“O Elvas” (sub-15) empata em casa com o Sporting B

Os iniciados (sub-15) de “O Elvas” empataram com o Sporting B, por 2-2, na 11ª jornada da primeira fase da Série D da II Divisão do campeonato nacional. O desafio teve lugar na tarde deste sábado, 10 de dezembro, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal.

Os leões marcaram aos 6 minutos, mas Simão Cordeiro igualou o marcador dez minutos depois, para um empate que chegou ao intervalo. O conjunto sportinguista adiantou-se, de grande penalidade, aos 57 minutos. Uma vantagem que durou pouco, pois Simão Cordeiro bisou, ao minuto 61.

Nesta jornada, registaram-se os resultados seguintes: “O Elvas”, 2 – Sporting B, 2; Benfica B, 1 – Torreense, 1; Peniche, 0 – Oeiras, 4; e Tomar, 1 – Fronteirense, 4.

Classificação: 1º Sporting B, 26 pontos; 2º Torreense, 21 pontos; 3ºs “O Elvas” e Benfica B, 20 pontos; 5º Oeiras, 16 pontos; 6º Fronteirense, 13 pontos; 7º Peniche, 5 pontos; e 8º Tomar, 2 pontos.

“O Elvas”, em 11 jogos, tem seis triunfos, dois empates, três derrotas e 23-12 em golos. A jornada 12 é disputada no próximo fim de semana, com o conjunto elvense a receber, às 15 horas de sábado, dia 17, o Benfica B.

Sub-17 de “O Elvas” perdem em casa com o Alverca

Foto: Abel Dias

A equipa de juvenis (sub-17) de “O Elvas” perdeu com o Alverca por duas bolas a zero, na 16ª jornada da primeira fase da Série C da II Divisão do campeonato nacional. O encontro realizou-se na tarde deste sábado, dia 10, no Campo Patalino do Estádio Municipal.

Sofrendo um golo em casa parte, os elvenses não mostraram argumentos para ultrapassar a equipa ribatejana, que foi superior no decurso da partida.

Resultados da jornada: “O Elvas”, 0 – Alverca, 2; Sporting B, 3 – Benfica B, 1; Louletano, 3 – Almeirim, 2; Barreirense, 1 – Lusitano de Évora, 0; Casa Pia, 2 – Despertar de Beja, 1; e Portimonense, 6 – Farense, 1.

Classificação: 1º Sporting B, 39 pontos; 2ºs Casa Pia e Benfica B, 38 pontos; 4º Louletano, 29 pontos; 5º Portimonense, 24 pontos; 6ºs Alverca e Barreirense, 23 pontos; 8º Farense, 19 pontos, 9º “O Elvas”, 18 pontos; 10º Almeirim, 10 pontos; 11º Despertar de Beja, 9 pontos; e 12º Lusitano de Évora, 4 pontos.

O Clube Alentejano de Desportos, até agora, em 16 partidas, tem cinco vitórias, três empates, oito derrotas e 28-33 em golos. A 17ª jornada, no próximo dia 18, domingo, tem uma deslocação a Almeirim da equipa azul-e-ouro, para um jogo às 11 horas.

Encontro de Minis & Padrinhos este domingo sai de Elvas

O VII Encontro de Minis & Padrinhos, num passeio solidário pelas freguesias de Elvas, realiza-se amanhã, domingo, 11 de dezembro.

A concentração está marcada para as 8.30 horas, no Museu Militar de Elvas. Pelas 10 horas, o grupo sai em direção a Campo Maior, passando por Arronches, Monforte, Barbacena, Terrugem e Vila Boim, terminando em Elvas.

Pelas 13 horas, decorre um almoço convívio, num restaurante de Elvas.

Livros da Biblioteca de Évora reforçam Biblioteca de Borba

No âmbito do Protocolo de Cooperação instituído entre a Biblioteca Pública de Évora e a Biblioteca Municipal de Borba, foram rececionados na biblioteca borbense um conjunto de obras literárias.
Assim, os livros ficam disponíveis para empréstimo domiciliário aos seus utilizadores. Procura-se, desta forma, o desenvolvimento e a promoção de hábitos de leitura entre a população, disponibilizando um conjunto de obras mais atualizado e de acordo com o perfil dos utilizadores da Biblioteca Municipal de Borba. Segundo a autarquia borbense, trata-se de um “convite para visitar o espaço e poder disfrutar” das propostas literárias.

