Câmara de Portalegre atribui 210 mil euros aos bombeiros

A Câmara Municipal de Portalegre assinou, no passado dia 29, o protocolo de apoio financeiro para Bombeiros Voluntários da capital de distrito, no valor de 210 mil euros.

O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Portalegre e pelos presidente e vice-presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portalegre. O contrato programa de apoio financeiro é referente ao ano de 2021, que contempla um valor de 210 mil euros para esta Associação Humanitária.

Este importante apoio, já atribuído e entregue há alguns anos pelo município aos bombeiros, representa uma importante fatia do orçamento desta associação humanitária (perto de 25%) e é canalisado para as atividades da corporação no apoio à Segurança e Ordem Públicas, Proteção Civil na luta contra incêndios, para a proteção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios.

A presidente do Município, Adelaide Teixeira, refere que “a proteção civil é uma das principais preocupações da autarquia”, verificável através do financiamento municipal a esta área que, para além do apoio acima referido, se estende às “três Brigadas de Sapadores Florestais, que se encontram sob a gestão e responsabilidade da autarquia, duas a cargo do Serviço Municipal de Proteção Civil e Defesa da Floresta e a outra através da CIMAA” (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo).

A presidente da autarquia portalegrense lembra ainda que “a Câmara cofinancia igualmente a Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros, anualmente, com um valor de 36 mil euros. É importante lembrarmo-nos todos os dias do serviço que estas beneméritas entidades prestam à comunidade, em vez de somente nos lembrarmos delas depois de termos precisado da sua ajuda. E é o que o Município de Portalegre procura fazer, com a atribuição deste apoio regular e constante, em numerário, por indicação e opção da própria Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portalegre ”.

Alandroal com mais um caso Covid e três recuperações

O concelho de Alandroal regista este sábado, dia 6, mais um caso de infeção por Covid-19 e mais três pessoas recuperaram da doença.

Há, agora, 61 casos ativos, dos 285 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Alandroal já recuperaram 221 pessoas e morreram três.

Formac Villarrubia, 2 – CD Badajoz, 2

O CD Badajoz empatou nesta deslocação ao terreno do Formac a duas bolas, somando assim mais um ponto.

A equipa da casa adiantou-se aos 35 minutos Herrera, tendo ficado esse golo no marcador até ao intervalo, mas no segundo tempo o Badajoz deu a volta e com golos de Corredera (aso 52 minutos e Alayeto (aos 65 m) chegando a 1-2.

Num esforço final os locais empataram por Colinas estabelecendo o resultado final.

Seja Dador de Medula

Hoje por alguém, amanhã por si, inscreva-se como dador de medula.

A medula óssea é um tecido esponjoso que preenche o interior vários ossos, como os da bacia. É nesse tecido que existem células progenitoras, ou seja, com capacidade para se diferenciarem e dar origem a qualquer célula do sangue periférico, as chamadas stem cell dos autores ingleses ou células progenitoras/estaminais em português. Estas células renovam-se constantemente mantendo um número relativamente constante em qualquer momento.

Principais condições para se inscrever como potencial Dador de Medula óssea:

  • Ter entre 18 e 45 anos;
  • Peso mínimo de 50kg;
  • Altura superior a 1,5m;
  • Ser saudável;
  • Nunca ter recebido transfusões após 1980;

 

Mais informação em www.apcl.pt, clique aqui

Montemor com mais dois óbitos, um novo caso e 84 altas

O concelho de Montemor-o-Novo regista mais dois óbitos, um novo caso de infeção e 84 recuperações. Dados que se referem ao apuramento dos dias 3 e 4 de fevereiro, segundo informa ao município.

Há agora 197 casos ativos, neste concelho, dos 1013 casos registados, desde o início da pandemia.

Da doença, já recuperaram 760 pessoas e morreram 56.

Elvas com mais um caso Covid e seis altas

O concelho de Elvas regista, este sábado, dia 6, mais um caso de infeção por Covid-19 e também seis pessoas recuperaram da doença.

A tendência para baixar o número de novos casos de infeção está à vista: um novo caso em 24 horas é um valor que não se registava, no concelho, desde 27 de dezembro.

