Mulher encontrada morta em casa

Uma mulher de 63 anos, residente na rua Sá da Bandeira, em Elvas, foi encontrada sem vida esta tarde de quinta-feira pela PSP de Elvas.

Os vizinhos que já não viam a mulher desde a sexta-feira passada, alertaram a Polícia que fez deslocar ao local três agentes. Os Bombeiros Voluntários de Elvas foram chamados a realizar uma abertura de porta com socorro.

Após aceder à habitação, a mulher estava já sem vida no sofá e com a televisão ligada. O delegado de saúde deslocou-se ao local que confirmou o óbito.

A mulher não tinha família em Elvas, vivia sozinha e a Rádio ELVAS sabe que a família já foi contactada pelas autoridades para lhe entregarem o corpo.

Problema da tampa de esgoto no Rui de Melo já foi resolvido

Perante denúncia que chegou à nossa redação sobre a existência de uma tampa de esgoto aberta, no Rui de Melo, em Elvas, (ver aqui) , a Rádio ELVAS entrou em contacto com a Aquaelvas, que através da responsável de Marketing da Aqualia, Maria Neves, nos garantiu que “uma equipa da empresa já passou pelo local e resolveu o problema da tampa de esgoto, inclusivamente com cimento, para que ela não se volte a soltar”.

Quanto ao possível esgoto a céu aberto, Maria Neves garante que “a água que está a ser drenada para a ribeira não é água de esgoto mas sim águas pluviais que escorrem da variante de acesso à cidade”.

Situação relacionada com tampa de esgoto e possível esgoto a céu aberto, junto à ribeira do Cêto, no Rui de Melo, em Elvas, resolvida após contacto entre a Rádio ELVAS e a Aqualia.

Renting de usados: o renting que cabe no seu bolso

Conduzir um automóvel moderno, bem equipado, adequado às suas necessidades, com todas as vantagens do renting automóvel, mas com um preço ainda mais acessível, é possível graças ao renting de usados.

Quer seja gestor de uma empresa, de uma PME, trabalhador independente ou um particular, se o seu orçamento não se enquadra na modalidade tradicional de renting, mas gostaria de usufruir de todo o rol de benefícios dessa alternativa à aquisição de veículos, o renting de usados poderá ser a solução.

O que é o renting e quais as vantagens do renting de usados

O renting é uma alternativa à compra de um carro para empresas e particulares. Trata-se de uma modalidade de financiamento que prevê uma única prestação fixa mensal e que inclui todos os encargos administrativos e múltiplos serviços de gestão, tais como manutenção e assistência na estrada.

Ao optar pelo renting, não tem de se preocupar com o IUC (Imposto Único de Circulação) e tem, por norma, cobertura total de responsabilidade civil por roubo e incêndio, assistência na estrada e acidentes de viação, assim como outras garantias de seguro conforme as suas necessidades.

As vantagens de conduzir um automóvel com a solução de renting são muitas, tanto económicas como de gestão. O cliente fica livre de todos os encargos administrativos, bem como despesas com a manutenção preventiva, reparações, troca de peças, assistência rodoviária, substituição de pneus, gestão de sinistros e carro de substituição. Ou seja, todos esses custos são suportados pela empresa de renting durante toda a duração do contrato.

Assim, o cliente tem à sua disposição um veículo que é sempre eficiente e a um custo planeado, não tem de se preocupar com despesas imprevistas, e os quilómetros que pode percorrer ficam definidos logo desde o início. No final do período definido no contrato, que no caso de veículos usados poderá variar entre 12 e 24 meses, o cliente decide se devolve o veículo, prorroga o contrato, escolhe outro carro ou compra-o (neste último caso, deve contactar a empresa de renting e questionar se existe essa opção).

Apesar de existir renting de automóveis novos em que pode desfrutar da condução de um carro “zero quilómetros” com toda a conveniência acima descrita, se o seu orçamento ou o da sua empresa não permitir enveredar por essa solução, pode sempre optar pelo renting de carros usados. Empresas como a Renting Finders colocam à disposição diversos modelos de veículos usados, com uma idade limitada entre 1 e 3 anos, a preços adequados ao orçamento de todos os tipos de condutores. Os mesmos benefícios do renting tradicional aplicam-se ao renting de usados e é sempre assegurado o bom estado de funcionamento dos automóveis disponibilizados.

