Transitex investe 2,4 milhões para colocar Elvas no mercado internacional da fruta

Transitex investe 2,4 milhões de euros em novo armazém refrigerado, em Elvas

A Transitex, operador logístico especializado no transporte porta a porta, com escritórios e equipas próprias, já espalhados por 25 países do mundo, está prestes a dar por concluído, na plataforma logística de Elvas, onde se instalou há 15 anos, um novo armazém refrigerado.

Trata-se de uma infraestrutura com cerca de três mil metros quadrados, que colocará Elvas na cadeia logística do mercado internacional da fruta, permitindo, de acordo com o CEO da empresa, Fernando Lima, não só que exportações locais passem por este armazém, como irá possibilitar a alguns produtores que conservem os seus frutos, da melhor maneira, para depois os poderem exportar. “Temos muito bons produtos, de alta qualidade, mas depois precisam de um trabalho de segunda linha, para que sejam aceites e cumpram os padrões internacionais, para que possam entrar na cadeia de frio e ser exportados de acordo com as regras dos importadores”, revela o responsável. Dos cerca de três mil metros quadrados do novo armazém, mais de 1.800 são dedicados a cold storage.

Fernando Lima

Uma vez que, com a globalização, explica Fernando Lima, já se consome todo o tipo de fruta, durante todo o ano, é necessário que haja uma “cadeia logística bem organizada”, que faça com que, por exemplo, as laranjas cheguem aos supermercados os 12 meses do ano. É precisamente isso que a Transitex quer permitir também, fazendo chegar, sobretudo, produtos do hemisfério sul a toda a Península Ibérica. “Elvas vai ter um papel importante na distribuição ibérica de fruta fresca”, garante.

A aposta que tem vindo a ser feita na ferrovia, entre Elvas e Évora, assim como na ligação a Sines, a maior dos últimos cem anos, garante o CEO, coloca a Transitex, através da plataforma logística de Elvas, numa posição “muito privilegiada”. “Vamos tentar tirar o maior proveito disso, uma vez que ficamos com uma ligação direta aos portos”, assegura Fernando Lima.

O novo armazém refrigerado ficará concluído a 100% já em fevereiro

Neste armazém, que irá começar a operar ainda este mês, a Transitex fez um investimento total de 2,4 milhões de euros. Com esta nova infraestrutura, em Elvas, “são criadas soluções para um processo de importação de fruta mais rápido e competitivo no destino, evitando os custos adicionais associados ao retorno tardio de contentores aos terminais”. Para este serviço foi criada uma equipa, que se divide entre os escritórios de Elvas e de Badajoz, que pretende dar resposta à campanha de citrinos da África do Sul, ainda este ano.

O CEO da Transitex garante ainda que a empresa, ao longo dos anos, tem vindo a procurar “acrescentar valor” às pequenas e médias empresas. “Nós somos vistos, não como um operador logístico, para os nossos clientes, mas sim com um parceiro de negócio”, revela.

Alan Almeida, Filipa Rodrigues e Fernando Lima

Por esta altura, está também a ser construído um novo centro de distribuição em Joanesburgo, na África do Sul, que servirá as marcas nacionais, assim como um pequeno produtor, por exemplo, de Elvas, que se queira internacionalizar e vender os seus produtos fora da região.

Só em Portugal, a Transitex conta com cerca de cem funcionários, oito em Elvas, sendo que este número, com a abertura do novo armazém refrigerado, “será duplicado, no imediato”. “Estamos em fase de recrutamento e, consoante a evolução do negócio, vamos vendo as necessidades de incluir novos colaboradores”, diz ainda Fernando Lima.

Árvore Portuguesa de 2022 recebe prémio em Arraiolos

A cerimónia de entrega do prémio “Árvore Portuguesa do Ano 2022” realizou-se nesta terça-feira, dia 15, junto à grande vencedora, a Sobreira Grande, em Vale do Pereiro, no concelho de Arraiolos.

Estiveram presentes a entidade promotora do evento, União da Floresta Mediterrânica, representada pelo seu presidente, António Gonçalves Ferreira, a proprietária da sobreira, Maria Isabel Pinto, e a entidade que apresentou a candidatura ao concurso, a Câmara Municipal de Arraiolos, representada pela presidente Sílvia Pinto.

