Desempregados que perderam subsídio podem pedir novo apoio este mês

Os trabalhadores em situação de desemprego involuntário ou que tenham perdido o respetivo subsídio em 2020 podem pedir o acesso ao Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores.

Podem pedir este apoio os trabalhadores por conta de outrem, incluindo os trabalhadores do serviço doméstico, os trabalhadores independentes economicamente dependentes e os membros de órgãos estatutários, desde que tenham, pelo menos, três meses de contribuições nos 12 meses imediatamente anteriores à situação de desemprego.

O pedido referente ao mês de fevereiro deve ser feito até ao dia 15 de março na Segurança Social Direta. Já o pedido referente ao mês de janeiro deve ser feito entre os dias 22 e 28 de março, também através da Segurança Social Direta.

Évora preserva e valoriza sítio arqueológico dos Almendres

O sítio arqueológico dos Almendres, que integra o Cromeleque e o Menir, vai beneficiar de um projeto paisagístico para a sua salvaguarda e conservação. A intervenção resulta de um protocolo de cooperação assinado no dia 5 de março entre a Câmara Municipal de Évora e o Grupo Pró-Évora, com prazo de execução previsto de cinco anos anos.

O acordo assinado entre as duas partes acontece no espírito de cooperação entre as duas entidades, com o propósito de “instituir e consolidar uma colaboração mútua no âmbito de preocupações comuns, no domínio do património cultural, designadamente quanto a imóveis classificados.” O protocolo assinado por Carlos Pinto de Sá, presidente da Autarquia, e por Marcial Rodrigues, em representação do Pró-Évora, associação centenária de defesa do património deste concelho, prevê a disponibilização por parte do município de elementos técnicos e científicos para a elaboração do projeto, bem como da sua futura execução no terreno. Ao Grupo Pró-Évora compete conceber, gratuitamente, o mencionado
projeto de arquitetura paisagista, a cargo do arquiteto Nuno Lecoq, também presente na cerimónia de assinatura, tal como Eduardo Luciano, vereador com os pelouros da Cultura e Património.

Recorde-se que a gestão pública municipal do Cromeleque dos Almendres, situado na União das Freguesias de Tourega e Guadalupe, foi assegurada em 2019 após assinatura de contrato de comodato entre a Câmara e o proprietário da Herdade dos Almendres. Desta forma, a autarquia passou a ter a possibilidade de proceder a intervenções com vista à salvaguarda e manutenção do seu estado de conservação, como é agora o caso. De referir que este importante monumento megalítico está classificado como monumento nacional desde 2015. Anteriormente, desde 1975, detinha o estatuto de imóvel de interesse público. Em 2020 o Governo fixou a zona especial de proteção (ZEP) do cromeleque e sua envolvente.

O Cromeleque dos Almendres, também popularmente conhecido como “Monte das Pedras Talhas”, foi descoberto pelo investigador Henrique Leonor Pina, em 1964, quando se procedia ao levantamento da Carta Geológica de Portugal. Trata-se do mais notável exemplo das primeiras arquiteturas megalíticas, remontando provavelmente ao neolítico médio e correspondendo às mais antigas construções coletivas sagradas deste período e apresentando possível significado astronómico. Destacam-se a sua dimensão, ainda com 95 monólitos, a presença de gravuras em alguns deles, o seu bom estado de conservação e o facto de se tratar do maior conjunto de menires estruturados de toda a Península Ibérica e um dos mais relevantes do Megalitismo Europeu.

José Daniel Sádio é candidato à Câmara de Estremoz pelo PS

José Daniel Sádio oficializou a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Estremoz, na passada segunda-feira, 8 de março, através da página oficial de Facebook do PS Estremoz.

“Reconhecendo a sua caminhada de mais de duas décadas de intervenção e participação cívica e política no concelho e no distrito”, o Secretariado Concelhio do PS Estremoz propôs à Comissão Política Concelhia, a aprovação de José Daniel Sádio como cabeça de lista à Câmara Municipal de Estremoz. Entende esta estrutura do partido que José Daniel Sadio “reúne condições para encabeçar um projeto ganhador para uma governação transformadora do concelho de Estremoz”.