Como os veículos usados vêm de contratos de renting anteriores, o número de quilómetros é limitado e controlado pela empresa de renting. Além disso, todos os veículos passam por um processo de revisão que garantem que estão em bom estado e prontos a circular em segurança.

O renting de usados revela-se, assim, uma modalidade acessível e vantajosa para ter o automóvel que precisa si ou para o seu negócio.

Caixa de esgotos aberta deixa habitantes do Rui de Melo em alerta

Um esgoto a céu aberto, no Rui de Melo, em Elvas, junto à ribeira do Cêto, tem tornado a vida de Adelino Catarro, e da esposa, Luísa Pereira, um verdadeiro inferno, sobretudo devido ao cheiro insuportável que acaba por, inevitavelmente, invadir a sua habitação.

A juntar a esta situação, Adelino revela que, há mais de um ano, fez chegar à Câmara Municipal de Elvas uma queixa relativa a uma caixa de passagem de esgotos, com uma considerável profundidade, que, desde essa altura se encontra sem cúpula, na ribeira, tendo receio que alguma criança ali possa cair. “Eles podem ver os mails, que eu vi que o ex-vice, Cláudio Carapuça, enviou para a Aquaelvas. Mas eles estão-se nas tintas. Há um ano que aquilo está assim. A cúpula desapareceu, simplesmente desapareceu”, assegura.

Quanto ao esgoto, à porta de casa, Luísa garante que, para além do cheiro, é ver, constantemente, ratazanas a passar, sendo que não pode sequer estender roupa na rua. “Não podemos estar à porta. O cheiro chega dentro de casa. Isto é um ninho de bichos. São as moscas, os ratos, as ratazanas. Isto não pode ser, são águas podres que nós estamos a respirar”, queixa-se

Com o esgoto entupido, a água acaba por chegar à porta deste casal e dos vizinhos, sendo que, com o inverno, a situação tende a piorar. Perante esta situação, Adelino conta que tem ligado por diversas vezes para a Aquaelvas, para resolver a situação do esgoto, que se encontra a céu aberto há mais de dois meses.

 

Filme “NOPE” em exibição esta sexta-feira no Auditório São Mateus

“NOPE” é o filme que vai estar em exibição sexta-feira 9, às 21.30 horas, no Auditório São Mateus.

O filme volta a reunir Peele e Daniel Kaluuya, juntando Keke Palmer e Steven Yeun, no papel de residentes de uma localidade solitária no interior da Califórnia, que testemunham uma espantosa e arrepiante descoberta.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus ou em http://ticketline.pt.

Festa da Vinha e do Vinho de 9 a 13 de novembro

A Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, decorre de 9 a 13 de Novembro. A festa maior do concelho, que conquistou, este ano, o galardão “Prémio cinco Estrelas”, na categoria de “Festas, Feiras e Romarias” vai garantir muita animação durante cinco dias.

Desde os espetáculos musicais em palco, à animação de rua e às provas desportivas, tasquinhas e gastronomia, produtos regionais certificados, artesanato e provas de vinhos são muitos os motivos de interesse na cidade de Borba.

A Festa é organizada pelo Município de Borba, em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a ATEVA – Associação dos Técnicos dos Viticultores do Alentejo.

Inscrições para a Miss Alentejo do concurso Miss Queen Portugal

Estão abertas as inscrições para a Miss Alentejo do concurso Miss Queen Portugal 2022.

Quem vive no distrito de Évora e gostaria de representar o Alentejo na Final Nacional concursos pode inscrever-se aqui.

O evento acontece a 18 de setembro, pelas 21 horas na Praça da República de Borba, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

“O Elvas” – Portimonense (sub-17) é à porta fechada

Foto arquivo

O encontro “O Elvas” – Portimonense, da quarta jornada da primeira fase da Série C da II Divisão do campeonato nacional de juvenis (sub-17), vai ser disputado à porta fechada.

O emblema alentejano, em juvenis, foi castigado com um jogo à porta fechada, em relação à temporada de 2018/2019. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol concluiu este processo passadas quatro épocas.

Assim, o desafio “O Elvas” – Portimonense vai ser disputado sem público, no próximo sábado, dia 10, às 17 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal.

São Mateus e Festas do Senhor Jesus da Piedade de 16 a 25

A Feira de São Mateus e Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade decorrem em Elvas entre os dias 16 e 25 de setembro.

