Município de Portalegre adere aos “Heróis da Fruta”

heroisfrutagenerica16A autarquia de Portalegre aderiu ao regime de fruta escolar “Heróis da Fruta” e vai incluir, no ano letivo 2016/2017, a fruta na dieta alimentar dos alunos em cinco escolas do concelho.

Mário Silva, presidente e fundador da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, afirma que, “o município de Portalegre tem sido uma das autarquias parceiras deste projeto, contamos neste momento com cinco escolas do município portalegrense a participar e é uma das autarquias que nos tem ajudado a divulgar este regime junto das escolas e das famílias”.

Para Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, “p projeto foi criado para ser uma ferramenta de reeducação alimentar e de educação para a saúde para intervir no contexto escolar e incentivar a ingestão de fruta e outros alimentos saudáveis nas refeições das crianças. Trata-se de um modelo pedagógico chave-na-mão que qualquer estabelecimento de ensino poderá colocar em prática de forma muito simples e gratuita”.

Mário Silva adianta que, “esta vai ser a maior edição de sempre porque temos muitas novidades para este ano e vamos pela primeira vez visitar mais de 80 escolas no país ao longo do ano letivo e é uma edição que marca o arranque de uma novidade que se vai manter nas edições dos próximos anos”.

Sete em cada dez crianças em Portugal não ingerem a quantidade de fruta adequada. A ingestão diária de pelo menos três porções de fruta é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), porque a fruta contém vitaminas e minerais insubstituíveis por outros alimentos. Contudo, a realidade nacional é bem diferente, 7 em cada 10 crianças portuguesas não comem essa quantidade por dia.

Share on FacebookTweet about this on Twitter