Preço do azeite da região sobe 14% face a 2016 e pode subir mais

JoseFalcaoOlivicultoresO preço do azeite tem vindo a aumentar desde 2014. Este aumento deve-se à baixa produção que se tem vindo a verificar na Europa.

O custo médio do azeite virgem está fixado em 4,60 euros/por litro no Alentejo Norte e o azeite virgem extra em 4,80 euros/litro, ficando um garrafão de 5 litros de azeite em cerca de 25 euros, de acordo com as cotações da passada semana.

Este valor traduz-se nos valores máximos dos últimos anos. As perspetivas não apontam para descidas significativas nos próximos meses.

A Rádio ELVAS falou com olivicultores da região, que manifestaram a sua opinião relativamente à produção de azeitona e consequentemente de azeite, e também em relação à subida dos preços.

De acordo com o engenheiro José Maria Falcão (na foto, em cima), presidente da Associação de Olivicultores da Região de Elvas, “a produção caiu mais de 30% em 2015/2016”, os preços que estão a ser praticados atualmente “são demasiado altos” e defende um equilíbrio no setor.JoseLuisLourencoA

José Luís Lourenço (na foto, ao lado), de Vila Boim, é agricultor há mais de 30 anos e refere que a última campanha, referente a 2016/2017 foi “muito fraca, mas de boa qualidade”.

As oliveiras começam agora a estar em flor, mas a campanha 2017/2018 é uma incógnita para os olivicultores, devido à seca extrema que se regista atualmente.

Os países europeus são os principais consumidores de azeite, seguindo-se o Brasil e os Estados Unidos da América, mas também os países do Médio Oriente, China e Japão começam a consumir este produto.

Oiça a reportagem nos noticiários da Rádio ELVAS nos noticiários às 8, 9, 12, 16 e 18.30 horas

Share on FacebookTweet about this on Twitter