Depois de dois anos sem festas, a Confraria do Senhor Jesus da Piedade espera “muitos visitantes ao Parque da Piedade. Este ano, se tivéssemos mais terreno, tínhamos ainda mais feirantes”, referiu-nos Carlos Damião (na foto), juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

Apesar da abertura oficial estar marcada para dia 20, “a partir de dia 16 a Feira já está pronta para receber os visitantes. Quanto a novidades, não são muitas porque não temos dimensões no parque para outras ideias. A Confraria trata de toda a parte da feira e religiosa e depois temos a câmara a tratar dos espetáculos e artistas”.

A Feira de São Mateus e Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade decorrem no Parque da Piedade, em Elvas, entre os dias 16 e 25 de Setembro. A abertura acontece no dia 20 de setembro, com a chegada da Procissão dos Pendões ao Parque da Piedade, altura em que se acende a iluminação da feira e do Santuário.

Ação de sensibilização motiva iluminação de edifícios de Arronches

O Município de Arronches voltou a associar-se a uma campanha pela saúde, desta feita ao assinalar o Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne / Becker, tendo tido na noite de 6 para 7 de setembro alguns dos seus edifícios iluminados a vermelho, uma iniciativa promovida em Portugal pela APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares sob o mote “O X marca a Duchenne”, que integra a campanha “A Mulher e a DMD”.

Em Arronches, além da Câmara Municipal, estiveram também iluminadas as infraestruturas das Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, da antiga Escola Adães Bermudes e do Centro de Saúde de Arronches, com a cor vermelha, uma luz intensa que, segundo a World Duchenne Organization (WDO), simbolizará este dia mundial e permitirá cumprir o objetivo de unir as organizações nacionais e internacionais de doentes, mostrando, assim, a sua solidariedade com a comunidade DMD.

A estes edifícios arronchenses, juntaram-se muitos outros a nível nacional, tais como o Castelo dos Mouros de Sintra, a Fonte da Misericórdia no Centro da Cidade de Elvas, o Castelo de Bragança, o Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha, a Casa da Cerca do século XVIII em Castro Daire, o Museu Municipal de Estremoz, a Torre do Relógio da Horta, o Museu da Eletricidade de Lisboa, o Museu Municipal de Loures, a Fonte da Danaide em Monção, o Centro Cultural Gil Vicente na Vila de Sardoal, o Teatro Virgínia em Torres Novas, o Museu do Traje em Viana do Castelo, o Núcleo Museológico do Linho de Santa Marta de Portuzelo, o Museu Municipal Dr.ª Berta Cabral em Vila Flor e os edifícios dos Paços do Concelho das Câmaras Municipais de Alcanena, Angra do Heroísmo, Arouca, Bragança, Cabeceiras de Basto, Castanheira de Pera, Coimbra, Cuba, Fafe, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Góis, Horta, Madalena, Maia, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Marvão, Mealhada, Moimenta da Beira, Moita, Monforte, Nordeste, Paços de Ferreira, Ponta Delgada, Praia da Vitória, Ribeira Brava, São João da Madeira, Tavira, Torres Vedras, Vale de Cambra, Valongo, Velas, Vila de Rei  e Vila do Porto, bem como a nível internacional, entre os quais o Coliseu em Roma (Itália), a fachada do Presépio da Sagrada Família (Espanha), as Cataratas do Niágara (Canadá), a ponte Yavuz Sultan Selim (Turquia), a Torre Petrin (República Checa), a Torre Eiffel (França).

O dia 7 de setembro foi instituído em 2014 como o Dia Mundial para a Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne. Em Portugal e em todos os lugares do mundo, a data assinala-se com eventos variados, conferências científicas e outros acontecimentos que pretendem chamar à atenção para a existência da doença e para a sua identificação, de forma cada vez mais precoce.

A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença genética, ligada ao cromossoma X, que afeta 1 em cada 3.500 crianças do sexo masculino. No entanto, a edição de 2022, dedicada ao tema “As mulheres e a Duchenne”, pretende alertar a sociedade para o facto de muito raramente afetar, também, as mulheres. Estas, com dois cromossomas X, são, normalmente, assintomáticas e apenas portadoras e transmissoras da doença. Mas podem ser portadoras, sintomáticas, afetadas por algumas alterações capazes de condicionar o seu quotidiano.

Se a sua criança apresentar dificuldades em levantar-se do chão, de subir escadas, cansaço fácil, problemas respiratórios, insuficiência cardíaca ou cai facilmente, consulte o seu médico e peça um diagnóstico genético.

