Escritores de Elvas com momentos de literatura “À Volta da Camilha”

Os Escritores de Elvas vão proporcionar momentos de literatura “À Volta da Camilha”.

Na Fábrica de Brinquedos, este sábado, dia 10, a partir das 15.30 horas, Luísa Currito, João Coelho, Maria Anjos, Teresa Guerreiro vão estar à mesa para falar sobre as suas obras.

No domingo, dia 11, na Fábrica de Brinquedos, à mesma hora, é a vez de António Brinquete, Fátima Cayola, Nuno Franco Pires e Claudina Brito abordarem as suas obras.

No sábado, dia 17, no mesmo local e hora, poderá ouvir Ethel Castel’Branco, Higino Maroto, Carmen Ezequiel e Gonçalo Ramos, enquanto que no domingo, dia 18, vão estar “À Volta da Camilha” Isabel Figueira, Joaquim Santos, Marta Sequeira e Vânia Moreno e Rui Jesuíno.

A iniciativa contempla momentos de leitura, venda de livros e dedicatórias e está inserida no evento Elvas Cidade Natal.

Oficina da Criança em Borba entre os dias 27 e 30

A Câmara Municipal de Borba organiza a Oficina da Criança, nas férias de Natal, entre os próximos dias 27 e 30, num horário entre as 8.30 e as 17.30 horas, sendo assegurado o almoço às crianças.

As inscrições devem ser feitas na Oficina da Criança, em Borba, até ao próximo dia 13, terça-feira, entre as 10.30 e as 18.30 horas, ou pelo e-mail geral@cm-borba.pt . O formulário da inscrição está disponível no site do Município de Borba. A lista das crianças admitidas é afixada a 16 de dezembro, na Oficina da Criança.

A este programa ocupacional, são admitidas crianças entre os três e os 12 anos de idade, que residam no concelho de Borba ou que os seus representantes legais aqui trabalhem.

RCE com três jogos este fim de semana no Estádio de Atletismo

O Rugby Clube de Elvas (RCE)tem este fim de semana, 10 e 11 de dezembro, três jogos, no Estádio Municipal de Atletismo.

Amanhã, sábado, 10 de dezembro, às 16 horas, há mais uma jornada do CN2 de seniores: RC Elvas- Belas.

Também no sábado, pelas 11 horas, decorre o habitual treino das escolinhas sub 6/8/10/12, aberto a todas as crianças que queiram experimentar a modalidade.

Já no domingo, 11 de dezembro, às 14.30 horas, jogam os sub-16, para o campeonato e defrontam o St. Julians; às 16 horas os sub-19 defrontam também a mesma equipa.

Bruno Mocinha justifica votos contra o Orçamento por ser “parco de visão e ambição”

Contactado pela Rádio ELVAS, Bruno Mocinha, presidente da Comissão Política do Partido Socialista de Elvas, explica os motivos que levaram os cinco deputados municipais, do partido, a votar contra o Orçamento Municipal para 2023.

Bruno Mocinha refere que, depois de reunida a Comissão Política local, “decidimos, por maioria, que a nossa postura seria contra o Orçamento, como explicámos na Assembleia Municipal e, uma das principais razões é pelo facto de ser muito parco de visão e muito parco de ambição; não traz nada de novo, face ao Orçamento do ano anterior; é tudo muito em cópia do ano anterior e achámos que faltava algo”.

Embora assuma que o partido valoriza a questão da habitação, contemplada no Orçamento, continua a faltar algo de diferente. “Dentro do PS, consideramos que, embora a coluna vertebral deste Orçamento seja a habitação, que saudamos e valorizamos e, aliás, já vinha do executivo do PS, achamos que, apesar de esta estrutura ter elementos que vêm de trás, faltava algo de diferente”.

Este Orçamento tem coisas novas, assume Bruno Mocinha, nomeadamente, “a icónica Praia Fluvial, que tem uma previsão de investimento de mais de um milhão de euros, mas não tem qualquer tipo de estudo ou análise socioeconómica, que nos permita avaliar em tudo qual o resultado deste investimento e há aqui várias questões que nos parecem demasiado sensíveis para deixarmos passar, sem merecer o nosso comentário”.

