Campo Maior contou com meta volante da Volta a Portugal

A vila de Campo Maior recebeu este sábado uma meta volante da Volta a Portugal em bicicleta. À passagem dos ciclistas, foram muitas as pessoas que se deslocaram ao Jardim municipal para aplaudir os atletas.

O presidente Luís Rosinha referiu-nos que “esta edição da volta, com chegada a Elvas, saída de Badajoz e meta volante em Campo Maior vem reforçar ainda mais a questão da Eurocidade”.

Para Jorge Grifo, presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, considera muito importante o regresso da volta à vila “pela moldura humana que vemos em redor do jardim”.

As outras duas metas volantes instalaram-se em Portalegre e Vila Velha de Ródão. Há 51 anos, que a Volta a Portugal em Bicicleta não partia de Badajoz. Então, em 1971, o pelotão era comandado pelo camisola amarela Joaquim Agostinho.

Amanhã, a Volta a Portugal em bicicleta liga a Sertã à Covilhã, num total de 159 quilómetros.

Volta a Portugal em Bicicleta em Arronches

Foto arquivo

O pelotão da edição 83 da Volta a Portugal em Bicicleta passou por Arronches. ao princípio da tarde deste sábado, 6 de agosto.

A caravana, vinda de Campo Maior e antes de se dirigir a Monforte, atravessou Arronches, na presença de espectadores que não perderam a ocasião de ver passar os ciclistas.

Esta segunda etapa saiu de Badajoz, tem meta final em Castelo Branco e antecede a tirada deste domingo, que termina com a mítica subida da Covilhã à Torre, na Serra da Estrela.

Empresa equaciona saída de Elvas após comentário de Rondão Almeida

Um empresário elvense sentiu-se “revoltado” com um comentário do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, a uma crítica sua na rede social Facebook. José Candeias (na foto), CEO da empresa elvense Telefac, escreveu na sua página, referindo-se aos cortes de trânsito associados à Volta a Portugal em bicicleta “Bec Bec, carnavais e populismo. A isto se resume este bairro periférico de Badajoz em que vivemos”. Como resposta, por parte do presidente da câmara de Elvas, Rondão Almeida, no Facebook, recebeu o comentário “Quem está mal, muda-se”.

Em declarações à Rádio ELVAS, José Candeias referiu que não reconhece “autoridade ao senhor Rondão Almeida para dizer a nenhum cidadão para mudar de cidade. Para além disso, também me parece de muito mau tom a discussão que depois seguiu. Trocámos vários comentários e mensagens, na minha página de Facebook e acaba de uma forma totalmente abruta, em que sou ameaçado, pelo senhor Rondão Almeida, de queixa no Ministério Público, por ofensas e injúrias”.

José Candeias considera “abusiva a autoritária a atitude de Rondão Almeida”, garantindo que, “em Elvas, por parte da câmara, os empresários apenas têm desdém”.

O empresário assegura que está já a ser “equacionada a saída da empresa Telefac da cidade de Elvas. Por outro lado, vamos reunir a família para que todo o nosso património seja colocado à venda. Depois disto, não temos condições para estar aqui. Quando um presidente de câmara se dirige à maior empresa do concelho de Elvas e diz mude-se, talvez seja para seguirmos o conselho; se ele não quer cá empresas, assim faremos. Vamo-nos embora”.

“Nada, na página do senhor José Candeias, me dava como referência tratar-se de um empresário”, garante Rondão Almeida

Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas, justificou a situação à Rádio ELVAS e garantiu que “olhando para o perfil do senhor José Candeias, nada tinha como referência ser um empresário. Não tem o local onde mora, a profissão que exerce nem as habilitações que tem. Olhando para tudo aquilo que escrevia, em relação a Elvas, tudo estava mal para ele. Até que a questão da volta veio à baila e foi referido que Elvas era um bairro de Badajoz. Perante tantos comentários negativos, e na qualidade de presidente de câmara, achei por conveniente colocar uma frase simples: quem está mal mude-se, e é isso que está na página de Facebook, uma vez que, como se costuma dizer, pessoa que não se sente não é filho de boa gente. Essa foi a resposta que eu dei a um senhor José Candeias, que a determinada altura deduzi tratar-se de um perfil falso, uma vez que nada me dá como referência tratar-se de um empresário”.