A cerimónia da entrega do prémio teve a colaboração da União de Freguesias de São Gregório e Santa Justa, contando com a participação do Grupo de Cantares da Casa das Artes de Arraiolos, num tributo à comunidade local e à valorização do montado.

Sílvia Pinto realçou que “esta iniciativa permite a valorização do património e do montado” e enalteceu “o orgulho e a honra” nesta iniciativa por parte da comunidade local, agradecendo a colaboração de todos.

A Sobreira Grande mantém-se agora como uma das finalistas à Árvore Europeia do Ano 2022, em representação de Portugal.

GNR regista 2809 contraordenações em veículos pesados

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 7 e 13 de fevereiro, intensificou a fiscalização aos veículos pesados, com especial incidência no cumprimento das normas inerentes aos tempos de condução e repouso, orientando as ações de fiscalização para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifica um maior volume de tráfego deste tipo de veículos, de modo a promover a segurança rodoviária e a diminuição do risco de ocorrência de acidentes de viação.

Desta forma, os militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito que diariamente estiveram empenhados no patrulhamento rodoviário fiscalizaram  3606 condutores de veículos pesados, registando 2809 contraordenações, destacando-se: 879 relacionadas com tacógrafos, 428 por excesso de peso, 129 excessos de velocidade e 18 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.

Município de Avis reabilita parque infantil em Benavila

A União de Freguesias de Benavila e Valongo, no concelho de Avis, viu o seu Parque Infantil de Benavila reabilitado e renovado.

Com um novo pavimento amortecedor de impactos, foram implementados novos equipamentos de recreio: combinado misto com torres, escadote simples, escorrega, escada, rede de escalada, jogo do galo, baloiço de dois lugares, balancé sobe-e-desce, jogo de mola duplo Joaninha e de mola individual Moto. Neste espaço, também foram colocados um novo painel informativo, uma papeleira circular abatível e um bebedouro em metal, numa intervenção que incluiu a reparação e manutenção dos bancos de madeira.

Uma obra realizada pelo Município de Avis, no âmbito da beneficiação e remodelação dos parques infantis do concelho, recentemente levada a efeito e que contribui para a criação de melhores condições daquelas instalações e, sobretudo, para a segurança e o bem-estar de todas as crianças que as frequentam.

Acessibilidade e inclusão a museus tem estratégia nacional

A Estratégia Nacional de Promoção da Acessibilidade e Inclusão dos Museus, Monumentos e Palácios 2021-2025 (EPAI), na dependência da Direção-Geral do Património Cultural e das quatro Direções Regionais de Cultura já foi publicada. O documento resulta de um trabalho conjunto desenvolvido com a Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

O despacho foi publicado em Diário da República e assinado pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, e integra os contributos remetidos pelas diversas entidades consultadas desde 2021.O documento traduz a importância de o património da responsabilidade da Administração Pública dispor de um instrumento estruturador para uma maior promoção da acessibilidade e inclusão de todas as pessoas.

A EPAI compreende 90 medidas, organizadas em torno de cinco eixos estratégicos. Estas medidas contemplam objetivos e metas concretas e têm como objetivo reforçar a qualidade das políticas públicas na promoção da acessibilidade universal, contribuindo, assim, para uma maior coesão social.

A secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, afirma que “a EPAI 2021-2025 representa um salto qualitativo, dando resposta a pessoas com graus diferenciados de autonomia e que carecem, por isso, de soluções distintas”.

Para a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, “é extremamente enriquecedor saber que somos o primeiro estado da União Europeia a ter um documento estratégico que define um conjunto de orientações políticas e de medidas de política estruturadas, organizadas no sentido da sua implementação, com metas temporais definidas de forma coerente e saber que estamos na linha da frente nesta matéria”.

Elvas tem hoje 56 novos casos de Covid-19

Elvas regista esta quarta-feira, 16 de fevereiro, 56 novos casos de Covid-19, assim como 45 altas.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 154 casos de infeção, mais 11 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas regista 5635 casos positivos, 39 óbitos e 5442 recuperações.