Bruno Mocinha acrescenta que “o Orçamento é incapaz de aproveitar verbas do PRR e limita-se a dar sequência a obras já em curso, como por exemplo, a reabilitação do antigo Lagar dos Lopes, recuperação e conservação do Aqueduto da Amoreira; dá-se continuidade a uma diminuição do apoio às Associações Sem Fins Lucrativos e reduz-se o investimento de lares de terceira idade, que vai até contra muito daquilo que o presidente da Câmara tem vindo a alegar”.

Segundo o presidente da Comissão Política do PS de Elvas, perante estas razões, concluiu o Partido que “faltava algo de ambição para o concelho e para os elvenses”.

Questionado sobre o que o Partido incluiria neste orçamento, Bruno Mocinha refere que “faz falta olhar para Elvas além das questões, por exemplo da Praia Fluvial”, dando alguns exemplos que o Partido incluiria como por exemplo, a ampliação do hospital de Elvas.

O PS votou contra e expressou as suas razões, diz Bruno Mocinha, e alega que “foi-nos dada uma resposta, por parte do presidente da Câmara, quase que de tentar intimidar os membros da bancada do PS e a mensagem que quero passar é que o Partido Socialista não está divido em PS1, PS2 ou PS3, só existe um Partido Socialista, que é o que reúne e está mandatado pela Comissão Política para decidir e lembrar que Rondão Almeida que, apesar de ter sido militante, já não é; por isso, qualquer discussão que se faça sobre a realidade política interna de um partido, em Assembleia Municipal, é desvirtuar aquilo que é o trabalho da Assembleia Municipal.

“O que aconteceu foi uma tentativa de desvirtuar e atacar o Partido Socialista, por parte do presidente da Câmara”, diz Bruno Mocinha.

Bruno Mocinha sente que o presidente da Câmara descredibilizou a sua juventude, o que a seu ver demonstra falta de argumentos. “Houve uma tentativa de descreditar o facto de eu ser jovem, mas se há algo que aprendi foi que, quando o argumento é esse, é porque já faltam razões e argumentos para a conversa prosseguir” e remata dizendo que “as novas gerações já não se deixam intimidar, tão facilmente, por este tipo de narrativa”.

“O Elvas” joga sábado às 15 horas em Gavião

O campeonato distrital sénior da Associação de Futebol de Portalegre tem a sua quarta jornada neste fim de semana, com dois encontros: Gavionenses – “O Elvas” e Gafetense – Mosteirense; o Eléctrico folga. A partida dos azuis-e-ouro em Gavião está marcada para as 15 horas de sábado, dia 10, enquanto o desafio de Gáfete é no domingo às três da tarde.

O campeonato é comandado pelo Eléctrico, com sete pontos em três jogos; “O Elvas” tem seis pontos em dois jogos; Gafetense soma três pontos em três jogos; Gavionenses tem um ponto em dois jogos; e Mosteirense não pontuou em dois jogos. Se vencer em Gavião, o Clube Alentejano de Desportos alcança o primeiro lugar isolado no campeonato.

A Rádio ELVAS, no sábado, entre as 14.30 e as 18 horas, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho, apresenta uma emissão de informação desportiva, com saliência para o relato e reportagem em direto do jogo Gavionenses – “O Elvas”.

Ministra da Justiça: “cada um de nós conta para dizer não à corrupção”

llll“Vamos falar de corrupção e da sua prevenção” foi o mote para a sessão comemorativa do dia Internacional contra a corrupção, que decorreu esta sexta-feira, 9 de dezembro, no auditório da Secundária D. Sancho II, em Elvas.

Nesta iniciativa, desenvolvida pelo Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, a ministra da justiça, Catarina Sarmento e Castro, marcou presença e realçou que “o trabalho de prevenção da corrupção deve ser feito por com todos nós, não basta ter apenas boas leis e organismos que punam a corrupção é preciso envolver a sociedade e isto faz-se sobretudo com os jovens, que são o futuro”.

