Mocinha e os 508 anos de Elvas cidade: “importante é não esquecer a nossa história”

Foi há 508 anos que Elvas foi elevada a cidade. Para assinalar a data, o município de Elvas, promoveu no auditório São Mateus, uma sessão aberta ao público, onde foram apresentados dois projetos.

O presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha revela que acima de tudo o que quiseram foi “assinalar a data, porque nunca nos devemos esquecer da nossa história, com ou sem pandemia, mais ou menos aberta, mais ou menos digital, mas o mais importante foi assinalar a elevação de Elvas a cidade, a cidade que hoje somos e, por um lado aquilo que é a Circum- Navegação de Fernão de Magalhães e, por outro o que vai ser a requalificação do Aqueduto”.

Um dos projetos a ser apresentado, foi o de Recuperação, Conservação e Valorização do Aqueduto da Amoreira, pela empresa responsável pelos trabalhos, a Empatia. O objetivo foi dar a conhecer os trabalhos preparatórios desta recuperação, bem como os que serão desenvolvidos. Nuno Mocinha destaca que “o Aqueduto é um dos ex-libris da cidade, até há bem pouco tempo era o único, agora junta-se o Forte da Graça, sendo um Aqueduto imponente, que necessita de recuperação”.  O presidente relembra que “o município vai recuperar 700 metros, num investimento de mais de milhão e meio de euros. “Vamos fazendo à medida das nossas possibilidades”, e o objetivo “é ir preservando o património e é isso que o município tem como objetivo, valorizar o património, e foi a preservação que ajudou que Elvas fosse considerada património da Humanidade, gostamos da nossa história, orgulhamo-nos da nossa história e de nos lembrar de momentos chave como é o dia de hoje”.

Na mesma sessão, o professor José António Martins apresentou o projeto “O Alentejo na Primeira Viagem de Circum-Navegação ao Mundo – Sebastião Ortiz, um cidadão de Elvas na Armada de Fernão de Magalhães (1519-1522)”.

Trata-se de um projeto que, “assinala o Quinto Centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, relacionado com a tripulação portuguesa, e no caso particular de Elvas, sendo esta uma cidade com grande protagonismo na idade moderna, tem um elvense Sebastião Ortiz, que se alistou numa armada e, que leva o nome da cidade aos quatro cantos do mundo”, explica o professor José António Martins.

José António Martins considera este, “um projeto inovador em Portugal”, e torna-se importante marcar nas localidades que estiveram presentes na armada mais famosa do séc. XVI. José António Martins enaltece ainda os 508 anos de elevação de Elvas a cidade, por D. Manuel, “que teve um protagonismo enorme na cidade, desde a construção do Aqueduto e que acaba por marcar muito a cidade em termos de evolução histórica, e em termos de protagonismo, no século XVI português.

A sessão que assinalou os 508 anos da Elevação de Elvas a cidade decorreu no Auditório São Mateus.

Cinco anos depois, hortas comunitárias sem espaços livres

O projeto das hortas comunitárias, na freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso assinalou no passado mês de março, dia 24, cinco anos de existência.

Este projeto surgiu da necessidade de revitalizar e dar vida à zona da Quinta do Bispo, “um espaço verde, praticamente no centro da freguesia”, como nos referiu o presidente da junta, José Laço. “Na altura, toda a equipa de trabalho jogou mãos ao projeto, e não posso esquecer a ajuda do vereador Tiago Afonso, e decidimos fazer aqui umas hortas para as pessoas da nossa freguesia. Ao fim de cinco anos, vê-se bem como a nossa quinta se encontra tratada”.

Atualmente, as hortas comunitárias contam com 11 agricultores. José Laço garante que gostariam “de ter mais mas a questão da água condiciona esta lotação. Nós temos aqui duas noras, que correm sozinhas e regam sozinhas. Quando não há água, temos que recorrer a uma bomba para que não falte água para rega”. José Laço garante que se trata de um projeto gratuito para todos os hortelões “mas nós temos que agradecer a manutenção e o trabalho que é aqui feito por todos”.

A Quinta do Bispo vai apresentar uma novidade, ficando uma área reservada para flores: “vamos ter um projeto para as senhoras florirem a quinta. Já temos os canteiros feitos e vamos florir esta parte de cima da Quinta do Bispo”.