“No projeto que estamos a construir para Estremoz identificámos problemas, ouvimos pessoas e instituições e estamos preparar o futuro do concelho. O diálogo com Associações, Instituições e Empresas do concelho dá razões e força ao projeto e é a base da candidatura “Todos Por Estremoz”. Este é um projeto sobre o nosso futuro coletivo, uma vez que resulta dos contributos que todos os Estremocenses que nos têm dado”, refere a concelhia do PS de Estremoz, em comunicado.

O partido, que não tem dúvidas que o seu “principal adversário é o atraso no desenvolvimento do concelho”, acredita ser “possível delinear uma estratégia de afirmação, combater a desertificação e fixar os jovens, dar mais apoio aos idosos, criar estímulos à fixação de empresas, que se traduzam em emprego e tornem, cada vez mais, Estremoz um concelho dinâmico e desenvolvido”.

“Propomo-nos reorganizar estrategicamente o concelho tendo em conta a sua localização privilegiada e valorizar tudo aquilo que Estremoz tem, desde os produtos endógenos, ao património histórico e cultural, aos hábitos e costumes das nossas gentes”, lê-se no comunicado.

A apresentação de José Daniel Sádio contou com os testemunhos de Luís Dias, presidente da Federação de Évora do Partido Socialista e de Ana Catarina Mendes, deputada, líder da bancada do Partido Socialista na Assembleia da República. Ambos manifestaram a sua total confiança na candidatura e no projeto.

Mais três pessoas em Elvas recuperadas da Covid-19

Elvas regista esta quarta-feira, dia 10 de março, três novos casos de recuperação de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, não foram reportados novos casos de infeção no concelho.

Da doença, em Elvas, morreram 28 pessoas e recuperaram 1294, num total de 1339 casos registados, desde o início da pandemia.

Estremoz regista mais 13 altas de Covid

Estremoz regista esta quarta-feira, 10 de março, 13 novos casos de recuperação de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, não foram reportados novos casos de infeção.

No concelho, há agora oito casos ativos, num total de 1088 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Estremoz, já recuperaram 1046 pessoas e morreram 34.

Portalegre já sem casos ativos de Covid-19

Portalegre encontra-se, à data de hoje, 10 de março, sem qualquer caso ativo de Covid-19.

No concelho foram registados, até então, 960 casos de infeção.

Da doença, morreram, em Portalegre, 50 pessoas e recuperaram 910.

Barragem do Caia com 79 por cento da sua capacidade máxima

O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é de 150 milhões e 224 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 230,45 metros.

Este volume corresponde a 79,07 por cento da capacidade máxima da barragem, situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.

Nos últimos sete dias, o nível da água subiu 11 centímetros.

Alentejo com mais 13 casos Covid e dois óbitos

O Alentejo regista esta quarta-feira, 10 de março, 13 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos associados à doença, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Desde o início da pandemia, na região, foram reportados 28.675 casos de infeção e 961 óbitos.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 31 casos na quarta-feira 3 de março; cinco casos na quinta 4 de março; 36 casos na sexta-feira 5 de março; 26 casos no sábado 6 de março; 29 casos no domingo 7 de março; 31 casos na segunda-feira 8 de março; 3 casos na terça 9 de março; e 13 casos na quarta-feira 10 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais 22 óbitos e 642 novos casos de Covid-19 em Portugal

Portugal regista esta quarta-feira, 642 novos casos de Covid-19 e 22 óbitos. Hoje registam-se também mais 3961 casos de recuperação.

Há, agora, 1201 doentes internados (menos 77 que ontem), 283 em unidades de cuidados intensivos (menos 29).

De acordo com o boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde, existem 57.152 casos ativos da infeção em Portugal (menos 3.341 que ontem) e 21.175 pessoas em vigilância pelas autoridades (menos 921).

Desde o início da pandemia, Portugal registou 16.617 mortes associadas à Covid-19,  811.948 casos de infeção e 738.179 recuperações.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 979 casos na quarta-feira 3 de março; 830 casos na quinta 4 de março; 949 casos na sexta-feira 5 de março; 1007 casos no sábado 6 de março; 682 casos no domingo 7 de março; 365 casos na segunda-feira 8 de março; 847 casos na terça 9 de março; e 642 casos na quarta-feira 10 de março.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais de 78 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19 no Alentejo

Já foram vacinadas contra a Covid-19, no Alentejo, segundo os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, 78.112 pessoas, o que corresponde a 12 por cento da população da região.

