Idoso despista-se na rotunda do Forte de Santa Luzia

Um condutor de 80 anos despistou-se, cerca das 19 horas desta quarta-feira, na rotunda que dá acesso ao Forte de Santa Luzia e ao bairro da Fonte Nova, em Elvas.

A viatura ligeira só parou dentro da fonte, no meio da rotunda.

Os Bombeiros Voluntários de Elvas estiveram no local com oito elementos e a PSP de Elvas com quatro agentes.

O homem foi considerado ferido leve e transportado ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Agência Portuguesa do Ambiente emite comunicado sobre substâncias químicas perigosas

Depois de divulgado o estudo um trabalho de investigação e jornalismo publicado em Inglaterra, pelo jornal “The Guardian” e, em Portugal, pelo Jornal “Público”, em que o concelho de Elvas foi assinalado no mapa europeu, como um dos locais com prevalência de substâncias químicas, conhecidas como “eternas”.

A Agência Portuguesa do Ambiente vem esclarecer que, “embora positivos, os resultados não ultrapassaram a norma de qualidade ambiental, ou seja, não apresentam perigosidade nesta matriz”.

O comunicado para ler na íntegra:

“A APA, desde 2016, integrou nos seus programas de monitorização  a determinação da substância Ácido Perfluorooctanossulfónico e seus derivados (PFOS), nas matrizes água superficial e biota-peixes (no âmbito da Diretiva Quadro da Água (DQA) e da Diretiva filha das Substâncias Prioritárias, Diretiva 2013/39/EU de 12 de agosto, transposta para o direito nacional pelo Decreto-Lei nº 218/2015 de 7 de outubro).

Esta substância é a única que se encontra legislada com normas de qualidade ambiental (NQA) para as matrizes referidas e faz parte de um grande grupo de mais de 4700 substâncias denominadas PFAS (substâncias per- e polifluoroalquiladas).

Os PFAS são utilizados numa grande variedade de produtos de consumo e aplicações industriais, devido às suas propriedades físico-químicas, uma vez que repelem o óleo e a água e são resistentes a temperaturas muito elevadas. Estas substâncias são usadas em revestimentos antiaderentes, nomeadamente para utensílios de cozinha, embalagens de papel para alimentos, cremes e cosméticos, têxteis para mobiliário e vestuário de exterior, tintas, fotografia, cromagem, entre outros.

Os resultados da APA respeitante à monitorização de PFOS na matriz biota-peixes foram obtidos para os seguintes locais/estações:

o    Rio Vez – Pontilhão da Valeta (Praia)  (02G/08)

o    Rio Lima – Ponte da Barca (03G/14)

o    Rio Cávado – Areias de Vilar (04F/05)

o    Rio Douro – Lever (07G/11S)

o    Rio Mondego – Ponte Formoselha (12F/05)

o    Rio Tejo – Pt. D. Amélia – Tejo (19E/08)

o    Rio Sado – Aldeia (25G/05)

o    Rio Guadiana – Monte Vinha (21O/01).

Verifica-se que, embora positivos, os resultados não ultrapassaram a norma de qualidade ambiental-NQA (9,1 µg/kg em peso húmido), a saber, não apresentam perigosidade nesta matriz;.

Relativamente ao valor de PFOS da estação Rio Tejo – Pt. D. Amélia – Tejo (19E/08), o resultado apresentado não está correto, pois é indicado que se refere à matriz sedimentos em ng/l, quando deveria ser matriz biota-peixe em µg/kg em peso húmido, conforme presente na base de dados SNIRH-Sistema Nacional Informação Recursos Hídricos, pelo que se reitera a não toxicidade na matriz biota-peixes;

Importa ainda referir que, de acordo com a Diretiva das Substâncias Prioritárias, não existe NQA para a matriz sedimento.

Esta Agência continua a integrar este parâmetro na sua monitorização regular de forma a acompanhar a evolução da concentração desta substância”.

Notícias relacionadas:

Homenagem a Elsa Grilo com missa, busto e espetáculo no domingo em Elvas

Elsa Grilo, falecida em março de 2017, é recordada e homenageada no próximo domingo, dia 12 de março, por um grupo de elvenses, com um busto da antiga vereadora da Câmara de Elvas a ser instalado na Biblioteca Municipal, com o seu nome.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, um dos elementos desse grupo, lembra que a ideia desta homenagem surgiu há cerca de “seis, sete meses”, tendo sido, lançada uma petição pública para o financiamento do busto. “Contactámos o escultor, busto está feito e pago, e muito temos a agradecer a todos aqueles que deram donativos e que foram dos cinco aos 500 euros”, assegura.