Prática de andebol retomada no concelho de Marvão

A prática desportiva da modalidade de andebol está a ser retomada no concelho de Marvão, no âmbito de uma parceira estabelecida entre o Município, a Federação de Andebol de Portugal, o Grupo Desportivo Arenense e o Agrupamento de Escolas do concelho.

Os treinos são dirigidos a crianças entre os seis e os dez anos de idade e realizam-se às terças e quintas-feiras, entre as 17.30 e as 18.25 horas, no Pavilhão Polivalente de Santo António das Areias.

PSP encaminha homem com distúrbios mentais para o hospital de Elvas

Tal como tínhamos já noticiado anteriormente (ver aqui), um homem, com problemas psicológicos, alarmou esta manhã a comunidade escolar da Boa-Fé, ao pedir auxílio, porque, segundo o próprio, alguém queria matar o seu filho.

A Rádio ELVAS contactou a PSP, no sentido de perceber qual o papel desta força de segurança nesta situação, bem como o modo de atuação. O comissário Rui Massaneiro, comandante da PSP de Elvas, explica que depois de verificarem, já na esquadra, que este homem, na casa dos 40 anos, demonstrava um discurso incoerente foi encaminhado para o Hospital de Santa Luzia em Elvas, sendo que poderá ter de ser encaminhado para a ala psiquiátrica do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

“Feliz coincidência, havia polícias afetos ao modelo integrado de policiamento de proximidade, dentro da escola, e face à situação, acorreram rapidamente tentando perceber os contornos da situação e verificaram que o discurso não era o mais coerente por parte deste cidadão, que foi conduzido à Esquadra da PSP de Elvas para verificarmos a sua situação, e percebemos que a pessoa estava a ter um discurso totalmente incoerente, pelo que foi transportada para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, para primeira avaliação da sua situação clínica e à partida poderá vir a ser transferido para unidade de psiquiatria, no Hospital José maria Grande em Portalegre”, refere o Comandante da PSP de Elvas.

Este homem não demonstrava qualquer ameaça contra terceiros, apenas problemas psíquicos, segundo adianta o comissário Rui Massaneiro, pelo que “não havia qualquer situação de ameaça para com o pessoal da escola ou nas imediações, simplesmente, o cidadão apresentava alguma anomalia psíquica, e apesar de a PSP não ser a entidade mais credível para confirmar essa situação, ainda assim fizemos o trabalho que compete, encaminhando-o para o serviço certo, para ser observado, simplesmente fizemos o serviço de Segurança Pública sobre essa situação e possível ameaça, que não se demonstrou ameaça nenhuma, felizmente, e o caso acabou sem qualquer incidente de maior”.

“A PSP elaborou o expediente necessário e dará nota ao Ministério Público, delegado de Saúde de Elvas e Segurança Social”, acrescentou ainda o comissário.

Portugal regista mais 20.041 casos de Covid e 46 óbitos

Portugal regista esta quarta-feira, 16 de fevereiro, mais 20.041 casos de Covid-19 e 46 óbitos associados à doença.

Os três maiores números de novos casos da doença localizam-se 6831 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 5594 no Norte e 3819 no Centro. As 46 mortes ocorreram 16 no Norte, 12 em LVT, 12 no Centro, duas no Alentejo, duas no Algarve e duas na Madeira.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 20.347 casos de recuperação, em todo o país. O número de casos ativos da doença é de 536.483, menos 352 que ontem.

Em todo o território nacional, a situação hospitalar melhorou: há 2141 doentes internados, menos 129 do que ontem, dos quais 142 em unidades de cuidados intensivos, menos cinco face ao dia anterior.

Plano Nacional das Artes apresentado em Évora e Beja

A Direção Regional de Cultura do Alentejo e o Plano Nacional das Artes (PNA), em colaboração com a Biblioteca Pública de Évora e a Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, organizam dois encontros que têm lugar nos próximos dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira), respetivamente, na Biblioteca Pública de Évora e na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, ambos às 16 horas.