Catarina Sarmento e Castro assume que a corrupção “é um fenómeno que mina e corrompe a sociedade e prejudica todos, pelo que devemos colaborar e sensibilizar todos”. A ministra destaca a importância “da existência do Mecanismo Nacional Anticorrupção, que tem agora condições para funcionar, que já tem órgãos constituídos e já lançou uma campanha de anticorrupção e, vir aqui é uma forma de dizer a todos os jovens que eles contam e todos nós contamos, para dizer não à corrupção”.

Esta sessão teve a colaboração do Conselho de Prevenção da Corrupção. O presidente deste conselho e do Tribunal de Contas, José Tavares refere que “a forma adequada para comemorar este dia é numa escola, para sensibilizar os alunos para os efeitos nefastos da corrupção, desde a pobreza, instabilidade social, falta de confiança que gera na sociedade, entre outros, para transmitir a mensagem que as instituições públicas devem trabalhar de forma concertada para melhores resultados e combater aquilo que contribui para dificultar a nossa vida em sociedade”.

Já a diretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, Fátima Pinto, garante que esta foi “uma manhã muito enriquecedora para todos, principalmente para os alunos”.

O Dia Internacional Contra a Corrupção, hoje assinalado em Elvas, foi promovido pelo Conselho de Prevenção da Corrupção, contando com um conjunto de intervenções e a apresentação de um trabalho desenvolvido por um grupo de alunos da Escola Secundária D. Sancho II contra a corrupção.

Perdiz à Dona Bia, ex-libris do Restaurante Afonso, em Mora, na Mostra Gastronómica da Caça

A Mostra Gastronómica da Caça está a decorrer no concelho de Mora até domingo, 11 de dezembro.

Um dos restaurantes aderentes a esta iniciativa é o Restaurante “Afonso”. O fundador e proprietário, Afonso Mendes, revela que esta Mostra tem especial importância na medida em que “permite desenvolver a atividade da restauração, numa altura em que há menos movimento, também para divulgar a gastronomia do concelho”.

A “Perdiz à Dona Bia” é um dos ex-libris deste restaurante, no que aos pratos de caça diz respeito, mas também outros pratos como arroz de lebre, de perdiz e pombo bravo”, que estão disponíveis não só durante esta mostra gastronómica, mas também durante todo o ano”, acrescenta Afonso.

O chef Carlos Mendes nasceu, como o próprio diz, praticamente na cozinha, uma vez que é neto do proprietário e adianta que “há pratos muito antigos, que vêm já das receitas da minha avó, e eu vou adaptando aos tempos, para manter a caça, que é diferenciado de outros restaurantes”.

Para o chef, estas quinzenas são muito importantes para “relembrar as pessoas que ainda se comem pratos de caça”.

Já a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, garante que esta quinzena é muito importante, porque “promove o nosso concelho naquilo que temos de melhor que é a gastronomia, neste caso ligado há caça, e temos dez restaurantes aderentes das quatro freguesias do concelho”.

Paula Chuço diz ainda que esta edição teve algumas diferenças em relação às anteriores, sendo objetivo, no próximo ano, que esta iniciativa “tenha uma abrangência ainda maior”.

Arroz de Perdiz e de lebre, coelho à caçador, arroz de faisão, são alguns dos pratos confecionados à base de carne de caça e que podem ser degustados até domingo, nos dez restaurantes aderentes à quinzena Gastronómica da Caça, do concelho de Mora.

BE congratula-se por Évora ser Capital Europeia da Cultura

A Comissão Coordenadora Distrital de Évora do Bloco de Esquerda (BE) “congratula-se” pela eleição de Évora como Capital Europeia da Cultura 2027, “enaltecendo o trabalho realizado pela Comissão Executiva e Equipa de Missão”, que culminou num “sucesso de que Évora e o Alentejo tanto se orgulham”

O BE entende dever reafirmar “a visão da candidatura, acreditando que a criatividade do povo alentejano, o seu modo de ser e de viver podem contribuir para encontrar soluções sustentáveis, inclusivas e belas para os principais desafios que enfrentamos enquanto europeus”.

Para o BE, “os próximos tempos serão desafiantes”, mas a Distrital de Évora está “confiante que será construído um projeto participado que, colocando a cultura como pilar, permita o desenvolvimento económico e social da nossa região”.