“O Elvas” vence em Gavião por 3-1 e é líder

“O Elvas” foi na tarde deste sábado, 10 de dezembro, a Gavião, vencer os Gavionenses por 3-1, em jogo da quarta jornada do campeonato distrital de seniores de Portalegre. Com esta vitória, os azul-e-ouro chegaram ao primeiro lugar isolados.

Os dois primeiros golos do Clube Alentejano de Desportos foram marcados na primeira parte da partida: por Luís Dias, de penalty, aos 30 minutos, e pelo brasileiro Matheus, três minutos depois. Já na segunda parte, aos 72 minutos, Pedro Dores marcou o terceiro para os azuis-e-ouro. Garção ainda conseguiu reduzir a desvantagem dos Gavionenses, marcando, aos 81 minutos, o único golo para a sua equipa.

Desde os 52 minutos do encontro, os Gavionenses ficaram reduzidos a dez jogadores, depois da expulsão de Rosado. No final do encontro, o treinador dos Gavionenses, Luís Miguel, foi igualmente expulso.

O Gafetense e o Mosteirense jogam amanhã, às 15 horas, no outro jogo desta quarta jornada do campeonato distrital. Folga o Eléctrico. “O Elvas” lidera a competição com nove pontos, com três vitórias em três jogos, com o conjunto de Ponte de Sor a dois pontos. Na próximo jornada do campeonato, a 8 de janeiro, “O Elvas” recebe o Eléctrico.

Cinema de animação no domingo de manhã em Arronches

“O Amigo Crocodilo!” é o filme para maiores de seis anos projetado no próximo domingo, dia 11, às 11 horas, no auditório do Centro Cultural de Arronches.

Trata-se de uma comédia de animação com 106 minutos de duração.

Quando a família Primm se muda para Nova Iorque, o seu filho Josh luta para adaptar-se à nova escola e aos novos amigos. Tudo isso muda quando ele descobre Lyle -um crocodilo cantor que adora banhos, caviar e boa música – a viver no sótão da sua nova casa.

Os dois tornam-se amigos rapidamente, mas quando a existência de Lyle é ameaçada pelo malvado vizinho Sr. Grumps, os Primm devem unir-se ao carismático dono de Lyle, Hector P. Valenti, para mostrar ao mundo que a família pode vir dos lugares mais inesperados e não há nada de errado num grande crocodilo que canta e que tem uma personalidade ainda maior.

Futsal: juvenis da Belhó e Raposeira goleiam Monfortense por 8-1

A Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira venceu este sábado, 10 de dezembro, o Futebol Clube Monfortense, por 8-1, em jogo da sexta jornada do campeonato distrital de futsal, em juvenis, da Associação de Futebol de Portalegre.

Para a equipa de Elvas, marcaram Quevin Vitorino (dois), Pedro Mariano (dois), Gonçalo Pinto, Francisco Cláudio, Lourenço Coelho e Paulo Belchior.

O jogo foi disputado durante a manhã, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas.

Há inscrições para bolsas do ensino superior em Arronches

A Câmara Municipal de Arronches avisa os interessados que se encontram abertas as inscrições para atribuição de 20 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior.

Os alunos devem formalizar a inscrição até ao próximo dia 30 no Município arronchense, onde podem obter os necessários esclarecimentos.

Concurso “É Natal no Comércio Local” em Borba

Faça as suas compras no comércio local é o objetivo do concurso “É Natal no Comércio Local”, até dia 31 de dezembro, em Borba.

Por cada 20 euros em compras, o comprador recebe uma rifa. Existem tômbolas para colocar as suas rifas, localizadas no Posto de Turismo de Borba e nas Juntas de Freguesia aderentes.

O sorteio realiza-se a 06 de janeiro, com três prémios: o primeiro prémio é de cinco vouchers de 50 euros cada; o segundo prémio oferece três vouchers de 50 euros cada; o o terceiro prémio é de dois vouchers de 50 euros cada.

