Candidaturas para apoios escolares da câmara de Elvas

Estão abertas as candidaturas na Plataforma SIGA, para os diversos apoios e complementos educativos nomeadamente subsídios, transportes e refeições escolares para alunos do pré-escolar ao secundário, bem como atividades de animação de apoio à família (AAAF) para alunos do pré-escolar e Componente de Apoio à Família (CAF) para alunos do primeiro ciclo.

Os pais e encarregados de educação devem aceder à plataforma SIGA, através dos acessos facultados pelo município de Elvas, e na sua área pessoal, escolher o menu candidaturas e preencher o formulário de candidatura. Estarão disponíveis dois formulários de candidatura, um dirigido a alunos do pré-escolar e 1º ciclo e o outro aos alunos dos 2º e 3º ciclos e secundário.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para além disso, devem anexar, quando solicitado, os seguintes documentos: comprovativo do escalão de abono de família, comprovativo de morada (para efeitos de transporte escolar) e declaração médica, em caso de restrições alimentares. Não o fazendo, deverão entregar em suporte papel no Balcão Único ou através de e-mail, até 30 de junho.

Para os pais e encarregados de educação que não tenham acesso à plataforma SIGA, devem solicitá-lo através do telefone 268639740 ou através do e-mail educacao@cm-elvas.pt.

Em caso de dificuldade no acesso a meios informáticos, o município e os agrupamentos escolares disponibilizam todo o apoio necessário, nas secretarias das escolas (de segunda a sexta-feira, em horário laboral) ou nas escolas básicas do concelho, de acordo com o seguinte calendário, para o mês de junho:

EB1 da Boa-Fé – dias 14, 15, 21, 22, 28, 29

EB1 de Santa Luzia– dias 16, 17, 23, 24, 30

EB1 de Santa Eulália e Barbacena – dia 18

EB1 de São Vicente – dia 25

[/shc_shortcode]

Centro de Formação de Portalegre da GNR doa sangue

A Escola da Guarda, através do Centro de Formação de Portalegre, ontem, 14 de junho, efetuou 106 dádivas de sangue através dos seus formandos do Curso de Formação de Guardas, militares e funcionários civis, em Portalegre.

No âmbito do Dia Mundial do Dador de Sangue, que pretende aumentar a consciência de todos para a necessidade de recolha de sangue e, ao mesmo tempo, reconhecer a importância de quem se voluntaria e contribui para salvar vidas e melhorar a saúde, os formandos, militares e funcionários civis do Centro de Formação de Portalegre participaram nesta iniciativa através de 106 doações de sangue voluntárias.

Esta ação contou com o apoio da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

A afirmação do espírito de solidariedade dos futuros e atuais militares da Guarda Nacional Republicana esteve bem patente nesta associação à nobre causa de “dar sangue é partilhar vida”!

Zaratan quer dar nova vida à Praça de Touros de Azaruja

Aquela que é referida por alguns estudiosos como a primeira praça de touros portuguesa edificada pode vir a dar lugar, em breve, a um novo centro artístico e cultural, em Azaruja, no concelho de Évora.

A praça de touros está agora sob a alcança da Zaratan, uma associação de arte arte sediada em Lisboa, que tem vindo a realizar, desde a sua fundação, há cerca de sete anos, centenas de exposições, residências artísticas e concertos. “Somos um grupo de cerca de vinte artistas, que se reuniram e decidiram criar um espaço de arte, que está sediado junto ao Parlamento, e temos uma galeria de arte e um espaço de eventos paralelos”, explica um dos membros da direção, José Chaves.

Ao longo destes últimos anos, a Zaratan começou a procurar um outro espaço, onde fosse possível realizar eventos com a participação de mais pessoas, dado o tamanho da sua sede. É aí que surge a praça de touros de Azaruja. Apesar de inicialmente se ter pensado o projeto como impossível e megalómano, os membros da direção da Zaratan acabaram mesmo por assinar um contrato de comodato com os atuais proprietários daquela arena, para usufruto da mesma como espaço cultural.

Agora, e tendo em conta que a praça está vazia e em ruínas há mais de uma década, é necessário levar a cabo um conjunto de obras. A praça, ainda assim, revela José Chaves, não virá, no futuro, a acolher as tradicionais corridas de touros. “A própria estrutura que queremos implementar não o vai permitir”, adianta.

Para conseguir angariar o dinheiro necessário para a obra, prevista em 250 mil euros, a Zaratan tem a decorrer uma ação de crowdfunding que, até à data, já serviu para reunir mais de quatro mil euros. “Todo o dinheiro, seja cinco, dez euros, vai diretamente para a reconstrução da praça”, garante José Chaves, que adianta ainda que essa mesma obra será realizada em três fases.

“O valor que a Zaratan já tem reunido, através de sócios e mecenas, permite iniciar as obras logo que nos seja dada a luz verde, a única diferença é que, em vez de fazermos em sete a dez anos a recuperação da praça, vamos conseguir, se atingirmos as metas do crowdfunding, em dois a três anos, o que seria perfeito”, assegura o membro da direção da associação.

José Chaves garante ainda que este futuro espaço dedicado à cultura irá, sem sombra de dúvidas, dar outra vida, a vários níveis, à Azaruja: económica, social e cultural. “Irá colocar a Arajuza no mapa, não só das artes em Portugal, mas das artes mundiais. Nós temos muitos artistas que já vieram, em residência artística, à Zaratan, que querem, quando a praça estiver preparada, vir trabalhar e criar na Azaruja”, remata.

A Zaratan prepara agora uma candidatura a financiamentos nacionais e europeus, contando desde o ano passado com o apoio governamental da Direção-Geral das Artes. Quem quiser contribuir e ajudar a Zaratan a angariar o dinheiro necessário para reconstrução da praça de touros de Azaruja deve consultar o site da associação, em zaratan.pt.

Estremadura sem mortes por Covid-19 há duas semanas

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 36 novos casos de Covid-19 e a recuperação de 102 pessoas não havendo mortes a lamentar.

As autoridades de saúde registam esta terça-feira, dia 15, 25 pessoas internadas, duas nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Politécnico de Portalegre participa em mostra de inovação

Decorreu ontem, dia 14 de junho, na Companhia das Lezírias, uma mostra de inovação promovida pelo Ministério da Agricultura, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e na qual participaram os Ministros da Agricultura de todos os Estados-Membros, o Comissário Janusz Wojciechowski, o presidente da ComAGRI, Norbert Lins, representantes do Conselho e da Comissão Europeia. O Politécnico de Portalegre participou nesta mostra com a presença do Centro de Competências InovTechAgro através do professor Luís Alcino da Conceição que fez uma demonstração técnica do projeto ISOmap Forragem.

O InovTechAgro é o Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal, presidido pelo Instituto Politécnico de Portalegre e pela Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo. É um dos centros nacionais de competências que integram o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – laboratório do Estado, da área de competências da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária.

O projeto ISOmap Forragem é um dos projetos do InovTechAgro e tem como objetivos transferir conhecimento nas áreas da mecanização agrícola e agricultura de precisão aplicadas à produção de forragens, dar a conhecer novos itinerários culturais na produção de culturas forrageiras e criar uma rede de informação e transferência de conhecimento através de sinergias entre a investigação, o ensino superior e o setor empresarial agropecuário.

GNR detém em Almada homem envolvido em tráfico de droga no Alentejo

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Estremoz, deteve ontem, dia 14 de junho, um homem de 53 anos, por tráfico de estupefacientes, em Almada.

Na sequência da operação desenrolada no dia 9 de junho, que culminou na detenção de cinco homens por tráfico de estupefacientes, em Borba e Alandroal, foi dado cumprimento a um mandado de detenção a um outro suspeito.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Vila Viçosa, para aplicação das medidas de coação.

Elvas sem novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas não regista hoje, terça-feira, dia 15 de junho, novos casos de infeção por Covid-19, tendo quatro casos ativos.

Dos 1383 casos já registados, 1351 recuperaram e 28 pessoas morreram.

Alandroal prepara candidatura à Rede de Estações Náuticas de Portugal

O município de Alandroal vai apresentar a candidatura à Rede de Estações Náuticas de Portugal, tendo como objetivo candidatar três pólos do concelho: as áreas recreativas e de lazer de Juromenha, Águas Frias (Rosário) e Azenhas D´El Rei (Montejuntos), todas no perímetro de Alqueva.

João Grilo, o presidente da câmara de Alandroal,  considera que “é muito importante pertencer a esta rede para nos ajudar a estruturar a oferta de desportos e lazer ligados à água, desenvolver a oferta complementar, envolver parceiros privados e beneficiar da experiência e boas práticas de outros locais. Subjacente está também a importância de envolver a comunidade educativa e a comunidade local nas dinâmicas que os mais de 40 quilómetros de margem de Alqueva, antigo curso do rio Guadiana, podem proporcionar, uma vez exploradas.”

A entidade certificadora, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar,  reconhecida pelo Estado Português como dinamizadora do Cluster do Mar, lançou o processo de certificação em março de 2018. Atualmente conta já com 26 estações certificadas de norte em Portugal.

António Pedro Romeiras é candidato da CDU à Câmara de Montemor

António Pedro Machado Romeiras (foto da esquerda), economista, 44 anos, natural de Montemor, é cabeça de lista pela CDU à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
Licenciado em Economia, tem Pós-graduação em Gestão de Entidades Públicas e Autárquicas e é contabilista certificado. É consultor de projectos e de apoio à área financeira na Intersismet – Sociedade de Gestão de Projectos Internacionais, SA (Grupo SISMET). Foi coordenador do Departamento Técnico da INTERSISMET, SA nas áreas de Modernização Administrativa, Formação, Avaliações, Auditorias e Gestão de Entidades Públicas e Autárquicas. Foi consultor em diversas autarquias do território nacional em áreas como planos estratégicos de desenvolvimento, reorganização de serviços, inventário e cadastro patrimonial, sistema de controlo interno, harmonização de regulamentos municipais, documentos de prestação de contas e contabilidade autárquica. É militante do PCP

A atual presidente Hortênsia dos Anjos Chegado Menino (foto à direita), Licenciada em Geografia e Planeamento Regional, variante da Geografia Humana, 43 anos, natural de Montemor-o-Novo é a candidata à Assembleia Municipal. Foi Professora do 2º e 3º Ciclo; desempenhou funções técnicas em diversos domínios como na área da Agenda 21 Local e Conteúdos de Educação Ambiental e Estudos de Incidências Ambientais; foi Colaboradora em equipas de projeto na área de Ordenamento do Território, Conservação da Natureza e Educação Ambiental. Foi membro da Junta de Freguesia de Silveiras e eleita como Vereadora, sendo Presidente da Câmara Municipal de Montemor o Novo desde 2012. Foi Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC e Presidente do Conselho de Administração da ADRAL. É militante do PCP, membro da Comissão Concelhia de Montemor-o-Novo e da Direcção da Organização Regional de Évora do PCP.

Concerto Sounds & Science em Portalegre

A Academia Internacional de Marvão para a Música, Artes e Ciências, organiza na próxima quarta-feira, dia 16, o 10º concerto sons e ciência, no Auditório do Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre.

A iniciativa, que conta com o apoio dos municípios de Castelo de Vide e Portalegre, junta música e medicina na “Sounds & Science” – série de concertos científicos.

O espetáculo está marcado para as 19.30 horas.

Alentejo tem mais 32 casos de Covid

A região Alentejo regista, esta terça-feira, dia 15, mais 32 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 30.470 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 20 casos na terça 8 de junho; 41 casos na quarta-feira 9 de junho; 28 casos na quinta 10 de junho; 20 casos na sexta-feira 11 de junho; 14 casos no sábado 12 de junho; 16 casos no domingo 13 de junho; dez casos na segunda-feira 14 de junho; e 32 casos na terça 15 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal registou mais 973 casos Covid e duas mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 973 novos casos de infeção e a recuperação de 881 doentes. Duas pessoas morreram, de ontem para hoje.

As mortes ocorreram no Norte e em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Quase dois terços (65%) dos novos casos de ontem para hoje localizam-se em LVT. Há mais de três meses não havia um número tão elevado de novos casos diários.

Esta terça-feira, dia 15 de junho, 346 doentes estão internados (mais seis do que ontem), dos quais 79 (mais dois de segunda para terça-feira) em unidades de cuidados intensivos. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.049 mortes, 859.045 casos de infeção e 816.503 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 598 casos casos na terça 8 de junho; 890 casos na quarta-feira 9 de junho; 910 casos na quinta 10 de junho; 519 casos na sexta-feira 11 de junho; 789 no sábado 12 de junho; 707 casos no domingo 13 de junho; 625 casos na segunda-feira 14 de junho; e 973 casos na terça 15 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Lagar-Museu de Campo Maior já reabriu

O Lagar-Museu do Palácio Visconde d’Olivã, em Campo Maior, reabriu ao público hoje, terça-feira, dia 15 de junho, depois de ter sido alvo de trabalhos de manutenção e requalificação de algumas das suas valências.

O espaço vai funcionar nos seus horários habituais, de terça-feira a domingo entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas.

O Lagar-Museu, instalado no antigo lagar do Palácio do Visconde d’Olivã, é um espaço que ilustra uma das mais antigas tecnologias ligadas à agricultura, atividade dominante da economia campomaiorense até meados do século XX.

De recordar que, por despacho do Presidente da Câmara, e no âmbito das medidas de revitalização da atividade turística no concelho, tomadas na sequência da pandemia de COVID-19, a entrada em todos os museus municipais é gratuita até ao final do mês de agosto de 2021.

“Melhor forma de ajudar o litoral é desenvolver o interior”, diz o PSD

Uma delegação de deputados do PSD esteve esta terça-feira, dia 15, de visita a Vila Fernando, acompanhados pela candidata à Câmara de Elvas, Paula Calado, e outros membros da candidatura PSD/CDS-PP nas Autárquicas de 2021.

Paula Calado justifica a escolha de Vila Fernando para esta visita uma vez que “a aldeia é representativa do abandono do interior por parte do Governo. Esta aldeia sofreu com a decisão do Governo central, governado por José Sócrates, e passados 14 anos definha. O Centro Educativo de Vila Fernando chegou a ser o maior empregador deste concelho e era preponderante para a não desertificação, o progresso e o desenvolvimento económico, sobretudo da região. Esta é a face oculta de Elvas e nós queremos mostrá-la”.

Carlos Peixoto, deputado do PSD na Assembleia da República, foi um dos presentes e, quando questionado sobre as diferenças entre o litoral e o interior, refere que “o facto do PSD realizar as suas jornadas parlamentares no distrito de Portalegre prova a preocupação com a coesão territorial e com o interior do país. Obviamente que nós tínhamos que visitar algo que envergonha uma freguesia de um concelho importante de Portalegre. Uma estrutura encerrada desde 2007, por inação de vários governos socialistas e por enganos sucessivos ao povo do concelho de Elvas. Claro que uma estrutura âncora para o desenvolvimento da região tem de ter a preocupação do maior partido da oposição”.

O deputado garante que o partido “tem lutado com todas as forças para que as diferenças entre o litoral e o interior não sejam tão significativas. Não faz sentido um país tão pequeno como este manter diferenças tão grandes. Sabemos que é um combate difícil mas vale a pena travá-lo uma vez que a melhor forma de ajudar o litoral é desenvolver o interior”

Amanhã, quarta-feira, dia 16, é a vez de Rui Rio, presidente do PSD, visitar a cidade de Elvas.

Campo Maior regista um caso de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior registou um novo caso de Covid-19.

Sem casos ativos desde o dia 3 deste mês, Campo Maior tem agora um caso ativo, dos 655 registados desde o início da pandemia. 643 já recuperaram e 11 perderam a vida.

Artes & Ideias em destaque no “Retoma da Economia”

Artes & Ideias está localizada, desde 2015, na Rua Rossio do Meio, na Fonte Nova, em Elvas.

A empresa, dedicada ao ramo da publicidade nasce pelas mãos de Manuel Rosalino que, depois da empresa onde trabalhava anteriormente ter encerrado, decidiu criar o seu próprio negócio, onde trabalha atualmente com o seu filho.

Artes & Ideias dedica-se a todo o tipo de trabalhos publicitários, quer para empresas como para particulares, como flyers, cartazes, publicidade para viaturas, outdoors publicitários, t-shirts, entre outros.

Artes & Ideias está hoje em destaque no “Retoma da Economia”, um programa da Rádio ELVAS que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Pode ouvir a entrevista completa a Manuel Rosalino, aqui:

CEN compete no Meeting Internacional Ciudad de Badajoz

O Clube Elvense de Natação (CEN) esteve presente, nos dias 12 e 13 de junho, no 39º Meeting Internacional Ciudad de Badajoz em piscina longa (50 metros), uma prova que contou com a participação de 25 clubes e de 342 atletas, num sistema de eliminatórias e finais num único escalão Absoluto (INF, JUV, JUN e SEN)

O clube fez-se representar por oito atletas: Sara Ventura, Bárbara Franco, Ana Sofia Caldes, Gabriela Pinto, Inês Escarduça, Stefania Chitic, João Caldeirinha e Luís Franco. Destaque para  o terceiro lugar de Sara Ventura, no pódio na final A de 50 metros costas e participou ainda na final B a 100 metros costas ficando em segundo lugar na mesma. Bárbara Franco participou na final A de 100m bruços ficando em oitavo lugar e na final B de 50 m bruços tendo ficado em quinto lugar, obteve ainda o sétimo melhor tempo a 200m Bruços e o 14º lugar a 50 livres. Por fim, a atleta juvenil Ana Sofia Caldes participou nas finais B de 50m e 100m bruços tendo alcançado o 6º lugar e alcançou ainda o 12º lugar a 200m bruços.

Orçamento Participativo: entregar propostas até dia 30

Está a decorrer, até dia 30 deste mês, a fase de submissão de propostas no âmbito do Orçamento Participativo de Elvas.

O Orçamento Participativo é uma iniciativa da Câmara Municipal de Elvas que pretende aprofundar a recolha de contributos dos cidadãos na discussão e elaboração do orçamento público municipal.

Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas, refere que “esta iniciativa se destina não só aos elvenses como a quem reside na cidade, como é o caso dos estudantes da Escola Superior Agrária de Elvas”. De recordar que, “a câmara de Elvas disponibiliza 25 mil euros para as propostas vencedoras”.

Ao orçamento participativo apenas podem concorrer pessoas singulares, nas seguintes áreas: ecologia, ambiente e energia; solidariedade e coesão social; desporto e lazer; cultura, ciência e património; trânsito, mobilidade, acessibilidade e segurança rodoviária e turismo, comércio e promoção económica.

As candidaturas podem ser entregues através da plataforma ou nas juntas de freguesia do concelho. A proposta ou as propostas vencedoras serão incluídas no Orçamento da Câmara Municipal para 2022 e executada no próximo ano.