Vila Viçosa caminha em Dia da Mãe

A Câmara Municipal de Vila Viçosa promove este domingo, dia 7 de maio, a tradicional Caminhada do Dia da Mãe.

O início da caminhada está marcado para as 10 horas, na Praça da República.

Aos participantes, que se inscreveram na iniciativa, a Câmara Municipal fará a oferta de um brinde (limitada ao stock existente).

Final da época desportiva 2022/23 da ACDBR

Neste sábado, 6 de maio, a Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira assinalou o final da época desportiva 2022/23 com um lanche-convívio nas instalações da sua sede social.

Aos dirigentes, atletas e familiares da ACDBR juntou-se o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida.
Na temporada que está a chegar ao fim a Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira continuou a centrar a sua atividade no futsal, tendo como principal destaque a conquista do título distrital de juvenis e o correspondente apuramento para a Taça Nacional deste escalão.

Associação Amigos do Barro Branco promove passeio de motos antigas

A Associação Amigos do Barro Branco, do concelho de Borba, vai realizar no dia 7 de maio o “1º Passeio de Motorizadas e Motos Antigas – Barro Branco”.

Os amantes das motos antigas vão percorrer as ruas das principais localidades do concelho de Borba, tendo como ponto de atração as passagens pelo São Gregório, Santa Bárbara e Nossa Senhora da Vitória.

A iniciativa é organizada pela Associação Amigos do Barro Branco e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos e do Município de Borba.

Para além do passeio haverá almoço, muita animação e convívio entre todos os participantes.

Iniciados de “O Elvas” empatam com o Benfica B no nacional

A equipa de iniciados (sub-15) de “O Elvas” empatou zero-zero com o Benfica B, na 8ª jornada da Série 4 da fase de manutenção da II Divisão do campeonato nacional. O desafio desenrolou-se na tarde deste sábado, 6 de maio, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal de Elvas, como documentamos na fotografia ao lado.

A primeira parte decorreu com poucas jogadas de ataque perigosas para as duas balizas. No segundo tempo, os alentejanos foram superiores aos encarnados e dispuseram de uma boa ocasião para marcar, num remate de Guilherme Branco que saiu sobre a barra.

Em oito jogos nesta fase, os azuis-e-ouro têm 14 pontos, quatro vitórias, dois empates, duas derrotas e 10-6 em golos.

No próximo dia 20, sábado, às 15 horas, “O Elvas” desloca-se ao litoral do Baixo Alentejo, para defrontar o Odemirense, na nona jornada deste campeonato.

 

Francisco Sales apresenta “Fogo na Água” este sábado no CAEP

Francisco Sales apresenta este sábado, 6 de maio, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP) o espetáculo “Fogo na Água”, para maiores de 6 anos, pelas 21.30 horas.

Com “Fogo na Água”, o músico e compositor Francisco Sales entra numa nova fase da sua carreira. Neste terceiro álbum, com que sucede ao muito aclamado “Miles Away”, de 2017, o guitarrista investiu quatro anos de trabalho e apresenta-se a explorar a sonoridade de diferentes instrumentos para erguer um muito emocional conjunto de peças que evocam ideias de força, luta e resiliência, navegando igualmente por algumas noções contrastantes já apontadas no título: o fogo e água, a terra e o ar, elementos primordiais que aqui se traduzem em música altamente evocativa.

Ao vivo, Francisco Sales vai pela primeira vez apresentar-se em trio, assumindo ele mesmo todas as guitarras, enquanto Sandra Martins assegura violoncelo e voz e Edu Mundo se ocupa da bateria, percussões e voz.

Banco Alimentar: elvenses revelam-se solidários com os que mais precisam

Numa altura em que os pedidos de ajuda quase duplicaram face ao ano passado, em Portugal, está a decorrer, até amanhã, domingo, 7 de maio, uma nova recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, nos supermercados do país.

Num dos estabelecimentos de Elvas, a Rádio ELVAS foi encontrar um grupo de quatro crianças, que frequenta a catequese e que esteve durante duas horas a colaborar com a iniciativa. Ana Margarida Mendes, uma dessas crianças, que se ofereceu para ajudar nesta ação solidária, depois de saber da sua realização, este fim de semana, pela sua catequista, revela que, até ao momento, a recolha tem estado “a correr bem”. “Temos dois carrinhos cheios e já conseguimos muitos alimentos”, adianta.

Ainda assim, e por mais que muita gente recuse ajudar, revela Ana Margarida, muitas outras, incluindo os vizinhos espanhóis, têm-se mostrado solidárias. Esta criança revela ainda que tipo de alimentos devem ser doados no decorrer da campanha: leite, azeite, açúcar, grão, feijão, massa, arroz, óleo e salsichas.

A campanha, que tem como tema “Esperança”, para ajudar as famílias a fazer face às dificuldades económicas e sociais, conta com a participação, em todo o país, de cerca de 40 mil voluntários. A par desta campanha presencial, que termina este domingo, a recolha prossegue, até ao próximo dia 14, com vales disponíveis nos supermercados ou através do site alimentestaideia.pt

Concerto de música clássica este domingo no Forte de Santa Luzia

O ciclo “A Música Encanta o Património” prossegue em Elvas este domingo, 7 de maio, com um concerto que pretende dar a conhecer temas clássicos.

Organizado pelo município de Elvas em parceira com a Academia de Música de Elvas, a iniciativa vai contar com a participação dos Quartetos de Cordas Ponticello e Mitreo.

“Um concerto que trará a Elvas dois Quartetos de Cordas e que, não obstante serem dois grupos diferentes, o reportório que nos vêm apresentar é do mesmo compositor austríaco”, revela o diretor da Academia de Música de Elvas, Luís Zagalo.

O concerto vai acontecer no reconhecido Forte de Santa Luzia, com início marcado para as 18h00, e tem entrada gratuita.

Até setembro, o ciclo “A Música Encanta o Património” vai continuar a decorrer em Elvas, com iniciativas que pretendem dar a conhecer os monumentos e ao mesmo tempo apreciar de espetáculos musicais com grupos de referência.

Secretária de Estado da Cultura encerra comemorações dos 15 anos de MACE

A secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, esteve, este sábado, 6 de maio, de visita a Elvas, para participar num almoço que encerra as comemorações do 15º aniversário do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

O evento serviu também para o comendador António Cachola, em nome do MACE, agradecer a todas as instituições que participaram, de alguma forma, nestas mesmas comemorações.

Isabel Cordeiro, que diz ser sempre “um gosto” voltar a Elvas, assegura que são várias as mudanças que encontrou na cidade, destacando, entre outros aspetos, as obras de requalificação do Aqueduto da Amoreira. “Está muitíssimo bem recuperado. Gostei muito de ver o Museu Militar, todo este potencial, e depois, claro, a paisagem”, acrescenta.Quanto ao MACE, a secretária de Estado, que destaca o trabalho, quer da família Cachola, quer do Município de Elvas, garante que este museu acaba por ser “uma iniciativa modelar” e de “dinamismo cultural”.

Neste almoço, servido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, que decorreu nos claustros do Museu Militar de Elvas, após uma visita àquele espaço museológico, juntaram-se, entre outros, explica o comendador António Cachola, vários colecionadores de arte e representantes de instituições não lucrativas ligadas à arte contemporânea e fundações e outras instituições que “apoiaram financeiramente” na realização do projeto “15 Anos de MACE – Aqui Somos Rede”. O colecionador explica ainda que todas estas instituições acabaram por se tornar “amigas”, quer do Museu, quer da própria cidade.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, recordando a importância dos vários mecenas, que têm contribuído para o desenvolvimento do MACE, diz ser “simpática” a presença da secretária de Estado da Cultura neste encontro. O autarca destaca ainda o trabalho de António Cachola para promover o MACE e Elvas, ao longo desta década e meia.

O diretor do Museu Militar de Elvas, coronel Nuno Duarte,  por sua vez, agradece, ao comendador António Cachola, o desafiou que lhe lançou para, nesta oportunidade, dar a conhecer e divulgar o património militar do espaço.