Destes 12 por cento, cinco já terá recebido as duas doses da vacina, o que quer dizer que já têm a vacinação completa. Só no decorrer da semana passada, no Alentejo, foram vacinadas, 12.993 pessoas.

Já em todo o território continental, foram vacinadas, até à data, 739.662 pessoas, das quais 293.245 já tomaram a segunda dose.

Segundo o relatório da Direção-Geral da Saúde, Portugal já recebeu 1.186.389 doses de vacinas, tendo sido já distribuídas 1.078.103.

Candidaturas para Gala do Desporto do Alentejo Central até dia 15

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) decidiu prolongar até dia 15 de março o prazo de aceitação de candidaturas no âmbito da preparação da 14.ª Gala do Desporto do Alentejo Central.

A organização conta este ano com o apoio do município de Portel, local onde se realizará esta edição.

Devido à pandemia, não foi possível realizar a edição de 2020, pelo que, este ano, serão distinguidos os campeões de duas épocas desportivas: 2018/2019 e 2019/2020.

A seleção dos desportistas a homenagear é feita com a colaboração dos municípios do Alentejo Central, das Federações Nacionais e das Associações Desportivas Regionais, da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes, do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar e da Federação Académica do Desporto Universitário.

A Gala do Desporto tem como principais objetivos distinguir e premiar os “Campeões” do Alentejo Central que alcançaram posições cimeiras na panorâmica nacional e internacional, nas mais diversas modalidades, em cada época desportiva, promovendo, por um lado, uma prática desportiva de excelência, contribuindo para a elevação da qualidade do desporto e da competição no Alentejo Central e, por outro, reconhecer publicamente os desportistas e agentes desportivos, que se destacaram ao longo da sua carreira, pela dedicação, mérito, desportivismo e ética desportiva.

A Gala do Desporto do Alentejo Central conta, nesta edição, com as seguintes categorias: Desporto Federado Individual, Desporto Federado Coletivo, Desporto Escolar Individual e Coletivo, Desporto Universitário Individual e Coletivo, Desporto Federado Adaptado Individual e Coletivo, Prémio Gala do Desporto do Alentejo Central (Prémio a atribuir pela Comissão de Avaliação), Prémio Carreira, Prémio Menção Honrosa, Prémio Ética Desportiva, Prémio Clube do Ano e Prémio Formação Desportiva.

As candidaturas podem ser feitas até dia 15, aqui.

Arronches já só tem um caso ativo de Covid-19

Arronches regista esta quarta-feira, 10 de março, mais uma recuperação de Covid-19, pelo que já tem um caso ativo.

No concelho, da doença, já recuperaram 181 pessoas e morreram cinco.

Ao todo, desde o início da pandemia, foram reportados 187 casos de infeção em Arronches.

Câmara de Elvas repara pavimento das piscinas municipais

O cais do espaço de ar livre das Piscinas Municipais de Elvas está a ser beneficiado, em obra da Câmara. O espaço foi inaugurado em agosto de 1997 e manifestava a necessidade de proceder a reparações do pavimento antes da abertura da época de verão, devido a problemas de dilatação que levantavam os mosaicos aplicados.

A Câmara Municipal decidiu remover todo o pavimento existente e substituí-lo por um pavimento mais adequado e com juntas de dilatação. O valor da obra é de 119 mil euros, devendo estar concluída em maio, a tempo da próxima época balnear de verão decorrer sem problemas.

Governo espanhol decide esta quarta-feira medidas a aplicar na Semana Santa

O Governo espanhol e as Comunidades Autónomas vão decidir hoje, 10 de março, que restrições serão aplicadas, durante a Semana Santa, no sentido de se evitar um aumento dos números de casos positivos de Covid-19, agora que a situação está mais estável e controlada.

Quanto à proposta do Ministério da Saúde relacionada com o encerramento perimetral das regiões, ao que tudo indica, todas as regiões estão de acordo, exceto a Comunidade de Madrid, que considera que a medida sufoca a economia.

O Ministério da Saúde propõe ainda relaxar o recolher obrigatório para as 23 horas e reduzir os encontros sociais para um máximo de quatro pessoas em espaços públicos fechados e seis em espaços públicos abertos.