A homenagem a Elsa Grilo tem início com uma missa, em sua memória, na Igreja de Santa Luzia, pelas 11.30 horas. Segue-se, às 15 horas, o descerramento do busto, acompanhado de um momento musical, pela Academia de Música de Elvas, e a projeção de um vídeo, na Biblioteca Municipal.

Pelas 16 horas, será feito o lançamento de balões na Praça da República. Às 16.30 horas, tem início um espetáculo de variedades no cineteatro municipal, que contará com a presença de mais de uma dezena de artistas e grupos locais. Vão estar em palco, onde será exibido também o vídeo de homenagem, os artistas Carlos Caracol, Fábio Brás (Buda-Fé), Jorge Goes, Luís Lourenço, Nelson Cardoso, Raquel Guerra, Rosa Maria Abrunheiro, Ricardo Ventura, Toy Faria, Olinda Moriano, Bunny Wonders, Gota D’Arte (Cristina Almeida) e Vanda Monteiro, assim como o Coral Públia Hortênsia de Castro e os XP Cover’s.

Elsa Grilo, natural do concelho de Redondo, recorda ainda Rondão Almeida, “abraçou Elvas” como se fosse a sua terra, sendo a grande responsável por hoje a cidade ser Património Mundial da Humanidade. “Aos 17 anos, começa a estudar. Acaba a sua licenciatura em História; faz duas pós-graduações, uma em Gestão Autárquica e outra na área cultural; desempenhou, durante cerca de 22 anos, os cargos de vereadora na Câmara Municipal e também chefe do meu gabinete”, lembra.

“Ela dedica-se de uma forma total ao concelho de Elvas e é a grande promotora de Elvas hoje ser classificada Património da Humanidade. Foi por tudo isso que, há cerca de 12 anos, a Câmara Municipal lhe atribuiu a Medalha de Ouro da Cidade de Elvas”, acrescenta Rondão Almeida.

O presidente diz ainda que compete agora à Câmara de Elvas “acompanhar, com alguma emoção e gratidão”, esta homenagem, que procura “perpetuar o nome de Elsa Grilo” na cidade.

Arraiolos tem novo percurso pedestre

A Câmara Municipal de Arraiolos já deu por concluída a marcação do percurso pedestre “Rota das Azinhagas de São Pedro da Gafanhoeira”.

Em comunicado, o município esclarece que este novo percurso está inserido na Rede Municipal de Percursos Pedestres, sendo que se irá agora proceder à “criação de infraestruturas de suporte e dinamização da atividade turística no concelho”. Este percurso “será dotado de equipamentos, cumprindo as normas nacionais e internacionais para a homologação de percursos pedestres”.

Com um formato redondo, o novo percurso tem aproximadamente três quilómetros e meio e uma duração entre uma e uma hora e meia. Segundo a autarquia, este caminho “leva o caminhante a descobrir os principais locais históricos da aldeia”, como o lavadouro público ou a Igreja de São Pedro. Para além disso, pode-se ainda descobrir “azinhagas ancestrais, caminhos entre os muros de pedra que delimitavam a propriedade privada da aldeia e que foram alvo de intervenção de limpeza e requalificação”.

Este projeto foi desenvolvido em conjunto com a União de Freguesias de São Pedro da Gafanhoeira e Sabugueiro.

Betweien leva “Gabi, o Mundo Precisa de Ti” a Campo Maior

O auditório do Centro Cultural de Campo Maior recebeu ontem, dia 7 de março, o espetáculo “Gabi, O Mundo Precisa de Ti”, uma produção da Betweien, integrada na programação da iniciativa “Março, Mês do Teatro”.

O espetáculo foi apresentado em duas sessões aos alunos de 1º Ciclo de Campo Maior.

A peça conta a história de Gabi, uma cadela meiga, divertida e trabalhadora, com muito para ensinar sobre educação para o bem-estar animal, de forma bastante animada e com a ajuda de vários momentos musicais.

