Orquestra de Portel atua a 29 de julho em Borba

No âmbito do projeto “Fora de Cena”, a Orquestra Sinfónica do Festival Internacional de Música de Portel apresenta-se em concerto em Borba, no próximo dia 29.

O concerto da orquestra, liderada pelo maestro Luís Miguel Clemente, no anfiteatro do jardim de Borba, a partir das 21.30 horas.

Este é um evento que tem como objetivo, revela o Município de Borba, “promover a cidade, o concelho” e valorizar o seu património.

Sete Sóis Sete Luas traz a Elvas autarca de Frontignam

A vereadora da Cultura da localidade francesa de Frontignam, Valerie Maillard, está de visita a Elvas ao longo deste fim de semana.

A responsável, que foi recebida na manhã de ontem, sexta-feira, dia 22, na Casa da Cultura em Elvas, pela vereadora Vitória Branco, está na cidade no âmbito da realização do Festival Sete Sóis Sete Luas.

A comitiva é composta ainda pelo chef Grégory Doucey, que irá ministrar o Laboratório de Gastronomia do Sete Sóis Sete Luas, dedicado à gastronomia do Sul de França, e Marco Abbondanza diretor do Festival Sete Sóis Sete Luas.

Depois da visita à Casa da Cultura estes realizaram um périplo pelo centro histórico de Elvas, acompanhados por um guia.

Fonte: Município de Elvas

Grupo “Korrontzi” atua na Praça da República

O grupo basco “Korrontzi” atua este sábado, dia 23, pelas 22 horas, na Praça da República de Elvas, no âmbito do festival Sete Sóis Sete Luas.

Gregory Doucey é hoje o chefe responsável pelo laboratório de cozinha que vai decorrer na cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), dedicado aos sabores do mediterrâneo, entre as 17 e as 20 horas.

Trânsito condicionado entre Elvas e Campo Maior até 2 de agosto

Os trabalhos de pavimentação na Estrada Nacional 373, que liga os concelhos de Campo Maior e Elvas, vão prolongar-se até ao próximo dia 2 de agosto, informa a Infraestruturas de Portugal.

No decorrer dos trabalhos, a circulação, condicionada entre as 8.30 e as 19 horas, é feita de forma alternada, com recurso a semáforos.

Os trabalhos decorrem entre os quilómetros 11 e 23, sendo que a Infraestruturas de Portugal não tem dúvidas de que esta obra “irá contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores”.

Elvas caminha este domingo pela Clarinha

Recentemente oficializada uma delegação dos Punishers Law Enforcement Motorcycle Club em Elvas, esta organização sem fins lucrativos promove amanhã, domingo, dia 24 de julho, na cidade, uma caminhada solidária com vista a angariar fundos para os tratamentos e intervenções cirúrgicas a que se precisa de submeter a pequena Clara Duarte, uma menina elvense, de quatro anos, que sofre de Síndrome DiGeorge, uma doença rara e incapacitante.

Cem por cento da verba angariada com a iniciativa irá reverter para os tratamentos, revela o presidente do núcleo de Elvas dos Punishers, Carlos Vaz, adiantando que tiveram conhecimento da situação através da televisão e das redes sociais. “Identificámo-nos com a causa. Acompanhámos a situação da Clarinha através da página dela e vimos que não era uma situação fácil”, começa por dizer.

Com o dinheiro angariado para o primeiro tratamento, falta agora conseguir a verba necessária para o segundo. “Ao vermos essa situação, os Punishers não puderam ficar de braços cruzados”, adianta Carlos Vaz, que não esconde que esta caminhada só é possível tendo em conta os vários apoios com que têm contado.

A participação nesta caminhada, com um percurso com pouco mais de quatro quilómetros, tem um custo de cinco euros, sendo que os cem primeiros inscritos têm direito a uma tshirt, adianta o vice-presidente dos Punishers de Elvas, Dinis Oliveira. Neste momento, contudo, já não há mais tshirts disponíveis, dada a pronta resposta dos elvenses a este evento. Ainda assim, não vão faltar águas e fruta fresca, no decorrer da caminhada, para todos os participantes.

A concentração no domingo está marcada para as 8.30 horas, na Praça D. Sancho II, sendo o percurso pela cidade antecedido de um aquecimento, a cargo de Cláudia Brotas.