Nestas sessões, é apresentado o Plano Nacional das Artes, a forma de adesão ao mesmo, e os detalhes da implementação dos seus programas e medidas, em colaboração com as instituições culturais e artísticas da região.16

Campo Maior associa-se ao Dia Internacional da Síndrome de Angelman

Hoje, dia 16 de fevereiro, assinala-se o Dia Internacional da Síndrome de Angelman e o Município de Campo Maior associou-se a esta data, iluminando de azul alguns edifícios públicos, ajudando desta forma a sensibilizar e consciencializar a população para esta condição.

A síndrome de Angelman é uma doença genético-neurológica que se estima que afete um em cada 15 mil bebés. Descoberto em meados da década de 60 pelo médico Harry Angelman, esta síndrome é causada, na maioria dos casos, pela ausência ou imperfeição do cromossoma 15.

Castelo de Vide já pode contar os visitantes do castelo

Castelo de Vide passou a contar o número de pessoas que entram no burgo medieval (castelo), desde o passado dia 7 de fevereiro, graças à instalação de sensores para o efeito.

Este equipamento permite, de modo objetivo, encontrar uma métrica não apenas da quantidade de pessoas que visitam o berço de Castelo de Vide, como igualmente apurar os fluxos diurnos e noturnos, na medida em que opera diariamente 24 horas por dia.

Este projeto foi implementado no terreno pela empresa Toobraa e é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Norte Alentejano, no âmbito do programa Alentejo Feel Nature. O sistema vai permitir dotar o território de equipamentos fundamentais para monitorização dos fluxos turísticos, determinando mais leituras sobre a atividade turística.

Homem com problemas mentais assusta crianças da Escola da Boa-Fé

Um homem, que evidencia sinais de perturbações psicológicas, alarmou esta manhã de quarta-feira, 16 de fevereiro, a comunidade escolar da Escola Básica 2, 3 nº2 de Elvas, na Boa-Fé, alegando que alguém queria matar o seu filho.

Como explica Paula Rondão, diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, trata-se de um homem “desequilibrado mentalmente que, devido à sua doença, tem na cabeça que alguém quer matar o seu filho, embora não consiga definir esse alguém, uma vez que são vozes que este senhor ouve. Ele só sente e ouve, na cabeça dele, que alguém quer matar o seu filho, algo que terá também evidenciado ontem”, mas no centro histórico, revela.

O senhor hoje voltou a ouvir essas vozes e pediu ajuda num estabelecimento próximo da escola, “porque o seu objetivo era encontrar a polícia para o ajudar”.

Na escola da Boa-Fé, esta manhã, encontravam-se elementos da Escola Segura (PSP), a fazer uma ação de sensibilização, e Paula Rondão adianta que este senhor, “ao ver o carro da polícia procurou ajuda, no sentido de obter proteção para o filho. Não houve qualquer ato de violência, mas é claro que as crianças ficaram assutadas”, acrescenta.

Este homem chegou com duas pedras na mão, “não para agredir alguém, mas para se defender dessa pessoa, que tenta matar o seu filho, sendo esta a forma de se proteger”.

Perante esta situação foram chamados elementos da PSP de Elvas para levarem o indivíduo, sendo que para Paula Rondão, “o que importa é ajudá-lo”, junto das entidades competentes.

Questionada sobre se o filho deste homem frequenta este estabelecimento de ensino, a diretora deste Agrupamento de Escolas explica que, “o filho que este homem alega que tentam matar não frequenta a escola há dois anos”, reforçando que, a ida deste homem à escola, em nada esteve relacionada com o facto de os filhos ali estudarem ou não, mas sim, para pedir ajuda.

Apoios ao emprego e empreendedorismo social tem candidaturas até dia 28

As candidaturas ao Sistema de Apoios ao Emprego e ao Empreendedorismo +CO3ESO Emprego Empreendedorismo Social, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE), estão abertas até dia 28 deste mês.

Da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, o seu presidente, Hugo Hilário, recorda que, desde o início das negociações para o Pacto de Coesão Territorial, em 2014, “a CIMAA e todos os municípios têm abraçado estas prioridades de investimento na ajuda à expansão de pequenas e médias empresas da região”.

