II Pedalar a N2 com inscrições abertas

O II Pedalar a N2, iniciativa desportiva dedicada ao ciclismo, promovida pela Sociedade Recreativa e Cultural dos Foros de Domingão, em Ponte de Sor, tem inscrições abertas.

A atividade realiza-se entre 18 e 25 de abril, sendo que a inscrição inclui estadia e alimentação.

As inscrições podem ser feitas através dos contactos 242 201146 e 932 069 059.

“Caminhos Cruzados”: José Pedro Croft expõe cerca de 60 peças no MACE

“Caminhos Cruzados”, uma exposição com trabalhos de José Pedro Croft, peças da coleção de António Cachola, foi inaugurada esta tarde no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

A exposição, que reúne cerca de 60 obras de escultura, desenho e gravura, que o colecionador foi comprando ao longo de 25 anos de carreira do artista, retrata a relação de grande cumplicidade existente entre os dois, sendo para José Pedro Croft “um privilégio” ser representado por António Cachola, de uma “maneira tão significativa”, e poder mostrar os seus trabalhos ao público, em Elvas.

“Os colecionadores são aquelas pessoas que ficam a tomar conta das nossas obras. Nós fazemo-las, mas depois alguém vai ter que as conservar, as armazenar, as cuidar, as transportar, caso contrário o nosso trabalho não avança”, comenta o artista plástico, que muito recentemente, representou Portugal na Bienal de Veneza e esteve ainda na Frieze Sculpture, com uma obra de arte pública, nos jardins de Londres.

Com uma curadoria partilhada entre o colecionador e o artista, as obras encontram-se instaladas pondo em evidência as relações espaciais entre elas, e entre elas e a arquitetura do MACE, que para José Pedro Croft é “extraordinária”, revelando-se “muito feliz” por poder expor em Elvas numa altura em que se celebra o 15º aniversário deste museu.

Nesta mostra é apresentada de novo a obra monumental, concebida em 2007 para a inauguração do MACE, usando os quatro cantos da sala maior. Em simultâneo uma outra central, realizada posteriormente, com os mesmos elementos.

A exposição fica disponível para visita, no MACE, até dia 3 de julho.

Viana do Alentejo na Associação de Cidades e Vilas de Cerâmica

O Município de Viana do Alentejo tomou posse como secretário da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Paula Neves, tomou posse como secretária da direção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, numa cerimónia realizada no Museu do Vinho, em Alcobaça.

Os novos órgãos sociais foram eleitos, no início de janeiro, em Aveiro, para um mandato de dois anos.

Constituída por 19 municípios, todos com fortes tradições ou importância económica no campo da cerâmica artesanal, patrimonial ou industrial, a associação pretende promover e incentivar o desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios com forte expressão cerâmica contribuindo, deste modo, para o reforço da identidade cultural e preservação da memória coletiva.

Borba concorre a Cidade do Vinho 2022

O Município de Borba defendeu, na passada terça-feira, dia 1, a candidatura de cidade organizadora do “II Concurso Nacional Enológico – Cidades do Vinho – 2022″, junto do Conselho Diretivo da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

O concurso é promovido pela AMPV, entidade da qual o Município de Borba é sócio fundador, e está agendado para os dias 3 a 9 de maio.

A candidatura de Borba, submetida em 17 de janeiro, assenta na promoção do concelho como território vinhateiro antiquíssimo, na divulgação das nossas adegas, produtores e enoturismo, na importância da Festa da Vinha e do Vinho como um dos mais antigos eventos vínicos do país e do Alentejo, na valorização do Pavilhão de Eventos de Borba e outros equipamentos municipais e privados ligados ao vinho, bem como na salvaguarda da produção do “Vinho de Talha”.

Borba concorre com os municípios de Setúbal, Pinhel e Peso da Régua. A AMPV divulga em breve o vencedor.

Identificados mais 68 casos Covid este sábado em Elvas

Elvas regista este sábado, 5 de fevereiro, mais 68 casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, foram também dadas como recuperadas da doença 17 pessoas.