Este concurso, segundo o Município, tem como objetivo “promover, dinamizar e revitalizar o comércio no concelho de Borba, mobilizando os comerciantes e envolvendo os clientes, estimulando assim a população a fazer compras a nível local, fidelizando o público, criando envolvimento com a comunidade local, e potenciando oportunidades de negócio e o surgimento de novos espaços de comercialização”.

Para mais informações, consulte as normas do concurso, disponíveis no site do Município de Borba.

Cerca de 170 ginastas no jantar de natal da Isekais

A Isekais – Associação de Desportos Gímnicos juntou quase três centenas de pessoas no seu jantar de Natal, que se realizou esta sexta-feira, 9 de dezembro, no salão de eventos da estrada da Calçadinha.

Entre os presentes estiveram os 170 jovens ginastas federados com que conta atualmente aquela associação elvense. Um número que, segundo o presidente da Isekais, Carlos Dores, “é o mais alto desde a pandemia”: “ um número que não conseguimos aumentar enquanto não dispusermos de um espaço físico que nos permita fazer outro tipo de coisas”.

“Gostaria de estar aqui para o ano a dizer que já iniciámos as obras da infraestrutura que me vai na cabeça, para que a Isekais possa ter a sua independência total”, referiu, por sua vez, o presidente do Município de Elvas, José Rondão Almeida, que marcou presença no convívio.

O autarca deixou a garantia que “enquanto a Câmara não encontrar uma solução para as futuras instalações da Isekais, ninguém os irá retirar da Nave 2 do Centro de Negócios Transfronteiriço, onde atualmente tem o seu espaço de treino”.

Fonte e imagens: Munícipio de Elvas

Carmeli Voces Ensemble em concerto na Igreja de Santa Luzia

Esta noite de sábado, 10 de dezembro, há concerto com o coro Carmeli Voces Ensemble, na igreja de Santa Luzia, em Elvas.

Segundo o padre Ricardo Lameira, este espetáculo serve para começar a preparação da celebração do Dia de Santa Luzia, que se comemora na terça-feira, 13 de dezembro. “É mais um ano da dedicação da Igreja, ou seja, as Igrejas para serem postas ao culto são dedicadas à Santíssima Trindade e que aconteceu vai fazer 24 anos”, explica o pároco.

Este concerto, que pretende “levar à oração”, é, de acordo com o padre, um concerto “espiritual”. É também um concerto “catequético”, que procura levar “a compreender o porquê dos lugares na igreja, ou seja, o porquê do altar, do ambão, de uma imagem de Nossa Senhora e que vai ter textos bíblicos”.

O padre Ricardo Lameira garante ainda que este é um concerto “imperdível”, uma vez que apresenta uma estrutura a que as pessoas não estão habituadas. O coro, sendo amador, é composto por 11 elementos, liderado por um jovem maestro de 30 anos.

O início deste concerto está marcado para as 21h15.

Espetáculo de beneficência anima Centro Cultural de Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior foi ontem, 9 de dezembro, palco de um espetáculo de beneficência, com a receita a reverter a favor da equipa de Benjamins A do Sporting Clube Campomaiorense.

Numa noite cheia de surpresas e com os elementos do “Quarteto” como anfitriões, participaram neste espetáculo Mara Perleques, Rúben Torres, Alexandre Gomes, Nuno Cirilo, Daniel Ferra, Carlos Alferes e Rui Teodoro.

Fonte e imagens: Município de Campo Maior

Rastreio do Cancro da Mama dias 12 e 13 em Arronches

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Alentejo, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e o Agrupamento de Centros de Saúde de São Mamede, promove um rastreio do Cancro da Mama em Arronches, nos próximos dias 14 e 15 de dezembro.

O rastreio decorre na Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, das 9h20 às 13 horas e das 14 às 17h40, junto ao Centro de Saúde de Arronches.

As mulheres do concelho de Arronches, elegíveis para o rastreio (dos 50 ais 69 anos), vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos e realiza-se por convite, de dois em dois anos. No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de cinco milhões de mamografias a nível nacional e cerca de um milhão na região Sul.

