Câmara de Portalegre promove vinhos de altitude na Igreja de S. Francisco

A Igreja de São Francisco, em Portalegre, acolhe até amanhã, sábado, 3 de dezembro, o evento “Vinhos de Altitude, Serra de São Mamede”, organizado pela Câmara Municipal, em que se procura promover este património natural, bem como os vinhos e os produtos tradicionais da região.

Para a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, o município tem tentado organizar eventos e “coisas diferentes”, sendo que, através deste, a autarquia espera que se consiga promover o vinho, os produtores e o próprio património de Portalegre.

Recordando que, antigamente, os produtores de vinho estavam muito “fechados nas suas explorações”, diz Fermelinda Carvalho, estão agora “mais disponíveis para estes eventos”, pelo que foram muitos os que aceitaram o desafio lançado pelo município. Quanto à igreja de São Francisco, Fermelinda Carvalho diz que a sua reabertura, “com todos os cuidados”, para este evento, foi uma boa decisão.

Já António Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, felicita a presidente da Câmara de Portalegre, bem como o restante executivo, pela iniciativa, assegurando que, com o evento, acaba de ser criada uma nova marca, a dos vinhos de altitude.

O vice-presidente da Câmara de Portalegre, António Casa Nova, garante que este é um evento, que sendo “de louvar”, dá o “pontapé de saída” na reabertura e na utilização da igreja de São Francisco.  Com este evento, explica, por sua vez, a vereadora na Câmara de Portalegre, Laura Galão, o município quis, acima de tudo, dar a oportunidade aos produtores da Serra de São Mamede de promoverem os seus vinhos.

O presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, considera este certame “muito interessante”, que tem uma relação “muito próxima com a região”, lembrando que o politécnico tem um curso relacionado, precisamente, com o setor vitivinícola. Para a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Conceição Grilo, este certame é importante para dar a conhecer os vinhos de altitude, sendo este produto “fundamental” para os setores da hotelaria e restauração.

O evento, que foi inaugurado esta tarde, conta, até amanhã, com vários momentos de animação, com apontamentos musicais, painéis de natureza técnica, showcooking, degustações, harmonizações e um colóquio, com prova orientada, sobre vinhos e vinhas do terroir de Altitude.

 

Transportes do Alto Alentejo com alterações em período não escolar

No dia 1 de setembro de 2022 entrou em vigor o contrato de prestação de serviços no qual a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), enquanto Autoridade de Transportes, confere à empresa Transportes do Alto Alentejo (TAA) a responsabilidade de operar o Sistema de Mobilidade do Alto Alentejo.

A TAA, enquanto operadora do sistema de transportes públicos do Alto Alentejo adapta, no entanto, a frequência dos seus serviços às variações da procura ao longo do ano. Assim, de acordo com o Despacho n.º 8356/2022 de 8 de julho de 2022, a Transportes do Alto Alentejo divide a sua operação em Período Escolar e Período Não Escolar.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A separação entre Período Escolar e Não Escolar é feita, sensivelmente, através das férias escolares dos alunos, correspondendo o Período Não Escolar à segunda quinzena de dezembro, aos dias próximos do Carnaval, a primeira quinzena de abril, correspondente às férias da Páscoa, a segunda quinzena de junho e os meses de julho e Agosto.

Durante o Período Não Escolar de dezembro, fevereiro, abril, junho e julho estarão em funcionamento as linhas 8012, 8015, 8029, 8039, 8044, 8060, 8061, 8068, 8069, 8081, 8083, 8091, 8162, 8170, 8186, 8239, 8241, 8289, 8313, 8314, 8327, 8330, 8331, 8332, 8344, 8399, 8558, 8560, 8794, 8808, 8903, 8906, 8935, 8936, 8940, 8945, 8948, 8951, 8952, 8953, 8965, 8967, 8968, 8969, 8970, 8971 e 8973.

Já no Período Não Escolar de agosto, no qual coincidem as férias escolares com as férias de muitas famílias, estarão em funcionamento as linhas: 8012, 8015, 8029, 8044, 8061, 8068, 8069, 8081, 8083, 8162, 8186, 8239, 8327, 8558, 8560, 8808, 8903, 8906, 8940, 8952 e 8968.

