Atropelamento seguido de fuga fere idosa em Rio de Moinhos

Uma mulher, com cerca de 80 anos, foi atropelada ao início da noite desta terça-feira, dia 18, em Rio de Moinhos, no concelho de Borba.

Ao que a Rádio ELVAS conseguiu apurar, o acidente está a ser investigado pela GNR, uma vez que a viatura responsável pelo atropelamento, segundo testemunhas, de cor branca, colocou-se em fuga, deixando a vítima caída no chão.

A mulher foi prontamente socorrida por alguns habitantes da freguesia, até à chegada da ambulância do INEM, tendo sofrido ferimentos na cabeça.

No local estiveram os bombeiros e a GNR.

Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Elvas comemora 30 anos

O Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Elvas comemora, no próximo sábado, dia 22, o seu 30º aniversário com um almoço convívio no Solar dos Chorões.

A iniciativa conta com a entrega de louvores aos sócios mais antigos do Núcleo e uma visita ao museu da coletividade no Largo do Colégio, marcada para as 11.30 horas.

O almoço, às 13 horas num restasurante dos arredores da cidade, conta com as presenças do vice-presidente do Conselho Diretivo do Sporting, Francisco Zenha, e de Vasco Matos e Bessone Bastos, num evento que vai homenagear Luís Vidigal, Manuel Fernandes e o nadador adaptado Vicente Pereira.

A apresentação fica a cargo de Henrique Salgado.

Ponte de Sor revoga acordo de cedência de instalações ao Villa Athletic

O Município de Ponte de Sor revogou o acordo de cedência das instalações ao Villa Athletic, explicando a situação através de comunicado:
“Face às notícias tornadas públicas relativas ao clube desportivo Villa Athletic Club, cumpre à Câmara Municipal de Ponte de Sor prestar o seguinte esclarecimento:
O clube em questão, com domicílio fiscal em Ponte de Sor, solicitou à Câmara Municipal, ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio a Instituições sem fins Lucrativos do Concelho de Ponte de Sor, a cedência do Estádio Municipal e Recinto Multiusos para a realização dos seus jogos oficiais nas categorias de seniores e juniores das competições realizadas pela Associação de Futebol de Portalegre na época desportiva 2022/23.
Verificados as premissas regulamentares, à luz do referido regulamento, existiu fundamento para a cedência das instalações desportivas municipais. Colocado o assunto à consideração da Câmara Municipal, foi aprovada em reunião daquele órgão, no passado dia 28 de setembro a autorização da cedência das mesmas, mediante o pagamento das respetivas taxas de utilização. Refira-se ainda que não existe qualquer outro acordo, apoio ou protocolo estabelecido entre a Câmara e o referido clube.
No passado dia 9 de outubro, no primeiro jogo oficial do clube, no escalão sénior, na condição de visitado, o Villa Athletic Club não compareceu à partida. A Câmara Municipal de Ponte de Sor não foi informada oficialmente do motivo para esta falta de comparência, tendo cumprido todos os requisitos logísticos relativos à disponibilização dos recursos inerentes à realização da partida.
Foi também tornada pública a inscrição das equipas de juvenis e benjamins do Villa Athletic Club nas competições da Associação de Futebol de Portalegre, indicando que iria utilizar as instalações do Campo de Futebol Berta Courinha, em Montargil, sem ter efetuado qualquer pedido oficial à Câmara Municipal de Ponte de Sor e sem dispor, obviamente, da respetiva autorização para utilização dessas instalações para os jogos oficiais destas categorias.
Nesse sentido, em reunião de Câmara Municipal do dia 11 de outubro de 2022, foi aprovada por unanimidade a revogação da cedência das instalações ao Villa Athletic Club, em virtude das razões acima elencadas e respetivo enquadramento legal”.
Aperta-se o cerco a esta equipa que surgiu este ano, não parece ter apoios que sustentem o projeto e faltou a um jogo. No encontro em que compareceu, usou camisolas emprestadas, os jogadores deslocaram-se em viaturas próprias e não tinha treinador nem equipa médica.
Amanhã, quarta-feira, dia 19, a Associação de Futebol de Portalegre toma uma posição em conferência de Imprensa, marcada para as 15 horas.
 

Passeio de Pasteleiras em Elvas a 12 de novembro

A nona edição do Passeio das Pasteleiras está marcada para 12 de novembro, sábado.

A iniciativa, organizada pelo Ciclo Clube BTT de Elvas, tem a concentração marcada para as 9 horas, na sede da coletividade.