Ministério da Agricultura melhora segurança de 30 barragens

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, aprovou, recentemente, 30 candidaturas para a elaboração de estudos e projetos de melhoria das condições de segurança de algumas barragens do país, num investimento público global superior a 1,2 milhões de euros.

Estas barragens estão localizadas nos seguintes concelhos: concelhos de Alandroal, Alcácer do Sal, Alcoutim, Armamar, Arraiolos, Bragança, Castro Marim, Castelo Branco, Chaves, Figueira de Castelo Rodrigo, Idanha-a-Nova, Lagos, Mirandela, Ourique, Redondo, Sabugal, Santiago do Cacém, Silves, Tavira, Vila Velha de Ródão e Vinhais.

Estes projetos pretendem dar cumprimento às exigências do Regulamento de Segurança de Barragens na sua versão mais recente.

Portugal com taxa de abandono escolar de 10,6 por cento

O abandono escolar é um processo no qual um estudante se desinteressa pelo sistema educacional e deixa de frequentar a escola.

São poucos os casos em que o aluno que abandona a escola está motivado e tem bons resultados. Na maioria dos casos, “o abandono escolar está relacionado com reprovações, causas de ordem familiar, aborrecimento ou até problemas financeiros, como nos referiu Ana Dias (na foto), assistente social no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

O abandono escolar pode trazer consequências muito graves na formação social e pessoal de cada jovem: “prejudica a produtividade da nação e vive-se num fenómeno de desclassificação social porque não são alunos nem são trabalhadores, não são crianças nem são adultos, as instituições não se responsabilizam pela sua formação mas eles ainda não se podem responsabilizar pela sua vida”.

De acordo com a assistente social, por norma, “os alunos que abandonam a escola vivem nas periferias das cidades ou zonas rurais e apresentam ausência de ambição no mundo do trabalho”.

Portugal apresentava, o ano passado, uma taxa de abandono escolar de 10,6 por cento, ocupando a 21ª posição da União Europeia.

O abandono escolar é o tema desta semana da rúbrica Elvas Mais Solidária, com Ana Dias, assistente social no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

Autarcas do PSD reúnem online com jovens do distrito

A JSD de Portalegre dinamizou ontem, dia 9, uma conferência digital, denominada “À conversa com os Presidentes”, que teve como oradores Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Arronches, Rogério Silva, presidente da Câmara Municipal de Fronteira, António Pita, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide e Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão.

Além dos quatro presidentes de câmara, que atualmente o PSD tem no distrito, o evento contou com mais de 50 jovens de todo o distrito de Portalegre, nomeadamente dos concelhos de Avis, Castelo de Vide, Elvas, Fronteira, Marvão, Nisa, Portalegre e Sousel.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A autarca de Arronches realçou que “na política é fundamental a persistência, a dedicação e o trabalho” e acrescentou ainda que “ser presidente de câmara é uma missão, não um cargo de vaidade”.

O presidente do Município de Fronteira deu ênfase à forma como “a comunicação e a transmissão de informação evoluíram, mudando totalmente a gestão pública” e concluiu que “os líderes do futuro têm que dominar todas as pastas da governação mas também a forma de comunicar o seu projeto e a avaliação dos seus resultados”.

Já o autarca castelo-vidense argumentou que “na política, temos de ter uma visão resultante dos nossos ideais e ter depois a capacidade de materializar essa visão através de uma estratégia, um plano de ação” e completou dizendo que “sem estratégia e visão não vale a pena ser candidato a câmara alguma”.

O presidente da Câmara de Marvão reiterou que “o que o PS nos tem vendido nos últimos anos é uma mão cheia de nada”.

“Ao juntarmos os quatro presidentes de Câmara Municipal do partido no distrito à conversa com a JSD, o objetivo foi aprendermos com os melhores”, refere o Presidente da JSD Distrital de Portalegre, João Pedro Luís.

Esta é já a segunda iniciativa de cariz autárquico organizada pela juventude dos social-democratas, depois da conferência com o Presidente da CM Ovar e Vice-Presidente de PSD, Salvador Malheiro, o que, nas palavras de João Pedro Luís, reflete “a determinação com que a JSD parte para o combate autárquico”.

O líder distrital da jota voltou a reiterar que “as autárquicas no distrito são para ganhar” e que “a capital de distrito é para reconquistar” para os social-democratas.