Passadas algumas horas dessa conversa, telefona-me o senhor Candeias, pai desse senhor, que eu estranhei, e comecei por não entender o que se tinha passado, pois não estava a ligar as duas pessoas. Acabei por ouvir também os desaforos do senhor Candeias, misturando a sua empresa com a simples expressão que eu disse a alguém, que diz mal de tudo e todos e do que se passa na nossa cidade, nunca me referindo a qualquer tipo de empresário, uma vez que não sabia que o senhor José Candeias o era”.

O autarca garante que “foram utilizados fraseados bastante ofensivos, que pós o bom nome do presidente da câmara de Elvas, por escrito. Para terminar a conversa, disse que isto estava a tratar-se de um assunto que deveria ser tratado em tribunal, apenas para evitar mais conversas. Mas este senhor teima em achar-se superior a tudo e a todos. Não sei se, por acaso, tem muito dinheiro e lhe faz mal que decide gastá-lo de qualquer forma, nem que seja a pagar a advogados para defender as frases menos felizes que ele utiliza quando está a falar com o presidente da Câmara Municipal de Elvas”.

Volta saiu de Badajoz passando em Campo Maior

A segunda etapa da Volta a Portugal em Bicicleta saiu, às 12.25 horas deste sábado, de Badajoz, na direção de Castelo Branco, onde os ciclistas devem chegar cerca das 17.30 horas.

São 181,5 quilómetros que os ciclistas têm de enfrentar até à meta, passando por Campo Maior, cerca das 13 horas, onde se encontrava instalada uma meta volante.

Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal em bicicleta, enaltece o trabalho do município de Badajoz “em agarrar a oportunidade de ter esta competição”, deixando no ar a hipótese de uma etapa da prova poder, no futuro, “acabar na cidade pacense”.

Juancho Pérez, vereador no Ayuntamiento de Badajoz, refere que “o objetivo desta saída de da cidade espanhola é utilizar o desporto para que a Eurocidade possa chegar ainda mais longe”.

As outras duas metas volantes estão em Portalegre e Vila Velha de Ródão. A etapa tem três contagens de terceira categoria do prémio da montanha, em Monte Paleiros (entre Portalegre e Castelo de Vide), Serra de São Miguel (entre Nisa e Vila Velha de Ródão) e Retaxo (concelho de Castelo Branco).

Há 51 anos, a Volta a Portugal em Bicicleta não partia de Badajoz. Então, em 1971, o pelotão era comandado pelo camisola amarela Joaquim Agostinho.

Partida em Badajoz

Passagem por Campo Maior

Universidade de Évora aposta em quatro novas licenciaturas

Imagem: site da Universidade de Évora

A Universidade de Évora abriu, para este novo ano letivo, quatro novas licenciaturas, no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior: Matemática, Biologia e Geologia, Física e Química e Ciências Biomédicas e da Saúde.

A aposta da universidade é de oferecer um conjunto “de formações inovadoras e multidisciplinares”, que possibilitem aos seus estudantes, entre outras saídas profissionais, a continuidade dos seus estudos em programas de mestrado em áreas científicas e de ensino.

Uma destas novas licenciaturas, a de Ciências Biomédicas e da Saúde, explica a reitora da Universidade, Hermínia Vilar, conta com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Este novo curso vem ao encontro de uma das áreas de investimento da Universidade de Évora, que é a área da saúde, e que penso que será uma das primeiras ofertas que será continuada com outras ofertas, nomeadamente ao nível da licenciatura”, adianta.

Um dos objetivos da universidade com a abertura desta licenciatura é de abrir caminho para um curso de Medicina. “Espero que possa vir a ser uma realidade”, assegura a reitora, por mais que lembre que um curso como este exija “uma planificação prévia, sobre a necessidade das condições e do perfil da formação que se pretende”. Para além disso, revela Hermínia Vilar, a abertura do curso terá de ser articulado com a construção do novo Hospital Central do Alentejo. A expectativa é que Medicina na Universidade de Évora possa começar a ser lecionada entre três a quatro anos.

