Grupo de amigos faz a festa da Páscoa na Ajuda

Páscoa, em Elvas, é sinónimo de dias e noites de convívio, no campo. Como manda a tradição, no domingo de Páscoa, come-se o borrego.

Na Ajuda, a Rádio ELVAS foi encontrar ao final da manhã desta quarta-feira, 13 de abril, para já, o único grupo que decidiu montar todo um arsenal, incluindo tendas, cozinha, sala de jantar e um salão de baile, ao ar livre, para, até final da semana, fazer do campo casa.

“Somos os primeiros a chegar e os últimos a ir embora”, garantia Nuno Aparício, um dos elementos deste grupo, acabado de acordar por um dos amigos, ainda dentro da sua tenda. Chegados ontem, adianta, “que parece que foi há três dias”, fizeram, durante a noite, “o maior barulho possível”, até porque não tinham vizinhança. Uma “semana de guerra”: assim prevê que seja, mas, mais que a casa às costas, garante Nuno, levaram para a Ajuda, “sobretudo vontade”. Ainda assim, não falta comida e bebida que, nas palavras deste jovem, davam para se governarem durante um mês.

Ao todo, este grupo conta com cerca de 15 elementos, mas, para já, apenas seis se encontram acampados e instalados na Ajuda. Mais logo, “chegam mais três ou quatro campistas”. “Isto vai ser o terror”, diz ainda.

Para passar estes dias no campo, alguns, revela Nuno Munhão, têm de tirar dias de férias ou, se a trabalhar, só comparecem quando podem. “Ontem, viemos, já quase de noite, montar as tendas e as mesas, mas trouxemos logo tudo: umas arcas, um gerador, temos o fogão, o gás, para fazer a comida. É mais ou menos como se estivéssemos em casa, mas no campo”, adianta.

Nuno Munhão, que garante que só vão embora no domingo “à tardinha, a fazer-se noite”, tem esperança que amanhã ou na sexta-feira mais pessoas apareçam na Ajuda, até porque “o pessoal tem vontade disto”.

Dois anos depois, desde a última vez em que estiveram na Ajuda, por esta altura do ano, Roberto Cabral garante que este é “um espaço privilegiado” para que se possa retomar a normalidade, nesta festa que “tem tanto de religioso como de pagão”. Durante estes dias, o grupo espera manter-se em “amena cavaqueira e a beber uns copos”.

Tiago Belchior, por sua vez, para além de revelar o cardápio preparado para estes dias, que inclui desde “sardinhas a frango à tailandesa”, espera que, sobretudo, os visitantes espanhóis não deixem lixo espalhado no campo.

Dois anos depois, campomaiorenses estão de regresso à Enxara

Depois do São Pedro ter dado tréguas, e após dois anos sem a tradição se ter cumprido, devido à pandemia, os campomaiorenses, e não só, estão de regresso ao campo, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, para um convívio de Páscoa, que dura até à próxima segunda-feira, dia 18 de abril, feriado municipal de Campo Maior.

Desde ontem à noite, sobretudo, que vários grupos começaram a transportar, de suas casas, tendas, cadeiras, mesas e tantos outros utensílios e instrumentos necessários para passar, nas melhores condições possíveis, estes dias ao ar ao livre.

Nuno Serra e o seu grupo de amigos chegaram, na manhã desta quarta-feira, dia 13, sendo que a Rádio ELVAS foi encontrá-los a montar uma tenda. Este jovem conta que os próximos dias serão, sobretudo, “de diversão e muita adrenalina”. Muita cerveja, a tenda e lenha, adianta, são essenciais para que a festa se faça da melhor maneira possível.

“Eu tenho 59 anos e desde que me lembre de ser gente, sempre vim com os meus pais. Eles já não estão, mas o meu marido também gosta e a tradição passou de geração em geração”, conta, com as lágrimas a escorrer pelo rosto, Francisca Damião. O espaço, que ocupam com as suas tendas, é o mesmo, desde sempre. O convívio, diz ainda, é o principal desta romaria. Já a filha, Sara, revela que, de casa para o campo, tiveram de levar, entre outros, loiças, mantas e “roupa quentinha, porque à noite faz frio”. Montaram tudo no domingo, mas só esta quarta-feira ficam para passar a noite.