[/shc_shortcode]

Plantação de espargos biológicos em Elvas (c/fotos e vídeo)

João Marques (na foto) é um elvense que desde cedo saiu da cidade para estudar e fazer a sua vida. Com a morte do seu pai, decidiu regressar para tomar conta dos bens que lhe foram deixados. Uma casa no campo, de grande dimensões, e  algum terreno destinado à agricultura.

João Marques, em conjunto com os filhos, decidiu “apostar no turismo rural, uma vez que a casa tem dimensões consideráveis dispondo de novo quartos e mais um apartamento à parte com um quarto. Tratámos de toda a papelada e  avançámos com o projeto. No entanto, deparámo-nos também com um terreno destinado à agricultura. Decidi informar-me,, porque de agricultura percebo pouco, e pareceu-me que o cultivo de espargos biológicos seria uma boa aposta”.

No entanto, a pandemia e o encerramento dos restaurantes veio dificultar o negócio. “O ano de 2019 ficou marcado pelo aparecimento de muitos restaurantes vegetarianos e vegan, sobretudo na zona de Lisboa, e para nós foi muito bom”. Por outro lado, João Marques considera que “o país não está preparado, em termos económicos, para o consumo de produtos biológicos. São muito bons mas representam um sacrifício para algumas famílias”.

A Quinta da Fortaleza, situada entre as Casas Novas e São Romão, dispõe de turismo rural e de uma plantação de espargos que podem sem entregues ao domicilio na zona de Elvas.

Município de Arronches recebeu visita da CCDR Alentejo

A Câmara Municipal de Arronches, representada pela sua presidente Fermelinda Carvalho, acompanhada pelo vice-presidente João Crespo e pelos vereadores Paulo Furtado e Nelson Velez, recebeu na manhã de ontem, terça-feira, dia 9, a visita do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva.

Nesta visita, o executivo do Município de Arronches teve a oportunidade de informar o dirigente do órgão sob a tutela do Ministério da Coesão Territorial acerca da atividade municipal, dando especial destaque às empreitadas de maior envergadura que estão atualmente a decorrer no concelho.

Esta reunião informal terminou com a deslocação a algumas das supracitadas intervenções, como por exemplo, a construção da segunda fase do Ninho de Empresas, a requalificação do espaço da Feira de Atividades Económicas e Mercado de Arronches, os arranjos exteriores da segunda fase da Zona Ribeirinha, a requalificação junto às Muralhas ou a reabilitação e beneficiação do Convento de Nossa Senhora da Luz.

De realçar que para explicar com mais detalhe alguns pormenores de cada empreitada, toda esta visita foi acompanhada pelos técnicos da divisão de obras da autarquia, Dulce Bigares e Eduardo Picado.

Sindicatos do Norte Alentejano denunciam despedimentos na Hutchinson de Portalegre

Numa semana em que a CGTP-IN dedica à luta das mulheres trabalhadoras, sob o lema “Defender a saúde, dignificar o trabalho, avançar na igualdade”, a União dos Sindicatos do Norte Alentejano organiza uma tribuna pública de balanço da intervenção sindical realizada.

Para além disso, irá proceder à denúncia dos despedimentos que têm ocorrido na Hutchinson, em Portalegre, e que visaram, em grande parte, mulheres trabalhadoras que recorreram ao apoio extraordinário à família devido ao encerramento de estabelecimentos de ensino.

Esta ação terá lugar na sexta-feira, dia 12, às 14.30 horas, frente à Hutchinson, na zona industrial de Portalegre, e contará com a participação de vários ativistas sindicais.

União Futebol de Degolados lança “Meia Maratona Virtual”

O União Futebol de Degolados, lançou na segunda-feira, dia 8, um desafio “Meia Maratona Virtual”, que decorre até domingo, dia 13.

O objetivo é que cada participante complete 21km a correr ou caminhar, uma distância pode ser realizada no somatório de vários treinos, até completar os 21km.

O desafio não é competitivo e não necessita de qualquer inscrição, mas os participantes devem enviar os comprovativos das distâncias percorridas.

O UFD lembra que os participantes “devem praticar desporto ao ar livre, para bem da saúde física e mental, respeitando as normas em vigor das autoridades de saúde”, e envia “uma saudação especial ao padrinho e madrinha do evento, foram escolhidos pelas suas formas exemplares de estarem no desporto”.