Quanto aos Punishers, que têm origem 1999, nos Estados Unidos, chegam a Elvas, depois de outros dois motoclubes – um em Lisboa e outro na Madeira -, totalmente focados na vertente social, terem sido fundados no país. Carlos Vaz explica ainda que o Punishers, sendo uma organização sem fins lucrativos e de cariz solidário, é destinado exclusivamente a membros das forças de segurança, militares, ex-militares, bombeiros e similares.

Desde maio, altura da sua fundação na cidade, os Punishers de Elvas já meteram mãos ao trabalho com diversas iniciativas de âmbito social, com destaque para entregas de bens essenciais, roupas, camas e carrinhos de bebé e até a pintura de uma casa que albergou uma família ucraniana.

Ministro da Cultura nos cem anos do Teatro Bernardim Ribeiro

Imagem: Município de Estremoz

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, esteve na passada quinta-feira, 21 de julho, em Estremoz, para presidir à cerimónia das comemorações dos cem anos do Teatro Bernardim Ribeiro.

Pedro Adão e Silva teve oportunidade de descerrar a placa comemorativa deste importante aniversário daquela infraestrutura cultural, bem como a placa inaugural da Sala de Exposições Temporárias “Tomaz Alcaide”, onde se encontra patente a exposição “Teatro Bernardim Ribeiro – 100 anos de história(s)”.

Nesta mostra estão compilados documentos sobre a história do Teatro, assim como centenas de cartazes dos filmes, teatros e espetáculos nele exibidos, que se encontram à guarda do Arquivo Municipal de Estremoz e que agora podem ser visitados até final de setembro.

Imagem: Município de Estremoz

Por esta ocasião, o ministro, acompanhado do presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, foi brindado com uma atuação do Orfeão Tomaz Alcaide. A noite terminou com um espetáculo do fadista José Gonçalez, em comemoração, quer dos cem anos do Teatro Bernardim Ribeiro, quer dos seus 35 anos de carreira.

Antes, Pedro Adão e Silva esteve ainda de visita ao Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz.

Cantares de São Vicente, largada e tourada nas festas de Vila Fernando

Vila Fernando, no concelho de Elvas, está em festa hoje e amanhã, dias 23 e 24 de julho. Com um programa simples e sem qualquer associação a assumir a organização das festas, a União de Freguesias, ainda assim, não quis deixar passar em branco a data.

Nesta noite de sábado, a partir das 22 horas, e inserido na programação das Noites de Verão, há espetáculo com o Grupo de Cantares de São Vicente, no jardim, seguindo-se, à meia-noite e meia, uma largada de touros. Já amanhã, sábado, pelas 19 horas, decorre uma tourada à vara larga.

“Dadas as circunstâncias”, revela a tesoureira da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, Ana Paula Mália, estas são as festas possíveis, por mais que gostassem de fazer algo diferente.

Com esperança que, no próximo ano, as festas possam ter outro impacto, Ana Paula Mália apela à população e às associações para que se unam à União de Freguesias, para trabalhar nesse sentido.

CLDS de Campo Maior desafia jovens a fazer trabalho voluntário

Com a chegada do período de férias, os jovens de Campo Maior são convidados a ocupar parte do seu verão a intervir de uma forma mais ativa na comunidade e a adquirir competências importantes para o seu futuro, participando em diversas ações de voluntariado, promovidas pelo CLDS 4G – Campo Maior, Vila Solidária da Europa.

Este projeto, revela a coordenadora do CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), Maria Manuel Valentim, permite aos jovens, desde 2013, que se mantenham ocupados, nesta altura do ano, fazendo voluntariado nas IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) da vila. “Vamos dar a conhecer aos jovens o que cada uma das instituições faz. Ficam a conhecer melhor como funcionam, adquirem competências e estão ocupados, escusam de estar em casa, agarrados aos computadores e telemóveis”, assegura.

Este programa de voluntariado é destinado a jovens com mais de 13 anos, ou que tenham o 7º ano já concluído. “Assim não colidimos com as instituições que têm ATL”, explica Maria Manuel Valentim, assegurando que não há limite de idade para participar. “No final, damos um certificado de participação, com as competências adquiridas durante este período, até porque sabemos que, cada vez mais, é muito importante o voluntariado para um currículo”, acrescenta a responsável.