Apesar da redução de linhas em atividade, circunscrita aos períodos enunciados, a Transportes do Alto Alentejo, através das linhas que permanecerão em normal funcionamento durante estes períodos, continuará a garantir a mobilidade no Alto Alentejo.

Com o aproximar da quadra natalícia e consequente interrupção das atividades letivas, a CIMAA apela a que todos os utilizadores se mantenham atualizados relativamente às alterações que se verificarão nas carreiras disponíveis, bem como na sua frequência.

[/shc_shortcode]

Bancada do PS vota a favor em Assembelia Municipal desagregação de freguesias de Terrugem e Vila Boim

A bancada do Partido Socialista da Assembleia Municipal de Elvas votou favoravelmente o “Pedido de parecer à Câmara Municipal de Elvas, sobre a desagregação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim”, ciente de que “será feita justiça à vontade das populações de Terrugem e de Vila Boim, para que se possa corrigir um manifesto erro legislativo que, em 2013, determinou a extinção daquelas unidades territoriais e a sua substituição pela União de Freguesias”.

“Um erro legislativo levado a efeito sob os auspícios da Troika e que o Governo do PSD/CDS impôs, através da agregação das freguesias pela Lei nº 22/2012, de 30 de maio e pela Lei nº 11-A/2013, de 28 de janeiro”.

“Um erro legislativo que, em boa hora o Governo do Partido Socialista, honrando o seu compromisso eleitoral, aprovou a Lei nº 39/2021, de 24 de junho, cujo artigo 25º permite um procedimento especial, simplificado e transitório, que possibilita a reversão de uma decisão contra a vontade das populações, como foi o caso das freguesias de Terrugem e de Vila Boim”.

A bancada do Partido Socialista da Assembleia Municipal de Elvas, quer desta forma, também,” saudar a vontade e a determinação das populações de Terrugem e de Vila Boim, as quais sempre contaram com o apoio do Partido Socialista, nomeadamente do órgão deliberativo do Município, à altura gerido pelo PS, que afirmou rejeitar a extinção, agregação ou fusão das freguesias em causa”.

UÉ divulga tecnologias desenvolvidas nos Laboratórios e Unidades de Investigação

O Programa para a Valorização, Inovação e Transferência de Tecnologia no Alentejo (PROVITA), promovido pela Universidade de Évora, organiza o seminário “Da investigação à produção – a ação da Universidade de Évora”, a realizar na terça-feira, 6 de dezembro, pelas 9.30 horas, na sala 124 do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora, que dará a conhecer tecnologias desenvolvidas nos seus Laboratórios e Unidades de Investigação e promover a reflexão sobre a relação entre a investigação e a produção/indústria.

O evento vai contar com a participação da Reitora da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar, estando a apresentação do projeto e projeção de vídeo promocional a cargo de Paulo Quaresma, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização, da UÉ.

Durante a sessão vão ser apresentadas tecnologias em 3 painéis, com o primeiro a iniciar pela 10h dando a conhecer-se o BioProTomate pela Prof.ª Isabel de Brito; MonAqua, pelo Prof. Miguel Potes; SensePredict, pela Investigadora Elsa Lamy; Fitodiagnosis, pela Prof.ª Rosário Félix. O segundo painel apresentará o MIAPe através do Prof. César Fonseca; Produção in vitro de plantas, pelo Prof. Augusto Peixe; Vacina para plantas, pela Prof.ª Rosário Félix; REMINETOOL, pelo Prof.ª Rita Fonseca; GA-APAA, pelo Prof. Bento Caldeira. Por último, decorrerá o terceiro painel dando a conhecer o NemaLab, pelas Investigadoras Cláudia Vicente e Margarida Espada; PISTA, pelo Prof. Jaime Serra; LITHOS, pela Investigadora Vera Pires Ribeiro e o ELETERA, através do Investigador Luís Fialho.

A importância da inovação no desenvolvimento económico vai ser alvo de análise pelo Eng. Nuno Marques (Portalimpex) e pelo Dr. Pedro Pereira (Byar), num fórum de discussão moderado pelo Dr. Tiago Santos (Sines Tecnopolo).

Festival de Curtas Metragens este sábado no CAE Portalegre

A Agência da Curta Metragem leva este sábado, 3 de dezembro, Centro de Artes do Espetáculo (CAE) de Portalegre, mais uma edição do Festival de Curtas de Animação “O dia mais curto”.

