Câmara de Arraiolos contesta serviço dos CTT no concelho

A Câmara Municipal de Arraiolos veio a público, recentemente, manifestar o seu descontentamento com o funcionamento dos CTT, tendo em conta os atrasos na distribuição do correio, com prejuízo para a população, empresas, associações e outras entidades sediadas no concelho.

A presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, assegura que há localidades em que o correio não está a ser distribuído diariamente, recordando que a reabertura da loja dos CTT, em novembro do ano passado, em Arraiolos, foi “um motivo de satisfação” para todos.

“Se a reabertura da estação de Arraiolos dos CTT, devida à ação da população que manifestou o seu desacordo com o encerramento deste serviço, conjuntamente com os órgãos representativos das autarquias locais do município, constituiu uma melhoria do serviço público de correios, verificamos, nas últimas semanas, alterações significativas no serviço postal de distribuição”, revela.

“A eliminação de postos de trabalho e o recurso a empresas privadas e ao trabalho precário, acompanhados da redução de dias de distribuição, são medidas levadas a efeito pela administração dos CTT, a par da concentração dos serviços nos Centros de Distribuição Postal. Tais ações levaram a atrasos na distribuição de correio, com grave prejuízo para as pessoas, para as empresas, para as associações e outras entidades sediadas no concelho de Arraiolos”, adianta.

Perante a situação, a Câmara Municipal de Arraiolos manifesta “o seu desacordo com o não cumprimento da obrigação dos CTT da distribuição postal diária e a sua solidariedade com os trabalhadores na reivindicação de manutenção das suas condições de trabalho e remuneratórias”.

A autarquia exige ainda “o cumprimento das obrigações de prestação do serviço postal universal, da responsabilidade dos CTT, o qual integra a oferta de serviços postais em todo o país, com uma qualidade determinada e a preços acessíveis, de forma a responder às necessidades de comunicação das pessoas e empresas”, para além do “respeito pela dignidade das povoações do interior ao invés de provocar cada vez mais o seu isolamento, sendo incumbência dos CTT assegurar um serviço público de qualidade, contributo para a coesão social e territorial de que o País precisa, dando cumprimento ao seu contrato com o Estado Português.”

Manuel Pedro é candidato CDU a Barbacena e Vila Fernando

Manuel Pedro, como já antes noticiado pela Rádio ELVAS, é o cabeça de lista da CDU à Assembleia da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, no concelho de Elvas, nas autárquicas de 26 de setembro.

1º Manuel Pedro, estofador, 66 anos, PCP

2º Belchior Rolhas, reformado, 79, PCP

3º Carla Costa e Silva, auxiliar de ação educativa, 61 anos, independente

4º Eugénio Direitinho, operador de loja, 49 anos, independente

5º Adelino Ovos, tratorista, 60 anos, independente

6º Maria Eglantina Malhado, 62 anos, independente

7º Angélica Sousa, auxiliar de ação direta, 48 anos, independente

8º João Ramalho, camionista, 67 anos, independente

9º Esmeralda Maia, reformada, 72 anos, PCP

10º Joaquim Silva, assistente operacional, 51 anos, independente

Estremadura com mais 254 casos Covid e dois óbitos

A Estremadura espanhola regista, esta terça-feira, 31 de agosto, 254 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos.

Nas últimas 24 horas, 294 doentes foram dados como recuperados da doença, num total de 92 mil altas.

Encontram-se, à data de hoje, 140 pessoas hospitalizadas na região, 16 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Desde o início da pandemia, na Estremadura espanhola, a Covid-19 já matou 1852 pessoas.

Mais dois doentes Covid recuperados em Elvas

Elvas regista esta terça-feira, dia 31 de agosto, dois novos casos de recuperação de Covid-19.

Sem novos casos de infeção, nas últimas 24 horas, o concelho tem, agora, 33 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1679 casos confirmados de infeção, 1617 recuperações e 29 vítimas mortais.

Curso de Design de Som e Produção Musical no IPP

O Instituto Politécnico de Portalegre tem uma nova oferta formativa na área do som: o Curso Técnico Superior Profissional em Design de Som e Produção Musical.

“É um curso de caráter eminentemente prático, que visa dotar os alunos de competências para trabalhar no mundo do audiovisual, ou seja, fazer o som para cinema, televisão ou videojogos, por exemplo”, de acordo com João Cordeiro, coordenador deste curso.

“Este curso é um curso superior técnico e, como tal, tem um foco na vertente mais técnica, Visa formar, não só os novos alunos, como também profissionais a trabalhar na indústria e que querem fazer um refresh aos seus conhecimentos. Qualquer pessoa se pode candidatar e tem uma prova de aptidão para os alunos que concorram no concurso de maiores de 23 anos”, sublinhou.

De acordo com o professor João Cordeiro, “este é o primeiro curso deste género, a nível nacional, no ensino público. Há um curso semelhante, em Lisboa, numa universidade privada, logo com mais custos associados”.

As inscrições para o próximo ano lectivo estão a decorrer e o curso vai decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Portalegre.

Caminhadas pelo Património em Elvas: birdwatching no sábado

As Caminhadas pelo Património, promovidas pela Câmara Municipal de Elvas, estão de regresso no sábado, dia 4 de setembro.

A iniciativa, que conta com um momento de observação de aves, birdwatching, tem um grau de dificuldade médio.

Com início no Posto de Turismo da Praça da República, pelas 10 horas, a caminhada conta com um percurso de cerca de 13 quilómetros, devendo os participantes levar roupa confortável e calçado adequado, garrafa de água, chapéu e binóculos.

Mais 82 casos de Covid identificados no Alentejo

O Alentejo regista, esta terça-feira, 31 de agosto, 82 novos casos de Covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Desde março do ano passado, na região, foram identificados 37.257 casos de infeção e 1006 óbitos.

Portugal regista mais 1908 casos Covid e 13 óbitos

Portugal regista esta terça-feira, 31 de agosto, mais 1908 casos de Covid-19 e 13 óbitos associados à doença. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 3389 casos de recuperação.

Os 1908 novos casos de ontem para hoje concentram-se 744 (39%) no Norte, 618 (32%) em Lisboa e Vale do Tejo, 292 (15%) no Centro e 141 (7%) no Algarve. As 13 mortes ocorreram sete em LVT, três no Algarve, duas no Norte e uma nos Açores.

Em todo o território nacional, a situação nos hospitais melhorou: há 677 doentes internados, menos 28 que ontem e o valor mais baixo dos últimos cinco meses, dos quais 136 em unidades de cuidados intensivos (menos 13). Existem agora 44.087 casos ativos da infeção em Portugal, menos 1494 de segunda para terça-feira.

Desde o início da pandemia, morreram 17.743 pessoas com Covid-19, em Portugal, e foram identificados 1.037.927 casos de infeção. Da doença, já recuperaram 976.097 doentes.

Quatro equipas lideram Série E do Campeonato de Portugal

O Belenenses bateu o Sacavenense por 5-1, no fecho da primeira jornada da Série E do Campeonato de Portugal. O conjunto de Sacavém marcou primeiro mas, ao intervalo, os azuis já estavam na frente com 2-1 no marcador. O jogo foi disputado, na noite passada, no Estádio do Restelo, em Lisboa, e teve transmissão direta no Canal 11, da Federação Portuguesa de Futebol.

Resultados da ronda inaugural desta prova: “O Elvas”, 1 – Rabo de Peixe, 0; Belenenses, 5 – Sacavenenses, 1; Pêro Pinheiro, 2 – Ideal, 0; Operário, 0 – Sintrense, 0; e Loures, 3 – Coruchense, 1. Classificação: 1ºs Belenenses, Loures, Pêro Pinheiro e “O Elvas”, todos com três pontos; 5ºs Sintrense e Operário, ambos com um ponto; 7ºs Rabo de Peixe, Coruchense, Ideal e Sacavenense, todos com zero pontos.

Na segunda jornada, a 19 de setembro, “O Elvas” vai ao campo do Coruchense. Antes disso, dia 11, para a Taça de Portugal, o Clube Alentejano de Desportos recebe o Sacavenense, em encontro também transmitido pelo Canal 11.

Situação epidemiológica de Campo Maior sem alterações

Campo Maior não regista esta terça-feira, 31 de agosto, qualquer alteração, face ao dia de ontem, na situação epidemiológica, mantendo-se com 31 casos ativos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram registados 723 casos positivos de infeção, dos quais 681 já foram dados como recuperados. Vítimas de Covid-19, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

A Loja da Carla no “Retoma da Economia”

“Loja da Carla” é o nome do estabelecimento de Carla Miranda, que se localizada ao fundo da Rua de São Lourenço, em Elvas, há 14 anos.

Inicialmente a loja, esteve durante quatro anos, num local próximo, no entanto como revela  a proprietária, surgiu “a oportunidade de mudar para uma loja maior, uma vez que sempre trabalhou em mercearia, e querendo mais tempo para a sua filha, tentou o seu próprio negócio e, até agora está a correr muito bem”.

Na “Loja da Carla” há um pouco de tudo: mercearia, pão fresco, frutas, legumes, produtos de higiene, peixe congelado e carne fresca, que muitas vezes é feita por encomenda.

A Loja da Carla está hoje em destaque no programa “Retoma da Economia”, na Rádio ELVAS. Pode ouvir a entrevista completa a Carla Miranda, aqui:

Inscrições até dia 1 nas modalidades do Campomaiorense

Já se encontram abertas as inscrições para a época 2021/2022, do Sporting Clube Campomaiorense, para as diversas modalidades do clube.

Ginástica, judo, natação e futebol sãos as modalidades existentes no clube, e para as quais as inscrições devem ser feitas até ao dia 1 de setembro, como revela Luís Maia, do Sporting Clube Campomaiorense. “As inscrições estão a feitas de forma antecipada para que não se aglomerem as pessoas, na fase final do prazo”.

Este prazo de inscrição destina-se ao período competitivo, uma vez que o clube “aceita inscrições para treinos, ao longo de todo o ano, mas para o período competitivo convém inscreverem-se até 1 de setembro, para os seguros estarem preparados, serem enviados para a Associação de Futebol de Portalegre e assim se poder iniciar a competição”.

Luís Maia apela às crianças que se inscrevam no clube, e adianta que no ato da inscrição “as crianças ou jovens devem estar acompanhadas de um adulto, para assinar a documentação necessária, devendo estar munido do seu cartão de cidadão e da criança, que experimenta desde logo o equipamento e tira uma fotografia, pelo que este processo é bastante simples está concluído em 20 minutos”, refere Luís Maia.

Relativamente às inscrições, é ambição “ter mais atletas que no ano passado, que em função da pandemia teve menos crianças e jovens a frequentar os treinos, também devido ao facto de terem pessoas de risco em casa”. Já na segunda fase da abertura da época, no ano passado, e como adianta Luís Maia, “quando foi necessário o teste à covid, muitos atletas, principalmente os mais pequenos, não foram aos treinos, porque não queriam fazê-lo”. Para esta época não há ainda normativas da DGS, e não se sabe se será necessário fazer ou não o teste à Covid-19.

As inscrições para as diversas modalidades do Sporting Clube Campomaiorense estão abertas até dia 1 de setembro e podem ser feitas na secretaria do clube de saúde das 10 horas às 13 horas e das 16 às 19 horas.

Disponíveis vouchers para compra gratuita de manuais escolares

Estão disponíveis, desde o passado dia 16,  para os alunos que não mudam de ciclo, os vouchers que dão acesso aos manuais escolares gratuitos. Já para os alunos dos 1º, 5º, 7º e 10º anos estes vouchers ficaram disponíveis, na plataforma MEGA, no dia 23.

Os manuais escolares são gratuitos para toda a escolaridade obrigatória, mas apenas para a rede pública do Ministério da Educação. Estes vales são emitidos aleatoriamente, pelo que tanto podem dar origem a manuais novos como a manuais reutilizados. À exceção do 1.º ciclo, todos os alunos terão que devolver os manuais para poder receber manuais escolares gratuitos no ano letivo seguinte.

Para aceder a estes vouchers, o encarregado de educação deve inscrever-se na plataforma MEGA ou descarregar a aplicação Edu Rede Escolar e assim, tem acesso a toda a informação do aluno e pode solicitar os vouchers.

O ano letivo 2021/2022 arranca entre 14 e 17 de setembro.