Passeio turístico “Pelo Fio da Tradição” em Arraiolos

No âmbito da edição deste ano do “Tapete está na Rua”, em Arraiolos, a Câmara Municipal promove um passeio turístico “Pelo Fio da Tradição”.

O passeio decorre nos dias 10 e 12 de junho, pelas 10 e 15.30 horas e no dia 13, pelas 10 horas.

A inscrição é gratuita e pode ser feita junto da guia turística Sofia Vieira, através de um dos seguintes contactos: 927 500 244, sofia.guide.evora@gmail.com. As inscrições podem ainda ser feitas através do 266 490 254 ou do email turismo@cm-arraiolos.pt.

O número de participantes por grupo é limitado, de acordo com as normas das Direção-Geral da Saúde.

Espanha exige teste à Covid-19 ou certificado de vacinação para entrar

A partir desta segunda-feira, 6 de junho, quem viajar de Portugal para Espanha por via terrestre terá de apresentar um teste negativo à Covid-19, o certificado de vacinação ou uma prova de que está recuperado da doença, algo que até agora só era exigido a quem chegasse ao Pais vizinho por via marítima ou área.

A medida foi anunciada, em comunicado, pelo Consulado Geral de Espanha em Portugal e entrou em vigor horas depois. Segundo esta informação que está a ser difundida pelos vários órgãos de comunicação nacionais, Portugal passou a integrar a “lista de países ou áreas de risco” do governo espanhol, daí a mudança. Se a situação portuguesa se alterar, a lista será atualizada, é ainda referido.
Este é o comunicado (em espanhol): “Desde el 1 de mayo no existen controles en la frontera TERRESTRE entre España y Portugal.
Sin embargo, desde el 7 de junio todas las personas de 6 años o más que crucen la frontera terrestre desde Portugal a España deberán disponer de alguna de las certificaciones sanitarias exigidas para los pasajeros que entren en España por vía aérea o marítima. Consulte al respecto el siguiente enlace: COVID19-CERTIFICACIONES SANITARIAS “

De acordo com o Boletim Oficial do Estado espanhol (publicação similar ao Diário da República), ficam excecionados os camionistas internacionais, trabalhadores transfronteiriços e residentes nas zonas de fronteiras, num raio de 30 quilómetros.

A Rádio ELVAS contatou o Gabinete de Imprensa da Policia Nacional espanhola que ainda aguarda instruções de Madrid quanto à forma como será exercida a verificação desta nova situação, dado que não existe desde 1 de maio controlo nas fronteiras terrestes ibéricas.

Peças da Coleção António Cachola no Museu Gulbenkian

A exposição “Tudo o que eu quero – Artistas Portuguesas de 1900 a 2020” foi inaugurada, no passado dia 1, no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, na qual estão representadas obras de artistas da Coleção António Cachola, do Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

A exposição apresenta uma seleção de artistas mulheres portuguesas desde o início do século XX até hoje, propondo uma reflexão focada num contexto de criação que durante muitos séculos foi quase exclusivamente masculino.

A mostra conta com curadoria de Helena de Freitas e Bruno Marchand.

Elvas sem novos casos Covid mantém três ativos

O concelho de Elvas não regista esta segunda-feira, dia 7 de junho, novos casos de Covid-19, mantendo-se com três casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia foram registados, em Elvas, 1380 casos de infeção, dos quais 1349 já recuperaram da doença.

No concelho, vítimas da Covid-19, morreram 28 pessoas.

Feira da Luz/Expomor de 3 a 6 de setembro em Montemor

Depois de um interregno de um ano, devido à pandemia, a Feira da Luz/Expomor volta a realizar-se em Montemor-o-Novo. O evento vai decorrer de 3 a 6 de setembro (de sexta a segunda-feira), sendo que a Câmara Municipal já iniciou os trabalhos de preparação.

“Tendo em conta o contexto de imprevisibilidade que vivemos, e de forma a avançar com o planeamento e programação de edição da Feira da Luz/Expomor 2021, realizou-se uma visita ao recinto da Feira, com a participação de vereadores da Câmara Municipal, técnicos da autarquia, membros da direção da APORMOR e responsáveis por entidades competentes para análise e validação das condições para a realização da Feira da Luz/Expomor 2021, nomeadamente comandante operacional distrital da Proteção Civil, comandante do Destacamento da GNR, comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e técnicas de Saúde Pública”, revela a presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino.

No quadro das normas, recomendações e orientações da Direção-Geral da Saúde em vigor, a implantação “está a ser estudada por forma a garantir todas as condições de segurança, circulação e permanência dos visitantes, expositores e feirantes da Feira da Luz/Expomor 2021”.

Mais 388 casos Covid e duas mortes em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, dia 7 de junho, 388 novos casos de Covid-19 e mais duas mortes associadas à doença, de acordo com o boletim epidemiológico de hoje, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os dois óbitos foram verificados no Norte e Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Dos 388 novos casos de infeção desde ontem, 77% ocorreram em duas regiões: 206 (53%) em LVT e 93 (24%) no Norte.

Nas últimas 24 horas, 277 pessoas recuperaram da doença. Ao dia de hoje, a situação nos hospitais teve um agravamento: 291 doentes estão internados (mais 26 que ontem), dos quais 59 em estão em unidades de cuidados intensivos (mais sete que ontem). Encontram-se, agora, 23.824 casos de infeção ativos no país, mais 109 que ontem.

Desde de março do ano passado, foram identificados, em Portugal, 853.034 casos confirmados de infeção e registadas 17.036 vítimas mortais e 812.174 recuperações.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 435 casos na segunda-feira 31 de maio; 445 casos na terça 1 de junho; 724 casos na quarta-feira 2 de junho; 769 casos na quinta 3 de junho; 430 casos na sexta-feira 4 de junho; 573 casos no sábado 5 de junho; 612 casos no domingo 6 de junho; e 388 casos na segunda-feira 7 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Montemor Ladies Open com 25 mil dólares de prémios

A edição deste ano do Montemor Ladies Open joga-se desde ontem, domingo dia 6, no clube de ténis da cidade, que junta algumas das melhores tenistas, não só portuguesas, como de todo o mundo.

Este, de acordo com a presidente do clube montemorense, Dora Reis, é “um grande evento”, com um nível de ténis “muito acima” das últimas edições, em que, em jogo, estão prémios no valor total de 25 mil dólares. “Penso que vamos ter bons jogos ao longo da semana e um bom nível de ténis”, comenta.

Ana Filipa Santos volta a ser a aposta do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo nesta competição, que conta com as participações de outras tenistas portuguesas, como Alexandra Silva, Maria João Reis Fonseca, Joana Baptista, Matilde Morais, Maria Beatriz Teixeira e Beatriz Costa.

Em campo, para revalidar o título do ano passado, entra também a brasileira Bia Haddad Maia, que, como recorda Dora Reis, “já foi uma top 50 do mundo”.

Apesar das tenistas terem estado, vários meses sem competir, devido à pandemia, nunca deixaram de treinar, por se tratar de atletas de alto rendimento, sendo que o nível apresentado, garante Dora Reis, “está bastante acima daquilo que seria de esperar”.

O Montemor Ladies Open, que vai já na sua 18ª edição, joga-se até ao próximo domingo, dia 13 de junho, e faz parte do World Tennis Tour.

Semana da Ciência e Ambiente no Centro Educativo Alice Nabeiro

As temáticas da ciência e do meio ambiente estão em destaque, desde o passado sábado dia 5 e até à próxima sexta-feira dia 11, no Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior.

A iniciativa do CEAN acontece em colaboração com diversos agentes locais e parceiros do programa Eco-Escolas.

Do programa desta semana de eventos fazem parte a visita da veterinária municipal, Maria Toscano, apresentações de projetos e desafios, visitas à Horta das Sensações, em parceria com o Sporting Clube Campomaiorense, e uma caminhada para alunos e familiares na Herdade dos Adaens.

Por estes dias a maquete “Arca do Património” irá percorrer as diferentes salas e grupos do Centro Educativo Alice Nabeiro, proporcionando a todos os alunos uma experiência interativa sobre o património campomaiorense. Todas as ações desta Semana da Ciência e Ambiente no CEAN seguem as normas Covid-19 em vigor.

Isaac Santos foi primeiro na abertura do Nacional de Motocross

Isaac Santos, jovem piloto elvense, subiu ao pódio na primeira posição, na abertura do Campeonato Nacional de Motocross este domingo, dia 6, em Pontes, no concelho de Setúbal.

Numa grelha de 15 pilotos, Isaac foi sempre o mais rápido: o jovem conseguiu liderar, desde os treinos livres até às duas mangas finais, sempre na primeira posição.

A próxima prova em que Issac Santos vai participar tem lugar dentro de duas semanas: no dia 20, domingo, em Carvoeira, no concelho de Torres Vedras.

Campo Maior mantém-se sem casos ativos

O concelho Campo Maior não regista esta segunda-feira, dia 7, novos casos de Covid-19, pelo que se mantém sem casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 654 casos de infeção, dos quais 643 recuperaram. Morreram, vítimas de Covid-19, no concelho, 11 pessoas.

Drogaria Dinis Gaspar no programa “Retoma da Economia”

A Drogaria Dinis Gaspar, na Rua de São Francisco, em Elvas, dedica-se, há mais de duas décadas, à venda de ferragens, artigos de campismo, plásticos, tintas e acessórios de canalização, entre outros.

Este é um negócio de família que tem vindo a crescer, com a expansão e a abertura de uma outra loja maior, na Zona Industrial de Elvas, sendo Elsa Gaspar (na imagem) o rosto desta superfície no centro histórico da cidade.

Elsa Gaspar revela que tenta sempre ajudar os seus clientes, que garante serem já parte de uma família, não tendo dúvidas que estes gostam do seu atendimento. Depois de dois encerramentos forçados, devido aos períodos de confinamento, o negócio já voltou ao seu ritmo normal, pelo que está agora a recuperar, de uma forma positiva. Por esta altura, na loja, podem estar, em simultâneo, três clientes.

Elsa Gaspar, da Drogaria Dinis Gaspar, é a convidada desta segunda-feira dia 7 do programa “Retoma da Economia”, emitido na Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. A entrevista, na íntegra, para ouvir aqui:

Alandroal prepara candidatura à Rede de Estações Náuticas de Portugal

O município de Alandroal está a preparar a sua candidatura à Rede de Estações Náuticas de Portugal, com o objetivo de estruturar e promover a sua oferta de turismo náutico.

O município prevê inscrever na rede a “Estação Náutica do Alandroal” com três polos, correspondentes às Áreas Recreativas e de Lazer de Juromenha, Águas Frias (Rosário) e Azenhas D ́El Rei (Montejuntos), todas no perímetro de Alqueva.

O polo correspondente a Montejuntos será a primeiro que o município prevê integrar na rede, uma vez que já se encontra em execução a praia fluvial e o ancoradouro, num investimento de cerca de 700 mil euros, financiado em 300 mil euros pelo Turismo de Portugal. O município tem em desenvolvimento os projetos técnicos do Centro Náutico de Juromenha e da Área Recreativa com Praia Fluvial das Águas Frias e espera vir a obter financiamentos para a concretização de ambos.

A entidade certificadora, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, reconhecida pelo Estado Português como dinamizadora do Cluster do Mar, lançou o processo de certificação em março de 2018 e neste momento são 26 as estações certificadas de norte a sul do país, do litoral ao interior, e várias em processo de candidatura.

Para João Grilo, o presidente da autarquia, “é muito importante pertencer a esta rede para nos ajudar a estruturar a oferta de desportos e lazer ligados à água, desenvolver a oferta complementar, envolver parceiros privados e beneficiar da experiência e boas práticas de outros locais”. O autarca salienta que “subjacente está também a importância de envolver a comunidade educativa e a comunidade local nas dinâmicas que os mais de 40 quilómetros de margem de Alqueva, antigo curso do rio Guadiana, podem proporcionar, uma vez exploradas.”