Pelas 15 horas são apresentas as curtas que compõem a série “Amiguinhos”, com a duração de 42 minutos, para maiores de três anos. Às 17 horas serão dadas a conhecer novas curtas portuguesas, como “O Casaco Rosa”, “O Homem do Lixo”, “Aos Dezasseis” e “Pê”.

Câmara de Elvas e IPP vão colaborar no CROA

A Câmara Municipal de Elvas e o Instituto Politécnico de Portalegre assinaram esta sexta-feira, dia 2, nos Paços do Concelho o protocolo de colaboração no âmbito da prestação de serviços no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Elvas. Assinaram o documento o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, e o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures.

Com esta formalização do protocolo, a Escola Superior Agrária de Elvas passa a prestar serviços de enfermagem e medicina veterinária aos animais que se encontram no CROA, gerido pelo Município.

O presente protocolo entra em vigor a partir desta data, ficando o Município responsável por disponibilizar os recursos e equipamentos necessários para o funcionamento deste serviço.

 

ISEKAIS competiu em Lisboa

A Associação ISEKAIS participou, nos dias 26 e 27 de Novembro campeonato TEAMGYM CUP, em Lisboa.

Na competição participaram cerca de 585 atletas de 20 clubes.

A ISEKAIS participou com quatro equipas e conquistou três medalhas de 1° 2° e 3° lugar.

O evento foi organizado pelo Sporting Clube de Portugal e pela Associação Desportiva Trampolim Mágico.

Câmara de Portalegre promove vinhos da região

A Câmara Municipal de Portalegre organiza hoje e amanhã, dias 2 de 3 de dezembro, o evento “Vinhos de Altitude, Serra de São Mamede | Portalegre” com o intuito de promover os vinhos produzidos na região.

A Igreja de São Francisco é o local do evento, que conta ainda com diferentes momentos de animação, apontamentos musicais e painéis de natureza técnica, showcooking, degustações, harmonizações e um colóquio, com prova orientada, sobre vinhos e vinhas do terroir de altitude.

Trail Elvas Património Mundial com mais de 400 inscritos

A quinta edição do Trail Elvas Património Mundial, organizado pela Associação Desportiva Ialbax, realiza-se no próximo domingo, dia 4.

Humberto Pestana, presidente da associação, refere que “a edição deste ano, que parte do Museu Militar de Elvas, conta com passagens pelo Castelo de Elvas, encosta do Forte da Graça e fosso das muralhas de Elvas”.

Nesta quinta edição, estão inscritos 410 atletas de vários pontos do país e também da vizinha Espanha.

A partida do trail está marcada para as 9 horas, no Museu Militar de Elvas, sendo que os participantes da caminhada partem cinco minutos depois. A chegada acontece no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

DECO: que destino a dar aos eletrodomésticos antigos?

Assinalou-se, recentemente, a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos (entre 19 e 27 de novembro), sendo que a DECO tem vindo a debruçar-se sobre o tema, chamando a atenção dos consumidores, para serem mais responsáveis, fazendo um tratamento adequado dos seus resíduos.

Muitos consumidores não sabem o que fazer aos equipamentos elétricos ou eletrónicos, já sem utilidade, acabando por depositá-los no lixo comum, começa por explicar a jurista na delegação do Alentejo da DECO, Ana Sofia Rosa. Uma vez que estes equipamentos contêm substâncias tóxicas e nocivas para o ambiente, “como por exemplo mercúrio, chumbo e arsénio, devem ser depositados ou entregues em lugares seguros para um processo correto de reciclagem”.

Se o consumidor pretender substituir esse equipamento por outro com as mesmas funções, “a loja onde irá efetuar a compra é obrigada por lei a recolher o equipamento antigo, sem qualquer custo adicional”, garante a jurista. Contudo, o consumidor deve informar da sua intenção à loja. “Caso este direito seja negado, faça reclamação no livro de reclamações”, recomenda Ana Sofia Rosa.

Se, por outro lado, o consumidor não quiser proceder à aquisição de um novo equipamento, “pode recorrer aos Pontos Eletrão, se se tratar de pequenos artigos, como o caso de um telemóvel”. Já se em causa estiver a reciclagem de grandes eletrodomésticos, deve-se contactar a Câmara Municipal ou a entidade responsável pela recolha de resíduos, e verificar qual será a melhor forma para proceder à entrega desses equipamentos eletrónicos.