Hugo Hilário sublinha a importância deste tipo de apoios, sobretudo depois da chegada da pandemia, uma vez que “torna-se fundamental para a criação de postos de trabalho e na manutenção dos mesmos. O novo programa, adianta, procura, acima de tudo, “estimular aquela que é a nossa produção interna” e caracteriza-se “por uma, cada vez mais desejada, agilidade de procedimentos, pela eficiência na gestão e pela eficácia nos resultados”. “É isso que queremos e é um forte contributo para a nossa retoma económica”, acrescenta.

Integrado no Eixo Prioritário do Emprego e Valorização Económica dos Recursos Endógenos do Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, o sistema destina-se a entidades da economia social nomeadamente cooperativas, associações mutualistas, misericórdias, fundações e IPSS.

Alma d’Arame estreia produção no mercado de Montemor

A Alma d´Arame estreou uma nova produção no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, fazendo deste local um espaço de cultura. Na manhã do passado sábado, 12 de fevereiro, o Mercado Municipal de Montemor-o-Novo foi invadido pela nova produção da Alma d’Arame: “Bonecos do Mercado (ou a história da humanidade contada por legumes)”.

Miúdos e graúdos foram motivados a juntar-se à iniciativa, em que os intérpretes, marionetas, músicos e bailarinos percorreram o espaço do mercado, interagindo com o público, partilhando a sua visão da história da humanidade em vários atos. O trabalho de criação de “Bonecos do Mercado” começou junto dos vendedores do Mercado Municipal, com os artistas da peça a ouvir muitas das histórias, caraterísticas e funcionamento deste espaço.

Produzido pela Alma d´Arame, com coordenação de Amândio Anastácio, a encenação ficou a cargo de Ricardo Falcão, que também veste o papel de intérprete, juntamente com Rita Roberto e António Bexiga, músico encarregue ainda da direção musical. O espaço cénico, marionetas e figurinos ficam a cargo de Ricardo Falcão e Rita Roberto e a direção técnica é de João Sofio.

Mais 21 casos de Covid-19 reportados em Campo Maior

Campo Maior regista esta quarta-feira, 16 de fevereiro, 21 novos casos de Covid-19, bem como 42 altas.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 111 casos de infeção, menos 21 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou 2.240 casos positivos, 14 óbitos e 2.115 recuperações.

Vendas Novas tem Transporte a Pedido

O Município de Vendas Novas implementou a iniciativa Transporte a Pedido que consiste em viagens comparticipadas para a população da localidade de Piçarras, que se encontra mais isolada da sede do concelho.

Valentino Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas explica que o Transporte a Pedido tem como objetivo “permitir um transporte mais flexível para uma localidade que nós temos aqui, localidade de Piçarras, que se situa a 13 quilómetros da sede do concelho”, que conta com cerca de 100 habitantes, “geralmente população envelhecida e que tinha esta dificuldade em aceder”, a Vendas Novas, confessa o vice-presidente.

Este transporte que “basicamente é um serviço de táxi, comparticipado pelo município” que, para ser utilizado, deve ser feita “reserva para que o táxi, neste caso a viatura elétrica que nós temos para o serviço de transporte a pedido, se desloque às Piçarras no horário combinado”. Valentino Cunha explica ainda que, “a grande diferença face a um transporte público normal, como um autocarro, é que o Transporte a Pedido apenas vai às Piçarras quando existe uma marcação”.

Por enquanto, nesta fase inicial, o serviço funciona apenas segunda, quarta e sexta, “numa viagem de manhã para as Piçarras e outra à hora de almoço”, sendo objetivo do município “alargar este serviço para todos os dias úteis e posteriormente também a outras localidades do concelho, nomeadamente Marconi”, acrescenta o vice-presidente. Atualmente, o Transporte a Pedido, realiza ainda viagem para Bombel, uma vez que esta localidade se situa entre Piçarras e Vendas Novas.

O vice-presidente informa que as marcações devem ser feitas um dia antes da data em que se realizará o transporte, “dentro dos horários que nós temos”, referindo ainda “a paragem de destino, aqui na cidade de Vendas Novas”, sendo este um serviço protocolado também com os taxistas de Vendas Novas, para que exista rotação.

Neste momento, devido à pandemia tem havido menos procura, no entanto, o município está a trabalhar para promover este serviço colocando “publicidade nas várias paragens que nós temos e a reforçar o projeto junto da população das Piçarras”, revela o vice-presidente.

O Transporte a Pedido é desenvolvido em conjunto com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL).

Teatro sobre Dia dos Namorados apresentado a alunos de Campo Maior

As comemorações do Dia de São Valentim continuaram durante o dia de ontem, terça-feira, 15 de fevereiro, com a entrega dos corações feitos pelas utentes dos Clubes dos Maiores do Município.

Paralelamente, e durante várias sessões que se prolongam até esta quarta-feira, os alunos do concelho até ao sexto ano assistem à peça de teatro “Apaixonados”, baseado no texto, com o mesmo nome, de Rebecca Dautremer, que conta a história de Salomé, uma menina que descobre as várias formas de amar. Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha estiveram presentes na primeira sessão.

No final de cada sessão, foram entregues lembranças a cada uma das turmas ao mesmo tempo que se lançou um desafio aos alunos, tendo em vista a aproximação do Carnaval.

Município de Arronches instala armadilhas para vespas velutinas

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Arronches está a implementar um plano de proteção para manter, tanto quanto possível, a população em segurança, relativamente às vespas velutinas.

A vespa velutina (vespa velutina nigrithorax) é uma espécie invasora carnívora cuja introdução involuntária em Portugal representa um risco em várias frentes, nomeadamente na apicultura, por ser predadora da abelha, na produção agrícola, pelo efeito indireto pela diminuição da atividade polinizadora das abelhas, para o ambiente, uma vez que pode originar a médio prazo impactos negativos na biodiversidade e, sobretudo, para o bem-estar e a segurança dos cidadãos, uma vez que, no caso de sentir o ninho ameaçado, reage de modo bastante agressivo, podendo encetar uma perseguição durante centenas de metros.

Com base nesta informação, decorreu uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, tendo em vista a implementação de uma estratégia coordenada e deteção e combate da espécie exótica invasora, competindo aos municípios a monitorização, controlo e destruição da espécie através de um Plano de gestão integrada.

Desta forma, o Município de Arronches recebeu um kit de proteção, o qual continha cem armadilhas, junto com oito litros de isco, para monitorização e captura da vespa velutina.

Procurando manter a população em segurança, estas medidas foram de imediato aplicadas, tendo o Serviço Municipal de Proteção Civil procedido à distribuição por vários pontos rurais das três freguesias concelho.

Reabilitação da Capela dos Ossos quase pronta é inaugurada em breve

A Câmara Municipal de Campo Maior tem em curso um conjunto de obras, sendo que a da Capela dos Ossos está praticamente concluída.

De acordo com o presidente da Câmara, Luís Rosinha, ficam a faltar apenas as componentes relativas à tecnologia e aos conteúdos, alguns deles disponíveis em vídeo, que irão dotar aquele espaço, sendo que, dentro em breve, será feita a inauguração da obra. “Tudo o que é obra física, está concluída”, garante.

Luís Rosinha explica que, mesmo a tecnologia dará continuidade à história da Capela dos Ossos, sendo que a obra permitiu tornar o acesso àquele espaço mais fácil, sobretudo para quem tem mobilidade reduzida. “O próprio ossário já necessitava, todo ele, de um cuidado, procedemos nesse sentido e achamos que vamos ter ali mais um espaço que nos distingue de todos os outros concelhos”, acrescenta.

O presidente lembra ainda que são poucas as capelas deste género que existem no país, pelo que, até pelo turismo religioso de Campo Maior, o concelho se distingue de tantos outros no país. “Não nos podemos dissociar também daquilo que é o património religioso da primeira Santa portuguesa; temos as nossas magníficas igrejas espalhadas por todo o concelho; e, portanto, este é mais um motivo de visita a Campo Maior”, remata.

Cofinanciado no âmbito do programa Alentejo 2020, este projeto de reabilitação da Capela dos Ossos da Igreja Matriz de Campo Maior e Beneficiação dos Espaços Anexos tem um custo total de 231 mil euros, dos quais 173 mil euros comparticipados pelo FEDER.

Badajoz: antiga Lusiberia pode reabrir ainda antes do verão

A antiga Lusiberia, encerrada, depois de declarada falência à empresa que geria os destinos do parque aquático de Badajoz, devido às dívidas acumuladas nos últimos anos, será explorada por uma empresa pacense. E já começou a contagem decrescente para a sua reabertura.

Ainda no decorrer desta semana, a Escola Estremenha de Formação Multiprofissional, nome empresarial que está por detrás dos conhecidos empresários da Salones Murano, em Badajoz, vai começar a limpar o exterior do parque, que lhe foi atribuído em novembro do ano passado.

Apesar da vontade de arrancar, o quanto antes, com todos os trabalhos de requalificação daquele equipamento, os procedimentos, em tribunal, estão a causar atrasos e a impedir os responsáveis da empresa de entrar nas instalações.

Enquanto toda a burocracia não estiver tratada em tribunal, a Salones Murano não será dona oficial da Lusiberia. Uma vez o processo desbloqueado nos tribunais, e sabendo que a administração local não vai causar problemas, Paco Vicente, gerente da empresa, acredita que, ainda esta semana, poderão começar com a poda e outros pequenos trabalhos.

A intenção é abrir o parque já este verão e, se possível, até na primavera. Ainda assim, os meses de março e abril estão descartados. Antes de maio, garante Paco Vicente, “será impossível ter isto em condições”. “Vamos ter de correr muito”, diz ainda, em declarações ao El Periódico Extremadura.

Por esta altura, a empresa tem estado a receber bastantes currículos de interessados em trabalhar na antiga Lusiberia, sobretudo de nadadores-salvadores e animadores. De acordo com Paco Vicente, o arranque do parque vai resultar na criação de mais de 50 postos de trabalho, na época alta.

Contudo, a Salones Murano quer aproveitar todas as potencialidades do espaço, dado a existência, entre outros, de uma parede de escalada e de uma pista de karts, querendo ainda apostar numa discoteca de verão. A ideia é manter o parque aberto durante todo o ano.

Neste projeto, a Salones Murano será acompanhada pelo Grupo Río, por Pepe Carballo Jr. e Enmusa.

Euromilhões de sexta-feira tem jackpot de 30 milhões de euros

O sorteio de ontem, 15 de fevereiro, do Euromilhões, não teve totalistas, pelo que, no próximo sorteio, estará em jogo um jackpot de 30 milhões de euros.

O segundo prémio, de 248 mil euros, saiu a dois jogadores, no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 12.900 euros, contemplou nove apostadores, um deles em Portugal.

O quarto prémio, de 1.600 euros, vai para 22 jogadores, dois deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 9, 20, 31, 33 e 44 e as estrelas 2 e 12.

Consulte os resultados oficiais na página Jogos Santa Casa.

Bombeiros de Elvas recolhem 1460 quilos de equipamentos elétricos

A campanha Quartel electrão permitiu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas recolher 1460 quilos de equipamentos elétricos, o que resulta na entrega de 110 euros à corporação.

Amadeu Martins, presidente da Associação Humanitária, refere que “foi uma iniciativa boa em que conseguimos angariar muita coisa. Neste momento, temos já o depósito cheio, uma vez que a campanha de 2022 já começou, e já pedimos à Eletrão para vir recolher o material para que possamos receber mais”.

“A verba angariada reverte, normalmente, para a compra de material de proteção para os nossos bombeiros, que bastante falta nos faz”, sublinhou o presidente.

Amadeu Martins explica que podem ser entregues “todo o tipo de eletrodomésticos, desde máquina de lavar, torradeiras ou frigoríficos. No caso das pessoas que não têm como se deslocar ao quartel, os bombeiros podem fazer a recolha ao domicílio”.

Os bombeiros das cinco associações humanitárias do distrito de Portalegre, que participam na campanha “Quartel Electrão”, recolheram mais de 45 toneladas de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados em 2021.