Os melhores jogadores de basquete com menos de 25 anos

A NBA é uma das principais ligas de basquete no mundo, contando com muitos fãs e sendo a principal competição entre as apostas basquetebol. E nela, existem muitos talentos jovens, com menos de 25 anos, que surpreendem a cada jogo.

Considerando a quantidade exorbitante de jovens talentos de primeira linha que a Associação possui atualmente, este não foi um exercício fácil, e usamos as contribuições da especialista Luiza Correia para chegar a essas classificações. Ver aqui

Trae Young, Atlanta (22)

Um jovem general de piso nos moldes de Stephen Curry, a destreza de arremessos fora do drible de Trae Young ajudou a levá-lo a um início especial em sua carreira por duas temporadas e meia até agora.

O jogador de Oklahoma melhorou nesta temporada e também aumentou seus arremessos de três pontos (alta na carreira de 37,9 por cento nesta temporada, contra 36,1 por cento em 2019-20).

E apesar de ser um assunto controverso entre outros jogadores e treinadores, a habilidade de arremesso um tanto feia de Young, onde ele arremessa 87,3 por cento, realmente ajudou a torná-lo um dos jogadores mais eficientes da liga.

A defesa de Young ainda precisa ser trabalhada, e ele provavelmente nunca será mais do que um travador comum devido às suas limitações físicas, mas ele é um jogador ofensivo tão explosivo que ainda merece seu lugar neste ranking.

Jaylen Brown, Boston (24)

A melhora de Jaylen Brown ano a ano com o Boston Celtics tem sido nada menos que incrível até este ponto de sua carreira, já que ele deixou de ser apenas um novato em 2016-17 com algumas pontuações improvisadas potencial para um All-Star este ano, com 24,3 pontos, 5,5 rebotes, 3,9 assistências e 1,2 roubos de bola, além de ser um defensor de elite que pode defender as posições de 1 a 4.

O jogo ofensivo de Brown melhorou tanto, que a Synergy Sports o classifica como um bom artilheiro fora do pick-and-roll e na transição e como um excelente arremessador de cobrança, dando-lhe uma boa quantidade de diversidade para sua ofensiva nos jogos.

E considerando que o Celtics tem outro ala chegando neste ranking, seu núcleo jovem continua sendo um dos mais impressionantes da NBA.

Donovan Mitchell, Utah (24)

Ele desenvolveu uma reputação entre os fãs da NBA como sendo um pouco ineficiente às vezes, mas algo deve ser dito sobre Donovan Mitchell ser o melhor jogador de perímetro em um time de Utah Jazz que lidera a liga em vitórias (28) para neste ponto da temporada.

Embora a percentagem de arremessos de campo de Mitchell em 2020-21 (41,9 por cento) tenha sido feia e ele ainda não acerta lances livres o suficiente para um jogador estrela, o jovem de 24 anos está arremessando alto.

Mitchell também é uma estrela rara que não tem medo de mergulhar no chão ou nas arquibancadas para uma bola perdida e ir atrás dela defensivamente. Portanto, no geral, seu valor para Utah ainda é extremamente alto, apesar das marcas ruins de arremessos.

Devin Booker, Phoenix (24)

Agora que a única batida que poderia anteriormente ser usada contra Devin Booker – que seus times do Suns não ganham jogos suficientes – foi jogada pela janela, não há como negar seu status como um dos melhores 2 guardas da NBA, independentemente da idade .

Em 2020-21, Booker tem uma média de 25,1 pontos e 4,6 assistências, além de, é claro, ajudar a levar o Phoenix Suns até a final da NBA.

A experiência de Booker na marcação de dribles e alcance profundo como atirador ajudaram a transformá-lo em um talento especial, e agora joga ao lado de companheiros de equipe igualmente talentosos como:

  1. Chris Paul
  2. Ayton
  3. Bridges

Jayson Tatum, Boston (23)

Deixando de lado o popular meme relacionado à idade sobre Jayson Tatum, é realmente louco que o atacante do Celtics acabou de completar 23 anos e já tem dois All-Star Games e um terceiro Team All-NBA em seu currículo.

Tatum continuou a melhorar anualmente, também, com o produto Duke com média de 25,1 pontos, 7,0 rebotes e 4,5 assistências nesta temporada, junto com 1,3 roubos de bola e 2,6 triplos.

Na verdade, a única coisa que impede Tatum de ser um jogador ofensivo de elite e top de linha é sua incapacidade de acertar mais lances livres.

Mesmo assim, Tatum ainda está colocando mais de 25,0 pontos por jogo, imagine com mais lances livres acertados então.

O manejador de bola do Celtics é, sem dúvida, um talento especial, que já provou que pode fazê-lo até no maior palco da cesta bola, nos playoffs da NBA, então os fãs de Boston devem estar emocionados com o que eles têm no ainda jovem Tatum.

Luka Doncic, Dallas (22)

Quando você realmente pensa sobre isso, é realmente surpreendente a facilidade com que Luka Doncic foi capaz de assimilar na NBA, começando forte desde o primeiro ano, levando para casa o Rookie of the Year, e agora, apenas na terceira temporada , já sendo duas vezes All-Star e 1st Team All-NBA.

Doncic também não está mostrando sinais de estagnação, com média de 28,2 pontos, 8,4 rebotes e 9,1 assistências nesta temporada, enquanto melhora suas outras porcentagens.

O superastro esloveno também ficou em quinto lugar na campanha no VORP, sétimo no BPM e oitavo no PER, indicando que ele foi um candidato a MVP limítrofe com base no impacto e produção para o Dallas Mavericks em 2020-21.

E o que é assustador é que Doncic ainda tem muito espaço para melhorar, particularmente enquanto ele continua a melhorar seu tiro externo e seu físico conforme ele amadurece, uma noção assustadora para oponentes no Ocidente.

Independentemente disso, Doncic ainda é claramente o melhor jogador com menos de 25 anos agora.

Responsável pelos desacatos e atropelamento em Reguengos entrega-se à PJ

O homem que agrediu uma pessoa e atropelou outras duas, na noite da passada sexta-feira, em Reguengos de Monsaraz, junto a uma esplanada, entregou-se hoje, 21 de julho, nas instalações da Polícia Judiciária de Évora, acompanhado de um advogado.

De recordar que após a rixa, por lhe ter sido negada a entrada no bar, por não apresentar um certificado de vacinação Covid, o homem colocou-se em fuga, perante uma postura pouco interventiva de dois militares da GNR que se encontravam no local. Já a PJ efetuou, mais tarde, perícias às viaturas apreendidas (ver aqui).

No dia seguinte ao sucedido, a GNR referiu, em comunicado, que seria “instaurado um processo de averiguações para apuramento de eventual responsabilidade disciplinar relativamente à atuação dos militares”.

Já o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, considerou que o caso de violência ocorrido na cidade evidencia a “falta de efetivos” da GNR, pelo que irá reunir, no próximo dia 27, com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

José Botelheiro candidato CDU à Assembleia Municipal de Arronches

José António das Dores Botelheiro (na foto), de 68 anos, é o candidato da CDU à Assembleia Municipal de Arronches.

Comerciante reformado, foi tesoureiro da Junta de Freguesia de Assunção, pela CDU, em Arronches, no mandato autárquico de 1993 e eleito em dois mandatos como deputado municipal da CDU.

José Botelheiro integrou o movimento social e cooperativo e integra o associativo como elemento dos corpos sociais do Centro de Bem Estar Social de Arronches (presidente do Conselho Fiscal).

Elvas tem mais dois infetados e sete recuperados

O concelho de Elvas regista hoje, quarta-feira, dia 21, mais dois casos de Covid -19 e a recuperação de sete pessoas.

Desde o início da pandemia, Elvas conta com 1562 casos de infeção, sendo que 56 estão ativos, 1478 já recuperaram e 28 pessoas morreram.

Portugal regista mais 4376 casos Covid e 13 mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 4376 novos casos de infeção, 13 mortes e 2703 recuperados de Covid-19.

O número de 13 mortes em 24 horas é o mais elevado desde 10 de fevereiro e ocorreram dez em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), uma no Alentejo, uma no Algarve e uma nos Açores. Os 4376 novos casos das últimas 24 horas concentram-se 1744 (40%) em LVT, 1592 (36%) no Norte, 430 (10%) no Centro e 394 (9%) no Algarve.

Esta quarta-feira, dia 21 de julho, a situação nos hospitais é a seguinte: 867 (mais 13 de terça para quarta-feira) doentes estão internados, dos quais 171 (menos seis desde ontem) em unidades de cuidados intensivos. O número de casos ativos agravou-se: hoje são 52.147, mais 1660 de ontem para hoje.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.232 mortes, 939.622 casos de infeção e 870.243 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 4153 casos na quarta-feira 14 de julho; 3641 casos na quinta 15 de julho; 3547 casos na sexta-feira 16 de julho; 3677 casos no sábado 17 de julho; 3261 casos no domingo 18 de julho; 1855 casos na segunda-feira 19 de julho; 2706 na terça 20 de julho; e 4376 casos na quarta-feira 21 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Alentejo regista mais um óbito e 130 novos casos Covid

O Alentejo regista esta quarta-feira, 21 de julho, 130 novos casos de Covid-19 e um óbito associado à doença, de acordo com os últimos dados avançados pela Direção-Geral da Saúde.

Desde março do ano passado, na região, foram registados 32.671 casos de infeção e 977 óbitos.

Luís Maia lança livro “Filhos da Madrugada”

O campomaiorense Luís Maia (na foto) vai lançar, na próxima sexta-feira, o livro “Filhos da Madrugada”.

A obra, da sua autoria, conta a história “dos contrabandistas de Campo Maior e da história em torno do cofre deixado por D. João V”, tal como refere o autor.

“Este livro surgiu durante o período de confinamento. Já estava farto de estar em casa e queria fazer algo diferente. Ao ver as séries “A Casa de Papel” e “Raia dos Medos”, gravada em Campo Maior, achei que era capaz de escrever algo deste género, em torno dos enigmas e mistérios da vila”, sublinha.

O livro “Filhos da Madrugada” é apresentado sexta-feira, dia 23, pelas 21.30 horas, no Jardim do Palácio Visconde d´Olivã, em Campo Maior.

Educação Especial no programa Elvas + Solidária

A educação especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência, preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados.

Anabela Cartas (na foto) é professora de educação especial no Agrupamento de Escola nº1 de Elvas, na EB 2,3 nº2, na Boa Fé, e refere-nos que há quatro tipo de professores de educação especial: “Há o professor de educação especial que trabalha no ensino de alunos surdos, o professor de domínio cognitivo e motor, o que trabalha com pessoas cegas e com os surdos do ensino bilingue”.

A educação especial é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais e, nesse sentido, é necessário que os professores tenham formação especializada.

O papel do professor de ensino especial é o tema do programa Elvas + Solidária desta semana, com Anabela Cartas, professora de educação especial no Agrupamento de Escola nº1 de Elvas.

Campo Maior regista dois novos casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas registaram-se dois novos casos de Covid-19 no concelho de Campo Maior.

Neste município, 646 dos 660 casos confirmados já estão curados, existindo, hoje dia 21, três casos ativos no concelho.

Farmácias de Espanha já comercializam testes de antigénio sem receita médica

Os testes de antigénio, sem receita médica, já chegaram às farmácias da Espanha e já estão a ser comercializados, desde esta manhã. A partir de amanhã, 22 de julho, podem ser adquiridos gratuitamente.

A medida foi aprovada ontem em Conselho de Ministros, servirá para diagnosticar casos positivos de Covid-19, mais rapidamente, numa altura em que a incidência continua a aumentar, no país vizinho, durante aquela que já é a quinta vaga da pandemia.

Tendo em conta a medida, José María Vergeles, Ministro da Saúde da Junta da Extremadura, defende a necessidade de ser feito “um ótimo trabalho de consciencialização” na utilização destes testes, lembrando que a realização dos mesmos não é “um passaporte” para quebrar as regras.

Ainda que menos confiáveis que um teste PCR, estes testes de antigénio detetam casos positivos de Covid-19 em apenas 15 minutos.

Elvas: capotamento para evitar atropelar animal

O despiste de um carro na Estrada Nacional 246, junto à EDP, à saída de Elvas, em direção ao Vedor, na manhã desta quarta-feira, 21 de julho, provocou o capotamento da viatura, sendo que não há qualquer ferido a registar.

O condutor do ligeiro de passageiro ter-se-á despistado, quando um animal se atravessou na estrada. Para evitar atropelar o animar, o condutor terá saído da estrada, com a viatura, depois, a capotar.

Da ocorrência, há apenas danos materiais a registar. Para o local, acorreram vários elementos da PSP de Elvas.

O acidente deu-se por volta das 10 horas.

DVI em destaque no “Retoma da Economia”

A DVI – Distribuição e Venda de Informática, surgiu há pouco mais de 20 na Praça da República, tendo no ano de 2004, mudado as suas instalações para a Rua da Feira nº 6 B.

Pedro Reis, gerente da empresa explica que inicialmente a DVI era composta por dois sócios e três funcionários, e neste momento são quatro sócio- gerentes.

Ao nível dos serviços prestados, Pedro Reis afirma que a empresa é muito forte ao nível da assistência informática a empresas, montagens de rede, contando também com venda de componentes, de computadores, impressoras, tinteiros, consumíveis e fazem também a reparação de impressoras. “Somos especialistas na assistência, em tudo o que é reparação e o software, para empresas, suporte informático, entre outros”.

A DVI está hoje em destaque no programa “Retoma da Economia”, um programa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Pode ouvir a entrevista completa a Pedro Reis, aqui:

CURPI de Campo Maior faz artigos para Liga Contra o Cancro

A CURPI de Campo Maior, confecionou sacos para drenos e almofadas “do coração”, para os utentes do Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro,

Tendo em conta o encerramento da academia sénior, foi criado, na instituição, um pequeno grupo de quatro pessoas, numa aula de trabalhos manuais. Anselmina Caldeirão, da direção da instituição explica que “foi pensado em fazer algo que ajudasse alguma associação, tendo surgido logo na ideia ajudar a Liga Portuguesa contra o cancro”.

Depois foram contactados por Cristina Estrela, do Núcleo de Portalegre, que informou que seriam necessários sacos para drenos, próteses provisórias e almofadas “do coração”, sendo estas peças “muito procuradas na Liga pelos utentes, depois de fazer as cirurgias”, revela Anselmina.

Foram cerca de 20 sacos para drenos e 20 almofadas “do coração”, confecionadas pela CURPI. Anselmina Caldeirão adianta que a instituição está sempre disposta a ajudar a comunidade e outras instituições, no que for preciso. “Esta casa”, explica Anselmina Caldeirão, referindo-se à CURPI, “apesar de ser um centro de convício, para dar resposta aos idosos, temos também de ter respostas prontas, para ajudar nestas situações, que nos vão surgindo e estamos de portas abertas para ajudar no que for necessário”.

Sobre a continuidade do projeto, Anselmina Caldeirão, refere que sempre que for necessário e forem procurados, a instituição estará “pronta a ajudar, até porque algumas pessoas, da comunidade, foram já doando alguns tecidos”.

A CURPI de Campo Maior, que confecionou sacos para drenos e almofadas “do coração”, para os utentes do Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Elvas baixa do patamar de risco de 480 casos por 100 mil habitantes

O concelho de Elvas baixou do nível de risco elevado considerado pela DGS nos 480 casos por 100 mil habitantes, ao registar nesta terça-feira, 20 de julho, três novos casos, mas eliminando da série o dia 6 de julho, onde se registou o pico desta quarta vaga com 21 casos.

Elvas está, agora, com 399 casos por 100 mil habitantes. Os próximos dias são importantes para confirmar a tendência de baixa no nível de risco – no último fim-de-semana houve 11 casos em dois dias – e assim esperar que o concelho saia do nível de restrições que agora regista.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS

José Laço recandidata-se pelo PS em Assunção

A Comissão Política Concelhia de Elvas do Partido Socialista (PS), por forma a respeitar a situação pandémica que atravessamos, decidiu não fazer, nos moldes habituais, a apresentação das suas listas às Assembleias de Freguesia para as Eleições Autárquicas de 26 de setembro.

José Laço mantém a liderança da lista candidata, seguido de Dario Leonardo, Cristina Centeno, Amadeu Martins e Carlos Dores.

De acordo com José Laço, “muitos têm sido os residentes da freguesia e de diversos quadrantes políticos que, ao longo destes últimos tempos, me incentivaram à recandidatura. Sinto que ainda tenho mais para dar à freguesia, pois muito se tem feito e muito há para fazer, é um trabalho de continuidade. Ao olhar para trás, tenho a consciência, que a equipa conseguiu melhorar a qualidade de vida dos residentes e visitantes. Do ponto de vista pessoal, dei continuidade a um trabalho profissional em prol da comunidade, pois julgo ser um dever de todos os cidadãos responsáveis”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nuno Mocinha, candidato do PS à Câmara Municipal de Elvas, considera que José Laço “está em condições de prosseguir o trabalho na Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, em articulação com a Câmara Municipal. No trabalho autárquico, é muito importante que haja um bom relacionamento entre os órgãos das autarquias, entre a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e as sete Juntas de Freguesia do nosso concelho. No momento em que apresentamos os nomes dos concorrentes do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, chamamos a atenção para a importância de se escolher uma equipa na sua Assembleia de Freguesia que possa trabalhar em cooperação com a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal”.

Veja a lista completa dos candidatos à Assembleia de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso:

  1. José Laço, 63 anos, Licenciado em Enfermagem
  2. Dario Leonardo, 78 anos, Aposentado
  3. Cristina Centeno, 53 anos, Licenciada em Enfermagem
  4. Amadeu Martins, 58 anos, Sargento do Exército
  5. Carlos Dores, 59 anos, Militar Aposentado
  6. Salomé Mimoso, 69 anos, Licenciada em Assessoria de Administração
  7. José Vieira da Silva, 70 anos, Contabilista Certificado
  8. António Neves da Silva, 65 anos, Aposentado
  9. Maria de Jesus Martins, 57 anos, Funcionária Pública
  10. João Ramalho, 70 anos, Professor
  11. Bruno Silva, 38 anos, Engenheiro Informático
  12. Maria de Jesus Monho, 67 anos, Aposentada
  13. Rui Cambóias, 54 anos, Licenciado em Enfermagem
  14. Rui Charruadas, 45 anos, Bancário
  15. Brígida Gonçalves, 65 anos, Professora
  16. António Leal, 62 anos, Aposentado
  17. Joaquim Madeira, 52 anos, Licenciado em Enfermagem
  18. Andreia Carvão Rente, 33 anos, Licenciada em Ciências de Educação
  19. Nelson Eduardo, 41 anos, Técnico Operativo ETA
  20. Marta Rodrigues, 34 anos, Licenciada em Enfermagem
  21. Carmo Nascimento, 71 anos, Aposentado
  22. Célia Pedras, 50 anos, 2ª Caixeira
  23. Francisco Brazão, 72 anos, Reformado
  24. Anabela Vaz, 50 anos, Funcionária Pública
  25. José Martins, 70 anos, Funcionário Público
  26. Maria de Fátima Pestana, 58 anos, Funcionária Pública

[/shc_shortcode]