Incêndio junto ao McDonald’s em Badajoz (c/vídeo)

Um incêndio deflagrou esta tarde de sexta-feira, pelas 18.30 horas (hora portuguesa), numa zona ajardinada, que se situa junto ao restaurante McDonald’s e à urbanização Guadiana, na Avenida de Elvas, em Badajoz.

Os Bombeiros Municipais de Badajoz foram chamados ao local e conseguiram, sem grande dificuldade, debelar o incêndio, que se presume tenha sido intencional e que afetou três palmeiras e vários arbustos.

As chamas e o fumo eram visíveis na zona, como se pode verificar pelo vídeo abaixo, tendo causado preocupação nas pessoas que se encontravam no local.

A Polícia Nacional encontra-se a realizar a competente investigação das origens do incêndio.

Município de Avis entrega compostores domésticos

No âmbito do projeto “Compostar para Avistar um futuro melhor”, o Município de Avis deu início, nesta quinta-feira, dia 3, à entrega dos compostores domésticos aos munícipes que já se inscreveram.

Este é mais um passo decisivo para a sustentabilidade ambiental do concelho, tendo como meta a atingir, no final de 2023, a separação entre os biorresíduos e os resíduos indiferenciados, reduzindo, desta forma, significativamente, a quantidade de resíduos enviada para aterro e permitindo o reaproveitamento dos mesmos.

Os compostores são gratuitos e, na entrega, os munícipes recebem explicações acerca da sua utilização, bem como um guia de apoio para esclarecer dúvidas. A compostagem de resíduos biodegradáveis alimentares e provenientes de espaços verdes permite, através deste processo, criar matéria orgânica que pode ser utilizada para adubar jardins e hortas.

Além dos compostores domésticos, em breve, no concelho de Avis, vão ser também instalados compostores comunitários, numa primeira fase, nas localidades de Aldeia Velha, Alcórrego e Figueira e Barros, onde os munícipes que não têm espaço para receber um compostor doméstico podem depositar os seus biorresíduos.

EN 254 Redondo / Évora cortada ao trânsito

A Estrada Nacional (EN) 254, no troço da vila de Redondo até ao cruzamento do Freixo, encontra-se encerrada ao trânsito devido a obras da ferrovia.

A previsão é para um encerramento de cerca de três semanas, sendo que o percurso alternativo é a estrada Redondo/Freixo.

Romaria a Cavalo regressa em abril

A Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo vai ter lugar entre os dias 20 e 24 de abril de 2022.

Esta decisão resultou do encontro entre os presidentes das câmaras da Moita e Viana do Alentejo, onde marcaram também presença representantes das Associações Equestres da Moita e de Viana, além de outros representantes dos dois municípios.

Exposição sobre mel no sábado no mercado de Montemor

No próximo sábado, dia 5, o mel vai estar em destaque no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo. Assim, o mel vai proporcionar momentos para descobrir e provar.

No âmbito das iniciativas do Município montemorense, integradas na Estratégia Alimentar para o concelho, no sábado, a partir das 8.30 horas, no Mercado Municipal, vai ser dada a conhecer a atividade apícola no concelho: a vida das abelhas, o trabalho do apicultor e os produtos da colmeia.

Para além do precioso alimento que é o mel, existem ainda outros produtos na colmeia, em que as abelhas têm um papel fundamental, como sejam o pólen, própolis e geleia real, que são cada vez mais valorizados e procurados pelas suas propriedades nutritivas e medicinais.

Assim, o Mercado Municipal vai dar a conhecer e provar os produtos das colmeias, através da exposição sobre a apicultura, mostra e venda de mel e derivados, provas de méis e pólen e apresentação do vídeo “O Mel”.

Espaço.arte acolhe trabalhos dos utentes da APPACDM

A exposição “Arte na Diferença”, que resulta de trabalhos realizados pelos utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, está patente no Espaço.arte, em Campo Maior.

Esta é a primeira exposição deste espaço, desde a sua inauguração, e “vai de encontro ao cuidado que a instituição tem para com os campomaiorenses”, segundo o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha.

Luís Mendes, presidente da APPACDM de Elvas, considera que “dada a ligação da instituição ao concelho de Campo Maior, faz todo o sentido inaugurar esta mostra no Espaço.arte”.

A exposição está patente até 3 de abril, no Espaço.arte em Campo Maior.

Exposição “Círculos de Paz” no mercado de Montemor

A exposição “Círculos de Paz”, do Projeto Educativo 2020/21, numa colaboração entre o Município de Montemor-o-Novo e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, é inaugurada no próximo sábado, dia 5, no mercado de Montemor.

O Município de Montemor-o-Novo acolheu na Oficina da Criança, durante o ano letivo 2020/2021, 48 turmas da sua comunidade educativa, para refletir sobre o conceito de Paz. Este projeto surgiu no âmbito do Movimento Municípios pela Paz – Educar pela Paz, do qual o nosso município é parceiro.

Foi seu propósito explorar este conceito através da forma geométrica o círculo. Da análise da sua forma perfeita, refletiu-se sobre os benefícios que esta forma geométrica poderia trazer para um grupo de pessoas e na promoção de sinergias. Durante o projeto, as crianças exploraram a temática da Paz através de jogos, momentos de meditação e relaxamento, sessões de expressão plástica e por fim, com uma visita ao Cromeleque dos Almendres, um monumento megalítico, um espaço onde o circulo é dominante, um lugar místico, de culto e união.

Após terem trabalhado as várias dinâmicas do círculo, as crianças criaram a sua própria Mandala, em que a base da criação foi o próprio círculo e o conteúdo, a harmonia entre linhas, formas e cores. Uma Mandala é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o mundo que o rodeia. O ponto central da mandala é identificado como a essência do nosso ser, do qual tudo converge ou irradia. As primeiras figuras da mandala refletem o inconsciente pessoal e as extremidades o inconsciente coletivo.

Elvas regista mais 73 casos de Covid-19

O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, mais 73 casos de Covid-19.

Com a recuperação de 89 pessoas, estão ativos esta sexta-feira, dia 4, 409 casos de Covid-19, no concelho.

Desde março de 2020, Elvas já registou 5.060 casos de infeção, 38 óbitos e 4.613 altas.

Mora recolhe porta-a-porta o lixos dos isolados

O Município de Mora recolhe o lixo junto às habitações dos munícipes que se encontram em isolamento. Esta operação vai ser feita às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 14 horas.

Os interessados neste serviço que residam na Freguesia de Mora devem contactar o Município pelo telefone 266 439 070, tanto para acionar o serviço, como para o posterior cancelamento. Os munícipes das restantes freguesias devem contatar a Junta de Freguesia da sua área de residência.

Os munícipes devem, nos dias referidos,​ acondicionar devidamente os resíduos junto à sua porta, para que a equipa de limpeza faça a respetiva recolha.

Portugal regista mais 47.199 e 50 mortes devido à Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 47.199 novos casos de Covid-19 e 50 óbitos associados à doença.

Os maiores números de novos casos foram 18.103 no Norte, 13.981 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 2200 no Algarve e1191 na Madeira. As 50 mortes ocorreram 17 em LVT, 16 no Norte, oito no Centro, quatro no Algarve e três na Madeira.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 46.469 casos de recuperação. O número de casos ativos da doença está em 642.793, mais 680 que ontem.

Esta sexta-feira, dia 4, em todo o território nacional, há 2.445 doentes internados, mais cinco, dos quais 174 em unidades de cuidados intensivos, mais 19 em relação ao dia anterior.

Norte Alentejano O’Meeting já tem 400 inscritos

A 15ª edição do Norte Alentejano O’Meeting já conta com 400 atletas inscritos e vai disputar-se entre os próximos dias 18 e 20 (entre sexta-feira e domingo), nos concelhos de Marvão e Castelo de Vide, numa prova que está incluído no calendário das Federações Internacional e Portuguesa de Orientação.

Até ao passado dia 3, este evento contava com 400 inscritos, oriundos de 14 países, sendo a Finlândia e a Suécia as delegações mais numerosas, a seguir a Portugal. A etapa de Sprint em Marvão faz parte da Taça de Portugal e da Liga Mundial de Sprint (World Ranking Event); e a etapa de distância média, no domingo dia 20, faz parte da Liga Mundial da Federação Internacional de Orientação (World Ranking Event).