Município de Campo Maior já realizou primeiro sorteio da campanha de natal

O primeiro sorteio da iniciativa “Comércio Tradicional – Onde Tudo se Faz Natal”, que vai dar um total de 11 mil euros em prémios ,decorreu ontem, 9 de dezembro, no Centro Comunitário de Campo Maior.

Estiveram presentes o presidente do Município, Luís Rosinha, Elsa Muacho, enquanto comerciante convidada, e o munícipe João Vitorino.

A lista de premiados pode ser consultada na lista abaixo. Os premiados podem levantar os seus prémios a partir de terça-feira, dia 13, no edifício dos Paços do Concelho.

“Após verificação dos resultados, constatou-se que o segundo prémio sorteado não cumpre as normas da presente campanha, pelo que não será atribuído neste momento. No próximo sorteio, após a extração dos 15 prémios semanais, será extraído um novo cupão para atribuição deste prémio agora anulado”, revela a autarquia.

Os vales agora sorteados poderão ser utilizados até 28 de fevereiro nos comércios aderentes (ver aqui).

O próximo sorteio realiza-se no dia 16 de dezembro. Até lá, o Município de Campo Maior apela à população para que “continue a fazer as suas compras no comércio tradicional de Campo Maior para se habilitar a ganhar um dos pacotes de vales de compras” que tem para sortear.

São Vicente: artesãos dão a conhecer os seus trabalhos em bazar de natal

O salão da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, dá lugar este sábado, 10 de dezembro, a um bazar de natal, onde artesãos, sobretudo, dão a conhecer os seus trabalhos.

Esta é uma iniciativa que se repete, sendo que a última edição aconteceu há dois anos, antes da pandemia, sendo retomada agora, com a participação de pessoas não só de São Vicente e de Elvas, como de outros concelhos, como Borba e Montemor-o-Novo, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas. “Voltámos para mostrar aqueles trabalhos que as pessoas fazem e têm gosto em mostrar. Quem quiser pode visitar e adquirir nesta época natalícia, tanto para ofertas, como para ficarem em casa”, acrescenta.

Entre os artesãos a participar neste bazar encontra-se Filomena Aleixo, de São Vicente. Tendo já participado em várias feiras de artesanato, revela que, para este bazar, levou artigos de bijutaria, doces e licores. Já Ana Lagartinho, também de São Vicente, tem-se dedicado muito ao croché, técnica a partir da qual produz, entre outros, como panos e bolsas.

Carolina Belchior, por sua vez, e pela primeira vez a participar, procura vender, neste bazar, artigos em segunda mão, como roupa e acessórios, “tudo com muito pouco uso e em ótimas condições”. “Isto são tudo coisas que tinha em casa, que não uso e que achei interessante trazer, porque podem ser úteis para outras pessoas”, assegura.

Já Manuel Prates, de Rio de Moinhos, em Borba, leva pela primeira vez os seus trabalhos, feitos a partir de vasos, até São Vicente e ao concelho de Elvas. “Nem conhecia aqui bem isto, mas entre conversas surgiu a oportunidade de vir, e mostrar o meu produto à zona de Elvas”, revela, assegurando que, para além dos vasos, tem-se dedicado a produzir presépios.

Este bazar de natal teve início por volta das 9 horas, sendo que estará de portas abertas até às 18 horas.

 

Voz Amiga da Terrugem anima Casa das Barcas com temas de natal

O Mercado Municipal de Elvas foi animado, na manhã deste sábado, 10 de dezembro, com a música do Grupo Voz Amiga da Terrugem.

Este é o primeiro de cinco sábados, em que, numa organização da Câmara Municipal, os grupos do concelho levam a sua arte até à Casa das Barcas.

Segundo a responsável do grupo, Líria Carvão, dois anos depois, regressaram à Casa das Barcas, onde procuraram apresentar alguns “temas popular e outros de natal”. Num regresso em “força” e com “muita vontade”, Líria Carvão não tem dúvidas que esta iniciativa dá sempre outra alegria ao mercado municipal.

Depois da atuação na Casa das Barcas, o grupo foi ainda animar a Praça da República, onde está instalada a “Cidade Natal”.

Este mercado de natal, na Casa das Barcas, conta no próximo sábado com a animação do Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa. No dia 24 de dezembro, é o grupo das Roncas de Elvas que atua na Casa das Barcas, enquanto no dia 31, atuam os alunos da Gota D’Arte. Já a 7 de janeiro, a animação é feita do Grupo de Cantares os Santos Reses, de Barbacena.

Rádio ELVAS esta tarde em Gavião com “O Elvas”

Foto arquivo

A Rádio ELVAS transmite, na tarde deste sábado, o relato e reportagem em direto da deslocação de “O Elvas” a Gavião, na quarta jornada do campeonato distrital de seniores de Portalegre. O jogo está marcado para as 15 horas e a nossa emissão desportiva decorre entre as 14.30 e as 18 horas, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Nesta jornada, o Eléctrico folga e o desafio Gafetense – Mosteirense decorre amanhã, domingo, às 15 horas.

A classificação do campeonato está assim: 1º Eléctrico, sete pontos em três jogos; 2º “O Elvas”, seis pontos em dois jogos; 3º Gafetense, três pontos em três jogos; 4º Gavionenses, um ponto em dois jogos; e 5º Mosteirense, zero pontos em dois jogos. Se ganhar esta tarde em Gavião, os azuis-e-ouro sobem isolados ao primeiro lugar no campeonato, sem pontos perdidos.

Alunos de Santa Luzia promovem jantar solidário

Os alunos de 9º ano, da disciplina de Moral, do ciclo de Santa Luzia, promovem hoje, dia 10 de Dezembro, um jantar solidário no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

A iniciativa pretende “angariar verbas para que os alunos possam participar em todas as atividades da disciplina, nomeadamente uma viagem a Londres”, como nos referiu o professor João Dias (na foto).

Tendo em conta a situação económica de muitas famílias, o professor sabe que “há alunos que não podem ir por falta de verba e a minha intenção é que nenhum aluno falte por esse motivo”.

O jantar vai contar com bacalhau dourado e francesinha à moda do Porto.

Jantar solidário realiza-se dia 10 no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, numa organização dos alunos de moral do ciclo de Santa Luzia.

Museu Aberto de Campo Maior tem Feira de Natal em dois fins de semana

O Museu Aberto de Campo Maior tem uma Feira de Natal neste fim de semana, bem como no próximo.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, trata-se de uma “iniciativa solidária”, em que “os artesãos do concelho têm oportunidade de expor e vender os seus trabalhos”. Esta Feira de Natal, de acordo com o autarca, contará com vários momentos de animação musical.

Este ano, o presépio encontra-se na Praça da República, em Campo Maior. Por estes dias, há também um comboio turístico de Natal, que percorre o centro histórico da vila.

Fátima Magalhães combate indiferença no Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro. A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da II Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

Passados mais de 70 anos desde a assinatura desta declaração, vivemos numa altura em que vemos os direitos humanos serem violados, constantemente, nomeadamente, com a guerra que se vive na Ucrânia e com o tráfico de seres humanos, por exemplo.

Neste dia, a irmã Maria de Fátima Magalhães, lembra que, entre outros, direitos como a paz e o direito à vida, tem vindo a ser corrompidos, nos últimos tempos. “Infelizmente, o direito à paz está a ser violado neste momento, não podemos deixar de falar da Ucrânia; também o direito à vida, porque está para ser aprovada em Assembleia da República, a eutanásia; mas também o direito no trabalho, relativamente à exploração de pessoas que vêm para trabalhar e depois são explorados”.

Para a irmã Maria de Fátima Magalhães, “devemos abrir os braços ao outro, alargar as cordas da nossa tenda, sair da nossa zona de conforto e não podemos ficar indiferentes a este tipo de problemas”. A irmã lembra o profeta Isaías “alarga o espaço da tua tenda, pela amizade universal”.

Os direitos continuam a ser violados, segundo a irmã, porque só pode haver um mundo melhor, se cada um de nós fizer a sua parte. “Porque é que há mais 70 anos foi assinada esta declaração e os direitos continuam a ser violados? porque a mudança não começa no exterior, mas sim no nosso interior, a mudança é possível e começa com cada um de nós”.

Dia Internacional dos Direitos Humanos que se assinala hoje. Uma data pretende homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.