Candidaturas abertas para apoios e complementos educativos na plataforma SIGA

As candidaturas, na Plataforma SIGA, do município de Elvas já se encontram a decorrer para os diversos apoios e complementos educativos nomeadamente subsídios, transportes e refeições escolares para alunos do pré-escolar ao Secundário, bem como Atividades de Animação de Apoio à Família (AAAF) para alunos do pré-escolar e Componente de Apoio à Família (CAF) para alunos do primeiro ciclo.

Os pais e encarregados de educação devem aceder à plataforma SIGA, através dos acessos facultados pelo município, e na sua área pessoal, escolher o menu Candidaturas e preencher o formulário de candidatura.

Estarão disponíveis dois formulários de candidatura, um dirigido a alunos do pré-escolar e 1º ciclo e o outro aos alunos do 2º, 3º ciclos e Secundário.

Punishers de Elvas celebram primeiro aniversário

A 6 de maio de 2022, em Elvas, nasceu a estrutura local do Punishers Law Enforcement Motorcycle Club, motoclube que congrega elementos das forças de segurança e outras instituições similares.

Recebeu o nome de Guardião 3, por ser a terceira unidade em Portugal do movimento nascido nos Estados Unidos da América e a festa do primeiro aniversário fez-se durante este sábado, dia 6, no Centro de Negócios Transfronteiriço.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, esteve no Centro de Negócios Transfronteiriço e endereçou os parabéns aos Punishers locais, enaltecendo o trabalho realizado, no apoio a pessoas carenciadas, com destaque para famílias ucranianas e situações de doença.

Já o presidente do Guardião 3, Carlos Filipe Vaz, agradeceu a presença do autarca nesta jornada de convívio de clubes motards de diversos pontos da região, Badajoz e Lisboa.

Fonte: Município de Elvas

Desfile de moda infantil no Clube Escola de Ténis de Elvas

Um desfile de moda primavera-verão decorreu, na tarde de sábado, dia 5, no Campo Comendador Rui Nabeiro, no Clube Escola de Ténis de Elvas.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, assistiu a esta passagem de modelos, por cuja passerelle desfilaram dezenas de crianças, algumas das quais acompanhadas pelas mães.

O desfile contou ainda com a participação de um grupo infantil de dança do ginásio AltoEspírito, sob a direção da professora Cláudia Brotas.

Isekais promoveu este sábado um “Fim de Tarde em Petiscos”

A associação desportiva elvense Isekais promoveu este sábado, 6 de maio, uma iniciativa de angariação de fundos, no Centro de Negócios Transfronteiriço.

Sob o lema “Fim de Tarde em Petiscos” e mediante o pagamento de um bilhete de seis euros, os participantes degustaram diversos pratos de cozinha.

A verba angariada com a iniciativa será destinada à viagem dos ginastas da Isekais à Noruega, onde, no próximo mês de julho, irão participar no evento internacional Gymnaestrada.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, esteve neste “Fim de Tarde em Petiscos”.

Fonte: Município de Elvas

Inaugurado memorial dedicado aos marinheiros do concelho de Alandroal

Este sábado, dia 6 de maio, com a presença do vice-chefe do Estado-Maior da Armada, vice-almirante António Coelho Cândido, foi inaugurado no Alandroal, um memorial evocativo de todos os marinheiros do concelho que, ao longo dos tempos, serviram na Marinha Portuguesa.

A iniciativa partiu da Delegação de Fuzileiros de Juromenha/Elvas da Associação Nacional de Fuzileiros e contou com o envolvimento da autarquia. A estrutura, concebida e executada pela Câmara Municipal conta com um painel de azulejos da autoria do escultor Tolentino Abegoaria.

Na sua intervenção, o vice-almirante António Coelho Cândido destacou a importância de que a Marinha consiga “chegar aos mais jovens e conseguir despertar interesse das novas gerações para o desempenho de funções nas forças armadas” e apontou a Delegação de Fuzileiros de Juromenha/Elvas, presidida por Licínio Morgado, como “exemplo de grande dinamismo e de divulgação da Marinha Portuguesa.”

Já João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, destacou o verdadeiro trabalho de equipa que levou à execução desta obra, falou de um concelho “que se orgulha de todos os homens e mulheres que dedicaram e dedicam as suas vidas a servir o bem comum nas forças militares, nas forças de segurança e em muitas outras funções de natureza pública” e destacou a “importância das Forças Armadas e de todos os que dentro e fora delas contribuem diariamente para a nossa segurança, como pilares da defesa e manutenção da nossa Soberania e da nossa Democracia nunca deve ser posta em causa. Deve antes, ser-lhe atribuído o devido valor.”

Sede da Associação da Belhó e Raposeira vai ser ampliada

A Câmara Municipal de Elvas vai ampliar a sede da Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira (ACDBR). A promessa foi assumida pelo presidente, Rondão Almeida, este fim de semana, no decorrer um lanche convívio, que serviu para marcar o final da época desportiva da associação.

“Aquilo que prometo faço e irei mandar fazer o projeto e, se Deus quiser, entre o final deste ano e o ano que vem, eles terão a sua ampliação”, garante o presidente do Município de Elvas.

O autarca garante ainda que o “forte” investimento que tem feito, ao longo de trinta anos, em Elvas, ao nível dos equipamentos desportivos municipais, tem dado os seus frutos e tem “valido a pena”. “É o concelho mais bem dotado de equipamentos desportivos e esse investimento foi bem recuperado por tudo o que é o movimento associativo, com os agentes desportivos a criarem uma dinâmica que os ocupam”, adianta.

Lembrando que ajudou a ACDBR o criar a sua primeira sede, dando aos jovens a oportunidade de praticar futsal, Rondão Almeida garante que a Câmara de Elvas tem de estar sempre atenta para que os mais novos tenham “espaços adequados para gastar as suas calorias e evitar caminhos desviantes”.

Já o presidente e treinador de futsal da ACDBR, Vítor Barreto, lembra que as atuais instalações não permitem, entre outros, “estudar equipas” e visualizar os jogos. Os próprios convívios, como aquele que decorreu no passado sábado, só podem acontecer no verão, uma vez que a sede não tem capacidade para os acolher, no seu interior.

Na próxima temporada, avança Vítor Barreto, a ACDBR vai ter já uma equipa sénior feminina a jogar futsal. O treinador, que fez ainda um balanço da época que agora chega ao fim, em que o maior destaque vai para a conquista do título distrital de juvenis e o apuramento para a Taça Nacional deste escalão, garante que o mais importante é se continue a “não deixar que nenhum miúdo, que queira praticar futsal sem o fazer”.

Hugo Tavares deixa Comando do Posto da GNR de Campo Maior

Hugo Tavares deixa este domingo, 7 de maio, de ser comandante do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Campo Maior, sendo substituído no cargo por Luís Santos.

Através das redes sociais, Hugo Tavares diz que este é um “dos dias mais surpreendentes e felizes” da sua vida e mostra-se “orgulhoso” do trabalho desenvolvido, agradecendo a todos os militares com quem trabalhou diariamente: “graças a todos vocês, hoje, e à semelhança de há um ano atrás (coincidência ou não) fizeram -se sentir o Comandante de Posto mais feliz, concretizado e grato por ter um efetivo, hoje unido e a trabalhar num só sentido”.

Quanto ao novo comandante, Hugo Tavares revela ficar “em paz e tranquilidade”, assegurando que Luís Santos, desde “o seu primeiro dia como furriel” lhe deu “evidentes sinais de estar perante um semelhante e um comandante de posto carregado de êxitos futuros”.

Hugo Tavares assumiu funções de comandante do Posto Territorial da GNR de Campo Maior, a 24 de setembro de 2018, substituindo, na altura, o Sargento-Chefe Roxo.

800 pessoas em Elvas em Caminhada do Dia da Mãe

A Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso promoveu, na manhã deste domingo, 7 de maio, a já tradicional Caminhada do Dia da Mãe, em Elvas.

Num convívio familiar e de amigos, onde o objetivo é prestar homenagem a todas as mães, ao mesmo tempo que se pratica algum exercício físico, a iniciativa reuniu, segundo o presidente da junta, Joaquim Amante, cerca de 800 de pessoas, de todas as idades.

Com “uma volta diferente do ano passado”, e num percurso com cerca de quatro quilómetros e meio, esta caminhada partiu, por volta das 10 horas, da Quinta do Bispo, onde terminou, para um pequeno lanche. Pelo meio, e desta feita, os participantes passaram pelo Forte de Santa Luzia, num “percurso agradável”.