Cidadania europeia: “vestuário bom e salário justo” no “Espaço Europa”

Está a decorrer uma iniciativa de cidadania europeia, com o tema “vestuário bom e salário justo”, lançada por um cidadão da Irlanda.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, explica que este tipo de ação é promovido pela Comissão Europeia “há vários anos, assemelhando-se às petições públicas, neste caso para solicitar à Comissão Europeia, que se pronuncie e produza algum ato legislativo sobre determinados assuntos”.

O objetivo desta iniciativa de cidadania europeia, em concreto é, por um lado verificar dentro da União Europeia se os salários, dentro do setor do vestuário estão em consonância, bem como as condições de trabalho”. Por outro lado, que a Comissão Europeia seja mais exigente com a transparência, com as empresas que comercializam dentro do mercado único, que estas sejam mais transparentes relativamente à sua cadeia de produção e que digam onde estão a produzir, quais os salários atribuídos nesses países e o que estão a fazer para que essas pessoas tenham um rendimento digno”.

Para que a Comissão Europeia analise esta proposta e o sentido que faz em ser legislada, é preciso recolher mais de um milhão de assinaturas, provenientes de sete países diferentes, da União Europeia.

A iniciativa de cidadania europeia, com o tema “vestuário bom e salário justo”, pode ser assinada, aqui, até julho de 2023 e é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Pitchiuim abriu no centro histórico de Elvas

Pitchiuim é o nome da loja de roupa, para bebés e crianças, que abriu no passado sábado na Rua de Olivença, em Elvas.

Inês Dias Sereno (na foto), natural de Elvas e proprietária da loja, explica decidiu abrir este espaço “para alargar a oferta de produtos que já tinha noutro local. Eu sou esteticista de profissão e tinha já um pequeno espaço onde vendia roupa deste género. Agora decidi alargar e instalar-me num local de passagem”.

“Esta loja conta com roupa para bebés e crianças, desde o tamanho zero aos 12 anos. Contamos com as tradicionais mantinhas e conjuntos de recém-nascido e com roupar também mais prática para levar para a escola”, referiu Inês Dias Sereno.

A loja Pitchiuim vai funcionar de segunda a sábado, das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas.

Câmara de Mora oferece cadernos escolares aos alunos do concelho

A Câmara Municipal de Mora volta, este ano, a implementar um conjunto de medidas no âmbito da educação. As medidas abrangem todas as famílias do concelho, com crianças em idade escolar.

Desta forma, o município vai oferecer a todos os alunos do concelho cadernos de fichas do 1º ciclo até ao ensino secundário.

A presidente do Município, Paula Chuço, revela também que o cartão jovem é outra das medidas implementadas para “alargar as valências do cartão jovem para ver se conseguimos ajudar os jovens não só na escola, mas também em outros aspetos”, e adianta que, brevemente irão existir mais novidades neste sentido.

Os cadernos de fichas para todos os alunos do 1º ciclo até ao ensino secundário estão disponíveis a partir do dia 12 de agosto. Para usufruir da oferta, é necessário a matrícula no Agrupamento de Escolas do Concelho de Mora, entregar a fatura na tesouraria da Câmara Municipal ou juntas de Freguesia e quando entregarem a fatura devem indicar alguns dados pessoais do encarregado de educação e do aluno.

Câmara de Alandroal oferece cadernos de fichas aos alunos

A Câmara Municipal de Alandroal volta, este ano, a oferecer cadernos de fichas aos alunos do concelho até ao 9º ano. Com o objetivo de ajudar as famílias do concelho, o município de Alandroal oferece também refeições, transportes e o acesso gratuito à escola virtual.

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, refere que “há uma parceria muito importante com as juntas de freguesia do concelho que se articularam para complementar esta nossa oferta com a oferta de material escolar no arranque do ano letivo”.

Estas medidas são um pilar fundamental para as famílias do concelho e para a educação e formação dos jovens.

Campomaiorenses já só pensam nas Festas do Povo em 2023

Ao que tudo indica, 2023 será ano de Festas do Povo, em Campo Maior. Pelo menos, é essa a intenção da Câmara Municipal e da própria Associação das Festas, depois de recebido, no final do ano passado, o selo da UNESCO que atribuiu ao maior ex-líbris da vila a categoria de Património da Humanidade.

Mas a verdade é que as Festas do Povo só acontecem quando os campomaiorenses assim o entendem. E foi nesse sentido, de perceber o que realmente as gentes da vila querem, que a Rádio ELVAS saiu à rua.