Já Luís Hortas, acompanhado de Cláudia e Francisco, prevê uns dias “duros”, bem regados a álcool, sendo esta a primeira vez que ruma até à Enxara para, com os amigos, conviver e desfrutar do ar puro da natureza. Cláudia, por sua vez, garante que as suas expectativas para estes próximos dias são bastante altas. Francisco, pela primeira vez, vem de Alcácer do Sal para a Enxara, sendo que, com os amigos que tem na vila, espera fazer desta uma grande festa.

Da programação prevista, as festas em honra de Nossa Senhora da Enxara incluem, no domingo, dia 17, missa da ressurreição, pelas 15 horas, garraiada, pelas 17 horas, e baile com o duo Jorge e Célia Pedras, a partir das 21 horas. Já na segunda-feira, dia 18, há missa de ação de graças, pelas 16 horas, seguida de procissão. Até segunda-feira, no recinto junto ao Santuário, são alguns os carrosséis e os estabelecimentos de comes e bebes ambulantes disponíveis para quem ali permanece por estes dias.

 

 

Centro de Cycling da Serra d’Ossa homologado pela Federação de Ciclismo

O Centro de Cycling da Serra d’Ossa, em Rio de Moinhos, no concelho de Borba, foi homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

O Centro de Cycling da Serra D’Ossa disponibiliza três portas de entrada e desenvolve-se pelos concelhos do Redondo, Borba e Estremoz, em torno da Serra D’Ossa.

No total a rede de percursos do Centro de Cycling da Serra D’Ossa tem 686.78km, dos quais 157.25km são sinalizados. Todas as portas de entrada estão equipadas com uma estação de reparação, lavagem de bicicletas, sanitários e balneários.

Pulseira eletrónica para homem detido em Campo Maior por violência doméstica

Um homem, de 67 anos, foi detido, na passada segunda-feira, 11 de abril, no concelho de Campo Maior, por violência doméstica, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia violência física e psicológica contra a vítima, sua companheira de 65 anos. Foi possível apurar-se ainda que existiram episódios de ameaças por parte do suspeito, tendo causado medo e inquietação na vítima. Após diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção.

O suspeito foi presente ao Tribunal Judicial de Elvas, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de contacto, por qualquer meio, com a vítima, proibição de adquirir e usar armas, devendo ainda entregar as que possui, controlado por pulseira eletrónica.

Espaços turísticos de Campo Maior encerrados no Domingo de Páscoa

Os vários espaços turísticos de Campo Maior vão estar encerrados no Domingo de Páscoa, dia 17 de abril.

O Posto de Turismo, o Espaço.Arte, o Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, a Casa Museu Santa Beatriz da Silva, o Lagar Museu e o Museu de Arte Sacra, informa o Município de Campo Maior, apesar de encerrados no domingo, estão abertos na sexta-feira e no sábado, dias 15 e 16 de abril.

Estes espaços museológicos funcionam entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 17 horas.

Évora promove rastreio vocal para crianças

O Dia Mundial da Voz celebra-se no próximo dia 16 de abril e, para assinalar esta data, o serviço de Otorrinolaringologia do Hospital do Espírito Santo em Évora está a promover um rastreio de patologia vocal em crianças, amanhã.

Este rastreio é uma forma de prevenir que uma criança se torne um adulto rouco, ou que utilize mal a sua voz, de forma a criar problemas de saúde graves.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A médica Rita do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital do Espírito Santo de Évora adianta que este rastreio é também uma forma de dar destaque a esta área da saúde que, “muitas vezes não é valorizada e que com uma simples intervenção podemos acabar por melhorar a vida” do paciente. No caso das crianças, muitos pais acabam por aceitar a rouquidão como uma característica da voz, no entanto, isto não é algo normal e pode “acabar por condicionar o futuro da crianças”.