Estas ações de voluntariado decorrem até 31 de agosto, em instituições como a Câmara Municipal de Campo Maior, a Coração Delta, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, a Casa do Povo de Campo Maior e a APPACDM de Elvas.

As inscrições podem ser feitas na sede do CLDS, no Cowork de Campo Maior, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, 6A. Os menores de idade terão de apresentar uma autorização por escrito, por parte dos pais.

Cerca de uma centena de pessoas na caminhada do Ginásio Sénior de Elvas

A sexta edição da Caminhada Noturna, promovida pelo Ginásio Sénior da Universidade Sénior de Elvas, juntou ontem, 22 de julho, várias dezenas de pessoas no centro histórico da cidade.

À iniciativa juntaram-se os alunos de Educação Física na Universidade Sénior e muitos populares que se dedicam regularmente à atividade, alguns dos quais oriundos das freguesias rurais do concelho.

Antes da partida na Praça da República, a vice-presidente da Câmara Municipal, Anabela Cartas, dirigiu palavras de agradecimento e incentivo aos participantes. Seguiram-se alguns minutos de aquecimento, a cargo dos professores Miguel e Nuno Pires.

Fonte: Município de Elvas

CIMAA com Marta Temido na obra do Hospital Central do Alentejo

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, acompanhou, na manhã deste sábado, 23 de julho, a visita da ministra da Saúde, Marta Temido, à obra do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, com a presença de representantes da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, da CCDR Alentejo, autarcas e deputados.

Com conclusão prevista para o final de 2023 e um investimento total de 210 milhões de euros, o novo Hospital Central do Alentejo é uma obra estruturante para o desenvolvimento do Alentejo e do país, “tornando mais fortes as respostas da saúde na região”, destacou a ministra da Saúde, Marta Temido.

A realização da construção deste hospital de proximidade é também resultado da cooperação entre os diferentes organismos e autarquias da região do Alentejo, que se têm mobilizado em torno deste projeto numa mostra da importância da coesão territorial para o desenvolvimento.

Fonte: CIMAA

Showcase e SunElvas animam piscinas municipais

No âmbito da segunda edição do Festival Sons do Guadiana, realiza-se hoje um Showcase com Kikas Cabral, nas Piscinas Municipais de Elvas, a partir das 11 horas.

Entre as 17 e as 19 horas, há Sun Elvas, com Dj Pekas, nas piscinas e, pelas 20.30 horas, há noite de fados na taberna O Ministro, em Campo Maior, com Paulo Cachinho, Joaquim Ferreira, Olinda Moriano, Pedro Calado e Sofia Saragoça.

No que diz respeito às sessões de poesia associadas aos restaurantes aderentes, este sábado decorrem às 14 horas, no Girassol, às 14.30 horas na Kudissama, às 21 horas no Hotel Santa Luzia, às 21.45 horas no restaurante A Coluna e pelas 22.30 horas no Monte da Graça.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 26 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora de ontem, 22 de julho, do Euromilhões, sendo que também não houve segundos prémios atribuídos. No sorteio da próxima terça-feira estará em jogo um jackpot de 26 milhões de euros.

O terceiro prémio, 112 mil euros, saiu a nove jogadores, dois deles em Portugal. Já o quarto prémio, no valor de 1.800 euros, contemplou 32 apostadores, dois com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números 16, 18, 29, 32 e 50 e as estrelas 4 e 11.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do portal dos Jogos Santa Casa.

Jornada 1 do Torneio de Futsal da ADBC

O Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC), em homenagem a Ricardo Gama (“Pita”), começou na noite desta sexta-feira, dia 22, no Polidesportivo do Jardim Municipal de Elvas, perante grande assistência.

A jornada 1 teve os resultados seguintes: ADBC, 2 – Revoltilho, 0 (veteranos); Matraquilhos, 3 – Revoltilho, 11 (seniores, grupo B); e ADBC, 1 – Cidade Nova, 3 (seniores, grupo A).

O torneio prossegue na noite da próxima segunda-feira, 25 de julho, com os jogos: às 21 horas, Boa-Fé – Unossobar (seniores, grupo B); às 22 horas, Unossobar/Cláudia Viagens – Boa-Fé (veteranos); e às 23 horas, Century 21 – Cláudia Viagens (seniores, grupo A).