O Norte Alentejano O’Meeting é constituído por quatro provas: na sexta-feira dia 18, Prova de Treino, em Póvoa e Meadas (Castelo de Vide); no sábado dia 19, Distância Média, na Herdade do Pereiro (Marvão) e Sprint WRE, na vila de Marvão; por fim, no domingo dia 20, Distância Média WRE, em Vale D’Ornas (Castelo de Vide).

O vencedor do Norte Alentejano O’Meeting é encontrado através da soma dos pontos das três etapas, num evento de orientação pedestre, de âmbito internacional, aberto à participação de pessoas de qualquer idade, seja em escalões de competição ou em escalões abertos, individualmente ou em grupo.

Alentejo regista 1952 novos casos Covid esta sexta-feira

O Alentejo regista esta sexta-feira, 4 de fevereiro, 1952 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, de acordo com o último boletim epidemiológico, não foram registados óbitos na região. De resto, a nível nacional, só no Alentejo não houve mortes da doença divulgados hoje

Desde as últimas 24 horas, foram identificados 95.313 casos de infeção e reportados 1129 mortes.

Dois atletas do CEN no Nacional de Atletismo de Pista Coberta

João Monteiro e Carolina Pingueiro, ambos em representação do Clube Elvense de Natação (CEN), vão disputar, este fim de semana, em Braga, o Campeonato Nacional de Atletismo de Pista Coberta, na categoria de sub-18.

Enquanto João Monteiro irá correr os 60 metros, Carolina Pingueiro terá pela frente uma distância de 800 metros.

A ambos, Hugo Tavares, responsável pela secção de atletismo do CEN, “deseja a melhor prova possível”, recordando que vão estar entre as melhores equipas da modalidade do país.

Sofia Liu volta a ser chamada à Seleção Nacional

Depois de um primeiro estágio de preparação, que contou com a participação de duas jovens da Associação de Futebol de Portalegre, Mariana Grilo e Sofia Liu, atleta de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, volta agora a ser chamada pelo treinador nacional, Ricardo Tavares, para um novo estágio da Seleção Nacional Feminina sub-15, que está agendado para a Cidade do Futebol, entre os dias 7 e 10 de fevereiro.

Atormentada por uma pequena lesão, que a impediu de treinar em pleno, Mariana Grilo, do Club Desportivo Portalegrense, já não volta a marcar presença nesta segunda convocatória, na qual constam 24 jogadoras de todo o país.

De salientar que Sofia Liu é uma das 14 jogadoras que estiveram no primeiro estágio de preparação e volta a ser chamada por Ricardo Tavares. A jovem de “O Elvas” viaja já na segunda-feira para a Cidade do Futebol, onde vai realizar seis treinos até quinta-feira.

Crianças trabalham cerâmica em Montemor de fevereiro a maio

Nos próximos quatro meses, um dia por mês, Montemor-o-Novo vai ter oficinas de criação de jogos em cerâmica, na Oficina da Criança da cidade.

De fevereiro a maio, na Oficina da Criança, vai haver oficinas de criação de jogos em cerâmica, que são dinamizadas por ceramistas das Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação, na Olaria da Oficina da Criança.

Da parte da tarde, entre as 15 e as 18 horas, sempre às sextas-feiras, o calendário é o seguinte: Oficina Jogo do Galo, a 25 de fevereiro; Oficina Puzzle 3D, a 25 de março; Oficina Peão, a 22 de abril; e Pista de Berlindes, a 27 de maio.

DECO aconselha o que fazer em caso de fraude online

Com o aumento das compras online, principalmente durante a altura da pandemia, foram muitos os consumidores que acabaram por ser vítimas de fraude online.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta semana, na rubrica da DECO, Helena Guerra, do Gabinete de Apoio e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor, alerta para os passos a seguir: assim que o consumidor se apercebe de que foi vítima de um roubo, “deve agir o mais rapidamente possível”, sendo aconselhável contactar o banco de forma a que possa “pedir imediatamente cancelamento das credenciais de acesso à homebanking e ao cartão, indicando o seu número de conta e o número do cartão”. O próximo passo aconselhado é “participar a fraude às autoridades, à PSP, à GNR, ou mesmo à Polícia Judiciária”, explica Helena Guerra.

A fraude online é o tema desta semana da DECO, na Rádio ELVAS, com Helena Guerra, do Gabinete de Apoio e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor

[/shc_shortcode]

CEN espera 200 atletas no IX Corta-Mato Cidade de Elvas

O IX Corta-Mato Cidade de Elvas decorre no próximo dia 12 (sábado), entre as 15 e as 17.30 horas, junto ao Estádio Municipal de Atletismo, em Elvas, numa organização do Clube Elvense de Natação (CEN).

A prova, aberta a atletas federados e não federados, que no ano passado não se realizou, devido à pandemia, é uma homenagem a António Leitão, sendo que o clube conta, na organização da mesma, com o apoio da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) e da Câmara Municipal de Elvas, revela Hugo Tavares, responsável pela secção de atletismo do CEN, hoje convidado no Magazine de Informação e Música, da Rádio ELVAS.

“É uma prova de atletismo, na vertente de corrida, integrada no calendário competitivo da AADP, que já tinha sido programada para o dia 11 de dezembro do ano transato, mas que foi adiada pelos motivos da pandemia”, adianta Hugo Tavares. Ao todo, a organização espera a participação de cerca de duas centenas de atletas.

Acima de tudo, o CEN quer que, mais que uma competição, esta prova seja um momento de diversão entre os jovens. “Queremos criar uma tarde de lazer e que se prevê com bom tempo, em espírito familiar, e para isso aproveito para apelar às famílias que façam chegar os jovens, que os tragam a correr”, diz o responsável.

Apesar desta ser uma prova em ambiente aberto, o Clube Elvense de Natação aprovou um plano de contingência, sendo que Hugo Tavares apela, no decorrer do corta-mato, às já conhecidas normas de segurança, sobretudo para quem quiser assistir, como o uso da máscara e o distanciamento social. Já os atletas só poderão retirar a máscara quando a provar tiver início.

Esta prova será disputada por atletas desde os escalões de benjamins a veteranos, em distâncias que vão desde os 300 aos seis mil metros. As inscrições ainda se encontram abertas e podem ser feitas no site da AADP.

Regantes identificam medidas para mitigar efeitos da seca

Com 45% do país em situação de seca severa e extrema e a disponibilidade de água em níveis críticos nas barragens portuguesas, a Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG) identifica medidas urgentes para mitigar os efeitos da seca na agricultura.

Entre estas, são pedidas medidas para garantir o acesso dos agricultores à água e assegurar a produção da campanha agrícola: implementar regimes de caudal nas bacias hidrográficas, para que não existam períodos de caudal nulo, situação que ocorre frequentemente no rio Tejo, mesmo em campanhas de rega com menor escassez; operacionalizar a cota de captação de água na albufeira de Santa Clara, avançando de imediato com uma nova licença no Aproveitamento Hidroagrícola do Mira e com a instalação do respetivo equipamento de adução; e acelerar as ligações da barragem de Alqueva às albufeiras já identificadas como urgentes, nomeadamente Monte da Rocha, Vigia, Campilhas e Pego do Altar.

A FENAREG pede “medidas para compensar os agricultores dos efeitos da seca, que em algumas regiões do sul do país ocorre pelo oitavo ano consecutivo, num ano em que a rentabilidade das explorações agrícolas está ameaçada pelo aumento dos custos das matérias-primas, em particular da energia”.

Também é pedido o acionamento da “medida da eletricidade verde, com taxas de apoio no mínimo de 40% do total da fatura, que compensem o aumento dos custos da energia de quase 200%, numa conjuntura de seca em que haverá maior consumo de eletricidade associada ao regadio”.  Por outro lado, “isentar os regantes da Taxa de Recursos Hídricos durante a campanha de rega de 2022, retomando uma medida que já foi implementada na mitigação dos efeitos da seca de 2012”.

Outro pedido é “reduzir significativamente o preço da água de Alqueva para reforço às albufeiras dos perímetros de rega ligados ao EFMA na campanha de rega de 2022, viabilizando a conservação da diversidade de culturas praticadas nessas áreas”.

Estas medidas foram apresentadas pela FENAREG à ministra da Agricultura em reunião da passada segunda-feira, dia 31. A Federação “congratula o Governo pelas medidas entretanto anunciadas” para mitigar os efeitos da seca na agricultura, nomeadamente, “a antecipação do pagamento dos apoios aos agricultores no âmbito da PAC e o anúncio da abertura de aviso do PDR 2020, para instalação de painéis de energia fotovoltaica no regadio, direcionado para aproveitamentos hidroagrícolas”.