Por outro lado, nos últimos sete dias, entre 31 de janeiro e 6 de fevereiro, houve 61 casos no concelho; na semana anterior, entre 24 e 30 de janeiro, tinha havido 140.

No concelho, agora, há 183 casos ativos, dos 1298 confirmados desde o início da pandemia. Da doença, em Elvas já recuperaram 1094 pessoas e morreram 21.

Fábrica do Empreendedor de Elvas segue com ciclo de workshops online

A Fábrica do Empreendedor, em Elvas, prossegue o ciclo formativo “Desmarca-te”, ao longo deste mês de fevereiro, por via online.

Este ciclo gratuito de workshops tem como objetivo capacitar os participantes, promover o desenvolvimento de competências pessoais e comportamentais que facilitem a inserção em mercado de trabalho, a aquisição de competências que tornem os participantes parte ativa na construção do seu próprio futuro e na definição de um projeto de vida profissional.

Este está estruturado em três eixos: emprego, empreendedorismo e competências transversais, sendo que os interessado podem inscrever-se no link http://www.seagency.org/inscricoes/. Os workshops realizam-se via Zoom.

Nos dias 8 e 11 de fevereiro, também às 18 horas, tem início uma conferência sobre “Técnicas para o sucesso de uma entrevista de emprego”.

A 17 de fevereiro, o tema a abordar é “E-commerce”, pelas 18 horas. Já nos dias 23, às 15 horas, e 25 de fevereiro, às 18 horas, decorre a uma conferência sobre “Life coaching”.

Vila Viçosa com mais três casos Covid e duas recuperações

O concelho de Vila Viçosa regista, este sábado, dia 6, mais três casos de infeção por covid-19 e mais duas pessoas recuperaram da doença.

Desde o início da pandemia, foram registados 424 casos de infeção, dos quais 86 estão ativos e 330 já foram dados como recuperados.

Oito pessoas morreram, neste concelho, devido à infeção pelo novo coronavírus.

Portugal com 14.317 recuperações Covid e 214 mortes

Portugal regista, este sábado, dia 6 de fevereiro, mais de 14 mil altas, 6132 (+0,8%) novos casos de Covid-19 e mais 214 (1,6%) vítimas mortais. A Direção-Geral da Saúde (DGS), no boletim de hoje, refere três quebras importantes: casos ativos, doentes hospitalizados e internados em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Os 214 óbitos provêm 99 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 48 no Centro, 44 no Norte, 15 no Alentejo, seis no Algarve e dois na Madeira. Nos novos infetados das últimas 24 horas, LVT lidera, com 3356 novos casos, 55% do total nacional.

No território nacional, a situação hospitalar melhorou desde ontem: há 6158 doentes internados (menos 254 de sexta-feira para sábado), dos quais 891 em UCI (menos 13 nas últimas 24 horas).

Hoje, registaram-se também mais 14.317 doentes recuperados, num total de 599.593 pessoas. O número de casos ativos também baixou muito: menos 8399 que ontem, num total de 148.359.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 14.014 casos no sábado 30 de janeiro; e 9498 casos no domingo 31 de janeiro; 5805 casos na segunda-feira 1 de fevereiro; 5540 casos na terça 2 de fevereiro; 9083 na quarta-feira 3 de fevereiro; 7914 casos na quinta 4 de fevereiro; 6916 casos na sexta-feira 5 de fevereiro; 6132 casos no sábado 6 de fevereiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Empresa Intermunicipal Águas do Alto Alentejo encontra-se a recrutar

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) informa que se torna público, na sequência da deliberação tomada pelo Conselho de Administração da empresa, Águas do Alto Alentejo, E.I.M., S.A., e se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias, incluindo, sábados, domingos e feriados, contados a partir do dia seguinte à data da publicitação, o procedimento de recrutamento para contrato de trabalho para ocupação de postos de trabalho, previsto e não ocupado no Mapa de Pessoal:

  1. a) Diretor da Direção Administrativa e Financeira
  2. b) Diretor da Direção Comercial
  3. c) Diretor da Direção de Águas e Saneamento
  4. d) Secretariado do Diretor-delegado
  5. e) Direção Administrativa e Financeira, serviço de Património e Tesouraria

A publicação dos avisos de recrutamento de forma integral, com indicação do local de trabalho, da caracterização dos postos de trabalho, vínculo, requisitos formais de admissão, habilitação exigida, perfil pretendido, posicionamento remuneratório, composição do júri, métodos de seleção bem como prazo e formalização para apresentação de candidaturas, encontra-se disponível em http://www.cimaa.pt/.

As candidaturas poderão ser formalizadas para o correio eletrónico da empresa geral@aguasdoaltoalentejo.pt ou remetidas por correio registado, com aviso de receção, até ao termo do prazo para: Águas do Alto Alentejo, E.I.M., S.A., Campo da Restauração, 7400-223 Ponte de Sor.

Arronches com mais quatro casos Covid

O concelho de Arronches regista, este sábado, dia 6, mais quatro casos de infeção por covid-19, num total de 45 casos ativos.

Desde o início da pandemia, já foram registados 156 casos de infeção, dos quais 107 estão recuperados.

Há, ainda, a lamentar quatro vítimas mortais.

Portalegre com mais cinco casos covid e seis recuperações

O concelho de Portalegre regista este sábado, dia 6, mais cinco casos de infeção por Covid-19 e também mais seis pessoas recuperaram da doença.

Há agora 68 casos ativos, dos 943 confirmados, desde o início da pandemia. Em Portalegre, já morreram 47 pessoas e recuperaram 828.

Borba com mais cinco casos covid e 16 recuperações

O concelho de Borba regista este sábado, dia 6, mais cinco casos de infeção por Covid-19, e também mais 16 pessoas recuperaram da doença.

Há agora 123 casos ativos, dos 468 confirmados desde o início da pandemia. Da doença, em Borba já morreram oito pessoas e recuperaram 337.

Estão a decorrer as candidaturas para apoios a artesãos

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no âmbito do o apoio à manutenção do setor do artesanato, criou a Medida de Apoio Excecional aos Artesãos e às Unidades Produtivas Artesanais, uma iniciativa para fazer face à perda de rendimentos decorrente do cancelamento de feiras e certames de promoção e comercialização dos produtos artesanais, originado pela crise pandémica provocada pela doença COVID-19.

As candidaturas a este apoio financeiro, concedido pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I. P. (IEFP, I. P.), podem ser feitas até 28 de fevereiro.

O apoio abrange as atividades artesanais, os artesãos e as unidades produtivas artesanais constantes do Registo Nacional do Artesanato, com sede no território continental e que sejam detentores de carta válida de artesão ou de unidade produtiva artesanal.

O pagamento do apoio é efetuado de uma só vez e é concedido sob a forma de:

  • Subsídio não reembolsável, no valor de 4 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), correspondendo a 1.755,24€, para as unidades produtivas artesanais que tenham, pelo menos, uma candidatura aprovada entre os anos de 2017 e 2020, inclusive, para participação em feiras e certames de promoção e comercialização do artesanato, no âmbito do Programa de Promoção das Artes e Ofícios;
  • Subsídio não reembolsável no valor de 1 IAS, correspondendo a 438,81€, para as unidades produtivas artesanais que tenham estatuto reconhecido a partir de 1 de julho de 2019 e não preencham o requisito anterior, desde que o processo de reconhecimento de estatuto tenha sido iniciado até ao dia 12 de dezembro de 2020.

A formalização das candidaturas é feita por formulário, em anexo, e disponibilizado para o efeito no portal eletrónico do IEFP, I. P., em https://iefponline.iefp.pt.

Pode obtenção de informação mais detalhada, em https://iefponline.iefp.pt/IEFP/medApoioExcecionalArtesaosUPA/overview.jsp

Regulamento disponível aqui.06

Câmara de Redondo já testou todos os colaboradores

Já foram testados à Covid-19 todos os funcionários da Câmara Municipal de Redondo, independentemente do vínculo laboral. Esta ação foi deliberada “como forma de identificar eventuais casos de infeção, ressalvando os vários serviços e, consequentemente, salvaguardando a proteção e a saúde dos trabalhadores e da população”, refere a autarquia.
Esta ação de testagem, dividida em duas fases, foi efetuada na entrada da Piscina Municipal Descoberta, em Redondo, com o devido acompanhamento das Autoridades de Saúde.
“Posicionando-se, desde o início desta crise mundial, na chamada linha da frente”, esta Câmara Municipal, para quebrar possíveis cadeias de contágio, “não tem tido mãos a medir”, estabelecendo respostas atempadas para atenuar os riscos associados à pandemia, e “assumindo o compromisso de informar e esclarecer os seus munícipes, com total rigor e transparência, sobre a situação epidemiológica no concelho de Redondo”, divulga o Município redondense.