O número de casos ativos no concelho é agora de 460, mais 51 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 5.128 casos de infeção, 38 óbitos e 4.630 altas.

Duas novas viaturas ligeiras para o Município de Montemor

O Município de Montemor-o-Novo acaba de reforçar o seu parque de viaturas, com a aquisição de duas carrinhas de caixa aberta, num investimento global de cerca de 60 mil euros.

A receção a estas viaturas ligeiras de carga, que vão aumentar a capacidade operacional e de resposta às populações, aconteceu na passada terça-feira, dia 25, nas presenças do presidente da Câmara Municipal de Montemor, Olímpio Galvão, do chefe da Divisão de Apoio, Operacional, Obras, Águas e Saneamento, Acácio Peres, e de representantes da empresa que forneceu estes veículos.

Estas duas viaturas vão estar, a partir de agora, ao dispor do Serviço de Apoio Operacional e do Serviço de Águas e Saneamento.

CarsM&S oferece novo equipamento ao CF “Os Elvenses”

A CarsM&S, stand e oficina automóvel, situada na zona industrial de Elvas, ofereceu aos atletas e treinadores do Clube de Futebol “Os Elvenses” um novo fato de treino completo.

Este é um patrocínio que vem no seguimento de um outro dado, em tempos, ao clube, mas para a equipa feminina de futebol, explica um dos sócios da empresa, Amílcar Martins, que não tem dúvidas que, se não for assim, coletividades como esta não resistem no tempo.  Ao todo, foram oferecidos cerca de 35 fatos de treino.

“Se não formos nós a ajudar as pequenas coletividades, do nosso concelho, como é que elas vão sobreviver”, questiona-se o empresário. “Não é só com os apoios da Câmara, que são alguns e muito bons, mas tem de haver mais gente a ajudar. Gostava que houvesse mais gente como nós”, diz ainda Amílcar Martins.

Já Bruno Germano, um dos treinadores de futebol de “Os Elvenses”, garante que este apoio é “muito importante”, dado que o clube vive das pessoas e destas ajudas. “Somos um clube pequeno e graças às pessoas conseguimos fazer alguma coisa”, revela, assegurando que, com este novo equipamento, é possível vestir os jovens atletas das equipas de petizes, traquinas e benjamins.

Este novo equipamento, refere ainda o técnico, é importante, tendo em conta as deslocações, quando as equipas jogam fora, os atletas puderem envergar as cores do clube.

Município de Portalegre transfere mais 10% para as sete Juntas

O Município de Portalegre assinou com as Juntas de Freguesia do concelho uma adenda ao contrato interadministrativo de delegação de competências.

Para esse efeito, a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, recebeu, na passada segunda-feira, dia 31, no Centro de Congressos do Município, os presidentes de seis das sete Juntas de Freguesia do concelho. O contrato diz respeito ao atual mandato 2021-2025, no sentido da sua majoração em 10%, no que diz respeito a transferências financeiras.

Este contrato interadministrativo de delegação de competências envolveu o Município de Portalegre e a União de Freguesias de Sé e São Lourenço, a União de Freguesias de Reguengo e São Julião, a União de Freguesias de Ribeira de Nisa e Carreiras, a Junta de Freguesia de Alagoa, a Junta de Freguesia de Urra e a Junta de Freguesia de Alegrete. Por impossibilidade de agenda, a assinatura com a Junta de Freguesia dos Fortios vai ser feita em data posterior.

Esta majoração partiu da iniciativa do Município de Portalegre, que entende que “o contrato interadministrativo existente precisa de ser reforçado”, tendo como objetivo “uma maior ajuda às freguesias”, devido ao “aumento do valor dos combustíveis e também ao aumento da produção de resíduos em geral”, assim como “o depósito indevido desses resíduos, cuja recolha carece de uma intervenção célere”.

O Município portalegrense considera que “são medidas fundamentais para que a cidade de Portalegre e os aglomerados urbanos das freguesias fiquem mais limpos e com melhor qualidade de vida, reforçando assim a coesão territorial, a melhoria da qualidade dos serviços prestados às populações e a racionalização dos recursos disponíveis”.

Será que o PS vai agora ser oposição na Câmara de Elvas

Imagem do Facebook (página PS Elvas)

Na sequência da notícia da Rádio ELVAS sobre o novo investimento, em Elvas, na Av. do Dia de Portugal que confirmou o projeto para a  instalação de um restaurante de marca internacional de fast-food e da construção de um hotel, confirmada pelo atual presidente Rondão Almeida, vem agora o PS Elvas, em mensagem no Facebook, recordar que o investimento já vinha do anterior executivo.

Passadas as eleições de 30 de janeiro, onde o PS estava bastante empenhado, tendo até António Costa vindo a Elvas juntar o apoio do comendador Rondão Almeida, entrámos numa nova fase?
Algumas dúvidas me assaltam:
1. Vai agora o PS de Elvas ser oposição, na Câmara de Elvas?
2. Vai manter se o acordo de regime no executivo?
3. Vai Nuno Mocinha ocupar o seu lugar de vereador, sendo oposição a Rondão?
O partido vai a votos na sua concelhia e daí poderá resultar nova orientação estratégica.
Uma coisa é certa, a política elvense parece dar os primeiros sinais de agitação.
Bom fim de semana
António Ferreira Góis
Diretor da Rádio ELVAS

 

Candidaturas para Cursos Técnicos Superiores Profissionais

O programa operacional Alentejo 2020 tem abertas as candidaturas para Cursos Técnico Superiores Profissionais. O objetivo do programa é aumentar o número de diplomados do ensino superior, melhorar a qualidade das ofertas e reforçar a sua orientação para as necessidades do mercado de trabalho.

O Programa Operacional Regional Alentejo 2020 abriu o concurso “Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP)”. A prioridade de investimento é a melhoria da qualidade, da eficiência e do acesso ao ensino superior e equivalente, com vista a aumentar os níveis de participação e de habilitações, particularmente para pessoas desfavorecidas.

Os beneficiários são instituições de ensino superior politécnico publico, bem como as unidades orgânicas do ensino superior politécnico integradas em instituições de ensino superior universitário publico. O prazo para apresentação de candidaturas decorre até 4 de março, às 18 horas, podendo o aviso do concurso ser consultado no sítio do Alentejo 2020, no Balcão 2020.

Arraiolos dedica mês de fevereiro aos pratos de carne de porco

Começa este sábado, dia 5 de fevereiro, em vários restaurantes do concelho de Arraiolos, mais uma Mostra Gastronómica, desta vez dedicada a pratos de carne de porco.

Estas semanas dedicadas ao porco “visam promover a gastronomia local”, promovendo ainda “a restauração do concelho, a economia local e um produto fundamental na gastronomia alentejana”, explica José Manuel Pinto, do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Arraiolos.

Os restaurantes aderentes a esta iniciativa estão disponíveis para consulta através do site e Facebook do Município de Arraiolos, sendo que José Manuel Pinto deixa o convite para que todos visitem os restaurantes do concelho, desejando que, a partir de agora, “este tipo de eventos se possa realizar em maior segurança”.

Estas Semanas do Porco terminam dia 20 deste mês.

Campo Maior regista mais 55 casos de Covid-19

Campo Maior regista este sábado, 5 de fevereiro, mais 55 casos de Covid-19 e 18 recuperações.

Encontram-se, ao dia de hoje, ativos, no concelho, 256 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 1.970 casos de infeção, 14 óbitos e 1.700 altas.

Orquestra do Conservatório de Évora atua no Garcia de Resende

A Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Évora Eborae Mvsica apresenta, este sábado, dia 5 de fevereiro, o seu Concerto de Ano Novo, no Teatro Garcia de Resende, pelas 21.30 horas.