Fonte: Município de Campo Maior

GNR chega tarde para evitar morte na A6

Depois de alertada para o facto de um homem circular na A6, entre Elvas e Badajoz, na noite de ontem, 7 de março, a patrulha da Brigada de Trânsito da GNR terá demorado cerca de uma hora até chegar ao local, não evitando que o indivíduo fosse mortalmente atropelado por um pesado de mercadorias (ver notícia aqui).

A total responsabilidade do patrulhamento da A6, desde a Marateca ao Caia, é do Comando Territorial de Évora da GNR, sendo que ontem estava de serviço uma patrulha de Vendas Novas, que teve de percorrer mais de 130 quilómetros para chegar até ao local onde o indivíduo circulava a pé.

Contactada pela Rádio ELVAS, fonte do Comando Territorial de Évora explica que a patrulha mais próxima está localizado em Estremoz, mas que, “neste momento, está inoperacional”.

Por “azar”, no momento do alerta, a patrulha de Vendas Novas estava longe, por mais que, garanta a mesma fonte, se tenha deslocado “de imediato” para o local, tendo a GNR entrado em contacto, com a Brisa, para que pudessem ser acionados os meios necessários para alertar os condutores da situação, através dos painéis eletrónicos.

Apesar dos “esforços”, a GNR não conseguiu evitar o final trágico, com este homem natural de Elvas, a residir em Badajoz, com cerca de 70 anos, a ser mortalmente atropelado por um camião.

O atropelamento deu-se ao quilómetro 156 da A6, no sentido Elvas-Badajoz, perto da antiga fronteira do Caia. O óbito foi declarado no local, sendo o corpo do homem encaminhado para a morgue do Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Cláudia Batuca é madrinha do VII Trail Cidade de Estremoz

A atleta elvense Cláudia Batuca vai ser a madrinha do VII Trail Cidade de Estremoz, pelos trilhos de Evoramonte, que se vai realizar a 21 de maio.

A prova desportiva, organizada pelo Clube de Orientação do Alto Alentejo e já tem inscrições abertas que podem ser feitas até dia 7 de maio, aqui.

A organização afirma que Cláudia Batuca “vai certamente engrandecer a prova, sendo que já conquistou bastantes trilhos”.

Montemor celebra Dia do Município, de São João de Deus e da Mulher

Hoje, dia 8 de março, celebra-se o Feriado Municipal de Montemor-o-Novo, o Dia de São João de Deus e o Dia Internacional da Mulher.

As comemorações tiveram início com o hastear das bandeiras, na Câmara Municipal, ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, enaltece a importância deste dia e, sobre as mulheres revela que esta “é uma data muito importante e que tem de ser obrigatoriamente celebrada”, sendo que o Município “muito tem feito pela igualdade de direitos”. Atualemnte, com as nove divisões na Câmara, “as chefias estão entregues a cinco mulheres e a quatro homens”.

Durante o dia de hoje são várias as iniciativas a decorrerem. Olímpio Galvão destaca o concerto desta noite, de Carminho, no Cineteatro Curvo Semedo, para o qual ainda há alguns ingressos, sendo que, para os interessados, é “uma questão de ir até à bilheteira tentar arranjar algum bilhete”.

Após o hastear das Bandeiras no Largo dos Paços do Concelho, seguiu-se o hastear das Bandeiras no Hospital São João de Deus, onde Henrique Lopes, vice-presidente da Câmara de Montemor, destacou que este dia “é fundamental”, no qual “está tudo ligado pelos afetos, pela história e também pela solidariedade”. O vice-presidente destaca ainda que este hospital “é icónico”, dando “resposta sobretudo na área da ortopedia”.

“Sente-se um bocado ausência da parte desportiva, mas é a programação que neste momento é possível e a Câmara está satisfeita por partilhar este dia com a população”, diz, por sua vez, o vereador Gil Porto.

Presente nestas comemorações esteve também o vereador António Pinetra, que revela que esta é “uma data histórica, em que se comemoram três acontecimentos”. Quanto ao cargo que desempenha como presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, António Pinetra fala que a corporação “tem muito gosto em se associar a este dia”.

