Andanças de regresso este verão com quatro dias de festival

O Andanças está de regresso este verão. O festival vai renascer em Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, para quatro dias de muita música e dança, num reencontro de culturas, com organização da Pé de Xumbo. Os primeiros bilhetes gerais, com desconto, já se encontram disponíveis online.

Já no ano passado, recorda a coordenadora executiva e produtora do evento, Marta Guerreiro, se procurou percorrer um caminho, dando os primeiros passos, para este regresso do festival, que acontece, este ano, de 18 a 21 de agosto. “O festival tem uma relação com a aldeia e uma das margens do Alqueva e será já uma versão mais aproximada do modelo conhecido do Andanças”, adianta.

O festival assenta em vários pilares, que, para além da música e da dança, explica Marta Guerreiro, envolve questões como a sustentabilidade, a comunidade e o voluntariado. “É um festival que requer muito o fazer com o corpo, em que a comunicação predominante é a não verbal e que, ao mesmo tempo, estimula a práticas mais ecológicas, mais colaborativas e que sejam de movimentos de grupos que dançam”, explica ainda.

Este festival, que é “de muita atividade”, reúne, desde 1996, pessoas de todo o mundo, num espírito de partilha, encontro e práticas sustentáveis, constituindo uma alternativa aos outros festivais de verão. É um espaço onde se dança, se faz música, se experimenta, mas também onde se partilham e se cruzam propostas e ideias para um mundo melhor.

Luís Ventosa e Paulo Beringela vencem sueca em Campo Maior

Luís Ventosa e Paulo Beringela foram os vencedores do torneio de sueca “Fair Play” que decorreu em Campo Maior. Em segundo lugar ficaram Jorge Chagas e Raul Burrica e em terceiro Francisco Orelhas e José Miranda.

O torneio de sueca “Fair Play” foi promovido pela Casa do Benfica de Campo Maior, com a colaboração do Núcleo do Sporting Clube Portugal da vila.

Trail Cidade de Estremoz é a 22 de maio

O 6º Trail Cidade de Estremoz tem o lema “Pelos Trilhos de Évora Monte” e está marcado para o dia 22 de maio, domingo.

A prova é disputada em duas modalidades: um trail de 20 quilómetros e um mini trail de dez quilómetros.

Programa “Estou Aqui Crianças!” já tem inscrições abertas

As inscrições para o programa Estou Aqui! Crianças, da Polícia de Segurança Pública, já estão abertas e podem ser feitas no site estouaqui.mai.gov.pt.

O programa Estou Aqui! Crianças (EAC) é uma iniciativa exclusiva e pioneira da PSP, criado em 2012, e que, sendo gratuita, pretende “contribuir para a segurança das famílias que têm crianças”, segundo o Intendente Nuno Carocha, Diretor do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas.

Estou Aqui! Crianças tem como principal objetivo agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família. Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do n.º de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.

“Este é um programa de utilização muito simples, uma vez que não envolve nem tecnologias nem custos. Desde 2012, já foram entregues mais de 400 mil pulseiras, a nível nacional, o que nos tem dado muito gozo. Neste período, já resolvemos dez ocorrências de crianças que se perderam das suas famílias e, através deste programa, conseguimos promover o seu reencontro”.

As pulseiras destinam-se a crianças com idades compreendias entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.

Município de Arronches instala armadilhas para a vespa velutina

O Serviço Municipal de Proteção Civil procedeu à instalação de armadilhas para vespas velutinas no Município de Arronches.

A vespa velutina é uma espécie invasora carnívora cuja introdução involuntária em Portugal representa um risco em várias frentes, nomeadamente na apicultura, por ser predadora da abelha, na produção agrícola, pelo efeito indireto pela diminuição da atividade polinizadora das abelhas, para o ambiente, uma vez que pode originar a médio prazo impactos negativos na biodiversidade e, sobretudo, para o bem-estar e a segurança dos cidadãos, uma vez que, no caso de sentir o ninho ameaçado, reage de modo bastante agressivo, podendo encetar uma perseguição durante centenas de metros, de acordo o município.

Desta forma, o Município de Arronches recebeu um kit de proteção, o qual continha cem armadilhas, junto com oito litros de isco, para monitorização e captura da vespa velutina. Procurando manter a população em segurança, estas medidas foram de imediato aplicadas, tendo o Serviço Municipal de Proteção Civil procedido à distribuição por vários pontos rurais das três freguesias concelho.