Já os cursos de Matemática, Biologia e Geologia e Física e Química, muito direcionados para a docência, surgem num momento em que, no país, já faltam professores. “Há uma enorme carência de professores – obviamente que tem a ver com o facto de muitos se estarem a aposentar -, e procura-se responder a essa falta, dando a possibilidade aos estudantes de fazerem este primeiro ciclo, para depois completar a formação no segundo ciclo, que também esperamos poder oferecer dentro de algum tempo”, explica ainda a reitora.

Resultado da abertura destas novas quatro licenciaturas, a Universidade de Évora tem este ano mais cerca de 60 vagas disponíveis para novos alunos no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Este ano, a Universidade de Évora oferece 1338 vagas, distribuídas por 39 cursos de licenciatura e mestrado integrado, sendo 60 das vagas destinadas às quatro novas licenciaturas com que a Universidade se apresenta, pela primeira vez, neste Concurso Nacional de Acesso.

A primeira fase de candidaturas, que teve início a 25 de julho, termina esta segunda-feira, dia 8 de agosto. Os resultados serão conhecidos a 11 de setembro.

Noite de Fados decorre na Praça da República de Elvas

Fado Luz é o nome do espetáculo que decorre esta noite na Praça da República de Elvas, pelas 22 horas.

O evento insere-se nas noites de verão, promovidas pela Câmara Municipal de Elvas, e Rondão Almeida garante que o objetivo é “dinamizar o centro histórico da cidade nestes meses de julho e agosto”.

Em palco vão estar Olinda Moriano, Ricardo Ventura, João Carriço e Nuno Pires.

Vaiamonte está em festa e com espetáculo do Cultura em rede

No âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora das Neves, que estão a decorrer em Vaiamonte, no concelho de Monforte, entre 5 e 7 de agosto, realiza-se hoje, pelas 21 horas, um espetáculo de animação itinerante pelas ruas da freguesia.

Gonçalo Lagem, presidente da câmara de Monforte, explica que “a iniciativa surge inserida no projeto Cultura em rede, criado pelo Governo, para apoiar o setor da cultura. A CIMAA candidatou-se recebeu essa verba, e ao concelho de Monforte foram atribuídos cinco espetáculos que decidimos distribuir pelas festas das freguesias, no âmbito das festas de verão”.

As festas de Vaiamonte contam ainda hoje com torneio de tiro ao alvo, no centro cultural, às 15 horas, missa seguida de procissão, às 17 horas, grande concurso de pegas, às 18 horas, com a participação dos grupos de forcados de Arronches, Portalegre e Alter do Chão.

O arraial abre às 21 horas com Nem+Nem- e a discoteca está marcada para as 23 horas. À meia-noite há largada de touros.

Missa e procissão da Senhora da Graça dos Degolados este sábado

As Festas de Degolados prosseguem este sábado, 6 de agosto, com tourada à vara larga, às 18.30 horas, seguindo-se às 19 horas a missa seguida de procissão em honra da santa padroeira da freguesia.

Ainda hoje, pelas 21.30 horas, há espetáculo de fado com Dina Valério e Joana Cota, acompanhadas à guitarra portuguesa por Nuno Cirilo e na viola de fado por Miguel Monteiro.

Entre as 22 horas e a meia-noite, há animação infantil e, às 23.30 horas, é o artista Melão quem anima a noite, seguido de Dj Nunes.

Euromilhões com jackpot de 53 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 53 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave de ontem.

O segundo prémio, de 232 mil euros, saiu a três apostadores no estrangeiro, assim como o terceiro prémio, de 32 mil euros, que foi entregue a cinco apostadores.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 3, 29, 33, 35 e 44 e pelas estrelas 8 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Corrida de touros este sábado na Terrugem

No âmbito das Festas em Honra de Santo António da Terrugem, realiza-se este sábado, dia 6 de agosto, pelas 22 horas, uma corrida de touros.

Em praça, vão estar os cavaleiros João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos e Duarte Pinto, a lidar seis touros da ganadaria São Marcos.