A rubrica da DECO desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

 

É Natal em Borba promete muita diversão durante três dias

É Natal em Borba é o nome da iniciativa que vai decorrer entre hoje e domingo, dias 2 e 4 de Dezembro, no Pavilhão de eventos da cidade.

Orquestra de Natal, artes circenses, insufláveis e carrosséis são algumas das atividades preparadas pelo município de Borba que pretende, sobretudo, “que as pessoas se divirtam”, de acordo com o presidente António Anselmo.

Cumprindo sempre as normas impostas pelo Governo, António Anselmo garante que “a iluminação de Natal vai acontecer mas seguindo as limitações de poupança”.

É Natal em Borba decorre entre hoje e domingo. Entre os dias 8 de Dezembro e 6 de Janeiro há presépio em tamanho real pelas ruas da cidade e presépio animado no celeiro da cultura.

Ver aqui a programação completa

Miguel Moura atua na Cozinha dos Ganhões em Estremoz

A Câmara Municipal de Estremoz está a organizar a 28.ª edição da Cozinha dos Ganhões, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, até dia 4 de Dezembro, domingo.

Esta sexta-feira, dia 2, a abertura do certame está marcada para as 12 horas, seguida do colóquio “Acidentes de Caça” (iniciativa inserida no programa da Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza, mas a decorrer no stand do Município de Estremoz – Pavilhão B), às 15 horas.

Miguel Moura atua às 21 horas e Ti Manel DJ às 23.30 horas. A discoteca decorre entre a meia noite e as seis da manhã, hora em que encerram as tasquinhas.

Natal começa a ser celebrado este fim de semana em Degolados

A freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, começa a celebrar o natal já este fim de semana, com uma feirinha, no edifício polivante, este sábado, 3 de dezembro, e com uma manhã domingo de muita animação para os mais novos, no Parque Verde.

Este primeiro dia, garante o presidente da Junta de Freguesia, será “muito preenchido”, uma vez que a feira começa por volta das 10 horas e só termina pelas 19 horas. “Nós temos o Ateliê das Artes e queremos dar a conhecer à população tudo o que ali tem sido feito”, começa por explicar João Cirilo (na imagem).

Depois da abertura do certame, entre as 11 e as 13 horas, as crianças terão oportunidade de fazer a entrega da sua carta ao Pai Natal. “Por volta das 15 horas, vai haver uma pequena atuação dos meninos que frequentam a catequese; depois às 16 horas, vai haver um espaço de poesia, com recitação de alguns poemas, por parte das senhoras que fazem parte do Ateliê das Artes”, adianta.

Para as 17 horas, está prevista a atuação das Roncas d’Elvas, “para animar o pessoal e simbolizar a época natalícia de que nos estamos a aproximar”. Uma hora depois, a Junta de Freguesia vai entregar algumas prendas às crianças que fizeram chegar a sua carta ao Pai Natal.

Ainda antes do encerramento desta feirinha de natal, por volta das 18h30, será apresentado um filme sobre Degolados, da autoria de André Meira.

Já no domingo, em que o Parque Verde de Degolados será palco de passeios a trenó e onde estará instalado um insuflável, João Cirilo espera que o São Pedro possa colaborar, para que as crianças se possam divertir durante toda a manhã. Ao seu dispor, os mais pequenos vão ainda ter pipocas.

APPACDM de Elvas inaugura exposição e lança novo MICAS

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas assinala amanhã, dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com a inauguração de uma exposição no Forte da Graça, em Elvas.

Luís Mendes, presidente da direção da Associação, refere que “esta mostra resulta dos trabalhos de arte realizados pelos utentes do Centro de atividades e capacitação para a inclusão, tendo como base diversos materiais”. Na mesma ocasião, vai ser lançado o novo MICAS, este ano “de cor laranja”.

Por outro lado, a instituição vai ainda apresentar “um saco de pano criado pelos utentes, que as pessoas poderão utilizar para ir às compras, em vez de usarem os de plástico”.

Para o responsável, o trabalho realizado junto de pessoas com deficiência “tem ainda um longo caminho a percorrer, sobretudo no sentido de eliminar estigmas”.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente a 3 de dezembro. O seu objetivo é promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, económico e político.