E foi “com todo o gosto” que a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, garante a diretora, Conceição Grilo, que aceitou o “desafio” de preparar este almoço serviço nos claustros do museu. A preparar e a servir este almoço, segundo o formador Ricardo Dias, estiveram cerca de 20 alunos daquela escola.

Mercado Cá da Terra no Jardim de Campo Maior

O Mercado Cá da Terra está de regresso ao Jardim Municipal de Campo Maior na manhã deste domingo, dia 7.

Com a participação de produtores e artesãos locais, entre as 9 e as 13 horas os visitantes vão poder encontrar à sua disposição o que de melhor se faz na região, com produtos endógenos e peças de artesanato.

O evento, promovido pelo município campomaiorense, acontece no primeiro domingo de cada mês.

Evocação histórica do cerco ao Forte de Santa Luzia já arrancou

Já teve início a evocação histórica do cerco ao Forte de Santa Luzia, em Elvas.

O pontapé de saída aconteceu na manhã deste sábado, 6 de maio, na Praça da República, onde os elvenses se juntaram para assistir à encenação do apelo à defesa do Forte.

As recriações históricas contam com a participação da comunidade elvense mas também de atores. Joaquim Guerreiro é um dos figurinos da Companhia Livre, que interpreta o papel de D. Sancho II, e explica que estes momentos são importantes para “dar a conhecer a história”. “Neste caso com destaque para o papel de D. Sancho no grande cerco de Elvas”, acrescenta.

Com uma programação que se estende este sábado até à meia-noite e que continua amanhã, domingo, entre as 11 e as 20 horas, a comunidade e visitantes vão poder contar com a recriação da batalha, o julgamento de condenados, mas também observar e aprender ofícios da época.

A entrada tem um custo de três euros para os dois dias.

Veja (ou reveja) aqui o momento de encenação do apelo à defesa do Forte de Santa Luzia:

Escuteiros de Elvas celebram Promessas Solenes este fim de semana

O Agrupamento 158 de Elvas, do Corpo Nacional de Escutas vai realizar nos próximos dias 6 e 7 de maio a celebração das Promessas Solenes 2023.

As cerimónias acontecem na Igreja de Santa Luzia, em Elvas, e começam no sábado, dia 6, com a realização de uma vígilia de oração, pelas 21.30 horas.

Já no domingo, dia 7, acontece a celebração das promessas solenes dos escuteiros do Agrupamento 158 de Elvas, com hora de início para as 15 horas.

Caminhada do Dia da Mãe realiza-se este domingo em Elvas

Foto arquivo

A Caminhada do Dia da Mãe realiza-se amanhã, domingo, 7 de maio, em Elvas, com partida da Quinta do Bispo.

Esta é uma organização da junta de freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e o presidente, Joaquim Amante revela que, esta iniciativa, “já com grande tradição, tem sempre muitos participantes”, adiantado que no ano passado “foi um sucesso”. Este ano, à semelhança de anos anteriores, a junta de freguesia conta com o apoio dos Escuteiros, bem como da PSP e Bombeiros, para que “a caminhada decorra em segurança”.

O presidente acrescenta que esta caminhada acaba por ser um convívio familiar, onde se “homenageiam todas as mães”.

Caminhada do Dia da Mãe, promovida pela Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso que decorre amanhã, com concentração marcada para as 9 horas, na Quinta do Bispo, onde depois será servido um lanche.

Bombeiros de Elvas comemoram este domingo 94 anos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas comemora este domingo, dia 7 de maio, os seus 94 anos.

Para além do hastear das bandeiras, às 9.30 horas, no quartel da corporação, este ano, haverá também desfile de viaturas, pelas principais artérias da cidade, às 10.30 horas, e antes pelas 10 horas decorre a romagem até ao cemitério para deposição de flores junto ao monumento do Bombeiro, como revela o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Elvas, Amadeu Martins.

Para além destas atividades, pelas 11.30 horas há missa, na Igreja de Santa Luzia, por alma dos sócios já falecidos, seguida de bênção das novas viaturas da corporação.