A Quinta do Bispo é um espaço verde de lazer que acolhe, atualmente, 11 agricultores no espaço das hortas comunitários. No período pré pandemia, a Quinta do Bispo era também utilizada para festas de aniversário.

Terceira sessão das “Conversas de Abril” esta quinta-feira em Montemor

A próxima iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no âmbito das comemorações do 25 de abril, realiza-se esta quinta-feira, dia 22, com mais uma “Conversa de Abril”, desta feita subordinada ao tema “O Direito à Educação e à Escola Pública e Universal”.

Esta terceira sessão da iniciativa pode ser acompanhada por todos, a partir das 16 horas, através da página de Facebook do município e do seu canal de YouTube.

Também amanhã, pelas 20.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, são exibidas as curtas-metragens “O Salto”, proveniente do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra, e “O Cravo e a Rocha”, de Luísa Sequeira, seguindo-se uma conversa e um sarau com Francisco Fanhais, em parceria com a associação José Afonso de Setúbal.

Estremadura espanhola com mais 80 casos Covid e um óbito

A Estremadura espanhola regista esta quarta-feira, dia 21, mais 80 casos de Covid-19 e um óbito. Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1.746 pessoas.

Nos hospitais da região encontram-se agora internadas 91 pessoas, dez em Unidades de Cuidados Intensivos.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 90 doentes, num total acumulado de 71.195 altas.

Alandroal aprova cerca de 66 mil euros de apoios diretos a empresas e empresários

Na sequência das medidas de apoio criadas em resposta à pandemia, o Município de Alandroal aprovou, em sessão de câmara de hoje, 21 de abril, incentivos financeiros diretos, a fundo perdido, a empresas e empresários em nome individual do concelho no valor de 65.888,83 euros.

Este valor corresponde à totalidade das candidaturas submetidas até ao momento em que os empresários do concelho fizeram prova de ter obtido um apoio de igual valor nos programas de apoio do governo. O município continua a receber candidaturas.

Deste valor, 59.495,20 euros corresponde aos apoios obtidos pelos empresários e empresas nas várias medidas do Programa Apoiar (destinado promover o apoio à liquidez, à eficiência operacional, à manutenção de emprego e à saúde financeira de curto prazo das empresas) e 6.393,63 euros corresponde ao apoio extraordinário à redução da atividade económica de trabalhador independente da segurança social (destinado aos trabalhadores independentes, incluindo empresários em nome individual, sujeitos à suspensão de atividades ou encerramento de instalações e estabelecimentos por determinação legislativa ou administrativa de fonte governamental, no estado de emergência).

No total, o investimento da autarquia no apoio à população, IPSSs, entidades de saúde, segurança, socorro e empresas já ultrapassa um milhão de euros.

Situação epidemiológica de Elvas sem alterações

Elvas não regista esta quarta-feira, 21 de abril, novos casos de infeção por Covid-19, mantendo-se com três casos ativos.

Dos 1367 casos registados, desde o início da pandemia, no concelho, 1336 pessoas já recuperaram.

Vítimas de Covid-19, morreram 28 pessoas em Elvas.

Workshop para novos líderes na Fábrica do Empreendedor

O ciclo formativo Desmarca-te está de regresso esta quarta-feira, dia 21, para mais um workshop online, desta vez destinado a novos lideres.

Ana Valente, técnica de emprego e formação na Fábrica do Empreendedor, refere que “estas sessões pretendem potenciar o desenvolvimento de competências relacionadas com a empregabilidade e empreendedorismo”.

O workshop de hoje é ministrado “por um formador externo e pretende explicar o que um empreendedor necessita ter, a nível de fator humano, como um conceito genial e serão abordados os três níveis de conhecimentos necessários para conduzir um projeto e prosperar”, segundo Margarida Eira, técnica de emprego na Fábrica do Empreendedor de Elvas

A sessão de hoje decorre entre as 18 às 19.30 horas.

Portugal tem mais 610 casos de infeção por Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, a morte de uma pessoa e 610 novos casos de infeção. De ontem para hoje 532 pessoas recuperam da doença.

Esta quarta, dia 21, 397 (-32) doentes estão internados, 110 (-3) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.952 mortes, 832.255 casos de infeção e 790.650 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 684 casos na quarta-feira 14 de abril; 501 casos na quinta 15 de abril; 553 casos na sexta-feira 16 de abril; 649 casos no sábado 17 de abril; 441 no domingo 18 de abril; 220 casos na segunda-feira dia 19; 424 casos na terça 20 de abril; e 610 casos na quarta-feira 21 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Identificados 16 novos casos de Covid-19 no Alentejo

O Alentejo regista esta quarta-feira, 21 de abril, 16 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, à semelhança do que se tem verificado nas últimas semanas, não há vítimas mortais, associadas à doença, a registar na região.

Desde a chegada da Covid-19 ao Alentejo, foram registados 29.625 casos de infeção e 970 óbitos.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 43 casos na quarta-feira 14 de abril; 21 casos na quinta 15 de abril; 25 casos na sexta-feira 16 de abril; 43 casos no sábado 17 de abril; cinco casos no domingo 18 de abril; nove casos na segunda-feira 19 de abril; 41 casos na terça 20 de abril; e 16 casos na quarta-feira 21 de abril.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Monsaraz Windsurf Festival decorre entre sexta-feira e domingo

O Monsaraz Windsurf Festival abre a temporada oficial das classes de topo do windsurf, com as provas a decorrerem de 23 a 25 de abril no Lago Alqueva, em frente à praia fluvial de Monsaraz. Esta vai ser a primeira etapa do Campeonato Nacional de Formula Foil e das competições das classes convidadas Formula Windsurfing Fin e IQFoil.

O Monsaraz Windsurf Festival recebe também uma etapa do Campeonato Ibérico de Raceboard e o Windsurf Course Racing Open. A competir nas diversas classes vão estar mais de 40 windsurfistas de Portugal e de Espanha, entre os quais Miguel Martinho, do Clube Naval de Portimão, vencedor em 2019 do primeiro Campeonato Nacional de Formula Foil e com 21 títulos de campeão nacional de Formula Windsurfing.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

As provas que se vão disputar em Monsaraz não vão ter público, mas poderão ser acompanhadas em direto na página do campeonato (https://www.facebook.com/FormulaWindsurf) no Facebook. O campeonato nacional prossegue de 9 a 13 de junho em Lagos, seguindo-se as etapas em Portimão de 11 a 13 de julho e em Cascais de 23 a 25 julho, finalizando com a competição de 16 a 19 de setembro na Ilha do Faial.

O Monsaraz Windsurf Festival é organizado pela Federação Portuguesa de Vela e pelo Clube de Vela de Lagos com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz e da Associação Formula Windsurfing, tendo-se juntado este ano o contributo da Fórum Oceano e das Estações Náuticas de Portugal. Durante os três dias de competição poderão realizar-se 18 regatas de Formula Foil e de IQFoil e 15 regatas de Formula Windsurfing e Raceboard, no entanto, cada prova só será validada se houver condições de vento para se disputarem, no mínimo, três regatas dessa classe.

A primeira largada está prevista para dia 23 de abril, às 13h, se o vento estiver entre o intervalo mínimo e máximo indicado nas regras de cada classe para decorrerem as regatas. Nos restantes dias de competição a primeira regata está prevista para as 11h30, podendo realizar-se mais tarde devido ao vento.

O final do campeonato e a entrega de prémios vai decorrer no dia 25 de abril, pelas 18h30, e a organização vai premiar os três primeiros classificados da classificação geral da Formula Windsurfing Fin, da Formula Foil, da IQFoil e de Raceboard, e os vencedores das categorias júnior, Master, Gmaster, veteranos e femininos na classe de Formula Foil.

[/shc_shortcode]

Um morto em acidente de trabalho em Vila Viçosa

Um homem faleceu ao início da tarde de hoje, quarta-feira, dia 21, na sequência de um acidente de trabalho numa pedreira em Vila Viçosa.

Segundo fonte da Rádio ELVAS, um bloco de mármore terá caído em cima do trabalhador.

No local estão elementos do INEM, bombeiros voluntários de Vila Viçosa e GNR, num total de três viaturas e sete operacionais.

O alerta foi dado às 12.04 horas.

Trabalho de proximidade da GNR no “Elvas + Solidária”

A Guarda Nacional Republicana, através da secção de prevenção criminal e policiamento comunitário, desenvolve um trabalho de proximidade junto da população, sobretudo da mais idosa.

A Covid-19 acarreta algumas medidas de segurança, por parte dos militares da GNR, “como o distanciamento social, mas mesmo assim as visitas aos idosos isolados têm acontecido”, como nos referiu o guarda principal Luís Ramos (na foto), da secção de prevenção criminal e policiamento comunitário do Destacamento de Elvas da GNR.

Um dos alertas que é feito pelos militares da GNR está relacionado com as burlas a idosos. O guarda principal Luís Ramos aconselha os ouvintes a “tentar manter as portas e as janelas sempre fechadas, não deixem entrar pessoas desconhecidas, não abram a porta sem saberem que é e não demonstrar que estão sozinhos”.

O guarda principal Luís Ramos, da secção de prevenção criminal e policiamento comunitário do Destacamento de Elvas da GNR, é o convidado na edição desta semana do programa Elvas Mais Solidária.

Campo Maior continua sem casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, o concelho de Campo Maior continua sem casos ativos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 641 casos, sendo que 630 recuperaram e 11 pessoas faleceram.

365 pessoas foram vacinadas, no fim-de-semana, em Campo Maior

A Estrutura Concelhia para Vacinação, instalada no Centro Comunitário, voltou a funcionar nos passados dia 16 e 17 de abril para a administração de 365 doses de vacinas contra a COVID-19.

Assim, na sexta-feira, dia 16, foi administrada a 204 pessoas, sendo que 24 correspondem a segundas doses, que ficam desta forma com a vacinação completa.

Já no dia 17 de abril, foi a vez de 140 professores do Agrupamento de Escolas de Campo Maior serem vacinados, aos quais se juntaram mais 21 utentes inscritos no Centro de Saúde.

De relembrar que este é um esforço conjunto entre o Município, Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), profissionais de saúde do concelho, Juntas de Freguesia, Proteção Civil e Bombeiros Voluntários.

Covid aumenta procura de tecidos para máscaras na retrosaria Entrelinhas

A retrosaria Entrelinhas, situada na Rua da Carreira, em Elvas, de Paula Carvalho (na foto), está aberta ao público há já 12 anos, ainda que, durante algum tempo, esteve na Rua da Feira, onde foi inaugurada.

O negócio, de acordo com a proprietária, foi aberto numa altura em que ficou desempregada. “Era uma área que eu gostava e decidi arriscar, com a ajuda do Centro de Emprego”, revela Paula, que adianta que foi com umas tias que aprendeu a fazer croché e tricot. Mais tarde, aprendeu ponto cruz.

De início, Paula teve de fazer “um investimento grande”, para poder abrir a sua loja, tendo enfrentado “um arranque complicado”. O negócio, desde então, tem enfrentado vários altos e baixos, ainda que os clientes deste estabelecimento sejam quase sempre os mesmos e aos pedidos dos quais Paula tenta corresponder sempre da melhor maneira.

Desde o ano passado, que a maior procura na Entrelinhas tem sido por tecidos para produzir máscaras caseiras de proteção, tendo em conta a pandemia Covid-19. Ainda assim, na retrosaria, encontra-se à venda “botões, linhas, colchetes, molas, elásticos, lãs, linhas e tudo o que é fitas, rendas, galões”.  A aposta mais recente é em fio de macramé.

A retrosaria Entrelinhas, de Paula Carvalho, está em destaque hoje no programa “Retoma da Economia”, na Rádio Elvas. Este programa conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

O programa, para ouvir, na íntegra, aqui:

Covid-19: morreram as primeiras pessoas com as 2 doses da vacina na Extremadura

Morreram, na Estremadura espanhola, as duas primeiras pessoas vítimas de Covid-19, depois de terem recebido as duas doses da vacina.

Estas duas mortes, as primeiras a ocorrer na região, desde o início da campanha, a 27 de dezembro, de acordo com o Ministério da Saúde, são “duas falhas de vacinação”.

As duas vítimas mortais são pessoas com mais de 80 anos, que foram vacinadas com a Pfizer e a Moderna, antes de contrair o vírus. Acabaram por morrer, depois de terem sido infetadas.

Estes dois óbitos estão incluídas no registo oficial de mortes de abril, que, ao dia de ontem, acumulava 20 mortes. No mês de março, registou-se a morte de uma pessoa que já tinha recebido a primeira dose da vacina.

Encontro regional das CPCJ do Alentejo decorre online

“O Foco da Família: Estratégias de intervenção e prevenção”, é o mote do encontro regional, das CPCJ do Alentejo, que decorre amanhã de forma online.

“O tema é importantíssimo”, adianta Letícia Garcia, presidente da CPCJ de Campo Maior, “porque todos os profissionais e técnicos que trabalham com as crianças e famílias necessitam de formação contínua para encontrar estratégias para chegar às famílias”. Assim, este encontro tem como objetivo, “contribuir para o bem-estar das crianças e das famílias”.

A presidente da CPCJ de Campo Maior refere ainda que é essencial “trabalhar com as famílias, apesar de ser um desafio constante, sendo por isso “um tema que deve ser trabalhado e desenvolvido cada vez mais”.

Encontro regional das CPCJ do Alentejo decorre amanhã entre as 9.30 e as 13 horas, em formato online.

Segundo prémio do Euromilhões de 200 mil euros sai em Portugal

O segundo prémio do Euromilhões, no valor de 200 mil euros, saiu ontem a um apostador em Portugal, assim como a dois apostadores no estrangeiro.

Em Portugal saiu ainda um terceiro prémio, no valor de 20 mil euros. O jackpot de 69 milhões saiu a um apostador no estrangeiro.

Já o quarto prémio, de 1500 euros, contemplou 28 jogadores, todos eles com aposta registada no estrangeiro.

A chave vencedora do sorteio do Euromilhões de ontem é composta pelos números 5, 17, 28, 41 e 46 e as estrelas 10 e 11.

Elvas representada no novo projeto de David Carreira

A cidade de Elvas está representada no mais recente projeto de David Carreira. Depois do regresso aos “palcos”, com o concerto especial “Amor em Casa” emitido em exclusivo no YouTube do artista, que contou com mais de 90 mil visitantes em direto e que hoje já soma um milhão e 900 mil visualizações, David Carreira, vai realizar um novo live. Desta vez designado “Bom Para Portugal”, powered by dott.pt, o novo projecto visita várias regiões do país, com o objetivo de unir o sector do turismo e da cultura, duas das áreas mais afetadas pelo impacto da presente pandemia.

Dia 25 de abril o “Live Bom Para Portugal” vai levar David Carreira, Anjos, Anselmo Ralph, Fernando Daniel, Mickael Carreira, Miguel Oliveira, Nena, Soraia Ramos e Syro a cinco destinos muito especiais, onde se dará a conhecer algumas das maravilhas de Portugal encontradas nestas localidades. Ao mesmo tempo, estando a cultura sempre como ponto de partida, será possível assistir a atuações únicas de David Carreira, a solo ou acompanhado pelos seus convidados, em locais inéditos e inesperados.

Açores, Elvas, Lisboa, Pampilhosa da Serra e Pinhel foram os destinos escolhidos pelo artista. Ao longo deste live será possível descobrir algumas das maravilhas destes locais, ao mesmo tempo que se irá assistir a atuações inéditas em localizações absolutamente deslumbrantes. Contudo, para além dos passeios, das curiosidades locais e da gastronomia, alguns dos participantes foram surpreendidos com desafios inesperados, que podem ser vistos em exclusivo no live dia 25 de abril, às 18 horas no YouTube oficial do músico.

Anselmo Ralph junta-se ao artista na cidade mais fortificada da Europa, Elvas. Syro vai visitar as Flores com David Carreia, numa aventura com momentos imperdíveis. Já os Anjos viajaram com David e Michael até à aldeia que os viu crescer, Pampilhosa da Serra, para um verdadeiro confronto entre irmãos. Nena, Soraia Ramos e o motociclista Miguel Oliveira, surpreendem em Lisboa e Fernando Daniel visita Pinhel, a Cidade Falcão.

Montemor-o-Novo regista um novo caso de Covid-19

Montemor-o-Novo regista um novo caso positivo de Covid-19, de acordo com informação do departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Alentejo

Este novo caso identificado no concelho é o único que se encontra ativo. A informação é referente ao passado domingo, dia 18 de abril.

Desde o início da pandemia, Montemor registou 1043 casos de infeção, dos quais 979 já foram dados como recuperados. Não resistiram à doença, no concelho, 63 pessoas.