Já o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, afirmou que este é um dia “muito especial para Montemor-o-Novo” a vários níveis, principalmente “nas inúmeras atividades lançadas por todo o concelho”. O presidente da União de Freguesias faz ainda referência ao dia 11 de março (dia da cidade), sendo que “aquilo que interessa neste momento é criar as dinâmicas para as populações, nunca esquecendo que Montemor vale também por ser Montemor, vale pelo seu santo padroeiro, pela sua importância e por ser um município uno”. António Danado indica ainda que o papel da mulher na sociedade e na igualdade de género é importante, porque “todos os dias é necessário lembrar que a igualde de género não é apenas algo que se proclame, mas sim é algo que é necessário agir”.

Dia do padroeiro: São João de Deus

Na cidade de Montemor-o-Novo nasceu, no ano de 1495, São João de Deus, o padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros e a sua memória litúrgica é celebrada a 8 de Março, dia da sua morte.

“Este dia tem a ver com a morte de São João de Deus, em Granada, no dia 8 de março de 1550. São João de Deus nasceu no ano de 1959, desde daí que Montemor-o-Novo é, para os irmãos de São João de Deus, uma referência, e não há no mundo nenhum irmão de São João de Deus que não tenha vindo a Montemor visitar a sua cripta”, explica Adelino Manteigas, irmão de São João de Deus.

A importância do santo padroeiro para a cidade “está à vista”, uma vez que “qualquer montemorense sabe falar de São João Deus tão bem como um irmão”, acrescenta.

Os irmãos do santo padroeiro estão agora instalados no Hospital de São João de Deus, fundado em 1950, “aquando da vinda das relíquias de São João de Deus pela primeira e última vez para o país”. Adelino Manteigas acredita ainda que “há esperança na área da saúde” e que “o hospital enriqueça mais e não o contrário, mesmo com esta fase mais complicada nesta área”.

Dia Internacional da Mulher com caminhada  

Hoje de manhã realizou-se a Caminhada na Ecopista de Montemor, organizada pelo MDM.

Ainda antes da partida, Sandra Farrica explicava que esta caminhada é “para aberta, ou seja, não houve inscrições, porque é o dia da mulher”. Já a Corina exprimiu que este dia “é a evolução da mulher, porque a mulher antes não podia fazer nada e agora está livre”.

Joana Sofio, do MDM explica que este núcleo “há muitos anos que tem ginástica, ao longo do ano letivo, contado com cerca de 40 mulheres instruídas pela professora Sandra Farrica. Este é um grupo de mulher já constituído, e por isso decidimos assinalar o dia 8 de março com uma atividade física, porque o direito ao desporto também é um direito das mulheres”.

Mês da Juventude em Évora tem 130 iniciativas

A apresentação pública do programa do Mês da Juventude de Évora decorreu no passado dia 2, nos Paços do Concelho. Este ano, o programa conta com a participação de 35 associações e entidades do concelho e compreende cerca de 130 iniciativas, destacando-se entre elas o Festival Jovem, que vai ter lugar na Arena de Évora, entre os próximos dias 15 e 18, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Évora e do Conselho Municipal da Juventude de Évora.

Na apresentação, realizou-se também a entrega de certificados de participação e do prémio ao vencedor do Concurso “Imagem Gráfica 2023”. A vencedora da edição deste ano foi Sofiya Domanchenko, nascida na Ucrânia, mas a viver em Portugal desde 2000, tendo nacionalidade portuguesa; a jovem tem 23 anos, reside em Évora e estuda Artes Plásticas na Universidade de Évora.

A apresentação pública incluiu também a inauguração da exposição “Mês da Juventude”, com os cartazes dos jovens eborenses que participaram no referido concurso e os trabalhos dos jovens que concorreram ao Concurso Internacional Jaba, além da exposição “Em Évora eu lanço sementes pela Paz quando…”,  composta por fotos de 34 jovens que pertencem a associações que integram o Conselho Municipal da Juventude de Évora.

O evento contou ainda com a atuação da Tuna Feminina da Universidade de Évora e do Grupo Académico Seistetos.

Campeões de Futsal da Belhó e Raposeira recebem taça no sábado

A equipa de juvenis de futsal da Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira vai receber as faixas, as medalhas e a taça de campeã distrital, no sábado, dia 11 de março.

A distinção será feita pelas 10h30, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, ainda antes de um jogo amigável, frente a uma equipa da selsção distrital.

Segue-se um almoço, em que participam os jogadores, familiares e as entidades convidadas, como é o caso do presidente da Câmara de Elvas, bem como os presidentes das Juntas de Freguesia da cidade.

ABC é o novo projeto do Innov Plant Protect

O InnovPlantProtect foi premiado com um novo projeto, chamado de ABC, onde A significa Agricultura, B significa Biodiversidade e C significa circular, de Economia Circular.

Ilaria Marengo, diretora do departamento de diagnóstico e monitorização do InnovPlantProtect, explica que este projeto conta com duas escolas parcerias em Elvas, a Secundária D. Sancho II e a ESAE, uma vez que tem uma forte componente educacional”.

A entidade financiadora é o Fundo Ambiental e o projeto foi enquadrado no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2022, que promove uma educação ambiental Transversal, Aberta e Participativa. Por isso, revela Ilaria Marengo, “os professores e os estudantes vão desempenhar um papel ativo neste projeto, que decorrerá durante todo o ano de 2023. Também para darmos a conhecer o projeto, estamos a organizar um evento de abertura no InPP nos próximos meses, onde os estudantes e os professores serão convidados a visitar as nossas instalações na estação do INIAV”.

No total são duas as turmas de 11º da Escola Secundária D. Sancho II e uma da ESAE, inseridas no projeto, “além disso, dois alunos desta escola irão realizar o seu projeto final nos laboratórios do InPP, sob a supervisão de investigadores experientes do InPP. As professoras Ana Cordeiro e Paula Grilo mostraram-se muito recetivas às nossas ideias e trabalharemos com elas para fazer deste programa ambiental, onde a ciência, a agricultura e a educação se fundem, uma experiência educativa bem-sucedida, interessante e agradável para todos”.

Ilaria Marengo adianta ainda que o projeto tem como base três temas base: “agricultura, biodiversidade e economia circular aplicada à agricultura e, com a ajuda dos professores tentaremos despertar o interesse para o meio ambiente e para todas as formas de vida, e concentrar-nos-emos naqueles organismos mais pequenos, tais como insetos e microrganismos, que vivem nas plantas, cujo papel é de extrema importância na produção de alimentos e para a saúde das culturas”.

Os estudantes acrescenta a diretora do departamento de diagnóstico e monitorização do InnovPlantProtect, “aprenderão e verão em ação, o significado da economia circular e, como esta pode ser aplicada à agricultura, evidenciando como este modelo agrícola, baseado numa economia circular, é benéfico não só para a economia da exploração agrícola, mas também para o ambiente”.

O projeto ABC é o tema em destaque esta semana na rubrica do InnovPlantprotect, que pode ouvir no podcast abaixo:

 

Estremoz assinala Dia da Mulher com caminhada e atividades culturais

Estremoz assinala esta quarta-feira, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, com três atividades, durante a tarde, promovidas pela Câmara Municipal.

Pelas 14 horas, tem início uma caminhada de três quilómetros, com partida em frente ao edifício da União de Freguesias de Estremoz.

Pelas 14h30, decorre uma sessão de Bal Moderne. Pelas 15 horas, no Centro Cultural de Estremoz, há sessão de Yoga do Riso.

Peça de teatro “Ao Crescer Quero Ser” apresentada em Campo Maior

A peça de teatro “Ao Crescer Quero Ser” foi apresentada na passada segunda-feira, dia 6 de março, no Centro Cultural de Campo Maior.

Em duas sessões destinadas ao Pré-escolar, o espetáculo inseriu-se na programação do “Mês do Teatro”, promovido pelo Município de Campo Maior.

Sapateiro, costureira, bombeiro, peixeira, professor, médico e  outras profissões foram mencionadas, no decorrer do espetáculo, e desempenhadas pelas atrizes da Associação Animateatro.

Com base na representação, transmitiram às crianças que cada uma pode ser aquilo que quiser. Estas retribuíram com grande entusiasmo e participação.

Fonte: Município de Campo Maior

Agenda Digital do Alentejo apresentada na CCDR Alentejo

A Agenda Digital do Alentejo, a primeira do país, foi apresentada na tarde de dia 6 de março no auditório da CCDR Alentejo.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional Isabel Ferreira, o secretário de Estado das Infraestruturas Frederico Francisco, o secretário de Estado da Internacionalização Bernardo Ivo Cruz e o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo marcaram presença na apresentação da Agenda Digital do Alentejo, que foi feita pela vice-presidente da CCDRA Carmen Carvalheira e por João Grilo presidente da ADRAL.