Este foi um dia, tal como explica a médica especialista em Otorrinolaringologia, neste Hospital, Dulce Montes, “trazido para Portugal pelo Professor Mário Andreia, do Hospital Santa Maria, em 2003 e desde aí, e quase todos os anos, de uma forma mais ou menos intensa, é comemorado o Dia Mundial da Voz, em Portugal”. Na cidade de Évora e aproveitando a pausa letiva das férias da Páscoa, “achámos que seria uma boa oportunidade para fazer e promover um rastreio a crianças”, explica a especialista.

Tal como informa Dulce Montes, “a rouquidão nas crianças é demasiado desvalorizada, até mesmo pelos pais”, consequência de pequenas doenças normais, que as crianças têm. A médica Dulce Montes explica que, “num adulto, quando a rouquidão é persistente, as pessoas começam logo a pensar que pode ser um cancro e por esse motivo, vão à consulta e preocupam-se”, algo que não acontece com as crianças, que acabam por andar “roucos há vários meses e os próprios pais habituam-se à voz da crianças”.

Para além destes fatores, a vida da criança pode ser dificultada se esta situação for prolongada, ou se não for vista por um especialista. A especialista alerta para a dificuldade “de relacionamento com os outros, a sua capacidade de comunicação e tudo isso pode trazer dissabores ao desenvolvimento da criança”. A avaliação e consultas são essenciais e devem ser feitas, tal como informa Dulce Montes, “por um especialista, deve ser avaliado por um terapeuta da fala, porque pode ser uma situação que se corrija com alguma facilidade”, sendo que, se a rouquidão permanecer por mais de um mês, os pais devem encaminhar a criança a uma consulta.

O rastreio de voz, destinado a crianças, decorre amanhã, das 10 horas às 12 horas. Para participar neste rastreio é necessário fazer inscrição aqui.

[/shc_shortcode]

Inscrições abertas para a caminhada do Dia da Mãe em Alandroal

A Associação CasaNovense, de Santiago Maior, em colaboração com o município de Alandroal está a organizar a caminhada do Dia da Mãe, marcada para 1 de maio.

A concentração está marcada para as 7.30 horas, na Associação e as inscrições devem ser feitas através do número 96 250 58 52.

A participação é gratuita e conta com lanche no final da caminhada.

Vila Fernando recupera tradição do forno comunitário

A União das Freguesias de Barbacena e Vila Fernando vai acender o forno comunitário de Vila Fernando, no próximo sábado, dia 16, para que as pessoas possam confecionar o tradicional assado de borrego ou bolos.

Esta é uma iniciativa que “pretende reavivar esta tradição centenária para que, sobretudo os mais novos, possam conhecer como se fazia antigamente”, de acordo com Ana Paula Mália, tesoureira na União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando.

“A iniciativa é gratuita, sendo que as pessoa têm que se inscrever para que possam ser criados grupos para utilizarem o forno”, informou a responsável.

As inscrições devem ser feitas, até quinta-feira, nas instalações das juntas de freguesia de Vila Fernando ou Barbacena, ou através dos números 268661149 (Vila Fernando) e 268662163 (Barbacena).

O forno comunitário está instalado no Largo da Igreja, em Vila Fernando.

Via-sacra pública decorre esta noite em Elvas

Uma Via-sacra pública vai percorrer hoje, quarta-feira, dia 13, a partir das 21 horas, o caminho entre a Igreja do Senhor dos Aflitos, junto ao Pelourinho, e o Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

A irmã Maria de Fátima Magalhães refere que “numa altura em que já é possível realizarem-se manifestações de paz e de fé, decidiram retomar esta cerimónia e, ao mesmo tempo, pedir pela paz na Ucrânia”.

“Esta via-sacra destina-se a todas as pessoas que queiram participar e tem início com um grande cartaz com a bandeira da Ucrânia”, sublinhou.

Durante a Pandemia a via-sacra não se realizou, mas este ano vai ser retomada com uma intenção muito especial: pedir a Paz para a Ucrânia e o fim da Invasão Russa. À frente da procissão irá uma bandeira da Ucrânia com a frase: “CAMINHAMOS POR TI”   e o mote da via-sacra terá como lema a prece do Papa Francisco: “PERDOAI-NOS A GUERRA, SENHOR”.

