Comemorações dos 359 anos da Batalha das Linhas de Elvas

batalha linhas elvas 359As comemorações dos 359 anos da Batalha das Linhas de Elvas acontecem durante todo o mês de janeiro, com várias atividades.

Sábado, dia 13, é inaugurada a exposição de fotografia “Pelo Meu Olhar // Imagens Solidárias// Paisagens, Rostos e Palavras Por uma Causa.”, na Casa da Cultura e vais estar patente até 3 de fevereiro. As fotografias são de Sónia Lourenço e textos de Nuno Pires, Luísa Currito, João Vinagre, Pedro Inocêncio e Renata Oblié.

No domingo, dia 14 de janeiro, é feriado municipal e o programa tem início marcado para as 9h30 com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro.

Às 10 horas, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e Cerimónia de Homenagem aos Mortos, e meia hora depois, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início marcado para as 11 horas, seguindo-se pelas 12 horas, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

Da parte da tarde, a partir das 18horas, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coral Públia Hortênsia de Castro. O programa comemorativo termina com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas nove e meia da noite. Os bilhetes para este concerto podem ser recolhidos no Posto de Turismo da Praça da República.

Dia 20 de janeiro, pelas 21h30 realiza-se a apresentação do novo CD de Jorge Goes, “Fado Novo Fado Velho”, no Cine-Teatro Municipal. Este espetáculo tem entradas gratuitas, sendo que os bilhetes podem ser recolhidos, na semana anterior, no Posto de Turismo da Praça da República.

No domingo, dia 21, acontecem a 14ª edição da Caminhada das Linhas de Elvas, que parte do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, e tem chegada no Estádio Municipal de Atletismo, pelas 10 horas. Uma hora depois tem início a 26.ª Corrida das Linhas de Elvas, também com partida do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada ao Estádio Municipal de Atletismo. Para os escalões mais jovens, as provas da corrida têm lugar no Estádio Municipal de Atletismo.

As comemorações encerram a 27 de janeiro, sábado, com a representação da peça de teatro “Filho da Treta”, a partir das nove e meia da noite. Este espetáculo tem entradas pagas e pode adquirir o seu bilhete no Posto de Turismo, durante a semana anterior, e na bilheteira do Cine-Teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

Share on FacebookTweet about this on Twitter