Borba já não tem casos ativos de Covid-19

O concelho de Borba já não tem, ao dia de hoje, 10 de março, qualquer caso ativo de Covid-19, depois da recuperação de mais um doente.

Borba registou, desde o início da pandemia, 480 casos de infeção, dos quais 469 já recuperaram da doença.

Vítimas de Covid-19, em Borba, morreram 11 pessoas.

 

Um novo caso de Covid-19 identificado em Campo Maior

Depois de ficar sem qualquer caso ativo de Covid-19, Campo Maior regista esta quarta-feira um novo caso de infeção.

No concelho, há agora um caso ativo, num total de 639 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já recuperaram 627 pessoas e morreram 11.

Rastreio do Cancro da Mama no Centro de Saúde de Elvas

No âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama da Região (ARS) do Alentejo, a Administração Regional de Saúde do Alentejo informa que este rastreio decorre até ao final de junho.

Os centros de Saúde da região, onde decorre o rastreio são: Elvas, Évora,  Montemor-o-Novo, Ponte Sor, Vendas Novas, Beja e Mora, entre outros.

O exame é gratuito e é realizado a mulheres inscritas, nos referidos centros de saúde, com idades compreendida entre 50 os 69 anos de idade, através de uma mamografia de dupla leitura numa unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro que se encontrará instalada junto da sede do centro de saúde.

A ARS Alentejo refere ainda que “o diagnóstico precoce pode salvar vidas, sempre que receber um convite a participar em um rastreio não falte!”

Novo acesso ao Ciclo de Santa Luzia foi consignado

A obra, que ascende a mais de 230 mil euros, arranca esta semana e prevê o alargamento da faixa de rodagem, uma vez que a estrada possui, atualmente, cinco metros de largura e passeio de um dos lados com um metro de largura. Até aqui, a entrada principal deste estabelecimento de ensino é na Avenida Infante D. Henrique, mas, no futuro, vai ser pela Estrada da Carvalha.
Após esta intervenção, que tem um prazo de execução de três meses, a estrada, no troço em toda a frente da escola, da rotunda da Telefac às Representações Fronteira, passa a ter uma largura total de 17 metros, com passeios e estacionamento de ambos os lados e faixa de rodagem de dois sentidos. Para além disso, os novos acessos vão ter com novas árvores, nova iluminação e dois abrigos de passageiros.

Candidaturas ao Programa de Desporto para Todos até dia 15

Estão abertas, até à próxima segunda-feira, 15 de março, as candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O programa, explica o diretor do IPDJ para o Alentejo, Miguel Rasquinho, tem tido “muito sucesso” na região, com um aumento de candidaturas, ano após ano, sendo que o principal objetivo do mesmo é massificar a prática desportiva, contemplando a inclusão social.

Com o programa pretende-se continuar a reforçar o apoio à prática desportiva regular, que permita promover a saúde e os estilos de vida saudáveis entre todos os segmentos da população, o que significa contemplar a inclusão social (minorias étnicas, população em situação desfavorecida, pessoas privadas de liberdade, crianças e jovens, população sénior, entre outras), a integração da pessoa com deficiência, a promoção da igualdade de género, a sustentabilidade ambiental e mobilidade ativa, a inovação tecnológica e a proteção dos direitos humanos.

Podem-se candidatar os clubes desportivos, as associações promotoras do desporto e outras entidades, cujo objeto compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal.

O PNdT, já apoiou 1.341 projetos, tendo o investimento atingido mais de 18 milhões de euros. Este ano o programa contemplará o apoio de 1 milhão de euros.

Todas as informações sobre o programa e as formas de se candidatar, são disponibilizadas no portal do Instituto Português do Desporto e Juventude: https://ipdj.gov.pt

As candidaturas podem ser efetuadas em: https://siec.ipdj.gov.pt/

 

Bilhetes já à venda para três corridas de touros em Évora

Já se encontram à venda os bilhetes para as três corridas de touros, agendadas para a Arena d’Évora, previstas para 16 de maio, 26 de junho e 24 de julho.

Entre os cavaleiros a sorteio nos três cartéis encontram-se João Moura, Luís Rouxinol, Manuel Telles Bastos, João Moura Jr., Marcos Bastinhas, João Ribeiro Telles, Duarte Pinto, Salgueiro da Costa e Rouxinol Jr.

A 16 de maio, pelas 17.30 horas, decorre o 61º Concurso de Ganadarias, com a participação das ganadarias Palha, Veiga Teixeira, Branco Núncio, Murteira Grave, Passanha e Calejo Pires e os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Évora.

A 26 de junho, pelas 18.30 horas, realiza-se a Tradicional Corrida de Toiros de São Pedro, com as ganadarias Murteira Grave e Passanha e os Grupos de Forcados Amadores de Évora.

Já a 24 de julho, realiza-se a 1º Corrida de Verão, pelas 18.30 horas, com a ganadaria Murteira Grave ou Passanha (vencedor da Corrida de São Pedro) e os Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Évora.

No caso das corridas não se poderem realizar nas datas previstas, a Arena Eborense definiu já alternativas, apontando os meses de setembro, outubro e novembro.

A venda online para as três corridas de touros pode ser efetuada através do seguinte link: https://bit.ly/3qDNeaZ. Os bilhetes podem ser comprados também em qualquer um dos 540 postos de venda.

As reservas podem ser feitas, por 72 horas, através da linha 1820, podendo os bilhetes ser levantados nos postos de venda

Na próxima semana, a Arena Eborense irá disponibilizar um ponto de venda físico em Évora, na loja Montra Alentejana, e dois dias antes das corridas, nas bilheteiras da Praça de Touros.

“Vídeo é o Presente e o Futuro!” é tema de workshop

A Fábrica do Empreendedor prossegue o ciclo formativo “Desmarca-te”, online, com novos temas ao longo deste mês de março.

Esta quarta-feira, dia 10, o tema é “Vídeo é o Presente e o Futuro!” e a sessão está marcada para as 18 horas.

Este ciclo gratuito de workshops tem como objetivo  capacitar  os  participantes,  promover o desenvolvimento de competências pessoais e comportamentais que facilitem a inserção em mercado de trabalho, a aquisição de competências que tornem os participantes parte ativa na construção do seu próprio futuro e na definição de um projeto de vida profissional.

Este está estruturado em três eixos: emprego, empreendedorismo e competências transversais, sendo que os interessado podem inscrever-se no link http://www.seagency.org/inscricoes/

Câmara de Borba avança para obras na Igreja de São Bartolomeu

A Câmara Municipal de Borba, na sua reunião ordinária de 3 de março, deliberou, por unanimidade, ratificar o protocolo de parceria com a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Bartolomeu para a primeira fase das obras de recuperação da igreja, iniciando-se pela recuperação de azulejos.

Foi também, nesta reunião do executivo, deliberado por unanimidade, a nomeação dos seguintes técnicos: Maria Raquel Carreira Martins Pereira (Técnica Superior de Arquitetura), Renata Maria Bandeira da Silva (Técnica Superior de Arquitetura), Teresa Gertrudes Albuquerque de Matos (Técnica Superior de Engenharia Civil), António Carlos da Silveira Menezes Nerra Marques (Técnico Superior de Engenharia Civil), Hugo Manuel Almeida Carola (Técnico Superior Engenharia Civil); Sérgio Paulo Marianito Ascensão (Fiscal Municipal) e Manuel João Geadas Clérigo (Fiscal Municipal).

No decorrer desta reunião, foi também aprovada a ata de hasta pública de atribuição de espaços de venda no Mercado Municipal de Borba, com a atribuição da loja 7 a Susana Maria Brinquete Pedreiro Pécurto. Foi ainda deliberado, por unanimidade, autorizar a transmissão do direito de ocupação da loja nº 7 do Mercado Municipal de Borba de Raul Filipe Alves Neves para Andreia Napita Unipessoal, Lda.

Euromilhões com jackpot de 58 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, prevê um ‘jackpot’ de 58 milhões de euros, já que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, no valor de 306.703,57 euros, vai contemplar dois jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 28.672,67 euros, vai ser entregue a cinco apostadores, um dos quais em Portugal.

A chave do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 1 – 16 – 21 – 32 – 33 e pelas estrelas 11 e 12

Mais um doente Covid recuperado em Ponte de Sor

O concelho de Ponte de Sor registou ontem, 9 de março, mais uma recuperação de Covid-19.

No concelho, há agora cinco casos ativos, num total de 810 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Ponte de Sor, já recuperaram 772 pessoas e morreram 33.