Mais 29 casos positivos de Covid-19 detetados em Campo Maior

Campo Maior regista esta sexta-feira, 4 de fevereiro, mais 29 casos de Covid-19 e 24 recuperações.

Encontram-se, ao dia de hoje, ativos, no concelho, 219 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 1.915 casos de infeção, 14 óbitos e 1.682 altas.

Os 25 jogos de futebol e futsal da AF de Portalegre

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre, no fim-de-semana de 5 e 6 de fevereiro (sábado e domingo), tem 25 jogos em 12 provas: 14 encontros em seis provas de futebol e 11 partidas em seis provas de futsal.

O campeonato distrital de seniores de futebol tem quatro jogos, às 15 horas: Castelo de Vide-Estrela (sábado), Crato-Arronches, Gavionenses-Elétrico e Mosteirense-Gafetense (os três no domingo).

No campeonato distrital de iniciados de futebol, fase única, há três partidas no domingo, às 10.30 horas: Gavionenses-Estrela, Campomaiorense-“O Elvas” B e Fronteirense A-Elétrico.

O campeonato distrital de juvenis de futebol, fase única, tem um encontro no sábado, às 10.30 horas: Montargilense-Fronteirense.

Na Taça da Associação de juvenis de futebol, segunda mão dos quartos-de-final, há um desafio no domingo, às 10.30 horas: Castelo de Vide-“Os Elvenses”.

A Taça da Associação de infantis de futebol, quartos-de-final, tem quatro jogos no sábado, às 10.30 horas: Nisa (sub-12)-Campomaiorense (sub-12), “O Elvas” (sub-13)-Elétrico (sub-13), Portalegrense A (sub-12)-Portalegrense B (sub-13) e Fronteirense (sub-13)-Gavionenses (sub-13).

No campeonato distrital de sub-10 de futebol, primeira fase, há uma partida no domingo, às 15 horas: Castelo de Vide-Arenense.

O campeonato distrital de seniores masculinos de futsal, primeira fase, tem cinco encontros: Belhó Raposeira-Alter (sábado às 17 horas), Elétrico B-Degoladense, Nisa-Avisense, Sousel-Esperança (os três no sábado às 18 horas) e Casa do Benfica de Portalegre-Arenense (domingo às 15 horas).

No campeonato distrital de seniores femininos de futsal, fase única, há um desafio no domingo, às 18 horas: Avisenses-Baronia.

O campeonato distrital de juniores de futsal, fase única, tem um jogo no domingo às 10.30 horas: Elétrico-Sousel.

Na Taça da Associação de juvenis de futsal, primeira fase, há duas partidas no sábado às 10.30 horas: Avisenses-Elétrico e Alter-Sousel.

A Taça da Associação de infantis de futsal, primeira fase, tem um encontro no domingo, às 10 horas: Avisenses-Elétrico B.

No campeonato distrital de benjamins de futsal, fase única, há um desafio no domingo, às 10.30 horas: Avisenses-Elétrico.

Série “RBI: Um caminho de Liberdade” apresentada em Portalegre

A série documental “RBI: Um caminho de Liberdade”, produzida pelo eurodeputado Francisco Guerreiro, vai estrear hoje os episódios 7, 8 e 9, no Centro de Artes do Espetáculo em Portalegre.

A série documental “RBI: Um caminho de Liberdade” tem como objetivo elucidar a opinião pública sobre o conceito de Rendimento Básico Incondicional, atribuído pelo Estado a todos os cidadão do país, e, ao mesmo tempo, sensibilizar a classe política nacional para a implementação de um projeto-piloto em Portugal, de acordo com o eurodeputado Francisco Guerreiro (na foto).

O Rendimento Básico Incondicional consiste numa verba “que seria atribuída a todas as pessoas, independentemente da classe social ou de estarem a trabalhar ou não. Esta medida permitiria às pessoas sair mais facilmente da pobreza e melhorar a sua vida”.

O Rendimento Básico Incondicional vai ser implementado, “em projeto piloto, em Alcácer do Sal, pelo período de dois anos. Neste momento, está-se ainda a tentar encontrar financiamento, que deverá ser assegurado pelas verbas municipais e por candidaturas a fundos comunitários”.

