WiFi4EU Wi-fi gratuito para todos na Europa

Com a iniciativa WiFi4EU, a Comissão Europeia pretende promover a conectividade sem fios (Wi-Fi) gratuita nos espaços públicos, por exemplo, nos parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde ou museus, em todo o território europeu.

A iniciativa WiFi4EU dispõe de um orçamento de 120 milhões de euros para o período de 2017 a 2019, destinados a apoiar a instalação de equipamento Wi-Fi de ponta nos centros da vida pública.

O presidente da Comissão Jean-Claude JUNCKER afirmou: “para que toda a gente possa beneficiar da conectividade, deve ser irrelevante onde reside ou quanto aufere como salário. Por essa razão, decidimos propor hoje que, até 2020, os principais centros da vida pública de todas as povoações e cidades da UE sejam dotadas de acesso gratuito à internet sem fios”.

A Comissão Europeia e o Comité das Regiões(CoR) lançaram uma plataforma conjunta para implementar alta velocidade e largura de banda, Broadband Platform, em todas as regiões europeias, incluindo as regiões menos populosas. A primeira reunião da Broadband Platform realizou-se hoje em Bruxelas e contou com a presença da Comissária para Economia Digital e Social, Mariya Gabriel, o Presidente do CoR Karl-Heinz Lambertz e membros das autoridades locais e regionais de estados membros da UE.

Share on FacebookTweet about this on Twitter