Por muito que Conceição Cardoso, por exemplo, queira que as festas aconteçam já no próximo ano, lembra que muitos dos cabeças de rua já faleceram e que, por outro lado, os mais novos “não querem assumir compromissos e essa responsabilidade”. “Eu acho que as pessoas gostam muito das festas, o problema é ter gente para trabalhar”, lamenta.

Antigamente, lembra esta mulher, as Festas do Povo aconteciam quando o povo queria e “quase todos os anos queria”. “Depois começaram a aperfeiçoar-se cada vez mais e já não podia ser todos os anos. Mas agora não vejo os jovens para fazerem esses trabalhos”, acrescenta.

O reconhecimento da UNESCO, diz ainda Conceição Cardoso, quase que obriga à realização das festas, assegurando que todos sairão a ganhar, caso se unam esforços, para que a parte velha de Campo Maior seja toda decorada e engalanada.

Já Luís Silva não esconde a sua vontade de que 2023 seja ano de Festas do Povo, assegurando que já colaborou, por diversas vezes, na organização do evento. “Para mim é uma honra e depois de termos ganho o prémio da UNESCO temos de mostrar o nosso valor”, assegura. Ao contrário de Conceição Cardoso, Luís Silva acha que os jovens de Campo Maior já sentem o peso da responsabilidade e a emoção de fazer a festa: “acho que os jovens, a partir dos 14, 15 anos, vão-se interessando pelas festas”.

Este campomaiorense lembra ainda a recente abertura da Casa das Flores, que considera “bastante interessante” para quem visita a vila. “É importante que as pessoas venham a Campo Maior e venham ver, mais ou menos, como são as festas”, assegura.

Quando questionado se está disposto a colaborar, uma vez mais, com a organização das Festas do Povo, Luís garante que sim. “Seja através da Câmara Municipal, seja através da minha rua. Eu sei o que é isso. Desde pequeno, que abria os postes às mão para por os postes e os arames”, recorda.

Apesar de espanhola, Maria Justa Lopes, a viver há oito anos em Campo Maior, já assistiu várias vezes às Festas Povo e não tem dúvidas que os campomaiorenses vão dizer “sim” à organização do evento já no próximo ano. “Todo o povo quer e já tem noção o trabalho que vão ter pela frente”, diz esta mulher, lembrando o trabalho, de verdadeiros artistas, sempre feito com “entusiamo” e durante muito tempo.

E até quem não é de Campo Maior, nem habita no concelho, acha que os campomaiorenses vão querer Festas do Povo em 2023. De passagem pela vila, Anabela Bandarra, revela que já assistiu, por uma vez, ao evento, que considera “muito bonito”. Caso possa, garante que, para o ano que vem, irá voltar a Campo Maior para assistir à festa.

Piscinas Municipais de Elvas encerram este domingo

A funcionar desde o mês de junho, o espaço de ar livre das Piscinas Municipais de Elvas encerram ao público este mês. Estivemos neste espaço, para tentar perceber qual a opinião das pessoas sobre as piscinas, bem como os motivos que as levam a deslocar-se até esta em concreto.

De Olivença, Patrícia desloca-se várias vezes até às piscinas de Elvas uma vez que considera que estas são bastante agradáveis, pela “tranquilidade” e “sombras”. Já Soraia Ferreira destaca como aspetos positivos das piscinas de Elvas, não só o “preço acessível”, bem como “o próprio espaço e ambiente, para as crianças”.

A zona de ar livre das Piscinas Municipais de Elvas está aberta ao público desde 14 de junho e encerra este domingo, 11 de setembro.

Galáticos e Revoltilho na final sénior do futsal do Jardim

As equipas de Galáticos e Revoltilho vão disputar a final sénior do Torneio de São Mateus KO, no Polidesportivo do Jardim Municipal de Elvas, organizado pela Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC) e Associação Cultural e Desportiva do Revoltilho e Santo Onofre.

Nos jogos da noite desta quarta-feira, dia 7, os Galáticos venceram a equipa de Cláudia Viagens por 3-2, enquanto o Revoltilho se impôs à ADBC por 3-0.

Assim, nesta sexta-feira, dia 9, os jogos das duas finais são os seguintes: às 22 horas, ADBC – Revoltilho (veteranos) e às 23 horas, Galáticos – Revoltilho (seniores).