Na apresentação da Agenda que se quer inclusiva, humanista, que inclua nos seus processos de desenvolvimento as características e recursos endógenos, bem como, as vantagens competitivas do Alentejo, estiveram ainda presentes o eurodeputado Carlos Zorrinho pelo Conselho Estratégico da Agenda Digital do Alentejo e António Ceia da Silva presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

As prioridades estratégicas da Agenda Digital do Alentejo estão alinhadas com as prioridades nacionais e europeias para a digitalização da sociedade, particularmente, ao nível da modernização da administração pública regional e local, das competências digitais básicas e avançadas, das infraestruturas digitais de suporte ao desenvolvimento económico e de acesso ao conhecimento e à promoção da transição digital das empresas de forma sustentável e amiga do ambiente.

Para isso foi definido para cada uma das prioridades estratégicas ações, como a digitalização dos serviços públicos, Centro de competências para apoio à implementação de serviços públicos em linha, Cooperação para a interoperabilidade entre diferentes níveis da administração, Programa Smart Cities focado na transformação digital e transição energética nas cidades, Plataforma de interoperabilidade e dados do Alentejo (dados geográficos, água, mar, empresas e negócios, agricultura, turismo) integrado na rede europeia de dados(Copernicus, GAIA- X), Cibersegurança e inteligência artificial na Administração Pública local e regional, aumento do número de especialistas em tecnologias de informação residentes no Alentejo, Cooperação transfronteiriça para o desenvolvimento de competências digitais, Integração de empresas na academia (engenharias com secundárias e IES): Laboratórios de Inovação ESCOLA – EMPRESA (ex. Laboratório de robótica TE; Laboratório de serviços, Parcerias com mercado das telecom para garantir acesso banda larga gigabit para todos, entre outros.

A governação da estratégia de Agenda Digital do Alentejo assenta num modelo quadruple-hélix com o envolvimento e participação ativa das estruturas de governação política e estratégica à escala local, regional e nacional, da academia no domínio da inovação e da engenharia que promova o ecossistema de investigação digital, as empresas sediadas na região para alavancar a digitalização, industrialização e valor para a economia e emprego, os cidadãos na participação e cocriação de soluções que promovam a inclusão digital para todos.

O Conselho estratégico da Agenda Digital do Alentejo é composto por Carlos Zorrinho, Ceia da Silva, Tiago Teotónio Pereira, João Grilo, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Secretário de Estado da Internacionalização, Secretário de Estado das Infraestruturas, CIMAA, CIMAC, CIMAL, CIMBAL

A liderança da Agenda Digital é assegurada pela CCDRA e pela ADRAL, em cooperação e parceria com importantes agentes da sociedade, cuja relevo e impacto na economia do Alentejo seja pertinente, com uma Direção Técnica composta por Carmen Carvalheira, Daniel Janeiro, Francisco da Costa, Patrícia Silva e Rui Barroso.

Os Projetos Mobilizadores da Agenda Digital do Alentejo são a Banda Larga Alentejo Infraestruturas Digitais + Empresas, Laboratório de serviços digitais em Banda Larga – Transformação Digital Empresas, Alentejo Competitive Intelligence, Administração Pública + Transformação Digital Empresas, Zona Livre Técnológica Alentejo, Infraestruturas Digitais + Transformação Digital Empresas, Pólo de Inovação (DIH) Alentejo Transformação Digital Empresas, Smart Region Alentejo, Super Computação Alentejo.

Dia da Mulher celebrado em Elvas com caminhada e visita ao Museu Militar

Nem mesmo a chuva impediu que várias dezenas de mulheres, mas também alguns homens, se reunissem na manhã desta quarta-feira, 8 de março, na Praça da República, em Elvas, para participar numa caminhada do Dia da Mulher, promovida pela Câmara Municipal.

Com a atividade, garante o vereador Hermenegildo Rodrigues, o importante é não deixar cair em esquecimento a luta que as mulheres têm tido, ao longo dos anos, em prol dos seus direitos, “a todos os níveis”. “É um movimento que se arrasta há montes de anos e ainda hoje há muitas mulheres que não gozam da liberdade plena dos seus direitos”, assegura, lembrando que não é o caso em Portugal. “Felizmente, evoluímos, crescemos e hoje as mulheres têm todos os direitos que a Constituição lhe oferece, mas não é uma realidade mundial e não convém que nós, enquanto país democrático, pleno de liberdade, deixemos esmorecer aquilo que são os direitos pelos quais todos devemos lutar”, acrescenta.