Inicialmente, acrescenta Amadeu Martins, estava previsto que as celebrações do Dia Distrital do Bombeiros acontecessem neste dia, mas tendo em conta as elevadas temperaturas essa comemoração foi adiada para novembro. “O dia distrital do Bombeiro, previsto para este dia, em Elvas, não vai acontecer porque estamos a entrar em alerta amarelo, pelo que há muita prevenção por parte dos bombeiros, então que tivemos que adiar as comemorações do Dia distrital do Bombeiros, que à partida será, em novembro”.

Banco Alimentar recolhe alimentos já este fim de semana

O Banco Alimentar Contra a Fome realiza este fim de semana, dias 6 e 7 de maio, mais uma recolha de bens alimentares, nas superfícies comerciais de todo o país.

Para além desta recolha presencial, como revela Graça Mocinha, responsável pelo polo de Elvas do Banco Alimentar Contra a Fome, decorre em simultâneo a campanha vale, até dia 14, que consiste “numa doação, na caixa de supermercado, do valor de um bem alimentar escolhido pela própria pessoa”.

Graça Mocinha apela às pessoas para sejam “solidárias e respeitem quem faz o voluntariado”, nesta campanha, recordando que só em Elvas “são mais de 700 as pessoas apoiadas pelo Banco Alimentar, através de sete instituições, por isso apelo às pessoas para que sejam solidárias e pensem no próximo”.

Campanha do Banco Alimentar contra a fome que procede este fim de semana, dias 6 e 7 de maio, a mais uma recolha de bens alimentares, nas superfícies comerciais, de todo o país.

Revista “Agora Damos a Segunda” em Campo Maior

A associação cultural campomaiorense “Agora Quer’Arte” está de regresso ao palco do Centro Cultural de Campo Maior com a revista à portuguesa “Agora Damos a Segunda”.

Depois do sucesso da estreia, este espetáculo que junta teatro, dança e música tem duas novas sessões agendadas para o próximo fim de semana, 6 e 7 de maio.

Entre o sonho e a realidade e das gargalhadas às lágrimas, a promessa é a de quebrar tabus num momento que conta em palco com duas dezenas de artistas, acompanhados pelos membros da Banda 1º de Dezembro de Campo Maior.

Um espetáculo que promete ser “mais próximo das pessoas, em nome da liberdade”, conforme diz o encenador e ator Duarte Silvério.

“Temos uma mensagem a transmitir, uma mensagem que quebra tabus e fala em nome da liberdade. É isso que queremos transmitir”, acrescenta Leonor Alegria, uma das atrizes do elenco.

As sessões têm lugar hoje, sábado, 6 de maio,às 21h30, e domingo, 7 de maio, às 16h00.

A associação cultural campomaiorense “Agora Quer’Arte” foi criada em 2022 com o objetivo de fomentar a cultura em Campo Maior.

Euromilhões com três vencedores e dois segundos prémios para Portugal

Três apostadores no estrangeiro venceram ontem, 5 de maio, o primeiro prémio do Euromilhões. Cada um dos vencedores, com apostas registadas em França, Reino Unido e Suíça, arrecadam 53.041.075,00 euros.

Para Portugal, vêm dois segundos prémios, num total de sete atribuídos, no valor de 157.711 euros. Já o terceiro prémio, de 28.668 euros, vai para nove apostadores, todos no estrangeiro.

Um total de 69 jogadores, cinco com aposta registada em território nacional, venceu o quarto prémio, de 1.164 euros.

A chave vencedora do Euromilhões de ontem foi composta pelos números 3, 8, 18, 34, 49 e pelas estrelas 3 e 7.

A divulgação destes resultados não dispensa a consulta na página oficial dos Jogos Santa Casa.

Cerco ao Forte de Santa Luzia este fim de semana

Uma evocação histórica do cerco ao Forte de Santa Luzia, em Elvas, vai ter lugar este fim de semana, dias 6 e 7 de maio.

Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas revela que será “uma autêntica recriação histórica, levando todos ao passado e onde haverá muita animação, desde o entretenimento à cultura”, apelando aos elvenses para que “não percam esta iniciativa, porque o Forte de Santa Luzia vai reviver o passado”.

Cerco ao Forte de Santa Luzia que este fim de semana, entre as 11 horas e meia-noite, no sábado e, domingo das 11 às 17 horas. A entrada terá um custo de três euros para dois dias.