Campo Maior, hoje: um óbito, um novo caso e 38 altas

O concelho de Campo Maior regista, este sábado, dia 6, mais uma vítima mortal por Covid-19, um novo caso de infeção e 38 recuperações.

Há, agora, 115 casos de infeção dos 621 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, já morreram oito pessoas, em Campo Maior e recuperaram 498.

Ponte de Sor com mais dois óbitos e 25 altas

O concelho de Ponte de Sor registou, nas últimas 24 horas, mais duas mortes por Covid-19, quatro novos casos de infeção e 25 pessoas recuperaram da doença.

Em Ponte de Sor, já morreram 25 pessoas e recuperaram 602.

Dos 757 casos registados, desde o início da pandemia há agora 130 ativos.

Crato com mais três recuperados da Covid

O concelho do Crato regista, nas últimas 24 horas, mais três recuperações de Covid-19, num total de 277 pessoas que já recuperaram da doença.

Não se registaram nos casos de infeção, pelo que há agora oito casos ativos, dos 291 registados, desde o início da pandemia.

No Crato, já morreram seis pessoas, vítimas do novo coronavírus.

Avis com mais um caso Covid e uma recuperação

O concelho de Avis regista mais um caso de infeção por Covid-19, e também mais uma pessoa recuperou da doença, nas ultimas 24 horas.

Dos 130 casos de infeção, registados desde o início da pandemia, estão agora ativos seis casos e 120 já foram dados como recuperados. Há também a lamentar três óbitos em Avis.

Monforte sem novos casos Covid e cinco recuperações

O concelho de Monforte não registou novos casos de infeção por Covid-19, nas últimas 24 horas, e mais cinco pessoas recuperaram da doença.

Há agora 25 casos ativos, dos 196 confirmados desde o início da pandemia.

Em Monforte, já recuperaram 165 pessoas e morreram seis, devido ao novo coronavírus.

Quatro bombeiros de Vila Viçosa infetados com Covid-19

A corporação de Bombeiros de Vila Viçosa conta com quatro bombeiros infetados, segundo informação divulgada pelo comandante, através das redes sociais.

O comandante divulga que “três operacionais de uma equipa de 10 a trabalhar em espelho testaram positivo à covid-19 e ainda mais um estagiário a Bombeiro, fazendo um total de 4 elementos infetados”.

Os restantes elementos da equipa, famílias, administrativos, diretores e comando já fizeram teste e obtiveram resultado negativo. “De modo a garantir que o resto da equipa está operacional e em trabalho, nesta semana, a mesma irá ser testada” ainda hoje, sábado, dia 6.

O comandante deste Corpo de Bombeiros acusa o governo, pois “revela indiferença e a falta de responsabilidade para com a maior força de proteção e socorro do país, os Bombeiros Voluntários, tutelados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, por não ter ainda se preocupado em vacinar os seus homens e mulheres”.

O comandante e a direção “estão em contacto permanente com os bombeiros e familiares e podemos informar que todos se encontram bem de saúde e fazemos votos para que assim continue”. Na publicação é feito um agradecimento “à população que se preocupa com os meus, nossos e vossos bombeiros ao ligarem para o nosso Quartel a saber informações dos mesmos, em virtude do estabelecido pela lei de proteção de dados e pelo dever de sigilo profissional, não podemos divulgar o nome dos bombeiros em questão e gostaria que compreendessem a situação, pois não é fácil nem para eles nem para nós”.

Esta Direção e Comando “estão a trabalhar em articulação com o delegado de Saúde para da melhor maneira se resolver tudo. Queremos ainda informar e tranquilizar a população do nosso concelho e das suas freguesias, que o socorro a todos não está em causa, estando o corpo de bombeiros a trabalhar com total operacionalidade”.