A acompanhar esta caminhada estiveram Escuteiros, PSP e Bombeiros, a quem, quer Joaquim Amante, quer o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, agradecem a colaboração.

A comemorar-se este que, para Rondão Almeida, é um “dos dias mais importantes do ano”, sem uma “excelente organização”, era impossível realizar este evento. “As mães hoje estão de parabéns”, remata o autarca, em declarações à Rádio ELVAS.

Mais imagens para ver aqui.

Monforte homenageia João Maria Carriço dando nome ao Agrupamento de Escolas

O município de Monforte vai esta segunda-feira, 8 de maio, promover uma sessão solene de atribuição do nome João Maria Carriço ao Agrupamento de Escolas de Monforte, inaugurando um mural em sua homenagem, pelas 10 horas.

João Maria foi um menino, monfortense, a quem o destino permitiu uma passagem demasiado breve na vida. Ainda que breve, “conseguiu ser marcante e inspiradora, ensinando a toda a comunidade valores como a crença, perseverança, superação e coragem”, revela o município, adiantando que esta homenagem pretende perpetuar o “legado e valores” de João Maria.

Bombeiros de Elvas festejam 94 anos de história

Os Bombeiros Voluntários de Elvas assinalam este domingo, 7 de maio, 94 anos de fundação.

O programa de comemorações teve início com o içar das bandeiras no quartel, sendo que no pavilhão da corporação está disponível para visita uma coleção, que inclui moedas, medalhas, canetas, emblemas de outras associações humanitárias de bombeiros e cadernetas de cromos, do antigo bombeiro, em Elvas, José Farrapa.

As comemorações prosseguiram com a habitual romagem ao cemitério, para a deposição de flores no monumento de homenagem aos bombeiros já falecidos. Seguiu-se um desfile de viaturas pelas ruas da cidade, missa na Igreja de Santa Luzia e a bênção de novos veículos.

O presidente da direção dos bombeiros, Amadeu Martins, esperando que a época de incêndios que se avizinha seja, dentro dos possíveis, tranquila e com pouco trabalho, assegura que todos os associados “estão de parabéns”.

“Peço a todos os elvenses e, sobretudo, àqueles que não o são, que se façam sócios, porque os bombeiros precisam deles”, apela Amadeu Martins, assegurando que o voluntariado já não é o que era.

Considerando ser importante conseguir-se criar, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, uma segunda equipa de intervenção permanente no seio da corporação, o presidente da direção da corporação revela que, atualmente, são 35 os bombeiros assalariados na Associação Humanitária de Elvas.

Veja aqui o momento do Içar das Bandeiras, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Elvas:

Conheça mais a detalhe a coleção do antigo bombeiro José Farrapa, em exibição no pavilhão da corporação de bombeiros:

As imagens da romagem ao cemitério, numa cerimónia que contou, entre outros, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida:

O desfile das viaturas dos Bombeiros de Elvas, neste dia de aniversário, para ver nas imagens captadas pela Rádio ELVAS:

Operação “Peregrinação Segura 2023” da GNR até 14 de maio

Já arrancou a operação da Guarda Nacional Republicana no âmbito das celebrações das aparições de Fátima.

Até 14 de maio, são intensificadas as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações.

Tratando-se de um evento de grande impacto a nível nacional e internacional, que reúne milhares de fiéis de todo o mundo, a GNR prevê um elevado número de peregrinos a efetuarem o percurso a pé, em grupos numerosos e circulando muitas vezes em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, o que potencia o risco de atropelamento.

Além disso, este ano, por força da Jornada Mundial da Juventude que se realiza em Portugal poderá ainda alcançar uma maior dimensão, sendo esperada uma maior afluência de peregrinos impondo-se uma preocupação acrescida em termos de segurança.

Por isso mesmo, é também reforçado o policiamento no Santuário e nas zonas envolventes.

A operação “Peregrinação Segura 2023” será realizada em duas fases: a primeira, de 4 a 11 de maio, através da orientação do esforço de policiamento para as vias mais críticas, designadamente as vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes dos locais do evento e respetivos eixos viários de acesso, bem como para a sensibilização dos peregrinos; e a segunda, de 12 a 14 de maio, garantindo a segurança das celebrações religiosas que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes.