Tendo em conta a participação de alguns homens, bem como de alguns alunos rapazes da Secundária D. Sancho II nesta caminhada, o vereador assegura que “não há melhor prova” do reconhecimento que é feito às mulheres pelo sexo masculino.

A caminhada culminou no Museu Militar de Elvas, que os participantes tiveram oportunidade de visitar. Hermenegildo Rodrigues lembra que os museus “são uma mais-valia” da cidade, sendo que, de outra forma, talvez estas pessoas não os visitem.

Às mulheres que participaram nesta caminhada, a Câmara Municipal de Elvas ofereceu flores e uma camisola alusiva à iniciativa.

Festival do Peixe do Rio em Alandroal com Roteiro do Petisco no domingo

No âmbito do Festival do Peixe do Rio, que decorre em Alandroal, até domingo, 12 de março, o Município promove um Roteiro do Petisco, no sábado, dia 11.

A atividade terá início no terminal rodoviário de Alandroal, pelas 9 horas.

As fichas de inscrições, disponíveis aqui, devem ser entregues no Balcão Único da Câmara Municipal de Alandroal até sexta-feira, dia 10. As inscrições têm o custo de cinco euros.

Exposição de fotos “Mulher” abre esta quarta-feira em Vila Viçosa

“Mulher” é o nome da exposição fotográfica que é inaugurada hoje, quarta-feira, 8 de março, dia Internacional da Mulher.

A exposição é da autoria dos três fotógrafos Jéssica Pomba, Pedro Lobinho e Rui Barroso, e pretende mostrar a sua visão sobre a mulher com obras em preto e branco.

O evento, com organização do Centro de Estudos CECHAP, terá lugar na Galeria Aqui D’El Arte, nas instalações da Associação, em Vila Viçosa e está marcado para as 15 horas.

A exposição estará patente até dia 31 de março e a entrada é gratuita.

“Os Lusíadas” desmistificados com peça “Na Língua de Camões”

De regresso a Campo Maior e ao Mês do Teatro, a companhia Teatro à Solta apresenta, amanhã e sexta-feira, dias 9 e 10 de março, a peça “Na Língua de Camões”, aos alunos de terceiro ciclo do Agrupamento de Escolas, no centro cultural da vila.

Este é um espetáculo que tem por base os dez cantos que compõem “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, mas, segundo explica o encenador e ator Cristóvão Carvalheiro, com uma visão “mais atual”. “Pegámos em toda a ideologia e em toda a ideia que o Luís de Camões quis passar com a obra e demos a nossa visão, para que o público possa ter um ideia do que é que fala, do que é que retrata e da maneira como Camões quis retratar o povo português”, adianta.

Ainda que o espetáculo seja apresentado em Campo Maior apenas à comunidade escolar, a peça foi pensada para ser dada a conhecer ao público em geral, com o objetivo de “desmistificar a obra”, que “retrata aquela epopeia, aquela viagem épica”.

Esta peça, que é segunda criação original da Teatro à Solta, sobe ao palco do Centro Cultural de Campo Maior, amanhã, em duas sessões: a primeira às 10h40 e a segunda às 14h30. Na sexta-feira, a peça volta a ser apresentada aos alunos do terceiro ciclo pelas 10h40.

Dois segundos prémios do Euromilhões saem em Portugal

O primeiro prémio do sorteio de ontem, 7 de março, do Euromilhões, de mais de 144 milhões de euros, saiu a um único apostador no estrangeiro.

Os 186 mil euros do segundo prémio vão para um total de cinco apostadores, dois deles em Portugal.

O terceiro prémio, de quase 20 mil euros, saiu a 11 jogadores no estrangeiro, enquanto o quarto, de 1.300 euros, contemplou 52 apostadores, dois deles em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 11, 13, 24, 35 e 50 e as estrelas 6 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.

José Janela: é preciso conhecer bem as substâncias perigosas em Elvas para “parar com a poluição”

O concelho de Elvas foi assinalado no mapa europeu, como um dos locais com prevalência de substâncias químicas conhecidas como “eternas”, num trabalho de investigação e jornalismo publicado em Inglaterra, pelo jornal “The Guardian” e, em Portugal, pelo Jornal “Público”.