Badajoz empata 1-1 e volta à zona de play-off de subida

O CD Badajoz empatou a um golo, esta manhã, no Estádio Nuevo Vivero em partida disputada contra o Celta de Vigo B. O golo do empate alvinegro foi concretizado por  Gorka Santamaría aos oitenta minutos de jogo.
De esta forma, os pacenses voltam a situar-se novamente no quinto lugar da classificação, com 56 pontos, já em posição de poder disputar o play off de subida à la Segunda Divisão espanhola.
Para poder chegar ao final da fase regular do campeonato e poder alcançar a classificação para o play off de subida, a equipo de Badajoz ainda terá que disputar dois encontros no mês de maio, no próximo fim de semana fora, no terreno da Unión Deportiva Logroñés e no domingo 29 de maio no Estádio Nuevo Vivero contra o Rayo Majadahonda.

Feira de Maio em Elvas era para ser internacional em 2020

A Feira de Maio chega este domingo, dia 15, ao fim, no Parque da Piedade, em Elvas, onde decorre desde sexta-feira.

Este, que melhor que a edição de 2019, ainda não foi o certame que a Confraria do Senhor Jesus da Piedade gostaria de promover, tendo em conta o número de comerciantes e expositores presentes.

Em 2020, explica o juiz da Confraria, Carlos Damião, estava tudo planeado para uma Feira de Maio maior, com a colaboração da IFEBA, de Badajoz. Com a chegada da Covid-19, os planos acabaram por ir todos por água abaixo. “Tínhamos preparado uma feira em que eles vinham aqui, traziam expositores e estava tudo a caminhar para uma Feira de Maio em grande, mas em 2020, com a pandemia, lá se foram os planos”, lamenta o juiz.

“Íamos ter uma feira com um intercâmbio dos nossos vizinhos espanhóis, muito bonita”, assegura. As previsões era de encher “o parque todo de baixo”.

Até final do dia de hoje, no Parque da Piedade, a Feira de Maio conta com carrosséis, stands de automóveis e algum artesanato.

Orada tem BTT e sopa com “as plantas do antigamente”

A Festa das Ervas Alimentares, Aromáticas e Medicinais está a decorrer em Orada, no concelho de Borba, sendo que, neste segundo dia, como revela Paulo Laranja, do Centro Cultural da Orada, vai haver um passeio BTT e uma demonstração culinária: “sendo um evento direcionado para o campo, faz todo o sentido termos um passeio de BTT que começa e termina aqui no recinto da feira”.

Do programa da Festa das Ervas Alimentares, Aromáticas e Medicinais deste domingo faz parte uma sessão de Show Cooking “Cozinhar com as nossas Ervas”, com o chef João Couto, da Herdade da Ribeira de Borba.

De acordo com Paulo Laranja, do Centro Cultural da Orada “o chef disponibilizou-se para fazer uma sopa utilizando as plantas do antigamente”.

Realiza-se ainda um Peddy Paper para as famílias, organizado pelo CLDS de Borba.

O certame encerra com uma tarde cultural, com a presença Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, de Orada, Os Garridos – Grupo de Cante Alentejano de Rio de Moinhos e Grupo Coral Vila Morena de Grândola.

Expositores satisfeitos com o Soil to Soul no Alandroal

No Alandroal, em segundo dia do festival Soil to Soul “Somos o que comemos”, a decorrer no castelo, promove-se a agricultura biológica, livre de pesticidas e químicos, e incentiva-se ao consumo deste tipo de produtos.

Marcolino Cruz, da marca cogumelos do Alentejo do Monte da Rosenta, em Montemor-o-Novo,  está em Alandroal a apresentar os seus produtos. “Temos oito espécies de cogumelos biológicos. Temos ainda uma equipa que recolhe cogumelos no campo, são verificados e certificados e só depois vão para o mercado. O “Soil to Soul” é uma ideia muito boa, bons petiscos num ambiente descontraído”.

No Alentejo, no Soil to Soul  as três Marias do Algarve. Estão presentes com uma banca de alimentação e mostraram-se bastante satisfeitas com a sua presença no evento.  Ângela das três Marias explica-nos porque vieram do Algarve “viemos de Vila Real de Santo António, estamos a cozinhar hambúrgueres, com carne de origem local, temos cogumelos da produção do vizinho (Marcolino Cruz), queijos e beterraba que vem da Terra Mãe. Nós estamos de acordo com a linha da sustentabilidade”.

Segundo esta expositora “está tudo muito bom, bem organizado, bom ambiente e está tudo a correr muito bem”

Hoje é o segundo dia do Soil to Soul no castelo de Alandroal, um conceito originário da Suíça, aplicado pela primeira vez em Portugal.

Feira Medieval e Ibérica de Avis termina este domingo

A Feira Medieval e Ibérica de Avis termina este domingo, 15 de maio, para o qual está preparada uma vasta programação.

O certame tem início às 12 horas com a leitura do Auto de abertura da Feira, no Terreiro do Convento.

Às 14.30 horas tem lugar o Cortejo pela Consagração do Cavaleiro Infante D. Fernando como regedor e governador vitalício do Mestrado de Avis pela Bula Sincere Devotiones de Eugénio IV (1434).