Lar de Degolados com um óbito e nove utentes positivos

Uma utente do lar de Degolados, no concelho de Campo Maior, que se encontrava positiva para a Covid-19, faleceu ontem, sexta-feira, dia 5.

A direção do lar informa que “muito lamenta, o falecimento de uma utente positiva à Covid-19, a qual, não obstante se encontrar com alta médica, devido ao período de tempo decorrido, se encontrava hospitalizada há cerca de uma semana”.

Há, neste momento, na comunidade residente “um total de nove utentes positivos para a covid-19, dos quais oito mantêm-se no lar e um está internado no hospital”. Também “15 utentes já tiveram alta, e encontram-se estáveis”, mas irão realizar, segundo informa a direção, novos testes PCR, na segunda-feira, dia 8, “para certificação da alta médica e possibilidade de retomarem as rotinas diárias”.

Durante a semana em curso, “apesar da frequente ligação com o médico de família, não contámos com a sua presença na instituição, pelo que, recorremos à urgência do Hospital de Elvas, sempre que houve necessidade de assistência médica a algum dos utentes”, informa a direção, em comunicado.

CURPI de Campo Maior reinventa tradicional matança do porco

A 22ª edição da Matança Tradicional do Porco Alentejano, aquela que é a primeira iniciativa anual da CURPI de Campo Maior, vai este ano decorrer de forma diferente.

Tendo em conta a pandemia e consequente impossibilidade de juntar as habituais 100 pessoas, a instituição foi obrigada a reinventar-se.

Desta forma, e como explica José Pedro Caldeirão, presidente da instituição, nunca esperou “que uma situação destas pudesse a acontecer, uma vez que este era um convívio agradável com música ao vivo”. Mas perante a situação atual, reinventaram-se e a direção “irá confecionar a sopa de Cachola e a carne, que será levada a casa dos sócios, em regime take-away”.

A iniciativa decorre hoje, sábado, dia 6, até às 13 horas, mas quem quiser pode fazer antecipadamente o seu pedido à Direção da CURPI, através do facebook ou do número de telefone 963 686 670.

José Pedro Caldeirão afirma ainda que não poderiam “deixar de assinalar este dia, e satisfazer os associados da instituição”, classificando este como “o mais importante  evento do ano, onde se juntavam sócios que durante o ano não se encontravam”.

A Matança Tradicional do Porco Alentejano, desenvolvida pela CURPI de Campo Maior, que este ano, decorre em regime de take-away. Os sócios que quiserem podem solicitar a refeição antecipadamente, que tem um custo de 8.50 euros e contempla sopa de cachoça, febras e entremeadas.

Chuva forte provocou inundações na zona da Quinta das Alpedreirinhas (c/fotos)

A chuva intensa que se fez sentir nos últimos dias provocou diversas inundações em Elvas e deixou mesmo três famílias isoladas na “chapada” do Forte da Graça, já que a ribeira do Cêto subiu o leito e impossibilitou a passagem, como a Rádio ELVAS noticiou (ver aqui). A situação repetiu-se na zona da Quinta das Alpedreirinhas, na estrada de Torre de Bolsa.

Cláudio Carapuça, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, assegura que “as ocorrências têm sido muitas”, com a Proteção Civil a tentar dar resposta, o mais rápido possível, a todas elas. Em algumas situações “pela sujidade que as linhas de água têm, nos pontões provocam obstáculos e obriga a ter meios mecânicos, como a retroescavadora da câmara, para fazer a limpeza das obstruções, e garantir que o escoamento é feito de forma natural”.

Quanto às pessoas que ficaram isoladas, na zona do Largar dos Frades e na zona das Alpedreirinhas, o vice presidente garante que conseguiram falar com as pessoas, por uma via alternativa, e “estas pessoas preferiram manter-se na sua residência e terem a certeza de que caso algo acontecesse, poderiam garantir o contacto, para por exemplo, por motivos de saúde, o auxilio lhes ser prestado”.