As inscrições podem ser feitas até dia 6 de novembro, pelo e-mail cicloclubbttelvasmail.com ou através da página de Facebook.

Caminhada na Serra d’Ossa decorre dia 23

No âmbito do Festival de Caminhadas Transalentejo Walking Festival, a Serra d’Ossa, em Rio de Moinhos (Borba), acolhe no dia 23 de outubro uma caminhada que promete mostrar “uma interminável paisagem de verde, de campo e de terras”.

O Festival de Caminhadas Transalentejo Walking Festival decorre na região entre 14 de outubro e 6 de Novembro.

Dia Mundial do Coração assinalado em Vila Viçosa

O Município de Vila Viçosa, o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e a UCC assinalaram, em conjunto, o Dia Mundial do Coração.

O principal objetivo desta iniciativa é reforçar a importância da prática de atividades físicas e desportivas e de um estilo de vida ativo para um melhor coração e uma vida mais saudável.

Câmara de Borba reúne esta quarta-feira

O executivo da Câmara Municipal de Borba reúne na próxima quarta-feira, dia 19, pelas 10.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em reunião pública.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A ordem de trabalhos é a seguinte:

Ponto 1. Período Antes da Ordem do Dia:

Ponto 1.1 – Assuntos Gerais de Interesse para a autarquia;

Ponto 1.2 – Expediente;

Ponto 1.3 – Atividades da Câmara;

Ponto 2. Ordem do Dia

Ponto 2.1 – Aprovação da Ata n.° 22/2022;

Ponto 2.2 – Escalas de Turnos de serviço das Farmácias para o ano de 2023;

Ponto 2.3 – Protocolo de Parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – Centro Qualifica AP;

Ponto 2.4 – Contrato de Comodato a celebrar com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, IP;

Ponto 2.5 – Protocolo Jornadas Mundiais da Juventude;

Ponto 2.6 – Ação Social Escolar 2022-2023 – Adenda;

Ponto 2.7 – Pedido de autorização para solicitação de propostas para Empréstimo de Curto prazo para o ano de 2023;

Ponto 2.8 – Proposta de fixação de Taxa Municipal de Direitos de Passagem para o ano de 2023.

[/shc_shortcode]

GNR de Portalegre: 11 detidos em flagrante delito na semana passada

Onze pessoas foram detidas em flagrante delito pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, entre os dias 10 e 16 de outubro. Destas detenções, seis foram por condução sob o efeito do álcool, três por condução sem habilitação legal, uma por tráfico de estupefacientes e uma por furto de metais não preciosos.

Ao nível da fiscalização, foram detetadas 266 infrações, das quais a GNR destaca: 82 por excesso de velocidade; 28 por falta de inspeção periódica; 16 por falta de seguro; 12 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; e quatro por falta ou mau uso do cinto de segurança. Foram ainda levantados sete autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Os militares da GNR, no mesmo período de tempo, registaram 13 acidentes, dos quais resultaram dois feridos graves e dois leves.

Em termos de ações de sensibilização, foram realizadas 323 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 441 idosos; 136 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 295 pessoas da comunidade escolar; e 43 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 48 comerciantes.

Gastronomia e artesanato juntos na Mostra Gastronómica em Arraiolos

A Mostra Gastronómica do Concelho de Arraiolos, no Arraiolos Multiusos, de 28 de outubro a 6 de novembro, traz à mesa a tradição e os sabores da cozinha arraiolense, integrando as características da gastronomia alentejana.

Nesta edição, a Câmara Municipal quer dar a conhecer alguns dos pratos típicos, doces conventuais, a par dos sabores e temperos antigos, incluindo as ervas aromáticas e também a “Empada de Arraiolos”. Para além disso, quer promover o fabrico de produtos locais com relevo na originalidade, bem como pela tradição.

A gastronomia arraiolense, a “Empada de Arraiolos” e o artesanato de maior relevo para o concelho, reconhecido em todo o mundo: o Tapete de Arraiolos, constituem um incentivo importante para a dinamização da economia local.

O registo/criação de uma marca será, à semelhança doutros produtos, objeto desta ação junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, I.P. , uma forma de diferenciar e qualificar os produtos, “permitindo um reconhecimento destas iguarias que sábias mãos e receitas antigas passaram como arte das avós para as mães.”

Motor Social de Vila Viçosa apoia crianças nas capacidades de estudo

O Motor Social, da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, vai reiniciar a partir de hoje, em todas as freguesias do concelho de Vila Viçosa, a Ação + Sucesso.

A actividade está inserida no Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e “tem como objetivo dar apoio gratuito a crianças do Ensino Básico do Primeiro Ciclo, de forma a desenvolver as suas capacidades escolares e criar hábitos de estudo autónomos”, de acordo com Nelson Rebola, coordenador do projeto.

Podem inscrever-se na ação todas as crianças que frequentem o primeiro ciclo do ensino básico, no concelho de Vila Viçosa, sendo que as inscrições são limitadas.

Será dada prioridade a crianças oriundas de agregados de baixos rendimentos e/ou indicadas por parceiros sociais, como a CPCJ, Equipa de Intervenção Precoce ou Agrupamento de Escolas.

As inscrições podem ser realizadas através dos telefones 268 094 856 e 913 572 842, na Rua Gomes Jardim, 13 em Vila Viçosa ou nas Juntas de Freguesias de Bencatel, Pardais e Ciladas.

Portugal e Espanha reforçam a cooperação Ibérica na educação

O Encontro Bilateral Erasmus + entre Portugal e Espanha acontece hoje e amanhã, dias 18 e 19 de outubro. Neste primeiro dia, as atividades decorrem na Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Extremadura, no campus de Cáceres (Espanha), e amanhã, dia 19, no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal).

Este encontro é organizado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, gestora do programa Erasmus+ em Portugal em colaboração com o Instituto Politécnico de Portalegre e Câmara Municipal de Portalegre e pelo Servicio Español para la Internacionalización de la Educación (SEPIE), organismo que atua como gestora do Programa em Espanha, em colaboração com a Universidad de Extremadura.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta reunião bilateral entre as Agências Nacionais de Portugal e Espanha, reúne cerca de 50 participantes entre autoridades e pessoal técnico de ambas as agências.

O objetivo desta reunião é o de promover a cooperação entre ambas as instituições, através de análise e reflexão dos modelos de gestão, avaliação e acompanhamento de projetos. Partilhar boas práticas sobre comunicação do programa e da projeção internacional das instituições de ensino superior, fomentando a internacionalização da educação através do Programa Erasmus+ e outros mecanismos.

A melhoria dos processos de gestão internos das duas instituições, no que diz respeito ao Programa Erasmus+, tem como intuito ajudar a melhorar a qualidade dos sistemas educativos e de formação, dotando os jovens e staff das organizações das competências necessárias para enfrentar os desafios presentes e futuros com garantia de qualidade.

[/shc_shortcode]

Planos Regionais de Saúde para demências ainda no papel

Seguindo sempre “a sua linha de intervenção”, o gabinete Alzheimer.m@ior, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, e após um período mais conturbado e de dificuldades, devido à pandemia, tem procurado orientar, sobretudo, numa primeira fase, os cuidadores das pessoas com demência, para as respostas clínicas e sociais existentes.

De acordo com uma das responsáveis pelo gabinete, Rosália Guerra, os cuidadores, quando procuram o apoio da Alzheimer.m@ior, fazem-no quando são “surpreendidos com um diagnóstico de demência” e não sabem o que fazer e como agir. “Aquilo que nós fazemos é orientar as pessoas para as respostas do ponto de vista clínico, que há ao dispor, que não são muitas, e para as respostas sociais, porque uma pessoa com demência e um cuidador podem precisar de um apoio de um centro de dia, de resposta de lar, do apoio de uma unidade de cuidados continuados”, explica Rosália Guerra, não escondendo que, “infelizmente”, ainda se está “muito longe de ter aquilo que é a resposta mais sensível à problemática”.

Rosália Guerra adianta que os planos regionais para a demência foram aprovados em dezembro do ano passado, mas que ainda não foram colocados em prática. “Queremos, com a maior brevidade possível, que venham a ser uma realidade, porque houve muito trabalho feito: os planos estão escritos, constituídos, mas não estão a acontecer”, revela, assegurando que esta é uma “lacuna muito grande” que precisa de ser corrigida urgentemente.

Por outro lado, Rosália Guerra defende que há também um “caminho urgente” a ser feito, com as respostas às pessoas com demência a precisarem de um “enquadramento maior” por parte dos agentes políticos, para que sejam alinhadas “com aquilo que é a política social” para os doentes.

Joaquim Mourato nomeado diretor-geral do Ensino Superior

Joaquim Mourato (na foto) foi nomeado diretor-geral do Ensino Superior.

O antigo presidente do Instituto Politécnico de Portalegre e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses, é licenciado em Organização e Gestão de Empresas e doutorado em Ciências Económicas e Empresariais.

Joaquim Mourato começa a exercer funções no início de novembro.