Pelas 15 horas, decorre a confirmação dos bens doados ao Comendador de Coruche, Diogo Lopes de Brito, dos Casais da Milícia que este explorava em Benavente, pelo Infante D. Fernando, no Terreiro do Convento.

Já às 16 horas, é exibido o filme “a vila medieval e há contos para as crianças, com atividades pedagógicas, no Centro Interpretativo da Ordem de Avis.

Já o torneio de armas a cavalo, organizado pelo Infante D. Fernando, procurador da Ordem de Avis, para apuramento do novo Comendador-mor, Garcia Rodrigues Sequeira, e confirmação das terras de Alcanede, está marcado para às 17 horas, noTerreiro do Convento.

Às 18.30 horas, é recriada a resposta favorável pelo papa Eugénio IV, que dá a súplica do Mestre de Calatrava, solicitando a restituição dos direitos de visita sobre Avis, gerando onda de revolta na população (1436), no Terreiro do Convento.

Os Filhos do Rei e o Anúncio do Tratado de Paz em Medina del Campo (1431) tem lugar no Terreiro do Convento, às 19.30 horas, sendo que meia hora mais tarde, às 19.30 horas, há a recriação de D. João I e a traição de Vasco Porcalho, Mestre da Ordem de Avis, à causa castelhana.

O certame encerra às 21.30 horas, mas antes, às 21 horas há teatro de fogo, oferecido por D. Lopo Dias de Sousa, da Ordem de Cristo, renovando os votos de apoio a D. João I, no Terreiro do Convento.

Festival Soil to Soul prossegue este domingo em Alandroal

O festival Soil to Soul, que decorre desde ontem, sábado, dia 14, no Castelo de Alandroal, prossegue este domingo.

Hoje, Mafalda Santos aborda o tema das “cenas saudáveis”. Segue-se às 11 horas o painel “Somos mesmo o que comemos?” com António Cordeiro.

Já às 11.30 horas, Fernando Moital fala sobre o projeto Além Risco e ao meio-dia, haverá um showcooking com chefs e produtores.

Durante a tarde, a partir das 14 horas Tiago Pereira fala sobre a Viagem sobre a música e gastronomia de Alandroal e meia hora mais tarde, às 14.30 horas há conversas gastronómicas, num painel de discussão com os chef’s.

Pelas 15 horas, há um painel de discussão com os produtores, numa tertúlia regenerativa.

Bejamim atua às 17.30 horas e o festival encerra com o DJ Pedro Ramos, às 19 horas.

Campeonato Zonal de Judo reuniu atletas de oito clubes em Campo Maior

A Associação Distrital de Judo de Portalegre organizou no sábado, 14 de maio, em colaboração o Sporting Clube Campomaiorense e a Casa do Povo de Campo Maior, a edição deste ano do Campeonato Zonal de Juvenis, no pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior.

Participaram na competição, para além dos dois clubes de Campo Maior, a Academia de Judo de Castelo Branco, o CRP da Boa-Fé (Elvas), a Escola Ana Hormigo, o Elétrico de Ponte de Sor, o Grupo Desportivo Portalegrense e o Grupo Desportivo Montargilense.

Dia da Família celebrado em Campo Maior com sessão de Yoga

O CLDS 4G – “Campo Maior Vila Solidária da Europa”, em colaboração com o Município de Campo Maior, celebra hoje, 15 de maio, o Dia da Família, com uma atividade de Yoga em Família.

A atividade vai realizar-se no Jardim Municipal de Campo Maior entre as 10 horas e o meio-dia.

Aos interessados em participar, é solicitado que levem, consigo, um
colchão ou tapete de ginástica, para além de boa disposição. A quem se inscreveu previamente, será oferecida uma tshirt, entre outras surpresas.

Ator Antonio Banderas promove a Extremadura

O famoso ator espanhol Antonio Banderas esteve na vizinha região da Extremadura, tendo passado por Mérida, Trujillo, Guadalupe, Cáceres e pelos desfiladeiros do norte desta província.

Banderas, acompanhado de amigos e da mulher, a alemã Nicole Kimpel, jantou no Atrio Restaurante Hotel e deixou-se fotografar com a equipa do restaurante.

Passeio automóvel pela Associação de Veículos Clássicos de Estremoz

A Associação de Veículos Clássicos de Estremoz organiza este domingo, dia 15 de maio, um passeio automóvel comemorativo dos dez anos deste coletividade.

Os participantes devem concentrar-se às 9 horas , no Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz.

Às 9.45 horas decorre um simulacro de um acidente rodoviário, tendo o passeio início às 10.30 horas.

A primeira paragem do passeio acontece na freguesia de São Lourenço de Mamporcão, meia hora depois, onde será servido um beberete.

Depois de retomado, pelas 11.45 horas, o passeio terá nova paragem, para almoço, por volta das 13 horas.