A GNR deixa ainda conselhos aos peregrinos a ter durante este período, nomeadamente: andar em fila indiana, sinalizar o início e o fim dos grupos; não andar na estrada, mas sim pela berma; caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito; não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões; usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes refletores; se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada; não usar auscultadores nem auriculares; não utilizar o telemóvel durante a caminhada; fazer pausas durante a caminhada; não andar sozinho(a) durante a noite; e ter cuidado especial ao atravessar as vias.

Já na cidade de Fátima e no Santuário, há ainda outros conselhos a ter em conta, entre eles: chegar atempadamente a fim de evitar filas prolongadas; não deixar bens à vista no interior dos veículos; nem documentos pessoais; não transportar a carteira/telemóvel no bolso de trás ou na mochila, mas sim num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contato com o corpo; e evitar andar com grandes quantias de dinheiro, nem bens de valor.

Cerco e batalha do Forte de Santa Luzia recriados em Elvas

O Baluarte de Santo António, em Elvas, serviu na noite deste sábado, 6 de maio, de cenário para a teatralização do cerco e batalha pela posse do Forte de Santa Luzia.

O conflito bélico que opôs as tropas castelhanas de D. Luís de Haro às forças portuguesas, lideradas por D. Sancho Manuel e D. António de Meneses, foi recriado ao longo de quase uma hora.

O evento termina este domingo, após a recriação a rendição, o tércio de Espanha, a marcha dos condenados, o julgamento, o muro e o cortejo com todos os figurantes. 

Mais 600 mil euros da Câmara de Évora para o desporto

A Câmara Municipal de Évora, através do seu presidente Carlos Pinto de Sá, assinou, no passado dia 2, mais 26 Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo (C-PDD) para o corrente ano, que significa um investimento e apoio global da autarquia de cerca de 600 mil euros.

Numa cerimónia que teve lugar no Palácio D. Manuel, na presença de 24 representantes das diversas associações desportivas, o autarca eborense lembrou que, no seguimento do processo de recuperação económica e financeira e liquidação, o Município de Évora “retomou a subvenção financeira às associações desportivas acorrendo, nos anos 2020, 2021 e 2022, a graves dificuldades financeiras agravadas pela Pandemia Covid-19. Em 2023 e a par do já anunciado Programa Municipal de Apoio, à regularização, requalificação, ampliação e construção de instalações desportivas, o Municipio de Évora pretende prosseguir e aumentar a libertação de recursos financeiros, para além dos montantes que representam apoios logísticos incorporados no Contratos de Desenvolvimento Desportivo, como transportes, pavilhões, materiais e serviços”.

Com quase meia centena de Contratos de Desenvolvimento Desportivo aprovados e depois de já terem sido assinados outros C-PDD, agora foram contempladas as 26 associações seguintes: Associação Académica da Universidade de Évora, Associação de Moradores do Bairro da Torregela, Associação Basquetebol do Alentejo, Associação Futebol Évora, BTT da Malagueira, Campus – Associação Equestre, Capoeira Alto Astral, Clube Badminton de Évora, Clube de Ténis de Évora, Clube Raquel Cabaço, Clube Rugby de Évora, Clube Stone Boys de Évora, Egym – Évora Ginásio Clube, Federação Paraquedismo de Évora, Grupo Caminheiros de Évora, Grupo Desportivo da Graça do Divor, Grupo Desportivo de Guadalupe, Grupo Desportivo Diana, Grupo Desportivo e Recreativo dos Canaviais, Grupo Desportivo do Bairro de Santa Maria Fontanas, Grupo Desportivo do Bairro de Santo António, Grupo Desportivo Unidos da Giesteira, Grupo Motard’O Templo, Internacional Sport Clube, Lusitano Évora Clube, Núcleo de Árbitros de Évora, Pódio dos Sorrisos e Sport Lisboa e Évora.