Programa Bilha Solidária: apoio de dez euros na botija de gás

Os preços da energia têm vindo a ser uma grande dor de cabeça para grande parte das famílias portuguesas, sendo que desde o mês passado que os revendedores de gás engarrafado passaram a poder fixar livremente os preços de venda ao público.

Para mitigar este aumento da fatura energética, o Governo lançou novamente, em outubro, o Programa Bilha Solidária, que prevê um apoio de dez euros por garrafa, por mês, às famílias mais carenciadas.

Na edição desta semana da rubrica da DECO, a jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, Ana Sofia Rosa, explica quem são os beneficiários deste programa e de que forma podem solicitar este apoio.

O apoio do Programa Bilha Solidária destina-se aos beneficiários da tarifa social de energia elétrica ou de uma das seguintes prestações sociais mínimas: complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, complemento da prestação social para a inclusão, pensão social de velhice ou subsídio social de desemprego.

Os consumidores têm direito a um apoio de dez euros por garrafa de GPL, por mês e por beneficiário. Para obter este apoio, os beneficiários devem questionar as Juntas ou União de Juntas de Freguesias para saber todas as condições.

O apoio do Programa Bilha Solidária não é automático, sendo que o valor de dez euros, por garrafa, é pago em dinheiro perante a apresentação de alguns documentos.

Os beneficiários da tarifa social de energia devem dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área de residência e apresentar os seguintes documentos: fatura da eletricidade que comprove ser beneficiário da tarifa social; recibo onde conste o NIF do titular do contrato de eletricidade, beneficiário da tarifa social, com data de setembro, outubro, novembro ou dezembro de 2022, e que comprove a aquisição da garrafa de GPL; cartão do cidadão ou passaporte do titular do contrato de eletricidade.

No caso de ser beneficiário das prestações sociais referidas terá de apresentar um documento comprovativo do recebimento da prestação social em causa com referência ao mês anterior ou ao mês do apoio; o recibo da compra da garrafa de gás e os documentos de identificação do titular da prestação social mínima.

A rubrica da DECO desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

Funeral de Joaquim Pegacho é sábado em Vila Fernando

O corpo de Joaquim Pegacho, falecido na quinta-feira, 8 de dezembro, é transportado esta tarde para Vila Fernando, de onde era natural e residente.

O funeral realiza-se amanhã, sábado, 10 de dezembro, pelas 11 horas, em Vila Fernando.

De recordar que Joaquim Pegacho era agente principal na Divisão Policial de Elvas, da Polícia de Segurança Pública, onde trabalhava há mais de 20 anos.

Atletas do CEN em corta-mato difícil em Marvão

Neste feriado de quinta-feira da Imaculada Conceição, 8 de dezembro, o Clube Elvense de Natação (CEN), na modalidade de atletismo, entrou em competição numa prova de corta-mato, organizada pela Câmara Municipal de Marvão, com a colaboração do Grupo Desportivo Arenense. Esta prova decorreu na natural zona no antigo campo de golfe da Ammaia, situado na Quinta do Prado, em São Salvador da Aramenha (Marvão).

Estiveram presentes cinco atletas do CEN e as três melhores classificações foram: Joana Cardoso, juvenil feminina, foi segunda; Santiago Carvalho, juvenil masculino, foi terceiro; e Bernardo Correia, júnior masculino, foi segundo.

Numa ”manhã de intempérie” em Marvão, “os atletas demonstraram a fibra elvense”, afirma o CEN, que “congratula todos os atletas que representaram o clube, assim como os dois técnicos que acompanharam e apoiaram os atletas”.

Bazar de Natal junta artesãos em São Vicente

As comemorações natalícias, em São Vicente, no concelho de Elvas, decorrem entre o dia 10 de dezembro e 21 de janeiro.

Amanhã, dia 10, a partir das nove da manhã, decorre o Bazar de Natal, no salão da Junta de Freguesia, “com exposição de artesanato e doçaria de Natal. Vamos ter artesãos a vender os seus artigos e doceiros que vão confecionar e vender alguns doces”, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas.

“No período da tarde, contamos com animação musical e, a partir das 19 horas, temos o jantar de Natal da freguesia, que deve contar com 300 a 400 pessoas”, garantiu o presidente.

