Festa da Primavera em Aguiar só em 2022

Em 2022, no dia 9 de junho, regressa a Aguiar a Festa da Primavera, uma vez que o Município de Viana do Alentejo, a Junta de Freguesia local e as restantes entidades parceiras, entenderam não haver condições para a realização do evento este ano.

Na origem da decisão, tomada de forma consciente, está a atual situação pandémica e as restrições impostas pelas entidades oficiais que inviabilizam a realização da 18ª edição deste evento de cariz popular.

O Município renova as recomendações para o cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e de outras entidades oficiais, apelando à responsabilidade individual de cada um na adoção de comportamentos que ajudem a travar esta pandemia.

O Município aguarda que estejam reunidas todas as condições para que a Festa da Primavera volte a animar a freguesia de Aguiar no próximo ano, entre os dias 9 e 12 de junho.

PT 21 Fest: dois espetáculos esta quinta-feira em Montemor e Évora

O festival PT 21 Fest prossegue esta quinta- feira, dia 10, com dois espetáculos, numa organização do Espaço do Tempo, em Montemor- o- Novo.

Assim, hoje às 18.45 horas, na Oficia Magina Pedro Penin apresenta o solo “Nisto”, como revela Rui Horta, diretor artístico do Espaço do Tempo, adianta que “o Pedro é um grande ator e encenador, e neste espetáculo leva-nos “por um caminho pelas ilhas, por um caminho muito bonito do imaginário de cada um de nós”.

À noite haverá um espetáculo, em Évora no Teatro Garcia de Resende, marcado para as 21 horas. Tiago Rodrigues apresenta “Catarina e a beleza de Matar Fascistas”. Os bilhetes para este espetáculo estão já esgotados.

Tendo em conta a reduzida lotação dos espaços devido à pandemia, a organização aconselha a rápida reserva e aquisição de bilhetes, para os restantes espetáculos que decorrem até sábado, dia 12.

Mais 41 casos Covid notificados na Estremadura espanhola

A Estremadura espanhola regista, esta quinta-feira, dia 10 de junho, mais 41 casos de Covid-19 e nenhuma vítima mortal associada à doença.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.766 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 34 doentes, num total de 75.074 recuperações.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 29 pessoas, cinco em Unidades de Cuidados Intensivos.

Elvas tem mais dois casos de Covid

O concelho de Elvas regista esta quinta-feira, dia 10 de junho, mais dois casos de infeção por Covid-19, pelo que estão agora seis casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram registados, em Elvas, 1383 casos de infeção, dos quais 1349 já recuperaram da doença.

No concelho, vítimas da Covid-19, morreram 28 pessoas.

Município de Campo Maior assinala 10 de junho

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi assinalado esta manhã de quinta-feira, em Campo Maior, de forma especial na Praça da República, pela Banda 1.º de Dezembro com a interpretação de quatro temas.

Tratou-se de numa cerimónia onde estiveram o presidente do Município, João Muacho, o Comendador Rui Nabeiro, o presidente da Assembleia Municipal, Pedro Murcela, os vereadores Luís Rosinha e Vanda Alegria, em representação das três juntas de freguesia do concelho, Anselmina Caldeirão, Olga Madeira e Vanda Portela e o Presidente da Direção da Banda 1.º de Dezembro, João Porto.

A banda começou com o tema “Pearl of The City”, de Harm Evers. Seguiu-se a interpretação do Hino Nacional, enquanto se hasteavam as bandeiras, com a participação das crianças do ATL Arco-Íris da Casa do Povo, que ainda cantaram o tema “Filhos da Nação”, dos portugueses Quinta do Bill. A cerimónia terminou com a “Marcha do Comendador”.

As comemorações do 10 de Junho continuam às 18 horas com um concerto da Banda 1.º de Dezembro no Jardim do Palácio do Visconde d’Olivã.

Acto: Festa do Teatro em Elvas prossegue este fim de semana

O Acto – Festa do Teatro em Elvas prossegue esta sexta-feira, dia 11, e prolonga-se até 27 de junho, numa organização da UmColetivo.

A iniciativa conta com a representação de três peças, entre sexta-feira e domingo, no Cineteatro Municipal de Elvas: na sexta-feira, “Lava.Pó.Nada”, pelas 21 horas; no sábado, às 19.30 horas, ATMAVICTU, uma receita misteriosa para suspender o tempo.

Já no domingo, dia 13 é dia de Teatro para Bebés, no aconchego de Lullaby, às 11 horas, no Cineteatro Municipal de Elvas.

Esta é uma iniciativa com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Portugal regista mais seis mortes e 910 casos Covid

Portugal regista, esta quinta-feira, 10 de junho, mais 910 casos de Covid-19 e seis óbitos associados à doença. Hoje, registaram-se também 534 casos de recuperação.

As seis mortes cinco são em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e uma no Norte. Dos 910 novos casos desde ontem, salientam-se 557 (61%) em LVT e 179 (20%) no Norte.

Em todo o território nacional, há 295 doentes internados (menos 12 do que ontem), dos quais 72 (mais dois) em unidades de cuidados intensivos. De acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a situação epidemiológica, existem 24.366 casos ativos da infeção em Portugal, mais 370 que ontem.

Desde o início da pandemia, morreram 17.043 pessoas com a doença em Portugal e foram identificados 855.432 casos de infeção. Ao todo há 814.023 doentes recuperados da doença em território nacional.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 769 casos na quinta 3 de junho; 430 casos na sexta-feira 4 de junho; 573 casos no sábado 5 de junho; 612 casos no domingo 6 de junho; 388 casos na segunda-feira 7 de junho; 598 casos casos na terça 8 de junho; 890 casos na quarta-feira 9 de junho; e 910 casos na quinta 10 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Bandeira com flores de Campo Maior no 10 de junho

Hoje, dia em que se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da UE assinala esta data, com a Bandeira Nacional criada com flores de papel de Campo Maior.

João Muacho, presidente do município campomaiorense, na sua página de facebook, escreve que “para Campo Maior e para os Campomaiorenses é uma honra que a Bandeira Nacional que assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, através da Dimensão Parlamentar da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, seja uma criação com flores de papel de Campo Maior”.

O presidente da Câmara de Campo Maior parabeniza ainda o “Povo de Campo Maior”.

“JABA 2020” patente até dia 12 na Casa da Cultura

A exposição “JABA 2020”, que resulta de um conjunto de trabalhos artísticos, de jovens criadores da Estremadura espanhola e do Alentejo, está patente na Casa da Cultura de Elvas até ao próximo sábado, dia 12.

A exposição de trabalhos conta com 81 trabalhos, dos mais 120 artistas inscritos, nas categorias de audiovisual, banda desenhada, design gráfico, escultura, fotografia, fotojornalismo e pintura.

Tiago Afonso, vereador na Câmara de Elvas, explica que o objetivo desta exposição “é dinamizar a cultura dos dois lados fronteira, em que os dois municípios Elvas e Badajoz estão unidos nesta vontade”. Esta assume-se como “mais uma oferta cultural, para quem quiser visitar a cidade”. O vereador no município de Elvas considera a “JABA 2020” uma exposição “com muita qualidade”.

O Consejal da Juventude do Ayuntamiento de Badajoz, Juan Perez Márquez, refere que este ano, houve mais jovens a participar no “JABA 2020”, pelo que se sente “contente com a exposição e por poder compartilhá-la na Casa da Cultura. Este é um passo para que, na raia, que cada vez nos une mais, estejamos cada vez mais juntos”.

JABA 2020 é uma organização do Pelouro da Juventude do Ayuntamiento de Badajoz, e está patente na Casa da Cultura de Elvas, de segunda a sexta-feira das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábados das 10 às 13 horas, até dia 12 de junho.

Financiamento da UE para o Turismo no “Espaço Europa”

O setor do turismo foi duramente atingido pela crise pandémica e precisa de todo o apoio possível. Para ajudar a indústria, as empresas do setor e as autoridades públicas, a Comissão Europeia lançou recentemente o Guia sobre o Financiamento da União Europeia (UE) para o Turismo.

Este guia, explica Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, tem por objetivo “orientar todos aqueles que trabalham no setor”, colocando à sua disposição, e para sua orientação, todos os programas de financiamento da União Europeia. “Não se trata do atual plano de reativação do Turismo que está, neste momento, a ser promovido pelo nosso Governo”, esclarece Ana Pereira.

O guia, adianta a técnica do Europe Direct, “coloca à disposição para leitura e orientação, todos os programas que já existem da União Europeia, e também os novos, com os novos quadros financeiros que aí vêm”.

O próprio guia, disponível online, através da colocação de várias questões, faz a filtragem necessária, para que os interessados possam perceber qual o programa de fundos europeus mais adequados a cada situação. Através deste guia é ainda possível consultar exemplos de projetos concretos financiados por programas anteriores da União Europeia.

O guia sobre o financiamento da União Europeia para o turismo, de fácil utilização, é o tema em destaque na edição desta semana do “Espaço Europa”. Mais informações sobre o assunto, em https://europedirect.ipportalegre.pt/

“Monster Hunter” em exibição esta sexta-feira em Elvas

Esta sexta-feira, dia 11 de janeiro, às 20.30 horas, vai estar em exibição o filme “Monster Hunter”, para maiores de 12 anos, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Um grupo de soldados norte-americanos, liderados por Natalie Artemis, está numa missão de resgate de uma equipa que desapareceu sem deixar rasto.

Os bilhetes estarão à venda meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus ou em ticketline.pt.

Campo Maior mantém-se sem casos ativos de Covid-19

O concelho Campo Maior não regista esta quinta-feira, dia 10, novos casos de Covid-19, pelo que se mantém sem casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 654 casos de infeção, dos quais 643 recuperaram. Morreram, vítimas de Covid-19, no concelho, 11 pessoas.

Jorge Palma no ciclo “À conversa com… e não só”

O artista Jorge Palma é o convidado desta semana do ciclo “À conversa com… e não só”, que será transmitido no canal YouTube do Município de Elvas.

A conversa decorre hoje, quinta-feira, dia 10, às 17.30 horas, numa organização da Academia de Música de Elvas, em parceria com a Câmara Municipal de Elvas e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

O presente ciclo de conversas resulta de um trabalho prévio desenvolvido na disciplina de História da Cultura e das Artes, pelos alunos do Curso Secundário de Música da Academia de Música de Elvas e Luís Zagalo, que fará a moderação. As conversas apresentam como cenário o Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

Em cada uma das conversas decorrerá uma campanha de angariação de alimentos para a União Audiovisual.

Comemorações do 10 de junho em Olivença (c/fotos e vídeo)

As comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas, estão a decorrer, esta quinta-feira, em Olivença, na Casa da Cultura.

Nestas comemorações, marca presença o poeta e político português Manuel Alegre. No seu discurso, relembra que “muitos povos têm como dia nacional datas de batalhas, de conquistas ou da sua própria fundação, Portugal fez da morte de um poeta o seu Dia Nacional, está certo que assim seja, a Camões se deve a glória suprema de ter feito da língua portuguesa não só a pátria cultural dos portugueses da grande comunidade lusófona”.

Manuel Alegre refere ainda que Camões deu origem a esta grande comunidade de afetos a esta língua, que anda por cinco continentes de diferentes identidades e culturas. Dirigindo-se ao alcaide de Olivença, afirma ainda que “cada língua é um lado de liberdade que permite a sobrevivência do homem, vivemos um período de desconstrução de memória e da própria história, desconstrução de valores e da própria democracia, é necessário rigor na apreciação do passado, sem ele dificilmente seremos capazes de construir um futuro”.

“Não podemos ter vergonha da história que fizemos, não podemos ter vergonha da palavra descoberta e muito menos dos grandes navegadores”, Manuel Alegre adianta ainda que num tempo de crise de valores, “oliventinos e portugueses devem desenvolver estes laços que vêm do fundo da história, desenvolvê-los sem preconceitos, para o o desenvolvimento recíprocos, laços que vêm de trás, mas juntos temos que saber projetar no futuro”.

Neste dia a cidade reúne os povos dos dois lados das margens do Guadiana com diversas atividades culturais, de forma a celebrar um passado comum, um presente de convivência e um futuro de oportunidades.

A comemoração será completada com diversas iniciativas culturais, como palestras “O Humanismo de Cabral’, do escritor João Morgado; e “Frei Henrique e Olivença – Além-Mar”, de Eduardo Naharro-Macías Machado.

Também será exibido um vídeo dos alunos das Escolas Paroquiais do Sagrado Corazón de Jesús, da Escola Francisco Ortiz López, do Instituto Puente Ajuda e da Escola Rural La Raya, com o título “Viver a Lusofonia na Escola”.

Decorre ainda a apresentação teatral “Vozes da Fé num Novo Mundo”, de Edvaldo Ariano com Frei Henrique Cantora Herica Paes – oração “Pataxó”.

Campo Maior entrega primeiro cartão EUROBEC

O primeiro cartão da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior emitido em Campo Maior foi entregue à munícipe Paula Saragoça pelo presidente do Município e atual presidente da EuroBEC, João Muacho, no dia 9 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

De recordar que os residentes em Campo Maior, Elvas e Badajoz podem pedir o Cartão EUROBEC e usufruir dos benefícios de ser eurocidadão nas três localidades que integram a Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior.

Para solicitar o cartão deve fazer o download do formulário na página da EUROBEC, em https://eurobec.eu, preencher, e enviar para o email eurocidade@cm-campo-maior.pt. Após a receção do formulário devidamente preenchido, os serviços municipais emitirão o cartão que ficará disponível no Balcão Único. O requerente deverá deslocar-se apenas para o recolher no Balcão Único da Câmara Municipal de Campo Maior.

Consulte os benefícios na página da Eurobec, e comece a beneficiar de descontos em vários equipamentos, serviços e eventos em Elvas, Badajoz e Campo Maior. Saiba mais sobre o cartão EUROBEC em: https://eurobec.eu.

Magda Cabeleireiro em destaque no “Retoma da Economia”

“Magda Cabeleireiro” está há 18 anos na Rua de Alcamim, nº 57-B, em Elvas.

Isabel Rodrigues, proprietária, trabalha há 47 anos, nesta área e explica que decidiu, em conjunto com a sua filha abrir o próprio negócio, uma vez que a filha estava a estudar neste setor e a Isabel tinha ficado desempregada, porque o local onde trabalhava, anteriormente, encerrou.

“Magda Cabeleireiro” funciona consoante marcação, se bem que, como revela Isabel Rodrigues, “se tiverem pouco movimento e aparecer alguém, não deixam de atender as pessoas”. No salão dedicam-se a trabalhos técnicos, relacionados com o cabelo, como madeixas, tintas, ondulações, cortes, entre outros.

“Magda Cabeleireiro” és tá em destaque esta quinta-feira, dia 10, no programa Retoma da Economia, um programa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Pode ouvir a entrevista completa a Isabel Rodrigues, proprietária do estabelecimento aqui:

Alunos de Elvas recebem distinções de mérito

A Câmara Municipal de Elvas vai atribuir distinções de mérito escolar aos alunos do concelho, à semelhança do que já tem sido feito em anos anteriores.

Os diplomas vão ser atribuídos em quatro categorias: académica, pelos resultados obtidos a nível de estudos, cívica, relacionada com a solidariedade e ações desenvolvidas na sociedade, desportiva e artística”, de acordo com Vitória Branco, vereadora na autarquia elvense.

O objetivo desta distinção “é valorizar o estudo e incentivá-los a adotar uma postura que lhes permita receber este diploma”.

A entrega dos diplomas, em data ainda a definir, vai ser feita em duas sessões: na primeira vão estar representados os três agrupamentos de escolas e na segunda a Academia de Música, o Colégio Luso Britânico e a Escola Superior Agrária de Elvas.

A cerimónia vai decorrer no pátio do Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires.

Manuel Alegre em Olivença no Dia de Portugal

Manuel Alegre vai estar hoje, dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Olivença, para a celebração do dia, que decorre no Centro Cultural de Olivença.

O Alcaide de Olivença, Manuel Gonzalez Andrade, numa publicação feita no facebook enaltece que é uma “sorte enorme poder conhecê-lo e tê-lo connosco”.