de São Pedro esta sexta-feira em Campo Maior

As comemorações dos Santos Populares terminam esta noite de sexta-feira, 30 de junho, em Campo Maior, com o Baile de São Pedro.

Esta iniciativa que decorre na Ermida de São Pedro, revela a vereadora na Câmara, São Silveirinha, conta com animação “a cargo do Duo Rui Teodoro e Carlos Alferes, onde não faltará animação”.

O Baile de São Pedro em Campo Maior tem início marcado para as 21.30 horas.

ASPP visita Comandos da PSP de Elvas e Portalegre esta sexta-feira

A Associação Sindical de Profissionais de Polícia (ASPP) vai visitar e promover várias ações, esta sexta-feira, 30 de junho, no Comando Distrital da PSP de Portalegre e na Divisão da PSP de Elvas. A ASPP vai contactar com os polícias, “recolher propostas e ouvir os anseios para que sejam melhoradas as condições de trabalho e o consequente desempenho policial”.

“A exigência imposta aos profissionais da Polícia de Segurança Pública para corresponder às necessidades da população que serve é grande, sendo necessário recorrer frequentemente ao corte de folgas, dado o reduzido efetivo”, revela a ASPP em comunicado.

Nos dias que correm “a PSP é exemplo do elevado grau de exigência de disponibilidade exigido aos profissionais de que se debatem com a falta de atratividade da carreira policial. A fraca compensação atribuída ao trabalho específico e essencial para a garantia da segurança dos cidadãos leva a que cada vez menos jovens concorram a esta profissão e aos que se encontram no ativo estejam cada vez mais desmotivados”.

A visita à Divisão Policial de Elvas acontece pelas 10h30 e à sede do Comando Distrital da PSP de Portalegre às 15h30.

Estarão presentes, para além do presidente da ASPP/PSP, Paulo Santos, o vice-presidente Nuno Ponciano, o tesoureiro Carlos Oliveira, e ainda os dirigentes Luís Santos, Artur Ferra, Bento Palma, João Francisco, José Rosado e o delegado João Oliveira.

Conselho Municipal de Educação de Elvas reuniu esta quinta-feira

O Conselho Municipal de Educação reuniu esta quinta-feira, dia 29, no salão nobre da Câmara Municipal de Elvas.

A sessão de trabalho contou com as presenças dos representantes dos agrupamentos de escolas do concelho, forças de segurança e técnicos da área da educação.

A sessão teve a aprovação da ata da reunião anterior, tendo sido apresentada e discutida a Carta Educativa 2023-2033.

Da ordem de trabalhos, constava ainda o Plano de Transportes Escolares Ano Letivo 2023/2024; e do Plano Intermunicipal de Transportes Escolares.

Todos os pontos foram aprovados por unanimidade.

Fonte: Município de Elvas

Espetáculo “único e irrepetível” de video mapping em Elvas

Elvas comemora hoje e amanhã, dias 30 de junho e 1 de julho, o 11º aniversário da sua classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO, com um programa diverso e cujo destaque vai para um espetáculo de video mapping na Sé de Elvas.

Esta sexta-feira, dia 30 de junho, para além do espetáculo de video mapping, haverá concerto da banda “A Portuguesa”, a quem se juntam, em palco, o fadista Marco Rodrigues e o grupo de cantares “Os Boinas”.

O espetáculo de video mapping, segundo a Câmara Municipal de Elvas, “une a efervescência da criatividade à riqueza da tradição e à imensidão da história, num espetáculo de tirar o fôlego, uma performance audiovisual ao vivo, única e irrepetível”. Esta será “uma experiência imersiva num show de 40 minutos, permitindo que o público se envolva profundamente na narrativa e na atmosfera criada pela tecnologia do video mapping“.

“Prepare-se para se maravilhar com uma experiência inovadora de vídeo mapping ao vivo, Lux Elvas, que promete levar o público numa jornada visual única. Este espetáculo extraordinário é uma fusão entre tradição, etnografia e arte digital e é o resultado de uma colaboração entre o artista visual Pedro Zaz e o coletivo United VJs, a ADLC audiovisuais e a produção criativa da Cósmica. Esta fusão de criatividade resulta numa performance audiovisual impressionante, que despertará os sentidos e deixará uma marca duradoura nos corações dos espetadores. Uma oportunidade imperdível para celebrar a diversidade cultural de Elvas e testemunhar a confluência entre memórias, culturas e videoarte”.

Durante o espetáculo, “os espectadores serão transportados para um mundo onde a riqueza cultural de Elvas ganha vida de forma criativa. Por meio de conteúdos imagéticos e sonoros cuidadosamente elaborados, o espetáculo estabelece ligações profundas com o património da cidade e do Alentejo, mergulhando nas histórias da região”.

Nos dois dias, há ainda animação com DJ e percussão.

Programa:

Sexta-feira, 30 junho

19h00 – 21h00 Quintas Percussion e DJ Dinga

21h30 – 23h00 Concerto “A Portuguesa”, Marco Rodrigues e “Os Boinas”

23h00 – 23h40 Vídeo mapping show

Sábado 1 julho

21h00 – 23h00 Quintas Percussion e DJ Cuba

23h00 – 23h40 Vídeo mapping show