A Ribeira Vale do Morto, a jusante da Barragem do Caia, é indicada com 10 nanogramas por litro de água e o Monte da Vinha, no rio Guadiana, com 750 nanogramas por litro de água, sendo estes os dois locais no concelho de Elvas, apontados por este estudo.

O mapeamento, segundo o “The Guardian” mostra os locais onde foram encontrados estes poluentes, conhecidos como produtos químicos eternos, que não se decompõem no ambiente, acumulam-se no corpo e podem ser tóxicos.

José Janela, presidente do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus, esclarece que estas substâncias “englobam mais de dez mil produtos químicos e que podem causar problemas na saúde humana, de qualquer forma os autores do estudo alertam que, em alguns sítios, pode haver mais dados do que outros, em Portugal a situação não é tão preocupante, como noutros países europeus, mas isso pode dever-se ao facto de não serem feitas tantas amostragens, como noutros países”.

O ambientalista considera importante conhecer “a origem destes produtos, para que se possa parar com esta poluição, uma vez que podem poluir o solo, as águas e entrar na cadeia alimentar, através de plantas e animais selvagens e assim chegar às pessoas e causar problemas de saúde”.

José Janela deixa um alerta para que seja feita uma comunicação às populações, para que percebam quais os reais perigos destas substâncias. “A Agência Portuguesa do Ambiente tem a responsabilidade de fazer essas análises e, provavelmente, foram feitas, e vemos que há dois pontos em Elvas que foram identificados, o que não quer dizer que não possa haver mais, mas deixo um alerta para que seja feita uma comunicação às populações para saberem qual o perigo que essas substâncias podem trazer”.

No total, em Portugal foram identificados nove locais, com prevalência destas substâncias químicas, sendo que dois deles são em Elvas.

Notícia relacionada:

Olímpio Galvão: “8 de março é um dia muito especial para os montemorenses”

Hoje, dia 8 de março, celebra-se o Feriado Municipal em Montemor-o-Novo, o dia de São João de Deus e o Dia Internacional da Mulher.

Esta é sem dúvida uma data marcante para todos os montemorenses. É um dia para comemorar e fazer a diferença, é um dia em que a mulher tem a palavra e um dia em que se honra o santo padroeiro da cidade.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor, deixou uma mensagem à população sobre este dia: “o dia 8 de março é muito especial para os montemorenses, porque comemoramos três efemérides no mesmo dia, o Dia do Município, de São João de Deus (santo padroeiro nascido em Montemor-o-Novo, no final do século XV) e o Dia Internacional da Mulher. Gostaria de convidar todos os montemorenses a se juntarem às nossas comemorações. Estes são momentos de união, celebração e de valorizar o nosso património histórico e a mulher”.

Ser mulher é ter orgulho na jornada que percorreu, que transformou e ditou a igualdade de direito. Olímpio Galvão, não esconde o que sente sobre também se celebrar o dia da mulher no concelho: “ no outro dia ouvi uma expressão de uma a senhora que dizia que “as mulheres terão verdadeira igualdade quando houver mulheres incompetentes em cargos de direção”, e de facto é muito difícil para uma mulher ainda chegar, não em Montemor porque estamos a promover as mulheres no município, mas estamos a falar a nível nacional e internacional ainda é muito difícil uma mulher chegar a um cargo realmente de grande importância porque é preciso ser mesmo muito competente e ser muito melhor que os homens. E acho que o mundo seria muito melhor se houvesse mais mulheres nos cargos de chefia, direção e domínio, por todas as razões: pela sua sensibilidade, de forma de estar na vida, pelo facto de serem mães e avós”.

 Na cidade de Montemor-o-Novo nasceu São João de Deus o padroeiro dos hospitais e “um santo importantíssimo”, porque “tem toda a sua ordem hospitaleira e dedicou toda a vida a cuidar dos mais fracos, dos doentes”, sendo que o seu lema de vida era “fazer o bem a vós próprios dando aos outros”. Para o presidente da Câmara este é o lema “de inspiração” para qualquer autárquico. “Tenho esta inspiração desde sempre e é bom celebramos São João de Deus no Dia de Montemor-o-Novo”.