Da lista de obras que serão apresentadas neste concerto, Maria Helena Zuber, a presidente da direção da associação Eborae Mvsica, destaca “Radetzky March” de Johann Strauss, “Melopeia” de Afonso Alves, “Piratas das Caraíbas”, “Immer Kleiner”, “Ceifeira Linda”, “Avé Maria” e “Libiamo ne` lieti calici”.

Este concerto, que já tinha sido adiado, é organizado em conjunto com a Câmara Municipal de Évora e tem entrada gratuita. Contudo, é necessário “apresentar obrigatoriamente o certificado digital de vacinação, ou caso não tenha, um teste negativo à Covid-19”, explica Maria Helena Zuber, que espera que “as pessoas se entusiasmem” e possam assistir a este concerto, com a direção do professor Artur Barroso.

5,4 milhões de euros para segurança de barragens do Alto Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) está a investir, na requalificação dos sistemas de segurança das Barragens do Alto Alentejo, num investimento de cinco milhões e 400 mil euros, do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR).

Hugo Hilário, presidente da CIMAA, explica que no que diz respeito à Barragem do Pisão, nas últimas semanas, foi assinado o contrato num financiamento de 120 milhões de euros, sendo que se está a trabalhar já o projeto de execução”, considerando esta uma questão “muito importante” no Alto Alentejo.

Um investimento, no âmbito do PDR, no valor de cinco milhões e 400 mil euros foi feito para melhorar a segurança de cinco barragens do Alto Alentejo: Montargil, Maranhão, Apartadura, Caia e Abrilongo. Hugo Hilário garante que estão praticamente “em fase conclusão, destes investimentos de reabilitação de garantia de segurança destas barragens”.

Neste momento, segundo revela Hugo Hilário, estas obras já estão em execução, apesar de ter havido alguns problemas, “tendo em conta os constrangimentos do setor da construção, e alguns concursos cujas empreitadas não foram adjudicadas pelo valor estimado, mas o PDR disse que poderíamos adaptar as candidaturas que a CIMAA teve como responsabilidade de avançar, e conseguimos que as reprogramações fossem aprovadas”.

A renovação e reabilitação dos sistemas de segurança da Barragem de Montargil e Maranhão “já estão praticamente em conclusão”, adianta ainda o presidente da CIMAA, quanto às restantes diz que “estão prestes a estar concluídas”.

Investimento de mais de cinco milhões do Plano de Desenvolvimento Rural que pretende requalificar os sistemas de segurança das Barragens do Alto Alentejo.

Euromilhões: jackpot de 130 milhões de euros sai no estrangeiro

O jackpot de 130 milhões de euros, do sorteio de ontem, 4 de fevereiro, do Euromilhões, saiu a único apostador no estrangeiro.

Já o segundo prémio, de 151 mil euros, contemplou nove jogadores, todos eles com aposta registada também fora de Portugal.

Para Portugal vem um terceiro prémio, no valor de 28.900 euros. Este prémio saiu a mais  mais dez jogadores, no estrangeiro. Os cerca de 1.200 euros do quatro prémio saíram a um total de 83 jogadores, nove deles em Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 3, 25, 38, 43 e 49 e as estrelas 3 e 7.

Esta informação não dispensa a consulta das listas oficiais de resultados, no portal de Jogos da Santa Casa.

Encerrada há ano e meio, Sociedade de Santa Eulália pode reabrir em breve

A Sociedade Recreativa, Popular e Desportiva Juventude de Santa Eulália, uma das coletividades mais antigas do concelho de Elvas, já com quase 102 anos de existência, encontra-se de portas encerradas há mais de ano e meio, depois de ter ficado sem órgãos sociais.

Com o objetivo de tentar inverter a situação, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, reuniu, no mês passado, com alguns sócios da coletividade, tendo saído desta reunião, como explica, uma comissão administrativa, agora responsável, não só por se apresentar a sufrágio, bem como de preparar a futura Assembleia Eletiva. “As pessoas gostaram daquilo que ouviram, ficaram sensibilizadas e dali nasceu uma comissão de sete elementos para tratar do processo eleitoral, que neste momento está a fazer aquilo que ficou determinado nesta dita assembleia”, adianta o autarca.