Ecologia, mundo rural e saúde vão ser alguns dos temas debatidos na sessão desta sexta-feira, em Portalegre, que vai contar com diversos. Marcam presença no debate, moderado pelo eurodeputado Francisco Guerreiro, Bárbara Leão (Biovilla – Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável), Alfredo Sendim (Herdade do Freixo do Meio) e Florival Baiôa (Movimento “Beja Mereces Mais”).

O início da sessão está marcado para as 18 horas, no Centro de Artes do Espetáculo em Portalegre (CAEP).

Campo Maior sem Carnaval aposta no teatro

“Devido aos motivos por todos conhecidos resultantes da pandemia”, o Município de Campo Maior confirma que, este ano, “ainda não vai realizar o tradicional Desfile de Carnaval”.

No entanto, segundo a autarquia, “para assinalar esta festividade”, vai “promover uma série de atividades no Jardim Municipal”, no próximo dia 26, sexta-feira.

Estas iniciativas vão também servir de mote para o lançamento do evento “Março – Mês do Teatro 2022”, uma organização do Município de Campo Maior, que vai trazer “uma programação variada dirigida a públicos de todas as idades”.

Câmara de Elvas vai dar resposta ao pedido dos comerciantes

Na sequência da notícia avançada pela Rádio ELVAS, na semana passada, que dava conta das queixas de pequenos empresários elvenses reclamando contra o fim da isenção de taxas relacionadas com esplanadas e publicidade, o possível prolongamento desta isenção e o do prazo de pagamento, devido aos impactos da pandemia, vai ser analisado na próxima reunião do executivo elvense, marcada para quarta-feira, dia 9.

Parece prevalecer o bom senso no executivo camarário e no comendador Rondão Almeida, para uma reivindicação mais do que justa dos comerciantes elvenses, primeiro para um ajuste no valor das taxas e depois para o alargamento prazo de pagamento.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS

 

José Pedro Croft inaugura “Caminhos Cruzados” este sábado no MACE

José Pedro Croft

No âmbito das comemorações do 15º aniversário do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), o artista plástico José Pedro Croft inaugura, este sábado, 5 de fevereiro, naquele espaço museológico da cidade, a exposição “Caminhos Cruzados”.

De acordo com o comendador António Cachola, o detentor da coleção de arte residente no MACE, trata-se de uma mostra, com esculturas, gravuras e desenhos, que “vai ocupar todo o museu”. Estes trabalhos, todos da coleção de António Cachola, “vão dialogar muito com a arquitetura do próprio espaço do museu”.

José Pedro Croft, adianta António Cachola, “representou Portugal, recentemente, na Bienal de Veneza, e é um artista com muitas representações nacionais e internacionais”. Em outubro do ano passado, o artista esteve ainda na Frieze Sculpture, com “uma obra de arte pública, nos jardins de Londres”.

Esta exposição “vai ser um momento alto dos 15 anos do MACE”, garante o colecionador: “tenho a certeza que toda a população em Elvas, e toda a gente que gosta de arte contemporânea no nosso país, vai passar por Elvas para ver estas exposições”.

MACE

Durante estes 15 anos, António Cachola não tem dúvidas que a coleção “tem feito o seu trabalho”, mas não esquece o caminho que o Município de Elvas tem trilhado e que tem resultado em inúmeros reconhecimentos e prémios, a nível nacional e internacional. “Chegamos muito felizes aos 15 anos de MACE e esperamos que o resto dos meses que temos, para completar este ano de 2022, termine como começámos, ou seja, muito bem”, diz ainda, referindo-se à exposição “Jerónimo”, do elvense Rui Serra, inaugurada a 14 de janeiro, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, onde fica patente até dia 1 de maio.

A exposição de José Pedro Croft irá ficar disponível para visita até 3 de julho, no MACE, seguindo-se, no dia 16 do mesmo mês, a abertura da exposição coletiva da coleção. “Pelo meio, vamos lançar um novo livro da coleção. O último foi lançado há dez anos, em 2012. Portanto, temos aqui um ano cheio de coisas muito interessantes. Aquilo que gostávamos era que a população de Elvas viesse celebrar connosco estes 15 anos de MACE”, remata.

“É um dia de cada vez”, diz doente oncológica sobre luta contra o cancro

Foto: alessandramorelle.com

Isabel, de 60 anos, trava desde 2012 uma dura batalha contra o cancro. Os sintomas que surgiram durante o verão levaram-na a uma cama de hospital em pleno dia de Natal.

Seguiu-se uma série de exames e o resultado acabou por ser confirmado no IPO, em Lisboa, onde foi submetida a uma intervenção cirúrgica, no dia 14 de Fevereiro de 2013, quando completou 51 anos.

Desde a primeira cirurgia que Isabel foi sempre acompanhada no Instituto Português de Oncologia. Nem a pandemia impediu que tivesse consultas e realizasse exames frequentes. Mesmo assim, em 2019, Isabel volta a receber um diagnóstico de doença oncológica.

A todos os que se encontram na mesma situação, Isabel deixa uma mensagem de força e esperança: “é um dia de cada vez. Isto pode acontecer a qualquer um de nós e temos que seguir em frente. Claro que o apoio é muito importante, e as pessoas que estão perto de nós têm um papel muito importante. No fundo eu acho que tenho sorte porque se tivesse azar já tinha morrido. Mas estou cá”.

Esta sexta-feira, dia 4 de Fevereiro, assinala-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Este ano marca o arranque de uma campanha de três, intitulada “Por cuidados mais justos”, que pretende sensibilizar para a importância do acesso a diagnóstico precoce e a tratamentos oncológicos, independentemente do seu nível de instrução, rendimento ou o local de residência.

Expresso aponta Pinheiro como um dos nomes para ministro da Agricultura

O novo Governo maioritário de António Costa deverá ter um ministro da Agricultura alentejano, de acordo com uma notícia do jornal Expresso desta semana.

Com a saída a pedido da própria, Maria do Céu Antunes, a até então ministra da Agricultura, abre-se a possibilidade de um dos três cabeças de lista dos distritos alentejanos ocupar a pasta: Ricardo Pinheiro, Capoulas Santos ou Pedro do Carmo.

Pinheiro esteve, neste Governo, como secretário de Estado do Planeamento, mas a mais que provável redução de ministérios, com a concentração da Coesão com o Planeamento, pode significar a mudança de área para o ex-presidente da Câmara Municipal de Campo Maior.

Multa até 18.750 euros para faturas sem código QR

Uma das três novidades de faturação – a obrigatoriedade de colocação do Código QR, que resume os dados da fatura, incluindo valores e taxas de IVA – já entrou em vigor, depois de sucessivos adiamentos.

As Finanças vão começar a fiscalizar e a aplicar coimas pesadas pela falta do Código QR, após um período de tolerância, sendo que as empresas que emitem faturas sem este código vão arriscar-se a coimas que vão dos 1.500 aos 18.750 euros. Também as empresas que produzem os programas de faturação podem ser multadas, caso comercializem software que não emite documentos com o referido código.

Através deste Código QR, os contribuintes podem receber uma fatura sem NIF e inseri-la, posteriormente, no Portal das Finanças.

As outras duas novidades relacionadas com faturação, que dizem respeito à comunicação de séries e ao ATCUD, através do qual se atribui um número único a cada fatura, de forma a evitar duplicações e a evasão fiscal, só irão entrar em vigor no próximo ano.

Prolongar isenção de taxas em Elvas vai a reunião de Câmara

Na sequência da notícia avançada pela Rádio ELVAS, na semana passada, que dava conta das queixas de pequenos empresários elvenses reclamando contra o fim da isenção de taxas relacionadas com esplanadas e publicidade, o possível prolongamento desta isenção e o prolongamento do prazo de pagamento, devido aos impactos da pandemia, vai ser analisado na próxima reunião do executivo elvense, marcada para quarta-feira, dia 9.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida (na foto), “o executivo vai ter uma palavra a dizer para tentar atenuar as dificuldades de quem tem uma esplanada ou um toldo com publicidade”.

A Rádio ELVAS sabe que há comerciantes que tentaram já pagar essas taxas, junto dos serviços da câmara, mas foi-lhes pedido que aguardassem por novas ordens. Há uma semana, na nossa reportagem, diversos comerciantes consideraram não haver movimento de clientes para justificar o regresso do pagamento dessas taxas municipais.