Curso de formação de juízes de atletismo decorre online

A Associação de Atletismo de Portalegre (AADP), em conjunto com a Federação Portuguesa de Atletismo, vai promover, entre os dias 8 e 15 de junho, um curso de formação de juízes de atletismo, totalmente online e gratuito para os residentes no distrito de Portalegre, com o objetivo de reforçar os quadros do conselho de arbitragem da associação.

O curso será em horário pós-laboral e visa suprir a lacuna de meios humanos, identificada na categoria de juiz.

Após aprovação no curso os juízes estagiários, vão poder contar com um apoio financeiro que varia de acordo com a competição que se disputa e com o nível de formação do juiz.

O curso abre também as portas à progressão dos interessados, dentro da carreira de juiz de atletismo, no seio da FPA e IAAF.

O Conselho de Arbitragem da AADP, conta atualmente com um oficial técnico internacional António Costa, que integra o painel da IAAF na categoria máxima da modalidade e estará presente nos próximos jogos olímpicos.

O curso será ministrado pela também ITO Elisabete Simão, ela que se formou como juízes no conselho de arbitragem da AADP e atualmente é presidente desse mesmo órgão na associação de atletismo de Lisboa.

As inscrições podem ser feitas através de formulário disponível na página web da AADP.

Universidade Sénior de Elvas com inscrições abertas

A Universidade Sénior de Elvas tem inscrições abertas para o ano letivo 2021/2022.

O projeto destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, que gostem de aprender e não sofram de doença ou perturbação mental que prejudique o normal funcionamento das aulas. É necessário aceitar os princípios e norma de funcionamento e fazer a inscrição através da ficha de candidatura.

As inscrições podem ser feitas no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas ou na Junta de Freguesia de residência.

Montemor com três novos casos de Covid-19

O concelho de Montemor-o-Novo volta a ter casos ativos de Covid-19, depois de registar três novos casos de infeção, segundo informa o município.

Desde o início da pandemia foram registados 1047 casos de infeção, dos quais 981 recuperaram da doença. Vítimas do novo coronavírus morreram 63 pessoas, no concelho.

Estremadura espanhola regista 52 novos casos de Covid-19

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 52 novos casos de Covid-19 não havendo mortes a lamentar.

As autoridades de saúde registam esta quinta-feira, dia 27, 28 pessoas internadas, 9 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 25; Llerena – Zafra, 14; Mérida, 4; Plasencia, 3; Navalmoral de la Mata, 3; Cáceres, 2; Coria, 1 e Don Benito não regista novos casos de infeção.

Câmara de Vila Viçosa reforça iluminação nos campos de futebol

A Câmara Municipal de Vila Viçosa celebrou um contrato para reforço de iluminação do campo de futebol Pereira Bom, em Bencatel, e do campo de futebol João Figueiredo (na foto), em Vila Viçosa.

A medida insere-se na política sustentada de várias intervenções no âmbito da rede de equipamentos e instalações municipais, como pilar de desenvolvimento cultural, desportivo e social.

Trata-se, pois, de uma intervenção formalizada mediante aquisição na modalidade de consulta prévia, focada na melhoria das condições das instalações desportivas municipais, com especial incidência na vertente da iluminação de campos de futebol, suscetível de permitir a valorização de estruturas orientadas para a prática desportiva no concelho.

Para dar resposta a esta intervenção, o montante global do contrato é de 19 mil euros.

Elvas com mais um caso de infeção por Covid

O concelho de Elvas regista, hoje, quinta-feira, dia 27, mais um caso de infeção por Covid-19, pelo que há agora cinco casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados, no concelho, 1377 casos de infeção, dos quais 1344 já recuperaram da doença. Vítimas do novo coronavírus, morreram 28 pessoas.

Projeto EQUIMAIS promove webinar

O Webinar “Compreender o garanhão – uma perspetiva prática”, no âmbito do projeto EQUIMAIS, realiza-se amanhã, dia 28. Este webinar versa sobre o treino do garanhão para a colheita de sémen e o maneio reprodutivo. Terá uma componente teórica que se realizará online (mediante inscrição) – para a qual não existe limite de vagas – e uma prática na qual podem participar oito pessoas.

Este webinar destina-se a veterinários, zootécnicos, equitadores e outros profissionais do setor. O orador é o médico veterinário Juan María Gallardo Bolaños, doutorado em 2014 pela Universidade da Extremadura na área da reprodução equina. É co-autor de diversos artigos científicos e possui uma vasta experiência em produção e clínica de cavalos, tendo trabalhado como especialista em reprodução equina na empresa EquusIberica Reproducción SL, Madrid entre 2016-2019. Atualmente colabora na Direção Técnica da “Federación Española de Asociaciones de Ganado Selecto”.

O projeto EQUIMAIS conta com uma equipa pluridisciplinar na área da produção equina. É coordenado pela Universidade de Évora, tendo como parceiros o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Santarém, e visa difundir conhecimento científico sustentado na área, realizando para isso diversas formações e publicações.

Câmara de Elvas adquiriu retroescavadora

A Câmara Municipal de Elvas adquiriu uma retroescavadora no valor de 86 mil euros, para colmatar a necessidade de equipamento desta tipologia, fulcral para o desenvolvimento de trabalhos contínuos de limpeza.

Neste sentido, a retroescavadora vai permitir a realização de trabalhos relacionados com a remoção de terra, entulhos, abertura de valas e limpeza urbana, entre outros.

Mais 572 casos e zero óbitos de Covid em Portugal

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 572 novos casos de infeção, não havendo óbitos, associados à doença, a lamentar. Também há registo da recuperação de 467 doentes.

Esta quinta-feira, dia 27, há 233 pessoas internadas, 53 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.022 mortes, 847.006 casos de infeção e 807.532 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 451 casos na quinta 20 de maio; 559 casos na sexta-feira 21 de maio; 523 casos no sábado 22 de maio; 413 casos no domingo 23 de maio; 241 casos na segunda-feira 24 de maio; 375 casos na terça 25 de maio; 594 casos na quarta-feira 26 de maio; e 572 casos na quinta 27 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Ecuextre 2021 na IFEBA em três fins de semana de junho

A Ecuextre 2021- Feira do Touro e do Cavalo, tem lugar na IFEBA, em Badajoz, em três fins de semana de junho: de 3 a 6, de 10 a 13 e de 18 a 20.

A vereadora Delegada da IFEBA, Blanca Subirán e o presidente da Federação Hípica Extremenha, Juan Manuel de la Iglesia deram a conhecer esta manhã de quinta-feira, dia 27, em conferência de imprensa, a edição 12 da Ecuextre.

A Feira do Touro e do Cavalo decorre em três fins de semana de forma a manter todas as regras de segurança necessárias, para todos os concursos e campeonatos hípicos, que ali vão acontecer.

Depois do cancelamento de outros concursos hípicos, em Espanha, este evento é um encontro muito esperado por cavaleiros e aficionados.

A Ecuextre será diferente de edições anteriores, com um programa muito especial, onde se destaca o elevado número de competições e concursos, de alto nível.

No total são cerca de 400 os cavalos que passrão por esta feira, nos três fins de semana, e são catorze os concursos e competições hípicas que fazem parte do cartaz desta edição.

No primeiro fim de semana, de 3 a 6 de junho, será o Concurso Morfológico de três estrelas Pura Raza Española, o Hispano-árabe e do Cavalo Lusitano. Além do Internacional de Equitação de trabalho.

No segundo fim de semana, de 10 a 13 de junho decorrem todos os campeonatos de “Doma Vaquera”, destacando-se o primeiro Campeonato do Mundo de Doma Vaquera 2021, cujas entradas estão à venda no El Corte Inglés.

Já o terceiro fim de semana centra-se em concursos e campeonatos nacionais e estremenhos: VI Troféu Ibérico de Doma Clássica, Campeonato de Extremadura salto de obstáculos final, Campeonato de Extremadura de Doma Clásica y II Concurso de Salto Nacional Especial e Copa Ibérica de Pegas.

A Feira vai decorrer nos pavilhões B e C, e no exterior, onde se encontram duas pistas de competição e duas de treino. Haverá ainda lugar para uma Grande aula prática na Praça de Touros de Badajoz, no dia 13, às 20 horas, com cinco alunos da Escola Taurina de Badajoz. Também no dia 5 a Ecuextre conta com uma aula prática de toureio, da Escola Taurina de Badajoz.

Este ano haverá stands comerciais, apenas alguns institucionais e de marcas.

Seminários sobre fundos comunitários no “Espaço Europa”

Um ciclo de seminários sobre fundos comunitários, estão a decorrer até julho, de forma online, destinando-se ao público em geral.

Estes seminários tiveram início este mês e são promovidos pela Representação da Comissão Europeia, em Portugal, e a Agência de Desenvolvimento e Coesão.

O objetivo destes seminários é “analisar a forma como foram gastos os fundos comunitários, bem como os desafios para o próximo período, de programação, que decorre até 2027, explica Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.

São diversos os temas a abordar nestes seminários, que decorrem sempre às 14.30 horas, com duração de 90 minutos. Ana Pereira adianta que hoje, dia 27, o tema são “os fundos estruturais e modernização de políticas públicas; a 9 de junho sobre sistema produtivo e internacionalização- incentivos ao investimento, a 16 de junho, aguarda-se ainda confirmação, desta data, que tem como tema investimentos na área do ambiente e energias, haverá também seminários sobre as redes de transporte, apoios ao emprego e inclusão social, políticas territoriais entre outros”.

Para mais informações sobre este ciclo de seminários, pode consultar a página: europedirect.ipportalegre.pt.

O ciclo de seminários online sobre fundos comunitários é o tema desta semana do Espaço Europa, que pode ouvir ao meio-dia e meia e às 16.30 horas, na emissão.

Campo Maior com mais três casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista hoje, quinta-feira, dia 27, mais três casos de infeção por Covid-19, pelo estão agora seis casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados 654 casos de infeção, dos quais 637 recuperaram da doença. Vítimas do novo coronavírus, morreram 11 pessoas, neste concelho.

Talho Alentejano no programa “Retoma da Economia”

O Talho Alentejano abriu, recentemente, ao público, em Elvas, e localiza-se na Rua Rossio do Meio.

A proprietária, Joana Machado, trabalhou 15 anos, no setor, nomeadamente nas Lojas Alentejo e no Spar, depois do encerramento destes, e de ter ficado desempregada, decidiu abrir o seu próprio negócio. Joana Machado revela que tem um “gosto especial por este ramo” e gosta do que faz e do que prepara, como “rolos de carne picada com espinafres ou queijo e fiambre, espetadas de frango com ananás, hambúrgueres com queijo, beringelas recheadas“, entre outros.

O Talho Alentejano vai estar aberto de segunda-feira a sábado,  das 8.30 horas às 13 horas e das 15 horas às 19 horas. Sendo que quem quiser pode fazer a sua encomenda antecipadamente através do 969 266 751. Para já, não há entregas ao domicilio, no entanto é algo, “que mais para a frente poderá vir a haver”.

O Talho Alentejano está em destaque hoje no programa Retoma da Economia, um programa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Pode ouvir a entrevista completa a Joana Machado, aqui:

Instalação de Dalila Gonçalves inspira no Re-criARTE

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas estabeleceu um plano de atividades para este ano de 2021, que inclui duas iniciativas: a Re-criARTE, que em interação com o público, pretende recriar obras de arte da Coleção António Cachola, em depósito no MACE, e a Peça do Mês, do Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Coleção António Cachola, que se encontra no edifício dos Paços do Concelho.

Patrícia Machado, responsável técnica do MACE, explica que “o re-criARTE decorre online e seleciona obras de artistas da coleção António Cachola, nas mais variadas vertentes, desde a pintura à fotografia”.

Este mês, a inspiração para o Re-criARTE é a instalação “Amontoar em Carga e Descarga”, de Dalila Gonçalves.

Os trabalhos apresentados serão publicados, no mês seguinte, no Facebook do Município de Elvas. Para submeter o registo deve enviar email para servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt

Câmara de Elvas quer parque de negócios com 150 hectares

A Câmara Municipal de Elvas pretende criar um parque de negócios, com cerca de 150 hectares, sendo um terço destinado a zona verde.

Nuno Mocinha, presidente da câmara de Elvas, explica que “primeiro que tudo, quisemos deixa a atual zona industrial com projetos efetivos. Ela ainda tem lotes vazios. O que se passa é que poucos são da câmara, sendo a maioria propriedade privada. Nesse sentido, já comprámos terrenos para poder ampliar, naquilo que é chamado o parque de negócios, num total de 150 hectares de terreno, dos quais 50 é zona verde”.

Caso o projeto de concretize, “há já duas empresas interessadas em instalar-se neste parque de negócios. Qual é a dificuldade? É que antes de se pensar no parque de negócios deviam ter comprado todos os terrenos e só depois fazer a planificação dos terrenos. Como não foi assim, agora os proprietários fazem o valor que entendem. Estamos a falar que, só para comprar aqueles terrenos, tinha que ter no banco 10 milhões de euros”.

Segundo Nuno Mocinha “é agora necessário encontrar a fonte de financiamento adequada ao parque de negócios porque sem eu ter qualquer tipo de posse sobre os terrenos, não precisa ser efetiva, pode ser apenas direito de superfície, eu não posso planificar sobre eles uma candidatura a fundos comunitários, porque não sou eu o beneficiário. Daí que há aqui um caminho a percorrer: primeiro, a aquisição dos terrenos ou fazer um acordo com os proprietários para a sua requalificação e depois, fazer a candidatura dos projetos e das infraestruturas”.

O projeto tem que estar terminado em 2026.