Rondão Almeida assume que as eleições no seio da Sociedade Recreativa de Santa Eulália poderão vir a realizar-se dentro em breve, sendo que a comissão administrativa tem procurado sempre manter-se em contacto com a autarquia, para saber com que ajudas pode contar. “A Câmara de Elvas está sempre preocupada com uma associação que tem mais de um século de vida e onde a Câmara, na minha altura, investiu bastante, para que a sua sede fosse totalmente renovada”, recorda. Santa Eulália, diz ainda Rondão Almeida, é uma freguesia que merece “toda a atenção” do município, sendo que, o principal objetivo, com a reabertura da coletividade, diz respeito à necessidade de se voltar a mobilizar a população, entre outros, para as áreas da cultura e do desporto.

Já a presidente da Junta de Santa Eulália diz ser “uma pena” a Sociedade estar encerrada. Apesar de ter uma “quantidade grande de sócios”, quase todos eles têm uma idade já avançada, pelo que, confessa Ana Sofia Alves, não foi fácil encontrar gente que se mostrasse disponível para criar uma direção.

A ajuda do presidente da Câmara de Elvas, não tem dúvidas a presidente da junta de freguesia, foi crucial para se conseguir reunir as condições necessárias, entre os cerca de 30 sócios presentes na reunião, à constituição da atual comissão administrativa. Agora, é esta comissão a responsável por afixar o edital em que se apresentem datas para a apresentação de listas de sócios candidatas à direção da coletividade.

Com esta Comissão Administrativa, que já formou uma lista para se candidatar aos órgãos sociais, Ana Sofia Alves tem esperança que mais possam surgir. “Poderão existir novas listas, porque quando uma surge, começa a despertar o interesse noutros e Deus queira que sim. Quanto mais listas houver, mais sócios disponíveis para reabrir a sociedade no seu melhor”, assegura.

Por enquanto, a coletividade continua encerrada, até porque sem uma eleição, a atual Comissão Administrativa não pode reabrir as portas da sociedade. Até agora, não há ainda uma data definida para a eleição dos novos órgãos sociais.

Toda esta situação, garante ainda Ana Sofia Alves, acaba por ser uma desvantagem, quer para os mais velhos, como para os mais novos, dada a quantidade de valências da sociedade. Os idosos e reformados, sobretudo, encontravam naquele espaço uma forma de quebrar o isolamento em que muitos vivem, servindo quase como um “centro de dia”. Já os mais jovens, para além do bar, tinham também ao seu dispor vários eventos, passeios, para além dos tradicionais jogos de futebol. “É uma coletividade que traz mais-valias para Santa Eulália e é muito triste vê-la fechada”, remata.

Casa Aberta: vacinação este fim de semana no Alto Alentejo

Este fim de semana, dias 5 e 6 de fevereiro, e de acordo com indicações do Ministério da Saúde, a modalidade de “Casa Aberta” vai estar disponível em todo o Alto Alentejo para a vacinação contra a Covid-19, para todos os utentes com idade igual ou superior a 18 anos.

Decorre também a vacinação contra a gripe de utentes com idade igual ou superior a 50 anos, estando ainda agendadas vacinações de crianças.

São elegíveis para a dose de reforço no regime de “Casa Aberta” os utentes que não tiveram Covid-19 e já completaram o esquema vacinal há pelo menos 180 dias, informa a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

Em Elvas, no Centro de Negócios Transfronteiriço, a vacinação decorre este sábado, das 9 às 17 horas para crianças e das 11 às 17 horas para adultos. Amanhã, domingo, a vacinação das crianças decorre das 9 horas ao meio-dia e dos adultos apenas das 11 horas ao meio-dia.

Todos os horários das vacinações, por concelho, no Alto Alentejo, para consultar nas grelhas abaixo.