“O Elvas” perde 2-0 com o Sacavenense e sai da Taça de Portugal

O “Elvas” Clube Alentejano de Desportos perdeu esta tarde de sábado, 11 de setembro, por 2-0, frente ao Sacavenense, no Campo Patalino, do Estádio Municipal de Elvas, e é assim eliminado da Taça de Portugal.

Foi aos 17 minutos que Medina, da equipa de Sacavém, abriu o marcador, e aos 85 minutos, Almeida, consolidou a vitória sacavenense.

Aos 32 minutos de jogo, a equipa dos azuis e ouro, ficou reduzida a dez, com a expulsão de Alex, que viu o segundo amarelo no jogo, depois de o primeiro ter sido mostrado, logo aos 12 minutos. Também o Sacavenense, aos 89 minutos, ficou reduzido a dez, com dois amarelos ao coreano Yuk Jinyoung.

Já no tempo de compensação (90+5), Canoa levou um vermelho direto, pelo que a equipa de “O Elvas” ficou reduzida a nove, nos minutos finais.

O Clube Alentejano de Desportos volta a entrar em campo, desta feita, para a segunda jornada do Campeonato de Portugal, no domingo, dia 19, dia em que se desloca a Coruche, para defrontar a equipa local.

Posto de Turismo em Campo Maior na antiga Escola da Fonte Nova

O Município de Campo Maior, representado pelo presidente João Muacho e a SGO – Sociedade Gestora de Obras, Lda, representada pelos sócios gerentes Nuno Piçarra e Hugo Piçarra, assinaram na passada terça-feira, dia 7, o Contrato de Adjudicação da Empreitada de Qualificação do Destino Turístico.

A intervenção vai transformar a antiga Escola da Fonte Nova no novo Posto de Turismo de Campo Maior, assim como construir as Estruturas pedonais que irão ligar o futuro Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores e a Cortina de Muralha do Fosso Aquático. Será ainda realizada uma intervenção ao nível do espaço envolvente que vai reorganizar o estacionamento na zona e dar condições de acessibilidade ao novo Posto de Turismo.

O contrato agora assinado tem um valor de 696.357,39 euros. A obra é financiada a 85% por fundos FEDER, através do Alentejo 2020, cabendo ao Município os 15% correspondentes à contrapartida pública nacional.

Entre os 19 projetos aprovados, sete são do setor do alojamento ou restauração e os restantes 12 têm enquadramento em atividades de indústria abrangidas pelo presente Aviso.

Elvas com mais dois casos Covid e duas altas

O concelho de Elvas regista este sábado, 11 de setembro, mais dois casos de infeção por Covid-19 e também mais duas recuperações da doença, pelo que mantêm 27 casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram registados, no concelho, e 1704 casos de infeção, dos quais 1648 já recuperaram. Vítimas do novo coronavírus, morreram no concelho, 29 pessoas.

Sinais de alerta

Com quase 85% da população vacinada, estamos pior que em 2020. Mais mortos, casos e internados. A sensação de melhoria ainda vai demorar alguns meses a ser assim nos dados.

Por isso não facilite.

António Ferreira Goís

Diretor da Rádio ELVAS

Foto DN

“O Elvas”-Sacavenense sábado para a Taça de Portugal

“O Elvas” recebe o Sacavenense, na primeira eliminatória da Taça de Portugal, em jogo a disputar às 16.45 horas, deste sábado, dia 11, no Campo Patalino do Estádio Municipal.

As duas equipas integram a Série E do Campeonato de Portugal e, na primeira jornada da prova, tiveram resultados opostos: “O Elvas” venceu em casa o Rabo de Peixe por 1-0, enquanto o Sacavenense foi batido no Restelo pelo Belenenses por 5-1.

O encontro entre o Clube Alentejano de Desportos e o emblema de Sacavém é transmitido em direto Rádio ELVAS e Rádio Campo Maior, numa emissão desportiva, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho, que começa depois do noticiário das 16 horas, e pelo Canal 11.

Estremadura espanhola com mais cinco mortes e 80 casos Covid

A Estremadura espanhola regista este sábado, dia 11 de setembro, 80 novos casos de Covid-19 e mais cinco óbitos, associados à doença.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1891 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 275 doentes, num total de 95.327 altas.

Nos hospitais da região, encontram-se agora internadas 101 pessoas, 12 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Mais dez óbitos e 1223 casos Covid registados em Portugal

Portugal regista sábado, dia 11 de setembro, mais 1.223 casos de Covid-19 e dez óbitos associados à doença. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2.096 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 552 doentes internados, menos 17 que ontem, 121 em unidades de cuidados intensivos (mais três).

Existem hoje 37.737 casos ativos da infeção em Portugal, menos 883 que ontem.

Desde o início da pandemia, morreram 17.853 pessoas com Covid-19 em território nacional e foram identificados 1.054.673 casos de infeção. Ao todo, há 999.083 doentes recuperados da doença no país.

Alentejo com mais 28 casos de Covid-19

O Alentejo regista este sábado, dia 11 de setembro, 28 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, por outro lado, não foram registadas vítimas mortais, na região, associadas à doença.

Desde o início da pandemia, Alentejo regista 38.047 casos de infeção e 1.010 óbitos.

Pecuária extensiva tem certificação para sequestro de carbono

A pecuária extensiva tem ao dispor uma nova certificação para otimizar os níveis de sequestro de carbono nas explorações. O objetivo é valorizar a produção e estimular os produtores a participar ativamente na descarbonização.

As explorações que solicitem a certificação devem apresentar níveis de emissão de dióxido de carbono equivalente (CO2e – medida universal que engloba todos os gases com efeito de estufa) dentro dos estabelecidos pela Agricert (emissões inferiores a zero), o que significa que todas as explorações certificadas permitem o sequestro de carbono.

Ainda assim, o presidente da direção da APORMOR, Joaquim Capoulas, diz-se “mais apologista” de uma certificação relacionada com o modo de produção extensivo, que, do seu ponto de vista, contribui para “um equilíbrio dos ecossistemas”. “Tem em atenção não só os animais, mas também os solos, a floresta, todo este conjunto que compõe os sistemas agro-silvo-pastoris”, acrescenta.

Joaquim Capoulas assegura ainda que esta nova certificação vem no seguimento das constantes notícias sobre a problemática das alterações climáticas, considerando esta apenas uma parte daquilo que deveria ser a certificação de um produto ligado a uma região e aos ecossistemas em que ele é produzido.

Esta nova certificação que tem em vista medir a eficiência ecológica das explorações, tem como público-alvo os proprietários que pretendam otimizar os níveis de sequestro de carbono e assim ostentar nos seus produtos colocados no mercado, o logotipo PBC, como garante do seu respeito pelos recursos e contributo no combate às alterações climáticas.

CIMAC contratualiza apoios de 900 mil euros a empresas no Alentejo Central

No âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN) estão aprovados os projetos de 19 empresas do distrito de Évora, envolvendo investimentos, no total de 2,2 milhões de euros.

A comparticipação FEDER atribuída, com um montante de cerca de 900 mil euros, tem como objetivo o estímulo à produção, de base local, com enfoque nos setores da indústria e do turismo, tendo por objetivo central o apoio à manutenção do nível de emprego. O conjunto dos projetos selecionados abrange um total de 165 postos de trabalho existentes nestas empresas.

Beneficiam deste programa micro e pequenas empresas, criadas há pelo menos um ano. O incentivo destina-se a apoiar investimentos em máquinas, equipamentos, serviços tecnológicos/digitais, bem como sistemas de qualidade e de certificação que permitam modernizar os processos produtivos das empresas.

Os projetos apoiados, com investimentos mínimos de 20 mil euros e máximos de 235 mil euros, são de expansão ou modernização e contam com o cofinanciamento FEDER, não reembolsável, com uma taxa que varia entre os 40 e os 55%.

O Aviso de Concurso do Programa de Apoio à Produção Nacional que enquadra estes apoios foi gerido pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, no quadro das verbas contratualizadas para o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, no âmbito do Programa Operacional Regional Alentejo 2020.

Em análise, esteve um total de 41 candidaturas, representando quase 5,5 milhões de euros de investimento elegível proposto e um incentivo FEDER solicitado de aproximadamente 2,3 milhões de euros. Registaram-se 22 candidaturas não admitidas ou não aprovadas, por incumprimento dos requisitos de elegibilidade estabelecidos.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

Campo Maior não regista este sábado, 11 de setembro, novos casos de Covid-19, pelo que se mantém com 23 casos de infeção, ativos.

Desde o início da pandemia, foram registados 741 de infeção, dos quais 707 já recuperaram da doença.

Vítimas do novo coronavírus, no concelho, morreram 11 pessoas.

“Percursos pelo Património” leva participantes a conhecer os jardins da cidade

Os Jardins de Elvas são o mote para a iniciativa deste sábado, dia 12, no âmbito do “Percursos pelo Património”, com o arquiteto Carlos Correia Dias.

Os cerca de 30 participantes percorrem assim, os vários jardins da cidade, sendo que, ainda antes deste percurso houve tempo para um breve explicação sobre aquilo que é visto, neste percurso, no Auditório São Mateus, como adianta o arquiteto Carlos Correia Dias, revelando que “nem tudo está aparentemente visível, e pretende-se assim explicar às pessoas todo este eixo verde, começando pela zona da Rua da Cadeia, passando pelo Horto Medicinal da Madalena Nova, na Nossa Senhora das Dores, Jardim das Laranjeiras, jardim Municipal, Quinta do Bispo, Tapada da Saúde, Fonte da Fé, e terminando no Parque da Piedade”. Este é assim um percurso, segundo o arquiteto, “com vários jardins alternados, desde o maneirismo, barroco, classicismo, romantismo e século XX”.

Carlos Correia Dias considera que a iniciativa se torna importante, “para dar a conhecer Elvas aos elvenses e não só, porque a cidade é uma grande desconhecida pela população, e tenta assim divulgar o máximo da cidade, nas suas mais variadas vertentes”.

Iniciativa “Percursos pelo património”, que leva os participantes a percorrer os diversos Jardins da Cidade de Elvas, terminando no Parque da Piedade. No próximo sábado, dia 18, a iniciativa destina-se a dar a conhecer Elvas, na idade média.

Operação “Hermes- Viajar em Segurança”: mais de 35 mil infrações por excesso de velocidade

A Guarda Nacional Republicana (GNR), do dia 1 de julho e até dia 6 de setembro, levou a cabo a Operação “Hermes- Viajar em Segurança”, onde intensificou as ações de patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, com o objetivo de garantir a sua segurança durante os deslocamentos, de, e para os locais de veraneio e eventos de diversa natureza, próprios desta altura do ano.

Desta forma, foram fiscalizados 260 538 condutores, tendo sido detetadas mais de 86 340 infrações rodoviárias, das quais se destacam 35 198 por excesso de velocidade, 5 321 por falta de inspeção periódica obrigatória, 2 443 por uso indevido de telemóvel, 3 513 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e 4 320 por condução sob o efeito do álcool, dos quais 1 964 foram detidos por apresentar uma taxa crime, igual ou superior a 1,2 g/l de álcool no sangue, havendo ainda a acrescentar a detenção de 1 007 condutores por falta de habilitação legal para conduzir. Este tipo de infrações detetadas contribui, muitas das vezes, para o aumento dos índices de sinistralidade rodoviária.

Tradicionalmente, durante a época estival, as vias rodoviárias do nosso país registam um aumento substancial de tráfego, consequência do afluxo de turistas estrangeiros, de emigrantes e das deslocações de cidadãos nacionais para locais de veraneio no gozo das suas férias.

Assim, durante a operação, a GNR, privilegiou uma atuação preventiva nos principais eixos rodoviários (autoestradas, itinerários principais, itinerários complementares e estradas nacionais), orientando o esforço para as vias mais críticas da sua zona de ação, com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança.

A GNR incidiu a sua fiscalização nos comportamentos de risco, que colocam em causa a segurança rodoviária, nomeadamente: manobras perigosas de ultrapassagem, mudança de direção, inversão do sentido da marcha, cedência de passagem, distância de segurança e circulação na via mais à direita; condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas; condução sem habilitação legal; excesso de velocidade; incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção de crianças; utilização indevida do telemóvel.

Euromilhões com jackpot de 26 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 26 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 127 mil euros, saiu a cinco apostadores no estrangeiro. Já o terceiro prémio, no valor de 9 mil euros contemplou 16 jogadores, quatro dos quais com aposta registada em Portugal.

O quarto prémio de 538 euros vai para 86 apostadores, oito dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 01 – 06 – 07 – 18 – 28 e pelas estrelas 02 e 08.

Município de Campo Maior cancela eventos culturais até segunda-feira

O município de Campo Maior decidiu cancelar todos os eventos culturais até segunda-feira, inclusive. Em causa “está o luto nacional, decretado para os dias 11, 12 e 13”, devido à morte do antigo presidente da República, Jorge Sampaio.

O município informa ainda que “quem tiver adquirido bilhetes para o filme “Boss Baby: Negócios de Família”, que estava agendado para este domingo, dia 12, “pode reaver o valor do seu ingresso no Centro Cultural de Campo Maior a partir da próxima terça-feira”.

Paulo Ivo e a candidatura à Câmara de Campo Maior: “temos as pessoas certas para os lugares certos”

A CDU apresentou ontem, sexta-feira, dia 10, a lista de candidatos à Câmara de Campo Maior, às Juntas de Freguesia do concelho e à Assembleia Municipal, com vista às autárquicas de dia 26 deste mês.

Paulo Ivo Almeida é o cabeça de lista à Câmara de Campo Maior, seguem-se na lista:

2 – Fátima Vitorino

3 – Ana Salvado Santos

4 – Alexandre Gaita

5 – Paula Campos

O candidato à Assembleia Municipal de Campo Maior, pela CDU é Pedro Reis.

Quanto às juntas de freguesia, Ana Cristina Cachapa é candidata à presidência da Junta de Freguesia de São João Baptista; Hugo Milton à Junta de Freguesia da Expectação, e Hugo Laço à Junta de Freguesia de Degolados.

“Entendo que nenhuma candidatura entra para perder”, revela o candidato à Câmara de Campo Maior, pela CDU, assumindo que “o objetivo é vencer em todos os órgãos e temos as pessoas certas para os lugares certos, temos capacidade e tivemos um salto gigantesco há quatro anos, passando de um eleito para 16, assumimos essas responsabilidades que a população de Campo Maior nos quis dar”.

Paulo Ivo de Almeida reforça que estão “preparados para assumir todas as responsabilidades que a população nos queira dar, no dia 26 de setembro”.

A apresentação das listas, da CDU, candidatas aos vários órgãos autárquicos do concelho de Campo Maior decorreu ontem, no jardim municipal da vila, contando com animação musical a cargo do fadista Duarte.