80 pessoas participaram na Caminhada de Primavera em Degolados

Decorreu na manhã de sábado a Caminhada de Primavera, evento organizado pela Junta de Freguesia de Degolados que contou com o apoio do Município de Campo Maior, da União Futebol Degoladense e do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura.
Com partida do Centro Polivalente de Degolados, num percurso de 14,5 km, foram cerca de 80 as pessoas que participaram nesta caminhada, que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia, João Cirilo, da secretária Olga Madeira e do tesoureiro Bruno Marques. O vereador Paulo Almeida também participou na caminhada.
O percurso contou com passagens emblemáticas da região, nomeadamente, pelo ribeiro da contenda, ponto Geodésico, Delta Cafés, vinhas da Adega Mayor e Monte dos Faraustos.
No final, decorreu um almoço convívio no polivalente de Degolados, que contou com um momento de fado que pode rever aqui.
Veja na galeria abaixo alguns dos momentos desta caminhada:

Livro de Filipe Almeida apresentado este domingo em Borba

O livro “Laços da Liberdade – com todos os sentidos”, da autoria de Filipa Almeida, é apresentado este domingo, dia 7 de maio, no Centro Cultural de Borba.

A apresentação da obra está marcada para as 16 horas e trata-se de uma coletânea de textos e poemas sobre o amor, as emoções e os sentimentos, sobre o prazer e as perdas, a vida, a imaginação, a reflexão e a construção de sentidos para a realidade.

Elvenses participam na recriação do cerco ao Forte de Santa Luzia

A recriação histórica do cerco ao Forte de Santa Luzia, em Elvas, continua este domingo com a mostra de ofícios de outra época, tasquinhas e convívio, mas também com encenações que fazem voltar atrás no tempo e ficar a conhecer o passado do concelho e do país.

Nestas representações do cerco ao Forte, há não só atores mas também elvenses que fazem questão de participar nesta tradição, como é o caso de Maria da Piedade que, quase a completar 90 anos de vida, faz parte do grupo de encenações “já há muitos anos”.

“Eu já sou velha e assim [ao participar nestas iniciativas] fico mais nova”, diz-nos, em jeito de brincadeira. Com espírito de união e vontade de perpetuar a história, o objetivo é o de divertir as pessoas.

No caso de Maria da Piedade, interpreta nesta recriação a personagem de uma peixeira que anda a pedir ajuda. “Andamos a divertir os outros e divertimo-nos a nós, isto é uma brincadeira”, admite.

A recriação histórica do cerco ao Forte de Santa Luzia decorre até às 20 horas com diversas demonstrações de esgrima, treinos de milícias e reprodução de ofícios de outros tempos. A entrada tem um custo de três euros.

Encontro de Coros celebra Dia da Mãe em Arronches

O auditório do Centro Cultural de Arronches recebe este domingo, dia 7 de maio, o 2º Encontro de Coros, neste dia da Mãe.

A iniciativa promovida, pela Escola de Música de Arronches, recorda o presidente da Câmara João Crespo, “conta com a presença dos grupos Grupo Coral Polifónico de Alter do Chão, do Grupo Coral Vozes da Aldeia de Escusa e do Grupo Coral Vozes À Janela de Arronches”.

João Crespo considera que é um evento “muito importante para nós e a cultura para nós é também fundamental, por isso o município apoia esta iniciativa, que esperamos que corra bem e tenha muita afluência de público a assistir ao espetáculo”.

Com hora de início marcada para as 17 horas, a entrada é gratuita.

“Quarteto” levou boa disposição ao Centro Cultural de Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu um espetáculo dos campomaiorenses “Quarteto”, com a receita da bilheteira a reverter a favor do grupo de finalistas do Centro Educativo Alice Nabeiro.
Numa noite em que o “Quarteto” esteve acompanhado pelo Duo Musical Rui e Carlos, foram muitas as surpresas, num momento de boa disposição e muitas gargalhadas.
Reveja os melhores momentos na galeria abaixo:

Homem de 34 anos detido por violência doméstica em Portalegre

Um homem de 34 anos foi detido pela GNR, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Portalegre, pela GNR, na passada quinta-feira, dia 4 de maio.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR , “apuraram que o agressor exercia de forma contínua coação psicológica e agressões físicas contra a vítima, sua companheira de 35 anos”. No decorrer das diligências policiais os militares deram cumprimento a um mandado de detenção.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Portalegre, onde lhe foi aplicada a medida de coação de proibição de contacto com a vítima, controlado por pulseira eletrónica, bem como proibição de aquisição de armas de fogo e frequência de tratamentos para dependência de álcool.

A GNR lembra que a violência doméstica é crime público e denunciar “é uma responsabilidade coletiva”. Quem precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica deve participar: