Rondão apresentou candidatos às Juntas e Assembleia Municipal

José António Rondão Almeida apresentou a sua candidatura à Câmara de Elvas, os candidatos às Juntas de Freguesia do concelho e a cabeça de lista à Assembleia Municipal, pelo Movimento Cívico Por Elvas.

Com alguma surpresa, foram apresentadas alguns dos candidatos. Graça Luna Pais, psicóloga e técnica superior para a área do tratamento prisional no Estabelecimento Prisional de Elvas será a cabeça de lista Assembleia Municipal. Jorge Madeira, atual presidente da Junta da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, é apresentado como candidato à mesma União de Freguesias, e Luís Grilo é candidato à Junta de Freguesia da Junta de São Vicente e Ventosa, onde foi anteriormente autarca.

Os cabeças de lista às freguesias:

Assunção, Ajuda, Salvador E Santo Ildefonso – Joaquim Amante

Caia, São Pedro e Alcáçova – José Galguinho

São Brás e São Lourenço – José Belchior

Santa Eulália – Ana Sofia Alves

São Vicente e Ventosa – Luís Grilo

União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando – Jorge Madeira

União de Freguesias de Terrugem de Vila Boim – Manuel Bandarra

 

 

Webinar nos 32 anos do Parque Natural de São Mamede

Os 32 anos do Parque Natural da Serra de São Mamede comemoram-se esta quarta-feira, dia 14. Para assinalar a data haverá uma webinar, às 14.30 horas.

São oradores Paulo Castro, da Federação EUROPARC, e aborda o tema “Turismo sustentável em áreas protegidas”; segue-se Carlos Nogueiro, da CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo), que falará sobre o tema “Alentejo Feerl Nature”; e Jorge Velez, do Lugares da Serra Alentejana, que aborda o tema do “Papel das redes de oferta na valorização dos recursos locais”.

As inscrições para este webinar podem ser feitas em: https://forms.gle/2SGrJVPmKgNi3yzm7.

Esta é uma organização do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, Divisão de Cogestão de Áreas Protegidas do Alentejo.

GNR regista 159 infrações de trânsito

O Comando Territorial de Portalegre, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 5 a 11 de abril, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

Nesse período, foram detidas quatro pessoas em flagrante delito, sendo duas por burla, uma por violência doméstica e uma por condução sem habilitação legal.

Registaram-se 159 infrações, destacando-se 25 por excesso de velocidade; nove por falta de inspeção periódica obrigatória; sete por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e duas por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No que diz respeito à sinistralidade rodoviária, ocorreram 13 acidentes dos quais resultaram dois feridos graves e um ferido leve.

A GNR efetuou quatro autos de contraordenação relativo à proteção da natureza e do ambiente, 162 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 393 idosos, 75 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 111 comerciantes e 57 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 279 pessoas da comunidade escolar.

[/shc_shortcode]

Calçada por arranjar gera descontentamento

À redação da Rádio ELVAS chegou uma queixa em relação à calçada da Rua de Padrão uma vez que, na sequência da requalificação de um edifício, a mesma estaria sem ser reposta há vários meses, como se pode ver nas imagens.

A Rádio ELVAS contactou a Câmara Municipal de Elvas sobre este assunto que remeteu para o construtor a responsabilidade sobre esta questão. Foi-nos dito que o construtor e a equipa de fiscalização da autarquia já estiveram no local e a situação ficará resolvida dentro em breve.

IPDJ abre candidaturas de jovens para natureza e florestas

Estão abertas, até 1 de novembro, as candidaturas à promoção de projetos de voluntariado ao abrigo do Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). As candidaturas são submetidas na Plataforma de Programas até 20 dias antes da data de início dos projetos.

Os objetivos gerais deste programa visam aumentar a educação e sensibilização para a valorização do ambiente, de resiliência da floresta e de proteção contra catástrofes e aumentar o conhecimento geral sobre a natureza e florestas.

Podem candidatar-se entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas; entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais; associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ); Câmaras Municipais; Juntas de Freguesia; e outras entidades, que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa, mediante despacho do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.

As entidades promotoras que são organizações privadas sem fins lucrativos recebem, em caso de aprovação do seu projeto, uma subvenção que engloba um valor para a gestão do projeto e um valor para o ressarcimento diário dos jovens participantes (cada voluntário recebe, por dia, de participação efetiva, o valor de 12 euros). Às outras entidades não é atribuída qualquer subvenção, mas o IPDJ assume o pagamento do valor diário de ressarcimento dos/as jovens participantes.

Alentejo regista 24 novos casos de Covid-19

A região Alentejo regista hoje, terça-feira, dia 13, mais 24 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 29 422 infetados e 970 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Portugal com mais cinco mortes e 408 casos Covid

Portugal regista, esta terça-feira, dia 13, mais cinco mortes e 408 novos casos de Covid-19, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, 746 pessoas recuperaram da doença.

Há neste momento 459 pessoas internadas nos hospitais portugueses (menos 20 que ontem), 118 em unidades de cuidados continuados (menos uma).

Desde o início da pandemia, foram registados, em território nacional 828.173 casos de infeção, 16.923 mortes e 785.809 recuperados.

“Esperamos voltar a viver”, diz o presidente da câmara de Gavião

Desde o início da pandemia que o concelho de Gavião registou cerca de duas centenas de casos de infeção, tendo inclusive o presidente da câmara testado positivo.

Ao dia de hoje a situação está mais tranquila mas os últimos tempos não têm sido fáceis. “Setores como a restauração e o comércio, à semelhança do que acontece em todo o país, vivem momentos dramáticos. É verdade que Gavião teve uma altura em que as coisas estavam menos bem mas felizmente nos últimos tempos a situação tem melhorado”, como nos referiu o presidente da câmara José Pio (na foto).

“A câmara tem-se esforçado para apoiar para que os problemas se notem menos mas não tem sido fácil”, garantiu.

O autarca considera que a população se sente “muito receosa. Nas ruas da vila, sobretudo no período da noite, não se vê ninguém o que mostra o medo que as pessoas sentem”.

O concelho do Gavião não tem ao momento casos ativos de Covid-19. Até à data faleceram sete pessoas.

Fábrica do Empreendedor dá dicas sobre contratos de trabalho

O segundo workshop do ciclo formativo Desmarca-te, promovido pela Fábrica do Empreendedor, decorre hoje.

O tema contratos de trabalho e recibo de vencimento vai ser abordado por Margarida Eira, técnica de emprego na Fábrica do Empreendedor de Elvas, que nos referiu tratar-se de uma sessão que tem como público alvo “pessoas que estão a trabalhar e nunca olharam para um recibo de vencimento. Vamos explicar os tipos de contrato existentes e algumas técnicas para perceber o recibo em si”.

Ana Valente, técnica de emprego e formação na Fábrica do Empreendedor, considera que “a aposta na área digital tem corrido muito bem e tem sido muito gratificante. Tivemos que dotar os nossos técnicos de algumas capacidades mas mesmo assim tem sido muito bom”.

Workshop gratuito sobre contratos de trabalho e recibo de vencimento realiza-se hoje, entre as 15 e as 16.30 horas. A sessão repete no dia 15 das 18 às 19.30 horas.

Começa em Cáceres a vacinação de 1500 pessoas por dia

150 pessoas de Cáceres, entre os 60 e 69 anos recebem a sua primeira dose da vacina contra a Covid-19, a Astrazeneca, numa jornada piloto sem aglomerações.

Nas instalações destinadas para este efeito, foram transferidos 20 profissionais de saúde e agentes da Polícia local, para controlar os acessos.

O Palácio dos Congressos, em Cáceres Palácio de Congressos é o espaço que desde ontem substituiu o hospital universitário como posto de vacinação e que visa agilizar o processo, a ponto de distribuir 1.500 doses por dia.

O dia de abertura decorreu com normalidade. As imediações estiveram controladas pela Polícia Local e os acessos ao recinto, pela DYA e ARA. Cerca de vinte instalações sanitárias foram transferidas para as instalações, distribuídas no edifício que possui circuito de entrada e saída. A partir de hoje, a vacinação terá horário durante a manhã e a tarde, e só poderão comparecer as pessoas que foram convocadas anteriormente.

Elióptica em destaque no “Retoma da Economia” na Rádio ELVAS

A Elióptica, localizada na Rua da Carreira, no centro histórico de Elvas, é a empresa, em destaque, na edição de hoje do programa “Retoma da Economia”, na Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

A ótica elvense existe desde 1989, surgindo pelo gosto pela área do seu proprietário, Angelino Gomes (na foto), sendo que, para isso, contribuiu o facto de ter aprendido a profissão, com um familiar, que tinha uma ótica em Estremoz.

Angelino, antes de ter a Eliótica, abriu em Campo Maior, cinco anos antes, a Futuróptica. Em Elvas, garante, abriu portas “já com outro tipo de formação”, com o curso de optometrista.

A trabalhar com Angelino, encontram-se, desde a inauguração do seu estabelecimento, os mesmos dois funcionários. “As equipas que funcionam bem têm momentos bons e maus, é como num casamento”, lembra, ainda assim.

A adaptação à nova realidade, devido à pandemia, garante ainda Angelino, “não foi fácil e levou algum tempo”, tendo em conta “as máscaras, toda a higiene, a limpeza, e as desinfeções”. “As restrições estão a ser cumpridas e estamos a trabalhar com menos gente”, revela ainda. Em 2020, a Elióptica recebeu ainda alguns apoios, tendo em conta que os layoffs, algo que, este ano, já não é uma realidade.

Para além das consultas de optometria, a Eliótica tem disponível, para os seus clientes, uma vasta oferta de óculos, das mais variadas marcas. “Temos sempre as últimas novidades”, garante Angelino.

Ouça o programa completo, aqui:

Um ferido em despiste no estacionamento de supermercado em Elvas

Um ferido ligeiro é o resultado de um despiste de uma viatura ligeira de mercadorias, que ocorreu esta manhã de terça-feira, dia 13, no parque de estacionamento de um supermercado na zona do Morgadinho, em Elvas.

 

Segundo o CDOS de Portalegre, o alerta para ocorrência foi dado às 9.18 horas e, para o local, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Elvas e PSP, num total de quatro elementos apoiados por duas viaturas.

 

CPCJ de Campo Maior lança desafio “Cria o teu laço azul”

“Cria o teu laço azul” é o desafio que foi lançado pela CPCJ de Campo Maior à comunidade de Campo Maior, bem como a várias instituições e entidades do concelho.

Letícia Garcia, presidente da CPCJ de Campo Maior, explica que estes laços devem ser colocados “em locais visíveis, para relembrar a prevenção dos maus tratos infantis”. Um desafio que decorre até 16 deste mês.

A presidente da CPCJ, em Campo Maior, relembra que a importância deste mês, na informação e sensibilização da comunidade, para esta questão. “Devemos começar pelas crianças, que devem conhecer os seus direitos, e saber que existem instituições que zelam pelo seu bem-estar e proteção”.

É fundamental trabalhar, “diariamente estas questões”, diz Letícia Garcia, e revela que é “igualmente importante que as instituições locais estejam informadas e sensibilizadas, porque a prevenção dos maus tratos é uma responsabilidade de todos, e não só da CPCJ, todos devemos promover os direitos e proteger as crianças, pelo que este é um trabalho conjunto e contínuo, que deve ser feito permanentemente”.

Desafio “cria o teu laço azul”, que pretende que no concelho de Campo Maior a população e não só coloquem um laço azul, de forma visível, durante este mês de abril.

Crianças confinadas mais expostas a violência doméstica

Nos últimos tempos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) tem registado um aumento substancial do número de crianças expostas a situações de violência doméstica, em Elvas.

De acordo com a presidente da instituição, Joana Muñoz, este crescimento do número de casos referenciados tem tudo a ver com o facto de as famílias terem estado confinadas em casa, enquanto vivem sérios problemas. “Sobretudo em 2020, este aumento foi de mais de cem por cento”, garante.

“As crianças são expostas a situações muito complicadas, em casas com reduzidas dimensões, onde está uma família toda junta, com grandes constrangimentos e com problemas muito gravas. Acaba por entrar tudo em ebulição e as crianças são expostas àquelas situações complicadas”, revela Joana Munõz.

Atualmente, são 114 os processos que a CPCJ de Elvas tem ativos. “É um número considerável e preocupante”, assegura a presidente da instituição, adiantando que, também em termos nacionais “esta é uma realidade”.

Joana Muñoz, lembrando que para os técnicos da CPCJ este trabalho é duro, explica que um projeto nacional, lançado em 2019, tem vindo a procurar apoiar os mesmos, em situações mais difíceis de lidar. “O volume processual também nos magoa, também dói. Às vezes queremos ter respostas e não temos. Como é que estamos perante um pai que diz que não tem dinheiro para dar de comer a um filho?”, questiona-se.

As dificuldades das famílias são transversais a todo o país, garante Joana Muñoz, lembrando que em Elvas, há apoios, como os programas de ocupação temporário, mas que os mesmos “não resolvem os problemas”. “Temos também o Rendimento Social de Reinserção, que vai ajudando, mas não resolve”, acrescenta.

O número de processos que a CPCJ vem a acompanhar, atualmente, resulta, entre outros, da “falta de competências parentais” de alguns progenitores, situação que “não é nova em Elvas”.

Jogadores da A.XAT Montemor conquistam pódio do Torneio de Mestres

José Francisco Veiga, jovem mestre FIDE da A.XAT Montemor-o-Novo, é o novo rei do Torneio de Mestres, no xadrez nacional.

Na prova, José Veiga impôs-se com autoridade, que marcou o reinício da competição presencial, após o interregno forçado provocado pela pandemia do novo coronavírus, levando a Fátima os lances de alguns dos melhores xadrezistas portugueses.

Veiga dominou o torneio e somou sete pontos, nas nove jornadas da prova, e já tinha garantido o triunfo a uma ronda do final, fruto da vantagem pontual adquirida. Na nona e derradeira jornada, o jovem prodígio aveirense empatou rápido com o mestre internacional Paulo Dias, companheiro de equipa na A.XAT, e este resultado serviu o propósito de ambos: Veiga terminou a prova sem derrotas e Dias assegurou o segundo lugar.

Para completar a festa do domínio dos jogadores da A.XAT, o mestre FIDE Pedro Rego venceu o mestre nacional Luís Sousa Reis (individual) e terminou na terceira posição, com os mesmos pontos (5,5) de Paulo Dias. Rego concretizou assim uma excelente recuperação, beneficiando também do empate entre o mestre internacional Sérgio Rocha (Barreirense) e Gonçalo Silva (Ferroviários do Barreiro) e da derrota do grande mestre António Fernandes (Individual) frente ao mestre FIDE José Padeiro (O Amanhã da Criança).

Barragem do Caia chega novamente a 80% do volume

A chuva que caiu no passado fim-de-semana fez-se sentir na água armazenada na albufeira da Barragem do Caia.

Nos últimos cinco dias, entre 7 e 12 deste mês, a albufeira aumentou 161 mil metros cúbicos de água.

O volume armazenado encontrava-se, às 9 horas do dia de ontem, 12 de abril, em 151 milhões e 997 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 230,56 metros.

Este volume corresponde a 80 por cento, em relação à cota de descarga (que corresponde a 190 milhões de metros cúbicos) da barragem, situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.

“ Martes y 13” dia de azar?

“Martes y 13” dia de azar? No México, Espanha, Grécia e na América Latina acreditam que sim.
Na última ceia eram 13 à mesa, vem da crença cristã que é um número de má sorte e numa terça dizem em Espanha que  “En martes, ni te cases ni te embarques”.
Por cá e em muitos países são as sextas 13, mas por via das dúvidas, não convém facilitar porque como dizem os espanhóis  “no creo en brujas pero que las hay, las hay”. Boa terça-feira.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS

 

https://twitter.com/antoniofgois/status/1381854833410514948?s=21