O Bazar de Natal vai estar aberto entre as 9 e as 18 horas, no salão da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

Chuva inunda garagem nas Villas Aqueduto (Elvas)

Uma garagem de um prédio nas Villas Aqueduto, em Elvas, ficou inundada nesta manhã de sexta-feira, 9 de dezembro, devido à forte chuva que se fez sentir.

Para esta ocorrência foram mobilizados os Bombeiros de Elvas, que também intervieram em deslizamentos de terra na EN4, estrada entre Barbacena e Vila Fernando, e Ribeira do Ceto, neste último caso, como também já tínhamos noticiado (ver aqui).

Rondão Almeida lamenta votos contra o Orçamento Municipal de 2023

O Orçamento Municipal de 2023 de Elvas foi aprovado por maioria, na quarta-feira, 7 de dezembro, tendo recebido duas abstenções (uma do PS e outra da CDU) e sete votos contra (dois do CDS e cinco do PS).

José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, revela que “este orçamento resulta dos projetos e ideias lançados por todas as forças políticas, e nesse conjunto, compuseram-se as Grandes Opções do Plano e o Orçamento e, no executivo, foi aprovado por unanimidade”.

No orçamento, está contemplado um “investimento na ordem dos 60 milhões de euros para habitação, a construção de um parque empresarial, aposta na eficiência energética e na área social” e o presidente não entende “como é se pode votar contra isto”. Rondão Almeida questiona “como é que o PS, neste caso três ou quatro elementos, de uma estrutura de eleitos que tem oito, vota contra aquilo que é trazer elementos bons para o nosso concelho”.

O presidente considera que estes votos contra do PS são lamentáveis, uma vez que, como refere, “até as restantes forças políticas se reveem no nosso projeto, o que é extremamente importante, mas o que é lamentável é que, por projetos pessoais, que em nada estão relacionados com aquilo que é o Partido Socialista, eu enquanto existir, não irei consentir”.

Rondão refere que foi eleito por um Movimento Cívico independente, “mas ideologicamente nunca deixei de ser socialista, e fiquei extremamente aborrecido com a posição de Bruno Mocinha, que se apresenta enquanto líder, com 20 e poucos anos de idade, a pôr em causa um trabalho feito pelos socialistas e não é de um dia para o outro que se nasce para a política, têm de crescer e aprender”,

“Aqueles que têm pensamentos e capacidade de estruturar o próprio partido não apareceram; refiro-me às pedras fundamentais que o PS tem em Elvas e que muito respeito, o professor Espiguinha e Carlos Pernas, não apareceram na Assembleia e, provavelmente, porque sabiam que, votando contra um orçamento, punham em causa até os grandes investimentos que a Câmara se propõe a fazer”, acrescenta o presidente.

Rondão Almeida lamenta que “duas ou três pessoas estejam a dar cabo, por completo, daquilo que é o PS, ao longo dos últimos 29 anos em Elvas; o PS, neste momento, dividiu-se dentro da sua estrutura e agora quer dividir o eleitorado do PS; eu não estou para dividir o meu eleitorado e pretendo respeitá-lo, fazendo sempre um trabalho que vá ao encontro da nossa linha ideológica”, remata Rondão Almeida.

Mercadinho de Natal dinamiza comércio de Arronches ao fim de semana

O Mercado Municipal de Arronches dá lugar a um Mercadinho de Natal este fim de semana, dias 10 e 11 de dezembro, para dois dias de muita animação, quer para miúdos, quer para graúdos, e onde os visitantes terão oportunidade de fazer as suas compras para esta quadra que se avizinha.

O certame contará com expositores de produtos alimentares, artesanato, decoração e vestuário do concelho.

Segundo o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, com a iniciativa, procura-se dar oportunidade aos comerciantes, artesãos e instituições do concelho de venderem os seus produtos, numa segunda edição deste mercadinho, depois de no ano passado se ter revelado “um sucesso”.

Para além de se procurar dinamizar o comércio local, a iniciativa tem também uma componente cultural associada. “Vamos ter grupos da região a atuar num palco que vamos ter para o efeito e esperamos que seja um evento, à semelhança do ano passado, de grande mobilização das pessoas, para que possam, também aqui, ter oportunidade de, e ajudando as instituições e o comércio local, comprarem as suas prendas de natal neste mercadinho”, adianta o autarca.