Cláudio Carapuça revela ainda “a limpeza da Ribeira do Cêto estava a ser feira e a empresa deixou as canas na berma da estrada, o que fez com que estas mesmas canas, que se encontravam na linha da água, na berma, para ser limpas, acabaram por ser arrastadas pelo caudal, e nas zonas do pontões provocaram estes obstáculos”, o que originou este tipo de inundações.

 

Euromilhões com jackpot de 144 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 144 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 151 mil euros vai ser entregue a nove apostadores no estrangeiro. O terceiro prémio, no valor de 26 mil euros vai para 12 apostadores, dois dos quais com aposta registada em Portugal.

O quarto prémio de 875 euros vai para 113 apostadores, 10 dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 12 – 19 – 37 – 44 – 45 e pelas estrelas 02 e 06.

Elvas é concelho piloto no Alentejo na vacinação contra a Covid

O concelho de Elvas é piloto, no Alentejo, nesta fase de vacinação, que se destina a pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, e com mais de 50, mas com problemas graves de saúde.

Em Elvas, “o processo de vacinação para estas pessoas tem início na terça-feira”, na estrutura que foi instalada no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas. Tiago Bugio, coordenador Municipal da Proteção Civil, explica que “a pro atividade tem os seus frutos, daí Elvas ser um concelho piloto, nesta fase vacinação, sendo uma mais-valia para os habitantes deste concelho”. No entanto Bugio lembra, que “a vacina não quer dizer que as pessoas podem baixar a guarda, face às medidas em vigor, uma vez que não significa que já estejam imunes, até porque depois de 20 dias será administrada a segunda dose”, apela por isso, a que mantenhamos “a precaução máxima, face a esta situação de pandemia”.

Tiago Bugio explica que a vacinação inicia-se na terça-feira, dia 9, no CNT, que “está devidamente equipado, de acordo com aquilo que foram as solicitações por parte da ULSNA, com espaços próprios para vacinação, de espera e pós vacinação, porque depois de administrada a vacina as pessoas devem aguardar cerca de 30 minutos”, para perceber se fazem algum tipo de reação alérgica à vacina. “Está assim constituído um espaço logístico, tendo em conta o que foi solicitado por parte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, que é quem irá administrar eta vacinas”.

O coordenador Municipal de Proteção Civil de Elvas lembra ainda que “não há necessidade de as pessoas se deslocaram ao CNT colocar questões, por exemplo, porque quem terá direito à vacina, será previamente contactado para ser vacinado”, porque haverá um contacto prévio com a hora e data para as pessoas serem vacinadas.

O concelho de Elvas é pioneiro, no Alentejo, nesta fase de vacinação, que terá início na terça-feira, para pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, e com mais de 50, mas com problemas graves de saúde.

Grândola é o outro concelho do Alentejo pioneiro na vacinação

A par do concelho de Elvas, também Grândola é município piloto, no Alentejo, nesta fase de vacinação, que se destina a pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, e com mais de 50, mas com problemas graves de saúde.

O presidente da Câmara de Grândola, explica que “é com muita satisfação que foram escolhidos como município piloto nesta fase”. António Figueira Mendes refere ainda que “estavam previstas para esta semana 2000 vacinas, mas apenas chegarão 600 vacinas, na esperança que os outros dois terços cheguem entretanto”.

António Figueira Mendes refere que “esta fase era para ter começado na semana passada, mas em Grândola terá início na próxima quarta-feira, dia 10”. No município que preside foi montada uma estrutura de retaguarda, para receber doentes covid, que é local onde será feita a vacinação. Esta estrutura conta com 39 camas, e neste momento, para esta fase de vacinação, foi feito um grande investimento para esta fase de vacinação, o presidente explica que “foi contratada uma empresa de segurança para controlar entradas e saída das pessoas que vão tomar a vacina, e uma empresa de limpeza, o município vai assumir ainda responsabilidade com os custos de refeições para as pessoas que estão permanentemente naquele espaço”.

Como afirma o presidente da Câmara de Grândola, “apenas estes dois concelhos serão os pioneiros, nesta fase de vacinação, na região Alentejo”.

Concelhos de Elvas e de Grândola são pioneiros, no Alentejo, nesta fase de vacinação. Em Elvas esta fase terá início na terça-feira, e em Grândola, na quarta-feira.