As pegas ficam a cargo dos Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

Quartos-de-final definidos em seniores no futsal da ADBC

Os quatro jogos dos quartos-de-final de seniores do Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC) estão definidos, com as partidas Cláudia Viagens – Boa-Fé, Cidade Nova – Matraquilhos, ADBC – Revoltilho e Century 21 – Unossobar.

Na noite desta sexta-feira, dia 5, no Polidesportivo Municipal do Jardim, os resultados dos três encontros foram os seguintes: Meu Super/Quinas, 3 – Unossobar/Cláudia Viagens, 6 (veteranos); ADBC, 5 – Boa-Fé, 4 (veteranos); Boa-Fé, 1 – Revoltilho, 2 (seniores).

Classificação final do grupo A de seniores: 1º Cidade Nova, nove pontos; 2º Cláudia Viagens, quatro pontos; 3º ADBC, dois pontos; e 4º Century 21, um ponto.

Classificação final do grupo B de seniores: 1º Unossobar, nove pontos; 2º Revoltilho, seis pontos; 3º Boa-Fé, três pontos; e Matraquilhos, zero pontos.

Classificação de veteranos: 1º Unossobar/Cláudia Viagens, com 12 pontos; 2º ADBC nove pontos; 3º Revoltilho seis pontos; e 4ºs Boa-Fé e Meu Super/Quinas têm ambas zero pontos.

O torneio prossegue na próxima segunda-feira, 8 de agosto, com os três desafios seguintes: às 21 horas, Meu Super /Quinas – Boa-Fé (veteranos); às 22 horas, Cláudia Viagens – Boa-Fé (seniores, quartos-de-final); e às 23 horas, Cidade Nova – Matraquilhos (seniores, quartos-de-final).

“Monforte desde cedo se associou ao ciclismo”, garante Gonçalo Lagem

Hoje, sábado, dia 6, a segunda etapa da Volta a Portugal em Bicicleta sai da Avenida Entrepuentes, na Circular Reina Sofia, em Badajoz, às 12.25 horas, em direção a Castelo Branco.

Durante o percurso de 181 quilómetros, os ciclistas passam, entre outras localidades, por Campo Maior, Arronches, Monforte, Portalegre e Castelo de Vide.

O presidente da câmara de Monforte, Gonçalo Lagem (na foto), garante que “desde cedo o município se associou a duas festas do desporto: a Volta ao Alentejo em bicicleta e a Volta a Portugal. Partindo esta etapa do nosso distrito, tínhamos que estar ligados, aproveitando para promover o que temos, o que somos e o que sabemos fazer também”.

Segunda etapa da Volta a Portugal em Bicicleta sai hoje de Badajoz em direção a Castelo Branco, num total de 181 quilómetros.

Campo Maior com trânsito condicionado para meta volante da volta

Devido à passagem da 83ª Volta a Portugal Continente por Campo Maior hoje, dia 6 de agosto, o trânsito e o estacionamento em algumas artérias do concelho vão estar condicionados entre as 09:30h e as 13:30h.

A 2ª etapa da prova, entre Badajoz e Castelo Branco, tem uma Meta Volante na zona do Jardim Municipal.

O percurso no concelho inicia-se na fronteira do Retiro, aproximadamente às 12:50h, e segue pela Estrada da Figueira, Rotunda da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Jardim Municipal, Rotunda da Fonte Nova e Degolados.

A partir das 13:00h, está prevista a passagem pela Meta Volante instalada no Jardim Municipal.

Voz Amiga, AR Musical e Baila Maria nas Festas da Terrugem

O segundo dia de Festas em Honra de Santo António da Terrugem começa hoje às 8 da manhã com alvorada, seguida de arruada com a charanga ZuluBand. Para as 10 horas está marcada uma missa seguida de procissão.

O arraial, quermesse e jogo do bicho começam às 21.30 horas e meia hora depois há corrida de touros.

O grupo Voz Amiga atua às 22.30 horas, o AR Musical às 23.30 horas e os Baila Maria à 1.30 horas.

A discoteca com Dj Zé Avecalhos tem início marcado para as 3.30 horas.