Já os mais pequenos, revela ainda João Crespo, irão receber a visita do Pai Natal, sendo que terão insufláveis à sua disposição. “São duas tardes que contamos que sejam de grande diversão também para os mais pequenos, vivendo o espírito natalício que se avizinha”, remata.

Este Mercadinho de Natal vai funcionar tanto amanhã, como no domingo, entre as 10 e as 19 horas.

Elvas e Campo Maior são os mais afetados com inundações

Os concelhos de Elvas e de Campo Maior são os mais afetados do distrito de Portalegre, nesta sexta-feira, 9 de dezembro, no que diz respeito a ocorrências, devido às chuvas fortes que se fizeram sentir.

Segundo o CDOS de Portalegre foram registadas, em Elvas nove ocorrências e em Campo Maior três, entre inundações, movimentos de massa e taludes que cederam para as vias.

Já no distrito de Évora, o concelho mais afetado é mesmo o de Évora, com várias inundações em habitações e comércio, segundo CDOS de Évora.

Caminhada de sábado em Portalegre encerra inscrições

O Município de Portalegre informa que as inscrições para Caminhada “Vamos apanhar cogumelos”, do dia 10 de dezembro (sábado), já se encontram encerradas.
O percurso, que terá o acompanhamento científico da Natur Boscus (Empresa de Animação Turística especializada na área da Micologia), começa na Quinta da Saúde, às 8.30 horas, e termina em Monte Carvalho, com uma visita ao Centro Museológico da Arte Cesteira, ao meio-dia e meia hora.

Comemorações dos 64 anos do CRP da Boa-Fé (c/fotos e vídeo)

O CRP da Boa-Fé comemorou ontem, quinta-feira, 8 de dezembro, 64 anos de existência, na sua sede, com algumas dezenas de pessoas presentes para assinalar este aniversário.

Para o presidente da coletividade, Eduardo Roldão, este é um dia feliz e agradece “a todos aqueles que se juntaram a esta celebração, o que é bom porque demonstra que sabem que podem contar connosco, assim como eles podem contar eles, bem como aos dirigentes que contribuíram e contribuem para manter vivo o CRP da Boa-Fé”.

Na cerimónia foi solicitado apoio para requalificar a cozinha da coletividade, algo que foi acolhido pelo presidente da junta e que Eduardo Roldão pensa que “dará melhores condições àquele espaço essencial na coletividade”.

O presidente CRP DA Boa-Fé garante que a sociedade “não está parada e tem diversas atividades a decorrer, ao longo do ano, como judo, karaté, aulas de quizomba e bachata, aulas de GAP, temos esteticista, cabeleireiros, os amigos do BTT, e tudo isto dá vida à nossa sociedade”.

CRP da Boa-Fé que comemorou ontem 64 anos de existência, onde não faltou a animação musical depois do partir do bolo.

Feira do Livro Solidária até janeiro na Biblioteca de Elvas

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo terá a decorrer, entre hoje, sexta-feira, 9 de dezembro, e dia 6 de janeiro, uma Feira do Livro Solidária.

Neste período festivo, onde a solidariedade é o mote, o Município de Elvas sugere à população que troque um bem alimentar ou de alimentação animal por um livro.

Com esta iniciativa, pretende-se angariar alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome e para o Movimento Animal de Elvas.

A atividade decorre na sala Polivalente da Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e está integrada no “Elvas Cidade Natal”.

Duas viaturas arrastadas na Ribeira do Cêto por chuva forte (c/fotos e vídeo)

Tendo em conta as fortes chuvas que se fizeram sentir esta noite e madrugada, há já várias ocorrências em Elvas.

No caso da Ribeira do Cêto, a ponte do Lagar dos Frades e Ponte das Hortas encontram-se  submersas e, inclusive, duas viaturas foram mesmo arrastadas pela ribeira, como mostram as nossas imagens e vídeo.

Segundo o CDOS de Portalegre, nos concelhos de Elvas e de Campo Maior, existem muitas ocorrências, entre inundações, obstruções de via e viaturas submersas.