Rouxinol, Bastinhas e António Prates na corrida de touros da FIAPE

A Corrida de Touros da edição deste ano da FIAPE, a 34ª Feira Internacional Agropecuária de Estremoz, marcada para o próximo dia 30, às 17 horas, contará, em praça, com os cavaleiros Luís Rouxinol, no ano de comemoração dos seus 35 anos de alternativa, Marcos Bastinhas, António Prates, e o amador Francisco Cortes Jr., na lide de um imponente curro de toiros Pégoras e de um novilho da mesma ganadaria.

Marco Pernas, presidente da direção da Tertúlia Tauromáquica de Estremoz, adianta que pegam o Grupo de Forcados Amadores de Évora, capitaneados por João Pedro Oliveira, e o Grupo de Forcados Amadores de Monforte, liderados pelo estremocense Nuno Toureiro. A corrida será abrilhantada pela Banda da Sociedade Filarmónica Luzitana.

A reserva de bilhetes pode já ser feita, através do contacto 969 639 361 e, a partir deste sábado, comprados no Posto de Turismo de Estremoz. Estarão depois também à venda na bilheteira da praça.

Esta é a primeira corrida que Tertúlia Tauromáquica de Estremoz organiza, depois da praça de touros da cidade ter sido levada a concurso. Fundada em 2010, a Tertúlia Tauromáquica, relembra Marco Pernas, viu-se, durante o anterior executivo da Câmara de Estremoz, impedida de organizar de eventos na praça.

Euromilhões com jackpot de 99 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai contar com jackpot de 99 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

Já o segundo prémio, de 596 mil euros, saiu no estrangeiro a um apostador. O terceiro prémio, no valor de 34 mil euros, saiu também no estrangeiro a quatro apostadores. Em Portugal saíram dois quartos premis, no valor de 2.200 euros.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 21, 30, 31, 35 e 47 e pelas estrelas 2 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Torneio de Padel da Casa do Benfica de Campo Maior

A Casa do Benfica de Campo Maior, a nº1 a nível mundial, está a  assinalar os seus 70 anos. Para tal, no fim de semana de 22 a 24 deste mês, realiza um Torneio de Padel, no Parque Desportivo da Junta de Freguesia da Expectação.

Este Torneio, que vai na sua terceira edição, pretende homenagear “Henrique Costal”, antigo presidente da Assembleia Geral da coletividade, ao mesmo tempo que se assinala mais um aniversário da mesma, como revela Raúl Burrica.

O torneio assume “um caráter popular, ou seja, não federativo, com o objetivo de divulgar a modalidade, esperando-se 20 equipas, num total de 40 participantes”. O torneio tem início na sexta-feira, dia 22, das 18 horas às 2 da manhã, no sábado das 11 às 23 horas, e no domingo, dia em que se disputa a final, tem início às 11 horas.

As inscrições para o torneio estão abertas até sexta-feira, dia 15, e podem ser feitas aqui.

Também na sexta-feira, dia 22, haverá um jantar, que carece de inscrições, junto da direção da Casa do Benfica de Campo Maior. Raúl Burrica explica que neste jantar, que assinala os 70 anos da coletividade, “estará o presidente das casas do Benfica, a nível mundial, Jorge Jacinto, e o vice presidente do Sport Lisboa e Benfica, Domingos D’ Almeida Lima, entre outras personalidades relacionadas com o clube, nomeadamente glórias do clube”.

Paralelemente ao torneio de Padel, haverá, no domingo, dia 24, no final do torneio, numa oferta da Casa do Benfica aos sócios, com quotas em dia, porco no espeto e outras iguarias. Os não sócios devem comprar o acesso ao mesmo.

Tradição das Aleluias volta a ser festejada na Terrugem

As tradicionais Aleluias voltaram a ser festejadas, nesta Páscoa, na Terrugem, no concelho de Elvas, à meia noite de sábado para domingo.

Centenas de pessoas receberam dezenas de quilos de rebuçados, lançados de vários pontos da aldeia.

Veja aqui o vídeo que realizámos em direto: